RedeGN - Prefeitura de Petrolina realiza terceira formação para gestores das Escolas de Tempo Integral

Prefeitura de Petrolina realiza terceira formação para gestores das Escolas de Tempo Integral

 
Após cinco meses de atividades e vivências em sala de aula, a Prefeitura de Petrolina promoveu o terceiro encontro de gestores das Escolas de Tempo Integral do município. O momento ocorrido nesta segunda (15) e terça-feira (16) na Secretaria de Educação foi intitulado de ProMEI Café, que é o Programa Municipal de Educação Integral, e oportunizou o compartilhamento das experiências e metodologias  aplicadas em sala de aula por cada unidade nesse período.

A formação tem o acompanhamento do Instituto de Correspondência pela Educação (ICE).  A secretária executiva do ProMEI, professora Francis Teonília de Carvalho Medrado explica que a proposta é compartilhar as experiências vividas. “Essa equipe está podendo discutir e transferir experiências. Experiências essas que estão dando certo, que fazem com que a equipe escolar, não só os professores, mas todos os funcionários da escola trabalhem a pedagogia da presença, vejam no aluno um protagonista, encontre nele o potencial que nem ele e nem a família antes conhecia e que agora com a implantação as escolas de tempo integral a agente já consegue enxergar”, expõe Francis Teonília.

 A secretária ainda relata que as mudanças na vida dessas crianças não ficam apenas na escola, mas na família também. “Posso afirmar que mais de 90% das crianças que chegam hoje as nossas escolas sentem prazer. Temos testemunho de pais que relatam as mudanças de comportamento dos filhos em casa. A criança sai da escola como multiplicadora de boas práticas, de boas ações, de responsabilidade. Então, isso é uma construção inversa que permitiu trazermos os pais para dentro da escola também”, salienta a professora. 

Outro ponto importante desse momento de formação foi a participação dos alunos protagonistas dessas unidades, estudantes do 1º ao 7º ano que puderam mostrar o que aprenderam nesses cinco meses sobre responsabilidades e deveres de um líder. Eles foram acompanhados também por jovens líderes de escolas públicas da capital pernambucana, que aplicaram a didática do projeto Escola da Escolha também do Instituto de Correspondência pela Educação.

Hoje, o município conta com três Escolas de Tempo Integral: São Domingos Sávio no bairro Gercino Coelho, Monsenhor Bernardino na Vila Eulália, ambas Fundamental 1 e a Anésio Leão no bairro Vila Eduardo com o Fundamental 1 e 2. Aproximadamente 1300 alunos estudam nessas unidades.

Ascom Prefeitura de Petrolina