Repercussão da morte de João Gilberto comprova sua genialidade

A repercussão da morte do Juazeirense João Gilberto, ontem (6) aos 88 anos, mostram o tamanho da sua genialidade, pouco percebida pelas novas gerações, incluindo os conterrâneos da sua cidade natal, onde ele pouco andou depois da partida. 
Grandes nomes se pronunciaram através das redes sociais.

Confira alguns:

Adriana Calcanhoto, cantora, no Instagram: "Falem baixo, por favor...", fazendo referência ao tom de voz do cantor.

Caetano Veloso, cantor, em vídeo enviado à GloboNews: "Acabo de saber que João Gilberto morreu. É um acontecimento de imensa importância para mim. Porque, tudo somado, João Gilberto é, no meu ponto de vista, o maior artista de todos. No momento exato, preciso da minha vida, ele apareceu dando sentido mais profundo à percepção das artes em qualquer estágio. Nem sei o que dizer pelo fato de que ele deixou de existir como pessoa física."

Daniela Mercury, cantora no Instagram e em entrevista ao Jornal Nacional: "Vai minha Tristeza e diz a ele que sem ele não pode ser. Um gênio que revolucionou para sempre a música popular brasileira. João criou a Bossa Nova e me influenciou imensamente. Um dia ele me disse que eu era de sua família. E sou mesmo. Ele ensinou todos nós a cantar da forma mais bela do mundo. Vá em paz, mestre".

Ed Motta, cantor, no Instagram: "Um capítulo seminal da arte desse planeta descansa hoje. Que artista imenso, descanse em paz mestre supremo."

Fafá de Belém, cantora: "Dedico essa apresentação a um homem que é o pai da Bossa Nova. Vamos dedicar as músicas dessa apresentação a ele que morreu hoje, mas que deixou um legado. Ele fez a bossa nova ser reconhecia no mundo inteiro."
Gal Costa, cantora, em depoimento à GloboNews: "João me ensinou tudo. Sou cantora por causa dele. Era dele o primeiro LP que eu tive na vida, 'Chega de Saudade'. Por causa de João, pelo amor que sentíamos por ele antes mesmo de conhecê-lo, foi que eu conheci e me aproximei de Caetano. E de Gil. João mudou para sempre a música do mundo. Ele ensinou a delicadeza ao Brasil, trouxe a modernidade. É uma perda irreparável. Eu, pessoalmente, sentirei saudade do homem que teve uma influência decisiva no meu canto."

Gilberto Gil, cantor e compositor, no Instagram: "Para João, a música, a poesia e o amor."

Glória Perez, autora de novelas, no Facebook: "Ele cantou a paz, o amor, a delicadeza... tempos que já vão longe!"

João Donato, pianista, compositor e arranjador, no Instagram: "Minha saudade é saudade de você. ”

João Marcelo Bôscoli, produtor musical, em vídeo: "João Gilberto é um gênio da música mundial. Seu talento encantou a músicos do mundo inteiro, desde os jazzistas americanos até as pessoas que fazem música para concerto na Europa. Ele criou um jeito próprio de cantar, um jeito próprio de tocar violão, um jeito intimista, parece alguém conversando com você, ele pegou clássicos esquecidos e trouxe para os dias de hoje. Ele lançou canções e as eternizou. Se João Gilberto nos deixa no plano físico, a sua música para sempre será ouvida porque é um gênio e um gênio não nasce todo dia. Viva João Gilberto. A música dele será ouvida para sempre".

Marcos Valle, cantor, instrumentista, compositor e produtor, no Facebook: "Nunca o conheci pessoalmente, mas nem consigo disfarçar o impacto que João Gilberto causou na minha vida. Quer dizer, não o conheci pessoalmente, mas falei com ele por telefone por 40 mágicos minutos, onde ele me "pediu" se poderia cantar para mim algumas das minhas canções. E assim foi por tantos, mas ao mesmo tempo, tão poucos minutos, que fiquei a ouvi-lo cantando, Samba de Verão, Gente, Preciso Aprender a Ser Só... Na verdade, posso dizer com firmeza que sim, eu conheci João Gilberto! Vá com Deus, e que ele e toda a música do universo te acompanhe, e obrigado por tudo."

Maria Bethânia, cantora, no Instagram: “A Cultura brasileira perde hoje uma personalidade lendária, o Pai da Nossa Nova. Todo e total respeito e reverência a essa entidade da Música Brasileira. DESCANSE EM PAZ, JOÃO GILBERTO!"

Mônica Waldvogel, jornalista, no Twitter: "O grande, o maior, o mais importante e revolucionário artista brasileiro da canção. Devemos demais a ele - à sua voz, sua divisão melódica, seu violão. Assisti a shows memoráveis, inesquecíveis pela sua precisão e perfeição. A arte de JG jamais morrerá."

Nelson Motta, jornalista e crítico musical, em vídeo para a GloboNews: "Ele influenciou decisivamente a vida e a carreira da minha geração inteira e de todos os grandes cantores e compositores que vieram depois dele, todos eram seus enormes fãs e todos tiveram sua influência maravilhosa. João Gilberto... te amo, João."

Pacífico Mascarenhas, músico e compositor: “O Brasil perdeu tudo. Ele que inventou tudo isso. Estou muito sentido”.

Rita Lee, cantora, em áudio enviado via WhatsApp: "João Gilberto me ensinou que eu era uma roqueira com voz de 'bossanoveira'. Jamais vou me esquecer de como ele foi generoso comigo, me convidando a participar de um especial na Globo. Um beijo e saudade."

Roberta Sá, cantora, no Instagram: "João não sabia, mas dormia comigo todas as noites. Me ensinou a gostar de samba, de jazz, de bossa, da Bahia e de Copacabana. João me mostrou o Brasil amoroso. É o melhor dos melhores e assim será, pra sempre. Meu coração inteiro abraça o seu."

Ruy Castro, escritor, à GloboNews: "A perda é monumental não só por tudo que ele fez a partir da bossa nova como por toda a música brasileira que ele tinha dentro da cabeça dele, principalmente na área do samba e do samba-canção, entre 1930 e 1960. João Gilberto sabia tudo, sabia de cor tudo que era importante na música brasileira neste período."

Toquinho, músico, em entrevista ao Jornal Nacional: "Ele forjou a minha geração e nós todos temos que agradecer profundamente a existência deste homem. Obrigada, João Gilberto, por tudo que você nos deixou."

Virgínia Cavendish, atriz e produtora, no Instagram: "Pureza, grandeza, delicadeza, imensidão. Tudo junto, tudo lindo. Você sempre fez parte da minha vida e vai continuar fazendo. Obrigada. "

Walcyr Carrasco, autor de novelas, no Instagram: "Um dos pais da Bossa Nova e um dos músicos mais importantes e influentes do Brasil. Descanse em paz! Meus sentimentos aos familiares e amigos."

Zélia Duncan, cantora, em entrevista ao Jornal Nacional: "É como se ele tivesse, neste mergulho dele, voltado com essa boa nova. A música brasileira é única, ela está aqui neste lugar. Parece que eu estou cantando pequenininho, mas estou construindo um país."

Zuza Homem de Mello, musicólogo e crítico de música: "João Gilberto é praticamente e teoricamente o homem que fez com que a música popular brasileira ficasse conhecida no mundo inteiro. Essa dívida é que nós temos. Nós somos, e quando eu digo nós eu incluo compositores, cantores, artistas de maneira geral que giram no topo da música brasileira e a própria população brasileira, homens e mulheres, porque foi ele a pessoa que nos deu o privilégio de tornar conhecida a canção brasileira e ser admirada no mundo inteiro como é hoje e considerada uma das melhores do mundo, se não a melhor."

Foto: Ivan Cruz / Jacaré