Gestantes conhecem serviços do Hospital Materno Infantil de Juazeiro através do programa Boas Vindas

Uma equipe multiprofissional do Hospital Materno Infantil de Juazeiro  recebeu gestantes acompanhadas na Unidade Básica de Saúde do bairro Santo Antônio. O encontro que aconteceu no dia (14) fez parte do projeto ‘Boas Vindas’ que tem como objetivo preparar as mulheres para o momento do parto e ao mesmo tempo as futuras mamães conhecerem o local que terão seus filhos.

De acordo com a coordenadora de enfermagem do HMI, Waldirene Cunha, a ação é inspirada em diretrizes da Rede Cegonha. “É uma estratégia para levar mais informação para as mulheres que fazem o acompanhamento pré-natal na Unidade Básica de Saúde e que irão ter o filho na Maternidade. Durante esses encontros elas conhecem o trabalho que é desenvolvido aqui e tiram suas dúvidas sobre como se preparar para o trabalho de parto”, explica Waldirene Cunha.

As atividades do projeto são divididas em dois momentos. Durante um deles que é realizado todas as quintas-feiras a partir das 9h30, na Maternidade, as gestantes conhecem o trabalho desenvolvido no local e como acontece o acompanhamento desde o momento da triagem até o trabalho de parto. O outro momento é a visita da equipe da Maternidade nas Unidades Básicas de Saúde, com a promoção de uma roda de conversa que tira as dúvidas das gestantes sobre a gestação, amamentação e outros temas.

A pedagoga Viliane Souza está em sua segunda gestação e já participou de dois encontros com a equipe. “É muito importante um projeto como este, pois precisamos conhecer para saber como funciona. Conheci as salas de parto e gostei da unidade, fui bem acolhida pelos profissionais e estou ansiosa para ter meus filhos nos braços”, explicou.

Além de apresentar a unidade, foram repassadas às mães informações sobre a documentação que deve ser levada para o dia do internamento, papel do acompanhante, métodos não farmacológicos para alívio da dor, posições que favoreçam o parto, amamentação e cuidados com o recém-nascido. Quem desejar conhecer os serviços pode procurar o HMIJ na quinta-feira informando que quer participar do programa Boas Vindas. 

Débora Sousa/SESAU