RedeGN - SEDES realiza prévia educativa no circuito oficial do Carnaval de Juazeiro

SEDES realiza prévia educativa no circuito oficial do Carnaval de Juazeiro

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realizou nesta quinta-feira (14) no circuito do carnaval antecipado da cidade um trabalho preventivo e educativo acerca do combate e enfrentamento à violência contra a mulher.

Durante a atividade foi feita divulgação do número 180 (que recebe denúncias de casos de violência), distribuição de panfletos informativos e colocação de cartazes em bares e pontos estratégicos do circuito do carnaval com o objetivo de orientar a população para agir em possíveis ocorrências durante o período festivo.

Os organizadores consideraram positivo o resultado da ação. “Nossa intenção é sensibilizar a população em geral e especialmente os comerciantes que vendem bebidas no circuito de carnaval. Este ano trouxemos a mensagem de que qualquer ação feita sem o consentimento da mulher é assédio, e é um tipo de violência. É fundamental que todos estejam atentos e que denunciem os excessos que possam acontecer durante o carnaval. Tivemos uma recepção boa durante toda a atividade e esperamos um carnaval de paz e alegria com o respeito sempre em primeiro lugar”, destacou a diretora.

Para a comerciante Maria Isabel é essencial que as pessoas entendam que o assédio no carnaval também pode ser uma forma de violência. “Gostei dessa ação porque deixa bem claro através das informações que nos passaram que um puxão de cabelo ou mesmo um beijo forçado são também tipos de violência. Nós mulheres precisamos perder o medo de denunciar e de combater qualquer tipo de violência”, afirmou.

A ação preventiva com equipes da SEDES contou ainda com a presença de representantes da Ronda Maria da Penha e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.

Fabiana Diniz/SEDES