Corpo de Bombeiros alerta para a cultura da prevenção a fim de evitar incêndios em estabelecimentos comerciais

Dois graves incêndios em Juazeiro causaram medo e pânico em menos de 1 ano entre um e outro sinistro. Um dos incendios aconteceu ontem (3), em um Supermercado, localizado na Rua Henrique da Rocha. Ano passado, no mês de abril, um outro incêndio trouxe medo no centro de Juazeiro, no interior da loja HB Tecidos, numa travessa entre a Rua Goes Calmon e a Praça Imaculada Conceição.

Detalhe: os dois incêndios são referentes a incêndios ocorridos em estabelecimentos comerciais privados. O capitão Leonilton Moreira, do 9º Grupamento de Bombeiros (GB) de Juazeiro, explicou que a causa do incêndio de ontem (3) ainda não foi definida, mas adiantou que pode ter sido uma sobrecarga elétrica. 

Segundo o capitão Moreira, apesar de o incêndio ter sido de grandes proporções, as estruturas do prédio não desabaram. “O incêndio foi de grandes proporções, as estruturas do imóvel não foram totalmente abaladas. Recomendamos às pessoas a exercerem mais prevenção”.

Para o responsável pela parte operacional do 1º Grupamento de Bombeiros Militar, em Salvador o aspirante Gilvan Rodrigues, na maioria dos casos falta prevenção nos imóveis. Segundo ele, não existe no brasileiro em geral a cultura da prevenção, o que acaba fazendo com que o acidente fique fora de controle.

Na avaliação do aspirante bombeiro Gilvan Rodrigues, os incêndios ocorridos, sobretudo, em estabelecimentos comerciais no estado se devem justamente à falta de observância dos empresários às normas de prevenção e combate aos sinistros.

Redação Blog