Usuários da Casa Bolsa de Petrolina enfrentam problemas para conseguir atendimento

Usuários da Casa Bolsa em Petrolina denunciam que estão passando a noite na fila para tentar conseguir ficha de atendimento. No local, são feitas as atualizações de cadastros de programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família. De acordo com a prefeitura, diariamente, são distribuídas 121 senhas.

A diarista Rita de Cássia de Souza Santos esteve na Casa Bolsa na terça-feira (11). Ela conta que, mesmo chegando com muita antecedência, não conseguiu uma ficha para ser atendida. Ela pretende fazer o recadastramento no Bolsa Família. “Cheguei 11 horas [da noite] e não consegui ficha. Já tinham mais de 40 pessoas na frente. Voltou um bocado de gente, porque não tinha mais vaga”, afirma.

Segundo a prefeitura, assim como outros municípios que dependem do sistema eletrônico da Caixa Econômica.

“A Casa Bolsa atende mais de 20 benefícios e programas sociais que utilizam a base de dados do CadÚnico. Cada programa apresenta diferentes prazos e exigências para garantir o direito ao beneficiário de continuar inserido no perfil de determinado programa. O não funcionamento do sistema online do CadÚnico no município vem ocasionando transtornos às famílias beneficiadas, o que reflete diretamente no fluxo de atendimentos na sede da Casa Bolsa e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)”, explicou a prefeitura, através de nota.

A prefeitura lembrou que além do atendimento feito diariamente nas unidades dos CRAS, está oferecendo, semanalmente, atendimento exclusivo para os beneficiários de regiões específicas. Essa ação foi planejada para facilitar o atendimento aos moradores dos bairros e distritos mais distantes do Centro.

Foto Reprodução TV Grande Rio