Área protegida da Mata Atlântica, na Bahia, terá a concessão de serviços de apoio à visitação e ao turismo ecológico

Uma das principais áreas protegidas da Mata Atlântica, o Parque Nacional do Pau Brasil (BA), em Porto Seguro, terá a concessão de serviços de apoio à visitação e ao turismo ecológico, anunciou o Ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, em Brasília, durante evento comemorativo dos 11 anos da lei que criou o ICMBio.

A medida promoverá a gestão ambiental e o turismo sustentável na unidade de conservação situada no município de Porto Seguro. “Estamos preparando o Brasil para um grande salto no turismo sustentável”, afirmou o ministro, destacando que “o papel dos parques é fundamental para o crescimento desta modalidade turística no Brasil. O país tem 335 unidades federais, que correspondem a 9% do território. Somente em 2017, as Unidades de Cs do país receberam 10,7 milhões de visitas”, informou.

A concessão prevê investimentos da ordem de R$7,2 milhão e serão aplicados na criação de espaços para ciclismo, campismo, tirolesa e passarelas suspensas. O edital também inclui transporte interno, estacionamento de veículos, lanchonetes, loja de conveniência e centro de visitantes e outros investimentos na estrutura da unidade de conservação.

De acordo com o Ministro Edson Duarte, depois desse primeiro edital, que contempla o Parque Nacional do Pau Brasil (BA), estão no cronograma a Concessão de Serviços de Apoio à Visitação nas unidades de conservação federais, os parques nacionais da Chapada dos Veadeiros (GO), dos Lençóis Maranhenses (MA), do Itatiaia (RJ), do Caparaó (MG), de Jericoacoara (CE) e da Serra da Bodoquena (MS).

Com informações do MMA