RedeGN - Univasf: Programa Escola Verde oferta 14 minicursos com temas relacionados a educação ambiental

Univasf: Programa Escola Verde oferta 14 minicursos com temas relacionados a educação ambiental

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através do Programa Escola Verde (PEV), irá oferecer 14 minicursos entre os meses de julho e novembro de 2018. Os cursos irão abordar temáticas ambientais e são direcionados a professores da educação básica, ambientalistas e estudantes de ensino médio e superior. O primeiro minicurso ofertado será ‘Gestão em recursos hídricos’, na modalidade semipresencial. As aulas iniciam no dia 7 de julho, das 8h às 12h, na sala NT-3, no Campus Sede, em Petrolina (PE). Serão disponibilizadas 40 vagas para cada curso.

Os interessados em participar devem efetuar a inscrição pelo site do PEV até cinco dias antes da realização do módulo presencial do curso ou até acabarem as vagas disponíveis. Também será possível efetuar a inscrição de forma presencial no dia do evento. Será cobrada uma taxa no valor de R$ 20,00 para estudantes e professores e R$ 30,00 para outras categorias.

As aulas serão oferecidas nos campi Juazeiro (BA) e Sede, em Petrolina (PE), na modalidade semipresencial, divididas em três módulos: o presencial, que terá aulas teóricas; o momento prático, quando os alunos irão a campo e o módulo a distância, quando os estudantes desenvolverão trabalhos fora da instituição. As aulas serão ministradas por estudantes de graduação e mestrado e professores universitários de instituições parceiras do PEV.

São ofertados os seguintes minicursos: “Arte ambiental”, “Reciclagem e redução de resíduos sólidos”, “Cuidados e preservação das abelhas”, “Construção sustentável”, “Arborização e produção de mudas”, “Saúde ambiental”, “Mídia ambiental”, “Compostagem”, “Ambientação de escolas”, “Coleta seletiva e redução de resíduos sólidos”, “Matemática ambiental”, “Gestão de recursos hídricos”, “Plantas medicinais” e “Horta escolar agroecológica”. Mais informações sobre horários, datas e locais das aulas podem ser consultados no site do PEV.  

De acordo com o coordenador do PEV, professor Paulo Ramos, os minicursos são elementos importantes na formação dos participantes, principalmente para os professores de educação básica. “Esses profissionais não recebem capacitação para desenvolverem atividades ambientais nas escolas. E infelizmente as ações ambientais e de sustentabilidade não vêm sendo cumpridas nas escolas da região e de acordo com a lei da educação ambiental 9.795/ 99, elas são obrigatórias. Os minicursos vêm para preencher essas lacunas”, diz.

Ascom Univasf Jaislane Ribeiro