Sarau Memorial Troféu Caymmi celebra aniversário do mestre

O aniversário do compositor Dorival Caymmi (1914-2008), dia 30, será comemorado em um espetáculo que contará com grandes músicos e intérpretes do cenário baiano, a exemplo das cantoras Jussara Silveira, Marilda Santana, Simone Motta e do cantor Jonga Lima. Os artistas se juntam a outras feras, como os pianistas Luizinho Assis e Fernando Marinho, o saxofonista Paulinho Andrade e o violonista Leonardo Barros Reis para realizar o primeiro Sarau Memorial Caymmi no Teatro Sesi, no Rio Vermelho, segunda-feira (30), às 20 horas.

A produção do evento cabe ao veterano produtor Tuca Morais, idealizador do Troféu Caymmi, criado em 1985, revelador de grandes talentos da música baiana e brasileira. O espetáculo é uma extensão dos saraus que Morais vem promovendo em sua casa, na Graça, após ter transformado a sala do imóvel em um Memorial do Troféu Caymmi. Lá está abrigada uma das histórias mais expressivas da nossa música plural, através dos mais diversos acervos (fotográfico, fonográfico, audiovisual, jornalístico, publicitário, além de documentos valiosos que ratificam a grandeza desse patrimônio) de artistas, técnicos e eventos que foram revelados e homenageados pelo projeto.

O Troféu Caymmi – um guardião da memória do mestre – estimulou a profissionalização de toda a cadeia produtiva musical; estimulou as empresas privadas e o Estado a investir na cultura e nas artes em geral despertando nos artistas e técnicos a necessidade de profissionalizarem seus espetáculos; contribuiu para a formulação de políticas culturais no Estado, estimulou também o público a valorizar a "prata da casa"; potencializou o turismo, além de muitas outras contribuições.

De acordo com Morais, firmada a parceria com o Sesi, os saraus, que continuarão a ocorrer em sua residência uma vez por mês, sempre com artistas que participaram das edições do troféu, também terão uma data mensal no teatro. Em cada edição, artistas de um gênero musical, a exemplo do axé, da MPB e do instrumental, darão a sua interpretação à obra do mestre Caymmi, cuja morte completa dez anos em agosto.

Ascom