RedeGN - Sempre ligado.

Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

"Entre Aspas"

Hamilton Mourão - Vice-Presidente da República

“É lógico que vai ter eleição. Quem é que vai proibir eleição no Brasil? Por favor, gente, isso aí... Nós não somos república de banana"

General Mourão, Vice-presidente da República, em entrevista ao chegar no Palácio do Planalto, nesta quinta (22)

Outras Notícias

Bahia: Marina Silva empolga militância verde

 

Uma chuva de esperança verde caiu sobre o Bahia Othon Palace Hotel, em Ondina, na manhã de sábado (22). É que a senadora Marina Silva (PV), compareceu à convenção do Partido Verde em que lança as pré-candidaturas de Luiz Bassuma, ao Governo da Bahia e Edson Duarte, ao senado federal, para a militância verde. Marina reafirmou que fará a política da “boa vizinhança”, respeitando seus opositores e reafirmando para o povo brasileiro que as propostas dela são as melhores para o Brasil.

A senadora do PV voltou a defender uma campanha limpa e sem troca de acusações. Ela disse que reconhece as melhorias na vida de 25 milhões de brasileiros que saíram da linha de pobreza com o programa Bolsa Família, do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que isso teve êxito por causa dos benefícios conseguidos com o Plano Real, lançado no governo Itamar Franco por Fernando Henrique Cardoso, então ministro da Fazenda...

Ass. Imprensa – PV Bahia

Juazeiro, Senhor do Bonfim e Cipó recebem "Diálogos Territoriais"

Ações do estado, políticas públicas e gestão participativa. Estes foram os principais pontos de discussão do evento Diálogos Territoriais, realizado sexta-feira (21), simultaneamente, nos Territórios Sertão do São Francisco (Juazeiro), Piemonte Norte do Itapicuru (Senhor do Bonfim) e Semiárido Nordeste II (Cipó). Os Diálogos Territoriais são seminários do Conselho de Acompanhamento do Plano Plurianual (Cappa), em parceria com a Coordenação Estadual de Territórios (CET) e apoiado pelas secretarias estaduais do Planejamento (Seplan) e Relações Institucionais (Serin).


Aproximadamente três mil pessoas já participaram dos 15 encontros, sendo que os anteriores ocorreram nos territórios do Velho Chico, Bacia do Rio Corrente, Oeste Baiano, Vitória da Conquista, Irecê, Litoral Sul, Baixo Sul, Chapada Diamantina, Piemonte do Paraguaçu, Itaparica, Piemonte da Diamantina, Médio Rio de Contas. Na próxima sexta (28), o evento será realizado nos territórios de Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte (Alagoinhas), Bacia do Paramirim (Macaúbas) e Sertão Produtivo (Caetité). O cronograma completo está disponível no site da Seplan e os encontros vão até o mês de junho, contemplando todos os 26 territórios...

Agecom

Com ampliação da campanha, governo espera vacinar 100 milhões contra gripe A

Crianças de 2 a 4 anos e 11 meses vão poder receber a vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína a partir da próxima segunda-feira (24). O anúncio foi feito ontem (21) pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no Rio de Janeiro. Com a ampliação da campanha, a meta de imunização passa de 90 milhões para 100 milhões de pessoas. “O estoque estratégico, durante esses dois meses [desde o início da campanha nacional de imunização] , funcionou como uma reserva para qualquer eventualidade [rejeição de lote de vacina ou demanda extra]. Como conseguimos manter a reserva de cerca de 10 milhões de doses, é suficiente para que possamos incluir mais uma faixa etária”, afirmou o ministro.


Temporão explicou ainda que o novo grupo que começa a receber a vacina foi selecionado por apresentar maior vulnerabilidade a desenvolver complicações pela influenza A (H1N1), depois dos grupos prioritários já incluídos anteriormente na campanha. A vacinação segue até o dia 2 de junho. O prazo vai ser aproveitado também para prorrogar a imunização de gestantes e o grupo de pessoas com idade entre 30 e 39 anos.


De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 62 milhões de pessoas já foram imunizadas em todo o Brasil. O número representa mais de 70% da meta estipulada pelo governo federal. Todos os estados conseguiram imunizar o total definido entre crianças de 6 meses e menores de 2 anos. Entre os doentes crônicos, 80% foram imunizado. Já entre as gestantes, esse percentual foi de 68%. Entre adultos com idade entre 20 e 29 anos, o índice ficou em 77%. Entre os adultos com idade entre 30 e 39 anos, apenas 37% se vacinaram...

Notícias da Bahia

Paulo Souto sobre a ponte Presidente Dutra: "Pernambuco ficou com o sorvete e a Bahia com o palito".

O presidente estadual do Democratas, Paulo Souto, critica a passividade do governo estadual diante de decisões federais que prejudicam a Bahia. Em entrevista à rádio Recôncavo, de Santo Antonio de Jesus, o ex-governador citou a duplicação da BR-101 como exemplo. “Essa rodovia federal, ao norte, está sendo duplicada até Sergipe e não há previsão de alargamento da pista em território baiano. Já ao sul, o que está previsto no projeto de concessão do Ministério dos Transportes é a duplicação de apenas 20 quilômetros até Mucuri”, destacou.

Para Souto, se a duplicação da BR-101 Sul chegasse até o entroncamento da BR-324, em Feira de Santana, beneficiaria diretamente cidades como Santo Antonio de Jesus, importante pólo comercial do Recôncavo. “Mas alguém aqui ouviu o atual governador se manifestar em prol dessa medida? Não. Ele se calou, enquanto o pessoal do Espírito Santo pressionou para que o trecho da duplicação ficasse desse jeito a fim de não encarecer o pedágio”...

Programa “Água Doce” será discutido em Petrolina

Na próxima quinta-feira (27) às 10h, representantes do Ministério do Meio Ambiente, da Embrapa e da Prefeitura Municipal irão se reunir na comunidade de Atalho, localizada no interior do município, para discutir a implantação de uma unidade demonstrativa do programa “Água Doce”, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. Na pauta do encontro, estão as responsabilidades dos órgãos envolvidos e da comunidade no projeto.

O projeto  foi dividido nas seguintes etapas: Captação e dessalinização de água de dois poços profundos, tornando parte da água potável; utilização de parte da água salobra em tanques de criação de peixes; reutilização de água salobra já enriquecida com materiais orgânicos para irrigação de erva-sal (Atriplex) destinadas a utilização na produção de feno; forragem com teor de 14 a 18% de proteínas, que serão utilizadas para engorda de caprino e ovino, fechando assim o Sistema de Produção Integrado Ambientalmente Sustentável.

O Programa “Água Doce” é realizado em Petrolina através da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) com a Embrapa Semi-Árido. A Secretaria de Desenvolvimento Rural informa que outras localidades vão ser beneficiadas posteriormente com o programa...

Raoni Santos Ascom PMP Foto Google

TSE: MINISTRO AMEAÇA IMPUGNAR REINCIDENTES

O ministro Marco Aurélio Mello, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em entrevista ao colunista Josias de Souza, da Folha, destacou que a multa aplicada pelo tribunal, para os candidatos que fazem campanha fora da época, “às vezes irrisória, não é a consequência mais séria”. O ministro salientou que a Lei Complementar 64, de 1990, abre espaço para a impugnação de candidaturas. A legislação prevê o ajuizamento de representações contra “abuso do poder econômico ou do poder de autoridade (...) Ou utilização indevida de veículos ou meios de comunicação social em benefício de candidato ou de partido político”. A declaração do ministro foi nesta sexta-feira (21), mesmo dia em que o presidente Lula foi multado pela quarta vez este ano, por fazer campanha irregular para a candidata petista Dilma Rousseff, que também foi multada, pela segunda vez. Marco Aurélio aconselha os partidos a “pôr as barbas de molho”. ..

BN

Ações de saúde marcam participação da Unimed VSF no projeto Colméia

A Unimed Vale do São Francisco marcou presença mais uma vez no projeto Colméia, a feira de saúde e cidadania promovida pelo Sesc, que oferece gratuitamente à comunidade uma série de ações educativas e preventivas, incluindo serviços de saúde, cidadania, esportes e cultura. 

Durante toda manhã e tarde desta sexta-feira(21), uma equipe de profissionais da Unimed VSF, se revezou no atendimento à população, realizando testes de glicemia, aferição de pressão arterial e prestando informações  sobre a promoção de saúde e os projetos sociais da cooperativa, a exemplo do Mamãe Consciente, Unimed Lar, Viver Bem, Jovem Aprendiz e Parturientes Unimedianas. Uma técnica de enfermagem também permaneceu de plantão juntamente com a ambulância da Unimed VSF...

Clas Comunicação

MDS analisa dados de pesquisa sobre assistência social nesta segunda-feira em Brasília

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, participa nesta segunda-feira (24/5), às 14h, em Brasília, da apresentação da análise dos resultados do Suplemento de Assistência Social da Pesquisa de Informações Básicas Municipais 2009 em perspectiva comparada com o Suplemento de 2005. 

O Suplemento de Assistência Social da Munic 2009 é resultado de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a consolidação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). A  Munic já teve uma primeira edição publicada em 2005. Os dados da última pesquisa foram apresentados nesta sexta-feira (21), no Rio de Janeiro.

A análise dos dados, na segunda-feira, será feita pelo secretário-executivo do MDS, Rômulo Paes, pela secretária de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), Luziéle Tapajós; e pela gerente da pesquisa, Vânia Pacheco. A secretária nacional de Assistência Social do ministério, Maria Luíza Rizzotti, estará presente ao evento. A partir das 16h, haverá debate com a audiência...

Secretaria de Saúde apóia pesquisa da Moscamed de combate a dengue

Além de Juazeiro registrar apenas 24 casos de dengue este ano, o que significa uma redução de mais de 80% com relação ao mesmo período do ano passado (2009), a Secretaria de Saúde continua se esforçando para manter o clima de tranquilidade na cidade, e através dos agentes de endemias está acompanhando e apoiando pesquisadores que estudam outra estratégia de combate à doença. A pesquisa está sendo realizada na região do Vale do São Francisco numa parceria entre a Moscamed, o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB/USP), Faculdade de Higiene e Saúde Pública (FSP/USP) e a Oxitec (Universidade de Oxford/U.K).
 
O trabalho está sendo desenvolvido em conjunto visando criar um método de controle da transmissão da dengue. De acordo com a Moscamed, é a técnica de mosquitos transgênicos, ou seja, manipulados geneticamente para desenvolver características específicas. Neste mês de maio, agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Juazeiro, os pesquisadores Aldo Malavasi e Jair Virgínio (Moscamed), Margareth Capurro (ICB/USP), Mauro Marelli (FSP/USP) e Andrew Mckemey (Oxitec) visitaram os possíveis sítios, áreas onde o mosquito transmissor da doença está presente, para a liberação do inseto transgênico.
 
 “Somado ao trabalho diário de visita a todos os quarteirões da cidade para controle e tratamento focal, os agentes de endemias também estão acompanhando os pesquisadores para dar informações fundamentais para a execução da pesquisa. A dengue não pode ser prevenida com vacina, mas atividades preventivas e de conscientização da comunidade para eliminação dos criadouros são de suma importância, por isso continuamos alertando a população com relação aos devidos cuidados. Toda ajuda é essencial na luta contra a dengue e vamos permanecer atentos para que Juazeiro fique longe de uma epidemia”, assegurou o secretário de saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa.
 
O projeto que envolve a participação de quatro instituições científicas do Brasil tem como objetivo produzir A. egypti utilizando a Técnica do Inseto Estéril – TIE, e possibilitar um nível seguro de manutenção de baixas densidades populacionais do mosquito. Segundo informações da Moscamed, os insetos transgênicos de A. aegypti carregam um gene que impede as fêmeas de voar. Quando atingem a fase adulta, elas têm dificuldade em sair da água, não conseguem se reproduzir e se alimentar de sangue. Terminam morrendo sem deixar descendentes. Já os machos podem voar normalmente, mas no cruzamento com as fêmeas passam o gene que as impede de voar, ocasionando a diminuição do mosquito.
 
“Essa é uma biotecnologia que deve ser usada com outras abordagens e é também uma metodologia alternativa de controle do mosquito para lugares que ainda não se têm acesso”, ressalta Capurro. Por se tratar de uma espécie exótica, que não faz parte do ecossistema brasileiro, os mosquitos transgênicos produzidos pela Moscamed não irão causar impactos negativos no meio ambiente, nem nos seres humanos, segundo informações da empresa. ..

ASSCOM/JUAZEIRO

Sintrab-Saúde força a barra e é recebido por Comissão do Prefeito Isaac

Terça-feira passada, dia 18 de Maio, dezenas de ACD (Assistente de Cuidados Dentários), Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, estiveram na sede do SINTRAB para uma mobilização junto ao governo, em defesa de direitos da categoria que na opinião dos seus dirigentes não vem sendo garantidos pelo governo. "Desde o início da gestão Isaac Carvalho (PC do B), foi apresentada a pauta de reivindicação desses profissionais e nunca se chegou a um acordo", explica Cícero Sales presidente do sindicato.

Por esta razão, a diretoria da entidade sindical, manteve contato com a assessoria do governo buscando uma audiência com o Prefeito Municipal. Não havendo a possibilidade de agendamento, a categoria decidiu se reunir ontem, dia 21/05 às 08:00 h no Paço Municipal para tentar uma conversa com o Prefeito.  

Assim, nesta sexta-feira, os ACD, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, estiveram no Paço Municipal quando foram recebidos pela comissão do Governo, presidida pelo Secretário da Fazenda João da Costa. Após as colocações dos trabalhadores, o secretário manteve contato com o titular da pasta de Saúde Ubiratan Moreira quando ficou definida uma reunião com o mesmo ainda neste fim de semana. Na próxima semana, a comissão anuncia que terá uma posição para a categoria...

Crianças com idades entre 2 e 4 anos serão vacinadas contra gripe A

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que as crianças com idades entre 2 e 4 anos podem se vacinar contra a gripe A (H1N1) gratuitamente a partir da próxima segunda-feira. Até o momento, só crianças de seis meses e dois anos tinham sido imunizadas contra a doença.

Temporão disse também que o fim da campanha foi adiado até o dia 2 de junho. De acordo com ele, além das crianças, a vacinação está aberta para adultos com idades de 30 a 39 anos e gestantes. A meta do Ministério da Saúde, que é vacinar 80% da população, só não foi atingida pelo grupo de gestantes e pessoas com 30 a 39 anos. Até o momento, 61 milhões de pessoas foram imunizadas. ..

Política Livre Foto Google

Marina Silva lança pré-candidaturas do PV na Bahia

 

Cerca de mil pessoas participaram do lançamento das pré-candidaturas de Edson Duarte, ao senado, e de Bassuma, a governador, na convenção do Partido Verde neste sábado (22/05) pela manhã, no salão Ondina, do Othon Palace Hotel. Estiveram presentes no evento líderes do PV como Marina Silva, pré-candidata a presidência da república; Ivanilson Gomes, presidente do PV na Bahia; Fernando Guida, coordenador do PV na Região Leste (BA, ES, MG e RJ), Edigar Mão Branca, vice-presidente do partido na Bahia, os cantores J Veloso e Carla Visi, dentre outros...

Carla Martins

Representante de Programa Habitat para a Humanidade conhece programas em Petrolina

Os quatro projetos habitacionais em andamento em Petrolina foram conhecidos ontem (21) pelo Jornalista e Técnico Social da Organização não Governamental Habitat para a Humanidade, Cláudio Braga. Ele participou na cidade de um encontro da Rede do Sertão de Reforma Urbana realizado no Hotel Newman e reúniu representantes do Sertão do São Francisco, Sertão Central e Sertão do Araripe. 

De acordo com o Superintendente de Habitação de Petrolina, Ednaldo Lima, a visita de Braga a Petrolina é importante já que ele tem vasta experiência na área de habitação no Brasil em projetos de moradia da Caixa Econômica Federal, na execução de programas como o da Cohab e no exterior, já que foi membro de uma ONG holandesa, voltada para programas de habitação. Sgundo Ednaldo Lima é prioridade da política habitacional do governo Julio Lóssio (PMDB), socializar a filosofia do projeto com a comunidade, ouvindo as pessoas e esclarecendo as dúvidas. ..

Asccom PMP

Deputado Jorge Khoury solicita Seminário sobre Biodiversidade

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara aprovou o requerimento do deputado Jorge Khoury (DEM BA) que solicita a realização do seminário "Ano Internacional da Biodiversidade - Quais os Desafios para o Brasil". O objetivo é colher informações sobre o que o Brasil vai levar à décima Conferência das Partes - COP 10, a realizar-se no próximo mês de outubro em Nagoya (Japão).
 
O seminário fará parte dos eventos a serem realizados, durante o mês de junho, pela Câmara dos Deputados, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5/06). Além da COP 10, também serão debatidos os seguintes temas: Recifes de Coral no Brasil: Iniciativas em curso para conservação; Turismo e biodiversidade; combate à pobreza e desigualdades sociais; Tribunal de Contas da União e a Biodiversidade; estado de conservação dos principais Biomas: Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado.  ..

Enfoque Comunicação

Feijoada do Dadau: 10 anos

Muito alegria e glamour marca a décima edição da Feijoada do Dadau. ..