RedeGN - Sempre ligado.

Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

"Entre Aspas"

Jair Bolsonaro - Presidente do Brasil

"É possível, é possível'. Vamos fazer isso. Vamos ficar reféns de máscara até quando?"

Presidente Bolsonaro ao anunciar que sugeriu estudo para avaliar não obrigatoriedade do uso de máscaras por quem já foi vacinado ou teve covid-19

Outras Notícias

Caminhada Carnavalesca: Loucura em Movimento no Submédio São Francisco Marca Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Há 23 anos o dia 18 de maio é celebrado no Brasil como data que marca o processo de construção de modos de cuidado mais dignos e inclusivos às pessoas com transtornos psíquicos. O núcleo central desse processo chamado de Reforma Psiquiátrica é a luta pelos direitos de cidadania dos ditos “loucos” e por relações mais positivas da sociedade com os diferentes/diversos modos de existir.

A Caminhada Carnavalesca que ocorrerá hoje, dia 18 de maio de 2010, em Juazeiro-BA, tem como objetivo principal envolver e mobilizar usuários da rede de saúde mental, profissionais de saúde, comunidade acadêmica e a sociedade em geral das cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, em prol da Luta Antimanicomial e do avanço das políticas no campo da atenção à saúde mental na região.

A pretensão é chamar a atenção da sociedade sobre essas temáticas, provocando reflexões sobre a possibilidade de construção de outros lugares sociais para a loucura, que não o da exclusão/preconceito. A Caminhada Carnavalesca expressará nossos “delírios futuristas” de que a realidade, no Vale do São Francisco, pode ser diferente em relação ao respeito à diversidade própria da vida e à organização da rede de cuidados em saúde mental...

Caminhada em Lagoa Grande marca dia de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Lagoa Grande (SAS) promove nesta terça-feira (18), a partir das 8h, uma caminhada dentro da programação do Dia Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O roteiro sairá da frente da Igreja Católica e percorrerá as principais avenidas da cidade. Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Mônica Pereira, foram enviados convites a todas as pessoas que fazem a sociedade lagoagrandense, coordenação de programas sociais mantidos pelo município, órgãos públicos, escolas, comerciantes e entidades organizadas como sindicatos e associações, para que marquem presença na caminhada. “Esperamos também a integração da população de uma maneira geral, para que possamos mostrar a nossa indignação perante a um ato tão nocivo à sociedade como é o abuso e a exploração sexual de crianças de adolescentes”, disse a secretária. ..

Cinara Marques Assessoria Imprensa PMLG

Prefeito vistoria início de recuperação asfáltica‏ da avenida Irmã Dulce no Alto da Aliança

O prefeito Isaac Carvalho irá vistoriar na manhã desta terça-feira (18) o início das obras de recuperação asfáltica do trecho que vai da Avenida Irmã Dulce, nas imediações do canal da Malhada da Areia, até a BA-210. Essa obra foi possível graças a um convênio firmado entre Prefeitura Municipal de Juazeiro e o Governo do Estado através do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (DERBA), a partir de uma solicitação do deputado Pedro Alcântara (PR) e será executada pelo órgão estadual. As atividades de recuperação serão iniciadas a partir das 8h30. ..

Foto Ilustrativa

DIA DO COMUNICADOR

Hoje em dia, o jornalista online não é apenas um profissional que escreve matérias e lê muito, mas também leva a notícia em tempo real. É preciso agilidade no trabalho e estar imerso na evolução tecnológica além de sempre atento às tendências das mídias digitais. Com o avanço da internet é importante que sejam rápidos e ágeis e levar a noticia da forma correta usando os meios da comunicação no dia-a-dia.

Saber fazer a apuração de informações e filtrar o que é importante em intervalos mínimos é um desafio para um profissional online que busca rapidez e primeira mão em suas notícias publicadas. Um profissional deve estar preparado para se adaptar de acordo com os acontecimentos ao seu redor e por isso não deve abrir mão de certos materiais de trabalho como um MP3 Player, câmera doméstica e celulares como diz o jornalista José Antonio Meira Rocha (professor de jornalismo online em Porto Alegre). Quando se tem alto nível de preparação tudo é mais fácil e eficaz, pois a partir de então a informação está apta a ser publicada com eficácia, rapidez, dinamismo, segurança e credibilidade para o publico online. Por isso a importância do jornalista ter a máxima preparação e dedicação para saber lidar com a forma de comunicação rápida que cresce em todo o mundo que é a internet.

Prezado Geraldo. Aproveitando este texto de Aline Matos e Rodrigo Ferreira, quero neste dia  17 de maio, dedicado ao comunicador, abraçar você e todos os comunicadores da nossa cidade, região e de todo o Brasil. Viva o dia 17 de maio, dia do comunicador...

Diretoria da Assistência a Regionalização a Saúde de Pernambuco visita HDM

A diretora geral de Assistência a Regionalização a Saúde de Pernambuco, Ana Lucia Ávila, e o gerente de informação e monitoramento a assistência à saúde, Luciano Câmara Filho, realizaram na ultima sexta-feira (14) uma visita ao Hospital Dom Malan.

Acompanhados pelo superintendente do hospital, Dr. Marcelo Marques e pela diretora médica, Anaisa Soares, os representantes do governo do estado percorreram todos os setores do hospital já avaliando as mudanças realizadas. O Governo de Pernambuco que assumiu a administração do Hospital Dom Malan no dia 1º de maio, já contabiliza através da Fundação Professor Martiniano Fernandes / Imip Hospitalar, Organização Social (OS) que está responsável por gerenciar a unidade hospitalar, os primeiros resultados.

 Hoje a unidade funciona com escalas completas com 3 pediatras de plantão para atendimento das emergências pediátricas e 4 Obstetras para atendimento da triagem obstétrica e sala de parto. Foram reativados 23 leitos, com destaque especial para a maternidade onde foram reativados 17, e mais de 2mil atendimentos nas emergências do hospital. O HDM foi abastecido com insumos, medicamentos e contratação de pessoal para o funcionamento pleno da unidade...

Jucianna Kelly Terto Ass. HDM

JK: Micro e Pequenas Empresas terão Lei Geral aprimorada

A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas vai ser aprimorada para melhor atender aos empreendedores brasileiros de menor porte. Quem dá a boa notícia é o Deputado Federal Jorge Khoury (DEM/BA), membro da Frente Parlamentar Mista que trata do assunto no Congresso Nacional. As discussões para aperfeiçoar a legislação começam no próximo dia 26, no ‘Seminário Nacional – Aprimoramento da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas’, em Brasília. Khoury, que na última sexta-feira (14), esteve em Juazeiro, participando de evento promovido pelo Sebrae sobre a Lei Geral, para prefeitos e secretários municipais, pede e destaca a importância da adesão de prefeituras da região e de toda a Bahia “o mais rápido possível”. “É inaceitável que apenas 5% dos municípios baianos tenham aderido até agora. A Lei é um estímulo ao desenvolvimento e a Bahia precisa avançar”, disse. Para ele, ainda que careça de aperfeiçoamento, a Lei das Micro e Pequenas Empresas deve ser um compromisso de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais.

O Sebrae promove, até o final deste ano, mutirões regionais para divulgar também a Lei do Empreendedor Individual, ao passo que estimula a adesão de prefeituras à Lei Geral. Ao lembrar da importância de outros programas, Jorge Khoury afirmou que “a Lei do Empreendedor Individual promove a maior inclusão social dos profissionais informais no País. Com ela, os cidadãos passam a ter direitos e assistência previdenciária, como no caso das mulheres à licença maternidade. Independente do sexo, o acesso a benefícios será garantido, como acesso a crédito e aposentadoria entre outros. O trabalhador não paga nenhuma taxa de cadastramento, ele só vai dar uma contribuição mensal, em função do tipo de atividade que exerça, variando de R$ a 57,00 a R$ 62,00. Isso é inclusão com dignidade”, destacou.

Sobre o Supersimples, o deputado garante que vai continuar sua busca pela inclusão de categorias vedadas de participar do Programa. Além disso, a abertura do chamado Fator ‘R’, como restrição a subterfúgios; o ICMS cobrado por antecipação e o parcelamento automático são lutas de Khoury. Outra luta dos parlamentares na Câmara Federal é a adequação da legislação para atender também o homem do campo, criando assim o Simples Rural. “Nosso desejo é de contemplar o produtor rural e criar o trabalhador avulso rural, aquele que presta serviço a uma ou mais empresas, eventualmente, sem relação de emprego”, explicou...

Deputado Fernando Filho estreita parcerias em São José do Belmonte

No final de semana as visitas do deputado Fernando Filho pelo Sertão foram iniciadas na cidade de São José do Belmonte com um encontro realizado no último sábado (15), com vereadores e líderes políticos da cidade.

Durante a conversa, o deputado se comprometeu a prestar mais assistência ao município: "Reconhecemos que ficamos distantes um pouco daqui, mas estamos fazendo essa retomada, onde pretendemos estreitar os apoios e trazer investimentos que beneficiem toda a população''.

A reunião serviu para fortalecer os apoios e verificar as necessidades da população através dos pleitos destacados pelos presentes...

SOUTO CRESCE E WAGNER CAI NO VOX POPULI

O jornal da Band - local e nacional - divulgou hoje a pesquisa Vox Populi que encomendou sobre a sucessão baiana e que foi realizada neste final de semana. Segundo os resultados, comparando-se com a última pesquisa feita pelo instituto em janeiro, Paulo Souto cresceu três pontos percentuais e Jaques Wagner perdeu três, enquanto Geddel Vieira Lima ganhou um ponto. Em janeiro, Souto estava com 29% e cresceu agora para 32%. Jaques Wagner tinha 44% e sofreu uma queda para 41%, enquanto Geddel Viera Lima tinha 8% e agora tem 9%. Bassuma não foi mensurado em janeiro. Apareceu agora com um ponto. Pelo resultado, haverá segundo turno na eleição baiana. ..

BN

Audiência Pública esclarece aspectos sobre projeto do Anel Viário

Atendendo requerimento da Câmara de Vereadores de Juazeiro, o assessor de Obras e Projetos Estruturantes Flávio Luiz Ribeiro e o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) Nivaldo Mendonça, participaram de uma audiência pública na manhã desta segunda-feira (17) no auditório da Câmara, quando responderam questionamentos e explicaram os aspectos técnicos do projeto do Anel Viário. Além dos vereadores do município, estiveram presentes no encontro os deputados estaduais Misael Neto e Pedro Alcântara, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da promotoria pública, da Polícia Militar e da sociedade civil. 

O representante do DNIT Nivaldo Mendonça explicou que o projeto, já aprovado pelo órgão e executado pela Strata Engenharia, é o resultado de dois anos de análises e levantamentos. “Desde 2008, o DNIT está empenhado em desenvolver um projeto para melhorar o tráfego da cidade de Juazeiro e após estudos, levantamentos e análises foi detectado que diariamente circulam pela BR 407 cerca de 30 mil veículos enquanto na via que atende a cidade circulam apenas 13 mil veículos diariamente. Dessa forma, foi definido que uma solução de engenharia possível é separar a via de longa distância, da via que atende a cidade e isso vai acontecer com a construção dos cinco viadutos que constam no projeto”, informou Mendonça.      ..

Michele Gomes - Ascom PMJ

WAGNER COMEMORA PESQUISA NACIONAL

Se a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, preferiu cautela e não comentou a pesquisa Vox Populi, que a coloca à frente de José Serra (PSDB), coube ao governador Jaques Wagner (PT) festejar os números. "Eu nem esperava que ela (Dilma) já ultrapassasse agora, pensei que isso aconteceria a partir do início do programa eleitoral. Mas esse é um presente dos baianos para você", disse ele, que arrancou aplausos da militância presente no Congresso Estadual do PT, que oficializou a sua pré-candidatura à reeleição. Wagner aproveitou para anunciar que, na Bahia, estudos não oficiais apontam uma larga vantagem de Dilma sobre José Serra. "Aqui já são 50% para Dilma contra 25% do adversário", disse. "Seguramente por isso, para tentar correr atrás do prejuízo, eles vêm lançar a candidatura aqui", afirmou o governador, ao referir-se à decisão do diretório nacional do PSDB de realizar em Salvador, no próximo dia 12, a convenção que homologará a candidatura de Serra. Informações do Estado de S. Paulo. ..

BN

Prefeitos se reúnem em Juazeiro para debater a Lei Geral

 

O primeiro Encontro de Prefeitos e Secretários Municipais na Bahia para a sensibilização de gestores públicos para a implementação da Lei Geral de Micro e Pequenas Empresas foi realizado nesta sexta-feira, 14, em Juazeiro. O evento foi coordenado pelo Sebrae Nacional em parceria com o governo estadual da Bahia e a União dos Municípios da Bahia.

Representantes de 31 prefeituras da região norte do estado participaram do evento, interessados na regulamentação da lei em seus municípios, o que garante mais benefícios para os empreendimentos e o conseqüente aumento da renda municipal com a arrecadação de tributos.

O consultor do Sebrae nas áreas de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial, Arnaldo Júnior Farias, proferiu uma palestra sobre “Os pequenos negócios na liderança do desenvolvimento”. Ele mostrou experiências de cidades que tiraram proveito ao incentivar o empreendedorismo, lembrando de uma experiência pessoal de quando foi prefeito de Cabaceiras, município da Paraíba, onde há um dos menores índices pluviométricos do país.

O superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos, alertou para a necessidade do incentivo ao Empreendedor Individual e mostrou a estratégia de mobilização que faz o estado estar entre o cinco do Brasil com maior número de formalização de trabalhadores.

Os gestores presentes no evento também obtiveram informações sobre a REDESIM – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, instituída por lei federal, cuja coordenação na Bahia será feita pela Juceb em parceria com o Sebrae, oferecendo licenças e equipamentos para prefeituras que implantarem o sistema.

As compras governamentais também foram destaque no encontro. Os gestores foram orientados a estimular a participação de micro e pequenas empresas nas licitações. Além de Juazeiro, outros encontros regionais sobre a Lei Geral já estão programados para Ilhéus, Lençóis e Salvador. ..

Juliana Souza - Ass. Sebrae Juazeiro

Dispensa de licitação na secretaria de Educação é fonte de buxixo no governo

Um contrato celebrado com dispensa de licitação na secretaria estadual de Educação com valor milionário para serviço de “implantação de solução para gestão escolar” na sexta-feira de Carnaval é hoje fonte de grande buxixo no governo baiano. Mas não só. O Ministério Público, que teve acesso à papelada, deve não tardar na apresentação de um pedido formal de explicações ao órgão. Um detalhe chamou a atenção de quem acompanha os fatos na Educação: Contrariando a praxe, o resumo do contrato foi publicado no Diário Oficial do dia 12 de fevereiro sem o número do processo. ..

Política Livre

São João 2010 é em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, transformou o São João da cidade em um dos maiores pólos juninos de Pernambuco. Além dos 143 dias de festas em 45 bairros, a partir do dia 23 de junho, a orla fluvial será o palco oficial dos festejos.

Serão quatro dias de festa as margens do Rio São Francisco. A abertura acontece no dia 23 de junho com o cantor Tayrone Cigano e as bandas Cavalo de Pau e Rosa Xote. Além destas atrações, já estão confirmadas as bandas Desejo de Menina, Forrozão Chacal, Léo e Leno - Forró 3 Desejos e banda Pega Leve...

Noticiar pedofilia é campanha, diz cardeal

Para o cardeal d. Geraldo Majella Agnelo, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, a divulgação de notícias sobre as denúncias de abuso sexual de menores cometidos por membros do clero católico em todo o mundo – “uma verdadeira chaga”, como define – faz parte de “uma campanha para desacreditar a Igreja”. Ele também diz que os escândalos não atingem nem 1% dos padres. “Estamos sendo cobrados como se só nós tivéssemos esse pecado”, afirma o cardeal. “Sabemos que esses casos não chegam a 1% dos 400 mil sacerdotes que existem no mundo. É uma abrangência baixa, pois dentro da própria família isso aumenta para mais de 10%. Outras categorias têm muito mais”, diz ele, sem citar fontes ou acrescentar detalhes. “A Igreja não está querendo a absolvição de todos os réus”, continua. “Aqueles que forem acusados devem ser submetidos a julgamento. O Direito Canônico prevê punições e existem tribunais eclesiásticos para verificar se a acusação é procedente.” As informações são do jornal. (Estado de S. Paulo) ..

ARMAS DE FOGO SÃO RETIRADAS DE CIRCULAÇÃO EM JUAZEIRO

Três armas de fogo foram apreendidas no final de semana por Policiais militares do 3º BPM. Estas apreensões são frutos de sistemáticas operações policiais realizadas pela Polícia Militar em diversas áreas da Cidade de Juazeiro e região, de responsabilidade do Batalhão Sertanejo.

No sábado, por volta das 21h, a guarnição do Grupamento Tático Móvel foi informado por populares de suspeitos na região da feira livre, quando, chegando no local, constataram três indivíduos que praticavam assalto a transeuntes. No embate, foi preso em flagrante TIAGO INÁCIO DA SILVA OLIVEIRA, portando um revólver calibre 38, com seis cartuchos intactos. Às 10h30m, no Parque Residencial, foi preso em Flagrante WALBERT ROMÁRIO NOVAES, portando um revólver calibre 38, com seis cartuchos intactos; e, na madrugada, a Guarnição do Grupamento Tático Móvel, durante uma abordagem no bar Cantinho da Dora, nas proximidades do Posto Fiscal de Juazeiro, prendeu em flagrante LUIZ ALBERTO SILVA GUEDES DE JESUS, portando um revólver calibre 38, com seis cartuchos intactos.

Todos os acusados foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos de flagrante. Novas operações estão sendo programadas para os próximos dias, antes do carnaval fora de época de Juazeiro, com objetivo de continuar combatendo o tráfico de drogas e o porte ilegal de arma de fogo em toda a área de responsabilidade do 3º BPM...

Com informações da Coordenação de Comunicação do 3 BPM Foto Ilustrativa Google