RedeGN - Sempre ligado.

Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

"Entre Aspas"

Jair Bolsonaro - Presidente do Brasil

"É possível, é possível'. Vamos fazer isso. Vamos ficar reféns de máscara até quando?"

Presidente Bolsonaro ao anunciar que sugeriu estudo para avaliar não obrigatoriedade do uso de máscaras por quem já foi vacinado ou teve covid-19

Outras Notícias

Roberto Carlos assume a presidência do PDT‏

O dirigente estadual do Partido Democrático Trabalhista – PDT, Alexandre Brust, se licenciou da presidência do partido por dez dias para uma viagem de descanso. Em seu lugar assume o deputado Roberto Carlos, que atualmente é o vice-presidente da legenda. Nos bastidores da assembleia, rumores apontam que o deputado irá usar a função para reivindicar mais espaços para a sigla dentro do governo. ..

Fonte: Raio Laser – Tribuna da Bahia

Voluntários do Hospital Dom Malan preparam programação de páscoa para crianças internadas

O mês de abril começou com muitas atividades para a pediatria do Hospital Dom Malan/Gestão IMP Hospitalar. Voluntários e terapeuta ocupacional prepararam diversas ações para promover o bem estar das crianças internadas na unidade, aproveitando também o clima da páscoa. As atividades começaram no último sábado (9) com a presença do palhaço da rede de lanchonetes McDnald’s que passou a tarde com as crianças da enfermaria de pediatria e da emergência infantil. 

Brincadeiras e truques de mágica atraíram a atenção de acompanhantes e crianças que se divertiram tentando descobrir como os truques eram feitos. “As crianças ficaram muito felizes e isso nos dá a certeza de que esse trabalho tem dado resultados”, disse a voluntária do Hospital Dom Malan Ana Fabrícia Xavier. “Foi um dia diferente e com muita alegria. Qualquer mudança na rotina hospitalar dessas crianças traz benefícios”, completou a terapeuta ocupacional do HDM, Priscila Simões.
 
A programação do mês da páscoa prossegue até o dia 16 com a realização de oficinas de artesanato que acontecem a partir desta segunda-feira (11) na brinquedoteca do hospital. Crianças e acompanhantes poderão aprender a confeccionar máscaras de coelhinho com pintura e colagem, ovos de páscoa feitos em jornal, coelhinhos, assistirão a filmes bíblicos, conhecerão a história da páscoa e ainda participarão de brincadeiras, teatro de fantoches dentre outras atividades lúdicas. As oficinas acontecem sempre pela manhã...

Ascom HDM

Prefeitura de Juazeiro fortalece combate a dengue no interior

Mais uma mobilização contra a dengue foi promovida pela Secretaria de Saúde de Juazeiro, no interior, no último sábado (09). Pela primeira vez em Massaroca, o bloco Papa Mosquitos percorreu as ruas da localidade em mais um carnaval da saúde contra a doença. O bloco foi comandado por foliões da Equipe de Saúde da Família, agentes de endemias e do Necom, profissionais da Secretaria de Serviços Públicos, estudantes da Escola Atanilha Luz Araújo, jovens da igreja católica do distrito, equipe da Moscamed e comunidade.
 
Mais de 200 residências receberam a visita dos foliões da saúde. A dona de casa, Josimeire Gomes da Silva, 36 anos, comentou que sempre deixa os agentes de endemias entrarem em sua casa. “A dengue é perigosa. Tem que prevenir. Na minha família ninguém teve a doença, pois realizamos todos os cuidados orientados pelos profissionais”, frisou.

A coordenadora da Atenção Básica, Ianni de Almeida, falou da importância do trabalho. “É uma forma divertida e diferente que encontramos para alertar a sociedade sobre a dengue. A maioria dos focos do Aedes aegypti encontra-se nos domicílios e por isso é necessário que cada pessoa fique atenta para não deixar que se formem larvas do mosquito em água parada. Outro fator que nos preocupou foi o aumento do índice de infestação da dengue na região, sendo necessário fazer um trabalho educativo forte”, explicou.
 
De janeiro a março de 2010, o índice na localidade estava em torno de 5,7%, aumentando em 2011, no mesmo período, para 10,7%. Até a última sexta (08/04), segundo a Diretoria de Vigilância, 74 casos foram notificados, sendo 37 confirmados (36 de dengue clássica e 1 com complicações). ..

Ascom PMJ

Cristina Costa debate o decreto do STF sobre Piso Salarial para os trabalhadores em educação

Na sessão desta segunda-feira, dia 6, a vereadora de Petrolina Cristina Costa (PT) usou a tribuna para falar sobre o resultado do julgamento do Superior Tribunal Federal sobre a ADI, Ação Direta de Inconstitucionalidade da Lei do Piso Salarial.

Desde 2008 a ação tramita no STF e só agora os ministros do tribunal deram seu parecer sobre a lei decretando a constitucionalidade da mesma. Cristina Costa que é presidente da Comissão de Educação da câmara afirmou: Vivemos um momento histórico para a educação brasileira, pois a partir deste momento os estados e municípios de todo Brasil ficam obrigados a acatar conceito de Piso Salarial como vencimento inicial, sem gratificações incorporadas...

Manuel Pereira Ascom

Armadilhas para captura de ovos do mosquito Aedes aegypti são instaladas no distrito de Maniçoba

A equipe de campo do Projeto Aedes Transgênico (PAT) e agentes de endemias da Secretaria de Saúde (Sesau) do município de Juazeiro instalaram, na última quarta-feira (6), ovitrampas, uma espécie de armadilha para capturar ovos do mosquito Aedes aegypti, em 60 residências do Distrito de Maniçoba (BA). A instalação dessas armadilhas feitas com pequenos vasos de plástico com água e um pedaço de madeira (alcatex) tem o objetivo de conhecer as espécies de mosquitos Aedes presentes no ambiente selvagem, além de medir a população desses mosquitos e o índice de infestação na localidade.  

As fêmeas depositam os ovos no alcatex, que são recolhidos semanalmente pelos agentes de endemias e encaminhados para o laboratório de insetos transgênicos, onde o material coletado é identificado. Assim é possível conhecer as espécies e o número de ovos de fêmeas e machos encontrados.  ..

Brena Duarte Ascom Moscamed

Univasf abre seleção simplificada para professores substitutos

A Univasf lançou sexta-feira (8) edital para seleção de professores substitutos para os campi de Petrolina (PE), Juazeiro (BA), Senhor do Bonfim (BA) e São Raimundo Nonato (PI). As inscrições abrem na próxima segunda-feira, 11 de abril e vão até dia 17 de abril, exclusivamente pela internet. A taxa é de R$ 40,00.

Os candidatos serão submetidos à prova didática e à avaliação de títulos, previstas para os dias 28 e 29 deste mês. São 9 vagas para início imediato, com prazos de 6 meses a 1 ano de contrato. O edital e respectivos anexos estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.concurso.univasf.edu.br/. ..

Klene Barreto de Aquino Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Casa Nova realiza Mutirão da Cidadania em Santana do Sobrado

A prefeitura de Casa Nova, através das secretarias de Saúde, Urbanismo e Obras, realiza Mutirão da Cidadania. A ação que teve início ontem (10), no Distrito de Santana do Sobrado, desenvolve trabalhos voltados ao setor de infraestrutura, como iluminação pública, operação tapa buraco, limpeza, poda de árvores, operação cata treco, reforma dos postos do correio e policial, combate à dengue, serviços de saúde, entre outros.
 
Durante o lançamento da ação os secretários de Saúde, Solon Xavier e de Obras, Vanderlin Carvalho, estiveram presentes para verificar de perto o trabalho de limpeza e de remoção dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. O secretário de Saúde fez um apelo à população. "É preciso que cada cidadão faça do quintal da sua casa, uma trincheira na "guerra" contra a Dengue e verifique semanalmente, todos os locais em que possam ser formados criadouros do Aedes aegypti. Apenas com participação de toda população, a Prefeitura poderá ajudar os casanovenses a vencer esta guerra e nos ver livres do risco de vivermos uma epidemia de Dengue na cidade", ressaltou. 
 
No trabalho de limpeza e remoção de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, os funcionários da Secretaria Saúde encontraram centenas de focos. No mutirão de limpeza nas ruas, além de realizar a roçada e capina das áreas verdes, a limpeza das guias e do meio fio e dos terrenos particulares, as secretarias envolvidas também estão fazendo a retirada de materiais que possam servir como criadouro do mosquito transmissor da Dengue. ..

Lidiane Cavalcante Ascom PMCN

BENAZZI NÃO É MAIS O TREINADOR DO BAHIA

O recado havia sido dado com a tentativa de trazer Joel Santana, mas o futebol apresentado contra o Paysandu e, principalmente, contra o Atlético de Alagoinhas, tornaram a situação do treinador Vágner Benazzi insustentável. Ao final da partida contra o Carcará, e a derrota por 1 a 0, a diretoria se reuniu e decidiu pela saída do técnico. ..

BN

Representantes da Prefeitura de Caruaru visitam Petrolina para conhecer o modelo de gestão do município

Durante a última semana, a Prefeitura Municipal de Petrolina recebeu o Núcleo de Gestão da Prefeitura de Caruaru-PE, formado pela Secretária Adjunta da Fazenda, Andrea Carla, a Diretora de Receita Mercantil, Thaise Machado e a Diretora de Contabilidade, Magali de Souza. Na ocasião, a equipe acompanhou o funcionamento dos órgãos e secretarias do município analisando o modelo de gestão adotado pelo governo Julio Lossio, além de transmitir também algumas experiências desenvolvidas em Caruaru.  

A Secretária Adjunta da Fazenda, Andrea Carla, comentou sobre a visita destacando seu interesse pelos programas e projetos desenvolvidos pela prefeitura. “Nós viemos fazer uma troca de experiências. Olhar o que a Prefeitura de Petrolina está realizando de bom no município e tentar adaptar algumas coisas na nossa cidade”, revelou. Percebendo a importância dessa interação entre os municípios, o Assessor de Finanças da Prefeitura de Petrolina, Alvanilson Reis, explicou o compartilhamento de ações entre os dois municípios. “Essa visita é importante uma vez que essa parceria constrói resultados positivos nas duas cidades. Trocamos experiências e compartilhamos ações que estejam beneficiando a população da melhor forma possível”, ressaltou. ..

Mirela Costa Secom PMP

ÓCULOS AJUDAM PM A ACHAR BANDIDOS

Ferramenta antiga nos filmes de ficção científica, óculos high-tech que identifica criminosos pelo rosto podem ser incorporados pela polícia brasileira. Com o equipamento, o efetivo vai "filmar" o público de grandes eventos e detectar se, no meio da multidão, estão criminosos, pessoas desaparecidas, procuradas ou torcedores envolvidos em brigas. Trata-se de um sistema chamado biometria facial, em que uma câmera especial instalada nos óculos capta a imagem das pessoas e depois as encaminha em tempo real para um banco de dados da polícia. Em seguida, é possível saber se quem aparece na imagem tem algum tipo de problema com a Justiça. Caso isso ocorra, um pequeno quadrado vermelho aparecerá na lente da câmera e o PM poderá agir. A ferramenta será utilizada, inicialmente, pela polícia de São Paulo, que já realiza cursos com a tropa. Informações do Estado de S. Paulo. ..

PRODUÇÃO CAPTA RECURSOS PARA O SHOW JOÃO GILBERTO 80 ANOS

A produção executiva do evento João Gilberto 80 anos Bossa Nova já foi recebida pelo secretário de Cultura do Estado da Bahia Albino Rubim, pelo secretário de Relações Institucionais do governo Jaques Wagner, Paulo Cezar Lisboa, pelo vice-governador e secretário de Infraestrutura da Bahia Otto Alencar, pela primeira dama Fátima Mendonça, pela Superintendência do Banco do Nordeste, pelos deputados Roberto Carlos PDT e Rosenberg Pinto PT e dia 27 de abril está agendada uma audiência especial com a ministra da cultura Ana de Holanda.

A produção foi assistida diretamente pelo deputado federal Daniel Almeida e pelo chefe de gabinete da Serin Pedro Alcântara, subsecretário da pasta. O projeto que também já foi encaminhado para a Petrobrás, grande patrocinadora de mega eventos no Brasil tem despertado muita atenção onde é apresentado...

Lideranças políticas abraçam a luta pela emancipação de Santana do Sobrado

Santana do Sobrado no último sábado, dia 09, recebeu as comissões de emancipação de Izacolandia (Petrolina), Nascente (Araripina) e Pilar (Jaguarari). Se depender de lideranças políticas não faltará apoio para esta luta que acontece há anos. Por lá estiveram representando o distrito de Nascente os vereadores de Araripina João Dias e Aurismar. A comitiva de Pilar esteve constituída pelo vice-prefeito de Jaguararí José Roberto, os vereadores Antonio Carlos Xavier e Josimar de Souza e a comunidade de Izacolândia foi representada pelo presidente da associação José Gilberto, o Advogado Alírio Reis e o coordenador da Comissão de emancipação e estudante de direito Júlio César.

Do distrito de Santana do Sobrado estiveram presentes todas as lideranças comunitárias e ex-vereadores Anchieta, Robério, Manoel do Posto, Mazola vice-presidente do PMDB, Alex Antunes presidente do PDT, Jailson Santos presidente do PT, o vereador de Casa Nova Leonardo, o representante de Orlando Xavier e Secretário de Obras Vanderlim Carvalho, o empresário Juscelino Coelho e os dirigentes da associação de moradores José Lopes e Izabela Moreira...

Ribeirinhos baianos temem impacto de complexo nuclear

Questão energética é "sina" do nordestino tanto quanto os projetos de combate à seca

O sertanejo tem uma sina. E ela vai além da falta de água, da terra rachada, da estrada esburacada, das costas doídas pelo manejo da enxada. O nome desta sina poderia ser o esquecimento, diriam os mais apressados. Do outro lado, prontamente gritariam: estão errados. O sertão está nas lembranças, nas planilhas, nos projetos que se transformam em grandes empreendimentos. A sina do sertanejo chama-se energia. Foi em nome dela que o Rio São Francisco engoliu cidades inteiras para a instalação de barragens e usinas hidroelétricas. Entre elas estava a pacata Rodelas e o distrito de Barra do Tarrachil, em Chorrochó, que em 1988 deram lugar à Barragem de Itaparica. As memórias foram submersas, as casas reconstruídas alhures e a sina permaneceu. Ela retorna na forma do Complexo Nuclear do Nordeste, disputado por sete municípios ribeirinhos, incluindo dois em território baiano...

Foto: Marco Aurélio Martins / AG. A Tarde

Prefeitura inaugura pavimentação de ruas no bairro da Rodoviária em Bonfim

Após ter conduzido a pavimentação da rua Valfredo Gonçalves e parte da rua Alagoas, ambas nas proximidades do Terminal Rodoviário de Senhor do Bonfim, a Prefeitura Municipal realizou sexta-feira (08), o ato oficial de entrega do benefício à comunidade local. 

O prefeito Paulo Machados declarou que é uma obrigação moral, administrativa e política dos governantes assumirem todas as obras de sua gestão como fato público. Referindo-se a importância dada pelo governo à urbanização daquele trecho, ele apontou: “Em qualquer circunstância, aqueles que respondem pelas construções sociais devem acompanhá-las desde o começo, fiscalizar o andamento e fazer a entrega final de forma pública à população beneficiada. É a oportunidade de partilhar alegrias e conquistas com os moradores e usuários da obra”...

Ascom Bonfim

LEITOR AGRADECE ATENDIMENTO NO HOSPITAL REGIONAL QUE SALVOU A VIDA DO SEU FILHO

Geraldo,

Venho através do seu blog agradecer aos profissionais de Saúde que na última sexta a noite(08) estiveram de plantão no Hospital Regional de Juazeiro. Meu filho teve um acidente doméstico ocasionando um corte na mão esquerda muito profundo que atingiu duas artérias principais da citada mão...