RedeGN - Sempre ligado.

Outros Destaques

Política

"Entre Aspas"

Pedro Guimarães - Presidente da Caixa Econômica Federal

"O que a gente viu é algo que eu nunca tinha pensado que existisse. Pessoas morando nos lixões"

Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, em evento no Planalto.

Outras Notícias

PM FAZ APREENSÃO DE CRACK E COCAÍNA EM PAULO AFONSO

Ontem, por volta das 21 horas, durante a Operação Munzuá, foi presa em flagrante delito e conduzida à delegacia de Paulo Afonso por tráfico de droga,s CINTIA DA SILVA MARTINS, 23 anos.

A acusada se deslocava do bairro Tancredo Neves para o centro de Paulo Afonso em um moto taxi e ao ser abordada, foram encontrados dentro de sua bolsa 269 (duzentos e sessenta e nove) pedras pequenas de crack e 02 pedras grandes, 71 papelotes de cocaína e uma pedra de cocaína média.

Ela disse aos policiais que estava levando a droga para um homem conhecido como “Borracha” no bairro Senhor do Bonfim, na citada cidade...

Com informações do Coronel PM Everaldo Mendes Comandante do CPRN Foto Ilustrativa Google

"Um Pedacinho da Europa" em Uauá

O Artista plástico Robson Rodrigues, conhecido internacionalmente como Franz Tagore, realiza nos próximos dias 24 e 25 de julho, no espaço cultural Toque de Zabumba em Uauá a Exposição fotográfica "Um Pedacinho da Europa". A Exposição tem 50 fotos da Europa e 10 painéis de 1,20 X 80 cm.

As fotos foram tiradas durante sua viagem pela Europa em companhia da sua companheira e artista austríaca Martina Nagl, e retrata diversas imagens em vários países do velho mundo.
O artista produziu vários trabalhos chegando a expor suas obras no velho continente. 

A exposição foi realizada no europassal (salão da Europa) no Instituto Latino Americano na capital da Áustria, Viena. A exposição com 20 quadros do Artista Plástico Franz Tagore e da artista Idalina Pölzer, seguiu aberta até 9 de junho. Além dos quadros 100 fotografias ligadas ao sertão brasileiro também foram expostas. A exposição visa arrecadar recursos para o plantio de árvores na caatinga de Uauá...

Vitor Lobo Umbuzada.com

Ailton Candeia assume vaga no Conselho Estadual das Cidades

O secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, Aílton Candeia, vai à Salvador, nesta quinta-feira (22), para posse dos novos componentes do Conselho Estadual das Cidades da Bahia, gestão 2010/2013. A solenidade será realizada na Fundação Luís Eduardo Magalhães, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), a partir de 8h30. Após a posse, acontecerá a primeira reunião do Pleno do ConCidades, bem como das suas Câmaras Técnicas que vai definir, entre outras coisas, o calendário de reuniões do Conselho para 2010.

Os componentes do ConCidades foram eleitos durante a 4ª Conferência Estadual das Cidades realizada também em Salvador no mês de maio. Aílton Candeia, será o único representante do território do Sertão do São Francisco no Conselho, que tem o objetivo de debater sobre os avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano dos municípios. ..

Tetxo e Foto Ascom PMJ

WAGNER GANHA APOIO DE PREFEITA DO PR

No encontro com lideranças políticas e sociais, realizado nesta terça-feira (20) em Barreiras, o governador Jaques Wagner (PT) foi anunciado como o candidato à reeleição da prefeita local Jusmari Oliveira, do PR, partido que faz parte da chapa do concorrente Geddel Vieira Lima (PMDB). No evento, que segundo o próprio Wagner foi o maior realizado até agora por ele – com mais de 3 mil pessoas – a gestora declamou louvores ao petista e citou a coligação que tentará emplacar entre os seus eleitores e logo mandou um recado ao seu partido sobre um possível retaliação devido a sua escolha. “Fui a primeira política a ser processada por infidelidade partidária, mas eu digo que a chapa completa deve ser eleita com Wagner governador, Otto vice e Lídice e Pinheiro senadores", discursou. ..

BN Foto: Manu Dias/ Bahiafotos

PAULO SOUTO JÁ ESTÁ EM JUAZEIRO

 

O candidato ao governo da Bahia pelo Democratas Paulo Souto, visita Juazeiro nesta quarta-feira. Assim que desembarcou no aeroporto de Petrolina por volta das 08 horas, o candidato que está acompanhado dos postulantes ao Senado José Ronaldo e José Carlos Alelúia, bem como do deputado federal Jorge Khoury, esteve no Jornal Diário da Região, concedeu entrevista no programa Sem Fronteiras da Rádio Juazeiro e visitou os permissionários do Mercado do Produtor.

A classe empresarial ofereceu um almoço ao candidato do DEM no Armazém Café. Às 15 horas, Paulo Souto e comitiva visitam o blog do Geraldo José e em seguida participam de uma caminhada na área comercial de Juazeiro...

Perfeito Estado e a Cúpula participam da quarta edição do Ensaio Livre

 

As bandas Perfeito Estado e a Cúpula se apresentam no próximo dia 31, às 20 horas, no Centro de Cultura João Gilberto, durante a quarta edição do Projeto Ensaio Livre.

Será cobrado apenas o couvert artístico...

Sedest fecha parceria com AA e Narcóticos Anônimos

A Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST) em parceria com os Alcoólicos e Narcóticos Anônimos está promovendo ações para solucionar um problema antigo da cidade, resgatar socialmente os moradores de rua, que vivem na Praça Pio XI, além de reestruturar a Casa dos Conselhos, hoje identificada como Conselho Sobre Drogas.

De acordo com a secretária Tereza Virgínia, já foram feitas duas reuniões com os parceiros, cujo objetivo é o planejamento de ações que deverão ser iniciadas na segunda semana de agosto. “Nosso objetivo é resgatar essas pessoas que moram nas ruas de Petrolina e encaminha-las a rede sócio-assistencial do município. Para tanto buscamos parceria com o AA e Narcóticos Anônimos”, expôs.

Ainda segundo Tereza Virginia, o interesse da gestão é firmar parcerias e atuar na inclusão social, reduzindo os sofrimentos dos dependentes químicos e de seus familiares. “O governo Lóssio é sensível a essa causa, e nós que fazemos a SEDEST estamos trabalhando inicialmente para mudar a situação dos dependentes químicos que ocupam a Praça Pio XI. Sabemos que esse é um trabalho complicado, mas com determinação e o apoio de pessoas que já atuam nessa causa, com certeza teremos sucesso nas ações”, finaliza. ..

Lidiane Souza Ascom PMPImagem ilustrativa - Google

Sorteio eletrônico da Educação Profissional nesta quarta-feira

Mais de 36 mil candidatos/as se inscreveram para concorrer a uma das 2.299 vagas dos cursos técnicos de nível médio ofertados pela Rede Estadual de Educação. A seleção dos inscritos será na próxima quarta-feira (dia 21), às 15h, no Auditório 08, do Instituto Anísio Teixeira, situado na Rua das Muriçocas, Paralela, em Salvador. O sorteio eletrônico será transmitido por videoconferência, em tempo real, com a participação de representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, professores e é aberto para acompanhamento de estudantes e pais. 

Os cursos mais concorridos no sorteio são o de Logística, com 173 candidatos/as por vaga; Administração, com 85 candidatos/as por vaga, Eletroeletrônica, com 66 candidatos/as por vaga e Alimentos, com 65 candidatos/as por vaga. Todos/as os/as inscritos/as serão classificados/as, mas a convocação obedecerá a ordem de classificação no sorteio eletrônico e à disponibilidade de vagas, por curso, nos centros com oferta para este semestre. 

MATRÍCULAS - As matrículas serão realizadas de 26 a 28 de julho nos respectivos centros. No ato da matrícula, devem ser apresentados os seguintes documentos: Cópias e originais do CPF, Histórico Escolar, Cédula de Identidade, duas fotos ¾ e comprovante de residência, atestando o endereço de inscrição. Só serão acatados Atestados de Conclusão de cursos para os/as estudantes concluintes do ensino médio no ano letivo de 2009. As aulas serão iniciadas no dia 09 de agosto...

Agecom Bahia

Juazeiro vacina contra pneumonia e meningite tipo C a partir desta quarta (21)

A partir desta quarta-feira (21/07), as vacinas contra meningite tipo C e pneumonia (pneumococos 10) entram para o Calendário Básico de Vacinação de Juazeiro. A Secretaria de Saúde informa que a vacina contra meningite estará disponível para crianças de 2 meses a menores de 5 anos e a de pneumonia tem como públicoalvo crianças de 2 meses a menores de 2 anos. As imunizações estarão sendo oferecidas em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) de terça a quinta-feira, sendo na zona urbana, das 8h às 12h e das 14h às 17h e zona rural, das 8h às 13h. Os pais ou responsáveis devem se dirigir aos postos de saúde munidos com a carteira de vacinação e o cartão da família.
 
“A vacina é importante e eficaz para a saúde, já que estas doenças são consideradas graves e podem levar a morte, principalmente nesta faixa-etária. Somos um dos municípios considerados prioritários no combate a mortalidade infantil, por isso continuaremos realizando ações em prol de uma saúde melhor para as crianças, que não devem deixar de ser levadas pelos pais ou responsáveis às unidades para receber a imunização. É preciso ressaltar que o usuário deve ter tranqüilidade, pois a vacina já está inserida na rotina de vacinação dos postos de saúde”, considerou o diretor de Promoção a Saúde de Juazeiro, Mário Machado.
 
As vacinas não têm nenhuma contraindicação e qualquer dúvida, o usuário deve procurar o agente de saúde do bairro ou enfermeiro e médico, na própria unidade. A meningite tipo C e a pneumonia são doenças graves causadas por bactérias, vírus ou fungos. Os principais sintomas da meningite são: febre alta, enrijecimento da nuca, dor de cabeça e vômitos e quando o paciente está com pneumonia geralmente apresenta febre alta, tosse, dispnéia (cansaço, falta de ar) ou dor de cabeça. Até esta terça-feira (20/07), Juazeiro tem confirmado apenas 2 casos de meningite e a pneumonia é uma doença comum, ambas podem ser evitadas através da vacina e de outros cuidados esclarecidos pelos profissionais de saúde nas unidades da cidade.  ..

Por Vânia Castro/Sesau Foto: Vaner Casaes / AGECOM

PLENÁRIA EM JUAZEIRO DEBATE POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO PARA O SERTÃO DO SÃO FRANCISCO

Organizações do governo e da Sociedade Civil dos municípios que compõem o Território do Sertão do São Francisco (Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Casa Nova, Canudos, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento - Sé, Sobradinho e Uauá), participaram em Juazeiro, de mais um encontro do chamado Diálogo Territorial – Um espaço de discussão e avaliação das propostas e demandas para o Território. O evento que aconteceu nos dias 19 e 20 desse mês no auditório da CODEVASF discutiu prioritariamente, as proposições de políticas públicas em andamento nos dez municípios do território, e contou as presenças de prefeitos, vereadores, gestores de órgão públicos, além de agricultores e lideranças comunitárias.

Marcelo Rocha, representante da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), Edson Couto da EBDA e Dário Nunes do IRPAA, fizeram as primeiras análises sobre as políticas de desenvolvimento territorial em andamento nos municípios a partir de projetos pontuais e estruturantes concebidos pelas diversas representações que compõem o território. O fortalecimento da agricultura familiar, segmento importante para o desenvolvimento regional, tem sido a base das proposições elaboradas pelo território desde sua criação em 2004. Mas, de acordo com Dário, embora este segmento tenha sido muito debatido nos encontros, ainda é algo que precisa ser mais reconhecido.

Algumas intervenções da plenária foram no sentido de questionar os projetos de desenvolvimento do governo que infelizmente enfraquecem a agricultura familiar, a exemplo das barragens e mineradoras. Projetos de alto custo e que deveriam sem melhor debatidos no território porque ameaçam e até expulsam as famílias do campo. No ultimo dia do encontro, os participantes analisaram e fizeram mais proposições aos projetos que estão em andamento e que visam fortalecer as políticas de desenvolvimento sustentáveis através de atividades como: agricultura, pesca, educação, apicultura, dentre outras presentes no instrumento que norteiam as demandas de ações e projetos para a região, o Plano de Desenvolvimento Territorial...

Por Raimundo Fábio

Alvaro Dias: MP da Copa abre espaço para irresponsabilidade fiscal

O senador Alvaro Dias (PR), vice-líder do PSDB, disse que há um grande risco na Medida Provisória assinada nesta segunda-feira (19) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que concede incentivos financeiros e aumenta o limite de endividamento das cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014 (MP 496/2010). Alvaro Dias foi o presidente da CPI que apurou, em 2003, irregularidades no futebol brasileiro e na entidade que o comanda, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

- O risco é a irresponsabilidade, a gastança desordenada e incompetente. Até hoje a Grécia paga pelos erros cometidos nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, quando gastou-se além do que o país suportava, de forma desordenada, e o resultado é um dos componentes da crise que hoje devasta o país, uma bomba de efeito retardado - disse Alvaro Dias.

Para o senador, o aumento no limite de endividamento dos municípios escolhidos constitui um enorme risco e também um privilégio para umas poucas cidades. Alvaro Dias lembra que o endividamento sempre foi um dos dramas do país, e as cidades e estados escolhidos para sediar a Copa do Mundo não poderiam ter um privilégio que não vai ser estendido aos demais. Para ele, a medida provisória também viola a Lei de Responsabilidade Fiscal...

Cezar Motta/ Agência Senado Foto: Artur Boppré

Dados do Siga Brasil apontam desempenho dos partidos na liberação de recursos para a Bahia

Dados levantados no Siga Brasil – Sistema de fiscalização do orçamento, trazem dados surpreendentes em relação à atuação do Partido Verde e do DEM no que diz respeito a recursos para a Bahia através de emendas individuais. O PV com apenas dois deputados, Edson Duarte e Edgar mão Branca, tiveram recursos da ordem de R$ 173,2 milhões aprovados na atual legislatura, sendo superados apenas pelo DEM que garantiu recursos da ordem de R$ 258,6 milhões. O desempenho dos parlamentares verdes fica evidente na proporcionalidade, uma vez que o DEM conta com 11 deputados e o PV com apenas 2. As emendas do deputado Luís Bassuma não foram computadas para o PV uma vez que sua filiação se deu recentemente.

O deputado Edson Duarte, líder do Partido Verde na Câmara dos Deputados, atribui a aprovação de valores tão relevantes à qualidade dos projetos apresentados, que segundo ele não deixam margens para reprovação. “Recebo solicitações da Codevasf, com projetos para a região do São Francisco, de universidades baianas e institutos de pesquisas, embasados com critérios técnicos que dificilmente seriam descartados como inconsistentes”, justifica o deputado...

Secretaria de Saúde de Petrolina e Motoclub Kavaleiros de Aço doam mais de dois mil pacotes de leite

Na última semana a Secretaria de Saúde de Petrolina (SMS), em parceria com o Motoclub Kavaleiros de Aço, realizaram a doação de mais de 2.500 sacos de leite a localidades carentes da cidade. A campanha tem como objetivo melhorar o quadro nutricional das crianças em risco, auxiliando no aumento do peso e contribuindo consequentemente com a redução da desnutrição infantil. 

Os leites foram arrecadados a partir de uma campanha junto aos profissionais da SMS , com o grupo Kavaleiros de Aço, que visa a fraternidade a solidariedade. Ao todo, foram entregues 5.533 pacotes de leite, mas o quantitativo pode ser ainda maior. Desta vez foram priorizados os bairros mais vulneráveis. A entrega foi realizada nas Unidades Básicas de Saúde Álvaro Rocha e Joseja Bispo, localizadas no bairro João de Deus e na invação no Pedro Raimundo, onde residem crianças com risco, apresentando baixo peso e prematuridade. 

De acordo com a Coordenadora da Assistência Nutricional, Eliana Rocha, existem uma média de 700 crianças cadastradas no programa e devido ao alto número ficaria inviável distribuir o alimento para todos. Assim, inicilmente foram beneficiadas 62 crianças, que serão atendidas num período de 2 meses, prazo mínimo para que resultados positivos possam ser observados. “Esses menores são monitorados e são poucos os que permanecem com baixo peso, por isso ao final dos dois meses recebem alta, pois saem da faixa de risco”, enfatiza.  ..

Taisa Alencar Ascom PMP

PRB TEM CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL EM JUAZEIRO

O empresário do ramo de compra e venda de veículos Luís Carlos é mais um candidato de Juazeiro e da região Norte do Estado no pleito deste ano. Filiado ao PRB – Partido Republicano Brasileiro, Luís Carlos declarou ao blog que cansou de apoiar outros políticos e não obter respostas aos anseios da população.

Ele disse que já recebeu outras propostas para disputar o parlamento municipal, mas não se sentia preparado. Depois de conversar com os dirigentes da legenda em Salvador, particularmente com o presidente do PRB na Bahia Márcio Marinho, decidiu enfrentar este desafio tendo como principais bases, os municípios de Juazeiro e Curaçá...

Prefeito entrega urbanização do loteamento Sol Nascente

Os moradores do loteamento Sol Nascente receberam ontem (20), o prefeito Isaac Carvalho e equipe técnica de governo que entregaram à comunidade, a urbanização do loteamento com  iluminação pública, energia elétrica e regularização fundiária. Estiveram presentes também na ocasião, o presidente do poder legislativo, Crisóstomo Lima, juntamente com os vereadores Bené Marques, Mozaniel Silva, Janeleide Pereira e Mitonho Vargas, além do gestor da Coelba na região, Jezer Pacheco, do representante da Diocese, Márcio Jandir, bem como o diretor do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Joaquim Neto, comunitários e moradores do Sol Nascente. 

A urbanização do loteamento é resultado de um trabalho em conjunto entre Ministério Público, Diocese, comunitários do bairro Itaberaba, moradores do Sol Nascente, Prefeitura de Juazeiro e Câmara Municipal. Habitado há mais de oito anos, o local, antes conhecido como Frei Damião, não tinha infraestrutura básica de iluminação, abastecimento de água ou mesmo ordenamento das ruas. Para tanto, era necessário que o município executasse a regularização fundiária do local o que ocorreu no início desse ano como explicou o secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, Aílton Candeia...

Michele Gomes-Seihasp