RedeGN - Sempre ligado.

Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

Outras Notícias

Ministério do Trabalho media crise na educação de Casa Nova e professores voltam à sala de aula segunda (16)

Representantes da APLB Sindicato de Casa Nova participaram ontem na delegacia do Ministério do Trabalho e Emprego de audiência com a Gerente da Delegacia do Trabalho, Dr.ª Edésia de Almeida Barros e a administração municipal de Casa Nova.

O grupo da APLB foi representado pela Diretora da Delegacia Sindical das Esmeraldas, Maria do Carmo da Rocha Braga, a Secretária de Imprensa Sílvia Castro Silva, o Diretor Regional da Executiva Estadual Ailton Ribeiro Rodrigues e o Assessor Jurídico da entidade sindical, Rafael Ribeiro de Amorim. O encontro teve o objetivo de levar a pauta de reivindicações, estabelecida em Assembléia e que consiste no motivo da paralisação iniciada no último dia 02.

Já pela Prefeitura estiveram presentes: O Prefeito Orlando Nunes Xavier, a Secretária de Educação, Alda Nunes Xavier, O Secretário de Finanças, Nilton César Meira, a assessora da Secretária de Educação, Gorete dos Anjos e o Chefe de Setor Pessoal, Clébio Ronei Passos...

CRACKERS INVADEM SISTEMA DO DETRAN

Os serviços prestados pelo Detran-BA no Estado foram suspensos no início da noite desta quinta-feira (12). Em nota oficial, o órgão informou a ocorrência de problemas no sistema operacional de atendimento. De acordo o documento enviado à imprensa, existe a suspeita de que crackers tenham invadido a rede de computadores do órgão estadual. Questões como emissão da primeira habilitação, mudança de categoria, renovação, primeiro emplacamento, transferência de veículos, alienação fiduciária e outros serviços relacionados à habilitação e a veículos ficam sem solução até o problema ser resolvido. A previsão de retorno do atendimento é para segunda, 16. AS informações são do A Tarde. ..

MEMBRO DO PV DECLARA APOIO A WANK MEDRADO

O Professor Edi Santana Barbosa, filiado ao Partido Verde oficializou nesta quinta feira, 12/08/2010, apoio ao candidato a deputado estadual Wank Medrado. Ele alega que a decisão foi tomada junto com os familiares, amigos e companheiros que deram sustentação à sua campanha de vereador em 2008.

“Desconheço a posição do Partido Verde com relação às próximas eleições no que refere aos cargos de deputado estadual e federal, fato esse que se justifica, em virtude de não ter sido convidado formalmente para nenhuma reunião após as eleições. Apesar de ser filiado ao PV”, argumentou o professor Edi em nota enviada ao blog...

Eduardo mostra que Pernambuco avançou

O primeiro debate entre os candidatos ao governo do Estado, realizado nesta quinta-feira, foi marcado pela segurança e firmeza do atual governador e candidato à reeleição Eduardo Campos (PSB). Durante as quase duas horas de duração do programa, Eduardo pode mostrar as telespectadores o quanto Pernambuco avançou nos últimos quatro anos, realizando parcerias importantes com o Governo Federal e com instituições como o Sistema S, para qualificar mais pernambucanos. O debate foi atentamente acompanhado pelo candidato ao Senado pela Frente Popular, Armando Monteiro (PTB), e pelo companheiro de chapa, Humberto Costa (PT).

“Este é um momento importante. Foi o primeiro confronto direto de idéias. Mostramos que temos o melhor projeto e o melhor candidato. Pernambuco tem que continuar neste rumo, temos que construir esta vitória a cada dia. Vamos seguir com confiança. Nos sentimos honrados em pertencer a este time, a este grupo. Vamos festejar e compartilhar este dia e continuar neste rumo”, afirmou Armando...

Aldeia do Velho Chico promete um final de semana pra lá de movimentado

A programação deste final de semana em Petrolina promete uma agenda pra lá de movimentada com as atrações do VI Festival de Artes do Vale do São Francisco - Aldeia do Velho Chico, que começou no último dia 06 e vai até o dia 21. Nesta sexta-feira 13, o Grupo de Estudantes Contadores de Histórias de Cordel –Gechcordel se apresenta em duas sessões ( 09h e 15h), na sala de dança do Sesc com um repertório de poesias matutas, a exemplo dos já famosos poemas  A Perna Preta Cabeluda e Meu Casamento com Vicença.

À noite, com início às 19h, o teatro do Sesc vai receber o concerto com o Quarteto Mosaico, de Petrolina, que vai executar músicas populares brasileiras e internacionais e na seqüência, mais música popular e erudita com os professores da Universidade Federal da Paraíba, que formam o Quinteto Latino Americano de Sopro. Palhaças a Beira de Um Ataque de Nervos. As trapalhadas, conflitos amorosos e um enredo divertido vão marcar à tarde (16h30), deste sábado no salão do Sesc com a companhia teatral Nariz de Cogumelo, de Salvador-BA. No final da tarde, o público vai contar com uma aula de Dança de Salão com um expert Marcos Canuto...

Clas Comunicação

Com o bloco na rua, Isabel Cristina inaugura comitê nesta sexta-feira 13

A deputada estadual e candidata à reeleição Isabel Cristina-PT de Petrolina inaugura seu comitê na Praça do Galo, nesta sexta-feira, dia 13. A movimentação começa a partir das 15h, com concentração em frente ao Hotel do Grande Rio. Em seguida os participantes do evento sairão em caminhada até a Praça do Galo, Centro de Petrolina, onde haverá discursos e a inauguração do comitê. 

Além de militantes petistas e várias lideranças políticas de Petrolina e região, estarão presentes no evento o deputado federal Maurício Rands-PT, o presidente estadual do partido, Jorge Perez e a vereadora de Petrolina, Cristina Costa-PT. Com a campanha já iniciada, a deputada Isabel Cristina tem cumprido uma agenda intensa, com caminhadas e visitas não só em Petrolina, como também em Recife e municípios do Sertão. ..

Presidente do PV se pronuncia sobre críticas à chapa majoritária‏

Circula na imprensa a notícia de que o Partido Verde estaria insatisfeito com o modo como o deputado federal Luiz Bassuma está conduzindo a sua campanha ao governo do estado. Nota publicada no jornal Tribuna da Bahia desencadeou a série de boatos. Ontem fui procurado por uma repórter para comentar o desempenho do candidato do PV no pleito. Esclareço aqui que, em momento algum, mencionei a possibilidade do cancelamento da candidatura de Bassuma, assim como não há nenhuma intenção de “enquadrar” o candidato como foi publicado, ontem (12), no site Bahia Notícias.  

A Executiva Estadual do partido se reuniu, como faz periodicamente, para discutir assuntos referentes ao nosso projeto na Bahia. Discutimos, evidentemente, os rumos da campanha e buscamos definir novas estratégias que possibilitem um melhor desempenho da nossa chapa majoritária. Esta reunião foi realizada com o conhecimento de Bassuma que não pôde comparecer devido a sua agenda de candidato. 

 O papel da Direção Executiva é de construir nosso projeto verde. Em momento algum houve intenção de tecer críticas ao nosso candidato. Nos preocupa, realmente, a atual colocação nas pesquisas, e o direcionamento da nossa campanha deve ser discutido coletivamente. É importante registrar que a direção partidária - a mesma que conduziu de forma democrática o processo de construção do projeto verde – pretende apenas contribuir com a campanha que, afinal, representa todos nós, concluiu Ivanilson Gomes, Presidente do PV Bahia, em nota enviada ao blog...

MEDEIROS AINDA ACREDITA NA CPI DO CONTRATO

Os vereadores Alex Tanuri (PSDB) e José Carlos Medeiros (PV) informaram ao blog desconhecer ainda as razões que levaram os colegas da bancada “Prá Salvar Juazeiro” Ronaldo Campina (PMDB) e Valdeci Alves (PV) a retirar as assinaturas do requerimento que semana passada propôs a instalação de CPI para investigar contrato da Prefeitura de Juazeiro com escritório advocatício de Salvador.

Tanuri esclarece que ainda não manteve qualquer contato com os dois parlamentares e aguarda que nos próximos dias eles expliquem a população o porquê dessa decisão...

LÍDICE E WALTER PINHEIRO CONFIRMAM PRESENÇA EM CAMINHADA DE BANDEIRA

O ex-prefeito de Juazeiro Joseph Bandeira começa nesta sexta-feira (13), a campanha em busca de uma cadeira na Câmara Federal. Com as presenças dos candidatos ao Senado pela coligação “Pra Bahia Seguir em Frente”Walter Pinheiro e Lídice da Mata, Bandeira realiza caminhada a partir das 18 horas, saindo da rua Ramiro Ribeiro e percorrendo as ruas da Vila Jacaré, antigo reduto do petista.

A assessoria do candidato não informou se haverá comício após a caminhada...

Juazeiro está entre as sete cidades da Bahia escolhidas para Especialização em parceria com a UFBA

A Secretaria de Educação de Juazeiro, em mais uma parceria com o Ministério da Educação, e agora com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), promovem o 1º Curso de Especialização, Lato Sensu, em Coordenação Pedagógica, na modalidade à distância, para servidores do quadro efetivo do município, que tenham cargo de professor, coordenador pedagógico ou outro afim, que exerçam atividade de coordenação pedagógica. A aula inaugural do curso acontecerá nesta sexta-feira (13), às 13h30, no auditório da secretaria.

Juazeiro está entre os sete municípios da Bahia escolhidos para condição de cidade-pólo do projeto piloto. Serão disponibilizadas 60 vagas, e os participantes receberão certificação em especialização expedido pela UFBA; possibilidade de indicação pessoal para assistente de turma; além de qualificação em serviço com vistas a melhoria da educação municipal. O curso terá duração de um ano e será supervisionado por quatro tutores da SEDUC. Uma vez por mês os alunos terão aulas presenciais e na primeira semana contarão com a presença do vice-coordenador do projeto na UFBA, Ronaldo Venas.

Segundo o titular da SEDUC, Plínio Amorim, essa é mais uma grande conquista, “nosso município está entre os sete escolhidos e isso nos honra muito. Estamos colhendo os frutos de um trabalho sério, comprometido, que busca articulações para melhoria da qualidade da educação de Juazeiro. ..

Ascom PMJ

Juazeiro recebe a visita de baianos que estudam medicina em Cuba

A partir de hoje, 13, até o dia 18 de agosto, a cidade de Juazeiro recebe a visita de dez estudantes baianos que cursam Medicina em Cuba. Eles realizarão um trabalho voluntário no interior, através de um convênio firmado entre a Secretaria de Saúde de Juazeiro e os alunos. Os futuros médicos desenvolverão uma Mostra Sócio-Econômica e de Saúde do distrito de Massaroca. Nos primeiros dias, eles farão visitas à comunidade local, onde colherão informações e dados para a formação de um relatório final.

Na delegação está o juazeirense Salvador Carvalho, 27 anos, que está cursando o nono semestre na Escola Latino Americano de Medicina (ELAM), em Cuba. Salvador argumenta que o trabalho servirá como dado prático para ser utilizado pela Secretaria de Saúde de Juazeiro. “Muitos estudantes não conhecem o semi-árido brasileiro e agora terão a oportunidade conhecer de perto a nossa realidade. A Mostra, que é o espelho da região, será apresentada em Seminário de Intercâmbio das BES - Brigada Estudantil pela Saúde, que vai acontecer em fevereiro de 2011”.

Salvador informou que outros estudantes de Cuba realizam trabalhos semelhantes em outros estados da Federação, bem como, em outros países da América do Sul e da América Central...

Bahia terá fábrica para industrializar laranjas

A Bahia vai ganhar, no município de Rio Real, maior produtor de citros do Estado, uma fábrica para industrializar laranjas. O compromisso foi assumido nesta quinta-feira, (12) pelos diretores da Brasfrut, Reinaldo Vinicius e André Ornelas, durante reunião com o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles. Participaram do encontro, realizado na Câmara de Vereadores de Rio Real, o prefeito da cidade, Antonio Alves dos Santos, (Carroça), prefeitos da região, presidentes das associações de produtores e representante do Território.

Reinaldo Vinicius e André Ornelas disseram que a intenção inicial era criar uma linha de produção na fábrica da Brasfrut em Feira de Santana, mas diante do que viram, da capacidade e qualidade da produção e da segurança do negócio, resolveram instalar uma fábrica no município. A Brasfrut atua em Feira de Santana produzindo polpas para exportação para a Europa e EUA. Tem 40 anos de experiência e tecnologia de ponta.

A prefeitura de Rio Real doou um terreno para instalação da fábrica, visitado ontem mesmo pelo secretário Eduardo Salles e pelos diretores da Brasfrut. Um grupo de trabalho foi organizado, formado pelos secretários de Agricultura dos municípios da região, pelos presidentes das associações de produtores e por representantes da Brasfrut para definir os detalhes da instalação da nova indústria. ..

ASCOM

Obstrução à votação da MP 487 apavora fruticultores do Vale do São Francisco

Os fruticultores do Vale do São Francisco estão apavorados com a obstrução que a oposição ao governo, liderada pelo PSDB, DEM e PPS estão fazendo, na Câmara dos Deputados, impedindo a votação da MP 487. O medo dos produtores é que a matéria não seja votada durante o esforço concentrado convocado para os dias 17 e 18 deste mês. “Se não passar pela Câmara e não for votada no Senado até o dia 5 de setembro a MP cai”, explica Ivan Pinto, presidente do Instituto da Fruta. Ele disse que “a aprovação da MP será fundamental para o processo de reestruturação financeira da fruticultura do Vale do São Francisco”. Ivan relatou que a medida deveria ter sido votada no dia 4, o que não aconteceu por manobra da oposição,que acabou derrubando a sessão. 

Ivan explicou que o Artigo 12 da MP 487 autoriza ao Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), a contratação de nova operação de crédito para a liquidação do saldo devedor dos mini, pequenos, médios e grandes hortifruticultores, empresas e cooperativas de hortifruticultores rurais e empresas exportadoras de frutas, dos municípios do Vale do Rio São Francisco, de dividas oriundas de crédito rural de custeio e investimento contratadas com recursos do FNE entre 15 de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2009. O montante das operações é de até de R$ 550 milhões. ..

Josalto Alves Foto Google

Escola do Servidor irá contemplar Policiais Militares de Pernambuco

 
Em visita ao Campus da Facape, dia passado, 12 de agosto, o Comandante do Policiamento do Sertão II Elimar Lopes de Almeida, foi recebido pelo Presidente da instituição, Professor Rinaldo Remígio Mendes, a diretora acadêmica Ruth Dias e professores da Faculdade. 
 
O Comandante foi retribuir visita anteriormente feita pela direção da Facape ao Batalhão de Polícia, oportunidade em que foi apresentada proposta de curso para capacitação de Policiais Militares que atuam na região do Sertão. A capacitação é um dos projetos da Escola do Servidor Público, idealizado e formulado por docentes da Facape. O projeto foi apresentado ao Comando da PM pela Diretora Ruth Dias. A Professora afirma que o projeto pretende qualificar mais de 600 Policiais Militares, em diversas esferas de capacitações que o comando da PM julgar necessário. Entre as temáticas sugeridas estarão os Direitos Humanos e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
 
De acordo com o Comandante Elimar, o aperfeiçoamento dos profissionais, disponibilizado através da parceria com a Facape, irá possibilitar um aprimoramento das funções para melhor servir a comunidade: “A sociedade cobra uma Policia mais participativa, mais cidadã e com essa capacitação que pretendemos alcançar esses objetivos e assim, a PM poder ser reconhecida como uma Instituição que está atenta aos anseios do povo”, afirmou o comandante.
..

CIPE–CAATINGA EFETUA PRISÃO DE TRAFICANTE E APREENDE DROGAS EM BOCA DE FUMO EM CASA NOVA

 

Ontem, dia 12, por volta das 11 horas, policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado - CAATINGA  em operação conjunta com uma guarnição da 25ª CIPM de Casa Nova-BA, prenderam  AUGUSTO VIANA DA CRUZ NETO. Em sua residência, os policiais localizaram 47 trouxinhas de maconha. O preso e a droga foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Casa Nova ao delegado Rogério Sá Medrado. ..

Com informações do Major Soares Comandante da Cipe Caatinga

PADRE JOSÉ FILIPE PULPAYIL É O MAIS NOVO CIDADÃO JUAZEIRENSE

O auditório da Câmara Municipal superlotou na noite desta quinta-feira, 12 de agosto, para a sessão solene que outorgou o Título de Cidadania Juazeirense ao padre José Filipe Pulpayil, iniciativa do vereador Alex Tanuri (PSDB).

Padre José Filipe que é natural da Índia está em Juazeiro há quatro anos onde diz se sentir muito feliz. “Juazeiro já faz parte da minha vida e acredito que este título vem em função dos trabalhos que a nossa paróquia desenvolve, principalmente, pela caminhada da paz que a cada ano tem arrebatado mais adeptos”, reconheceu modestamente o líder religioso...

DEBATE NA BAND: OPOSITORES CENTRALIZAM FOGO EM JAQUES WAGNER.

O candidato ao Governo do Estado pelo PMDB, Geddel Vieira Lima, comemorou o seu desempenho no debate realizado pela TV Band. O peemedebista ressaltou que todas as críticas à sua gestão frente ao Ministério da Integração Nacional foram respondidas. O candidato, que por duas vezes trocou perguntas avaliadas como ‘levantadas’ para que ele e Paulo Souto (DEM) pudessem criticar o atual governo, afirmou. “Não há direcionamento para isso. Agora é uma questão de lógica. Se somos candidatos, é porque não concordamos com o governo que aí está”, justificou.

Candidato a reeleição pelo PT, Jaques Wagner, lamentou o episódio em que o adversário Marcos Mendes (PSOL) lhe ofereceu uma suposta amostra da água de Caetité, para que fosse ingerida. A substância, segundo o socialista, estaria contaminada por radiação e estaria imprópria para consumo. “Aquela água é mentirosa. Deve estar com sal ou açúcar. Não é dessa qualidade. Além de ser uma indelicadeza propor alguém para que bebesse aquela água”, reclamou o candidato. Segundo ele, o INP fez uma avaliação da água dos mananciais da região e liberou para consumo. Questionado sobre o papo amigável que travara com Geddel nos intervalos do debate, Wagner não quis abrir ao público do que trataram, e apenas afirmou: “Ele foi um parceiro e agora somos adversários, mas educação e respeito é sempre bem vindo”...

Com informações do Bahia Notícias

PREFEITO E SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO RESPONDEM PROVOCAÇÕES DA OPOSIÇÃO EM SOLENIDADE DO “MAIS EDUCAÇÃO"

O Secretário Municipal da Educação Plínio Amorim, durante o lançamento do programa “Mais Educação” quarta-feira no auditório do Colégio Paulo VI mais uma vez focou o seu discurso na postura da oposição ao governo Isaac Carvalho.

“Que a oposição exista, que ataque, que confronte, que proponha, que aja no maior e mais profundo exercício da sua liberdade, porque pior é sem ela. Mas eu não tenho dúvida Prefeito, que as ações que a gente desenvolve, as iniciativas poderosas que a gente realiza com o seu grupo político, tenho a mais absoluta convicção que o Senhor pode dormir o sono dos justos, aquele sono que lhe dá a garantia de que o seu dia foi de esforço e de benfeitoria para o povo que confiou a administração dessa cidade”, concluiu Plínio...

CHAVES CONDENA UNIÃO QUE CONSIDERA DOS "FICHAS-SUJAS"

O blog recebeu email do ex-vice-prefeito de Juazeiro Antonio Carlos Chaves condenando a propagada aproximação política dos ex-prefeitos e ex-adversários Misael Aguilar e Joseph Bandeira. Eis a íntegra da correspondência de Chaves.

É incrível, é inacreditável, é inadmissível a união política que está sendo feita pelos fichas-sujas Joseph Bandeira (PT) e Misael Aguilar (PMDB)...

AS VELHAS MUDANÇAS

As velhas mudanças na Bahia, e principalmente em Juazeiro, continuam sendo apregoadas pelas lendárias legendas do passado. E os seus fiéis escudeiros, defensores ferrenhos dessas legendas esquecem seus dias de luta, de greves, de construção de estatutos, direitos, movimentos sindicais, campanhas em favor dos trabalhadores, e até a revolução de bandeiras, criando adeptos e fazendo-os acreditar em verdades únicas. Mas o povo continua na mesma situação, e assiste atônito as propagandas gigantes do governo, em outdoors ao lado de suas casas de taipa.

Governos mudam de “cara”, mas acabam vestindo a mesma e velha “roupa costurada”; não mudam os sistemas que atacam, não mudam as feições atrasadas de décadas, que também sempre atacaram, mas apenas copiam, ampliam, dizem que estão “melhorando o que encontraram”, mas a verdade, eles nunca melhoram, e as verdadeiras mudanças acabam ficando para a próxima campanha eleitoral. Os governos do passado já experimentaram dessas mudanças e pagaram “caro” em eleições recentes, e agora o Estado da Bahia, nas mãos do Partido dos Trabalhadores, experimenta uma gestão que no início se apresentava transformadora, e agora apenas reproduz os antigos modelos de administração, que tanto os ex-combatentes de esquerda condenavam...

Menores de 5 anos do Mandacaru I e Maniçoba II são convocados para "Chamada Nutricional"

Todas as crianças menores de 5 anos que são atendidas nas Unidades de Saúde da Família (USF) do Mandacaru I e Maniçoba II, devem ser levadas pelos pais ou responsáveis às unidades, neste sábado (14), das 8h às 13h, dia “D” da Campanha de Vacinação contra Pólio, para participarem da Chamada Nutricional”, onde técnicos da Secretaria estarão fazendo o cadastramento deste público. O objetivo é avaliar a situação nutricional, observando se existe algum tipo de insegurança alimentar, obesidade ou risco de desnutrição nos menores. Para participar da Chamada, o público infantil deve apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento e cartão da criança.
 
A iniciativa faz parte de um convênio firmado com a Secretaria Municipal e o Ministério da Saúde (MS) em parceria com as Universidades Federais da Bahia (UFBA), do Recôncavo Baiano (UFRB) e de Pernambuco (UFPE), para realização de estudo com os menores de cinco anos do semi-árido brasileiro. Juazeiro está participando do projeto com o desenvolvimento de estudo nutricional das crianças que moram nestes distritos, locais selecionados por critérios exclusivos do MS. Durante o cadastramento, a criançada poderá receber as duas gotinhas da imunização contra pólio ou paralisia infantil, devido a Campanha de Vacinação, que será encerrada dia 14 de setembro. ..

PROERD FORMA MAIS UMA TURMA EM SENHOR DO BONFIM

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 12, no Centro Cultural Caeciliano de Carvalho, a solenidade de formatura da 13ª turma do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência em Senhor do Bonfim. O programa é desenvolvido pela Policia Militar da Bahia com objetivo de transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de se manterem afastadas das drogas.

Na região de Senhor do Bonfim, o PROERD é desenvolvido pelo 6ª Batalhão Comandado pelo Tenente Coronel Augusto César Salgado. A solenidade contou com apresença do prefeito Paulo Machado e várias autoridades municipais...

Fotos: Wilson Bahia (Cinco mil)