RedeGN - Sempre ligado.

Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

"Entre Aspas"

Cinda Mara - Fazendeira

"Eu pedi calma, falei pra ele ficar tranquilo que eu iria ajudá-lo"

Cinda Mara, Fazendeira que convenceu, sob mira de arma, o caseiro foragido de Goiás a se entregar a Polícia

Outras Notícias

Orlando Xavier ameaça deixar a direção do Consórcio Sustentável do Território Sertão São Francisco

O prefeito de Casa Nova Orlando Xavier, ameaçou deixar a presidência do Consórcio Sustentável do Território Sertão do São Francisco, em razão da ausência da maioria dos membros na reunião ordinária desta sexta-feira, dia 30 de Julho, programada para a sede da APNB, no Grande Hotel de Juazeiro.

“Casa Nova está em situação de emergência, com vários problemas na zona rural e eu deixo minha cidade para prestigiar a reunião da rede integrada e os colegas não comparecem. A entidade está capenga e somente a unidade dos prefeitos pode consolidar, inclusive, os projetos que giram em torno de R$ 40 milhões de reais”, desabafou Orlando Xavier...

Prefeito de Petrolina anuncia regulamentação do serviço de mototaxistas

Na manhã desta sexta-feira (30), o prefeito Julio Lóssio e o diretor presidente da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Pedro Norberto concederam entrevista coletiva para anunciar as resoluções de regulamentação do serviço de mototáxis, válidas a partir da próxima segunda-feira (02/08). Com o objetivo de atender melhor a população, a prefeitura, através da EPTTC, estabeleceu uma padronização para as motos e mototaxistas regulamentados pelo órgão, além de ser fixada uma tarifa única. “Estamos otimistas porque vamos oferecer à população petrolinense o serviço, que ela já utilizava de maneira irregular, mas agora de uma forma organizada, para dar a segurança ao usuário”, assegurou o Lóssio. 

Dentre os ajustes estabelecidos está a padronização dos veículos, que vai facilitar a identificação dos mototaxistas legalizados. A partir desta data também haverá uma organização dos pontos de mototáxis que passam a ser delimitados pelo município. O diretor presidente da EPTTC frisou ainda que algumas exigências serão feitas posteriormente como a plotagem da numeração de cada condutor nos capacetes utilizados nas motos, mas no prazo inicial passa a ser exigido o uso da camisa padrão e o uso da moto que passou pela vistoria pelo órgão.  ..

Carol Souza Foto: Joselito Tavares

Congresso retoma votações na próxima semana

O  presidente do Senado, José Sarney, deverá se reunir com lideranças partidárias, na próxima terça-feira, a partir das 14h30, para definir a pauta de votações do primeiro período de esforço concentrado, que se inicia justamente nesse dia e vai até a quinta-feira (5). O segundo período concentrado de votações antes das eleições de outubro será nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. O recesso parlamentar começou em 20 de julho e termina no próximo domingo (1º). O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), acredita que será possível votar nessa primeira semana quatro medidas provisórias, uma delas propondo a criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena, na estrutura do Ministério da Saúde, para absorver funções hoje sob responsabilidade da Funasa (Fundação Nacional de Saúde). (R7) ..

Agencia Senado

Juazeiro conquista mais casas do Programa ‘Minha Casa Minha Vida’

Além das obras que continuam sendo entregues à população e termos de parceria firmados para execução de melhorias, Juazeiro conquistou mais casas dentro do Programa Federal de Habitação ‘Minha Casa Minha Vida’. Quarta-feira (28), a Caixa Econômica aprovou o projeto para a construção de mais 200 casas no município que serão executadas pela empresa ConstruQualy Norte. As unidades são voltadas para trabalhadores que recebem entre 03 e 06 salários mínimos e serão construídas nas proximidades do Campus II da Univasf (BA 210), bem ao fundo das 1.500 unidades que estão sendo executadas pela empresa Sertenge. Segundo a empresa ConstruQualy, no mês de agosto, o stand de vendas já estará em funcionamento na Orla II de Juazeiro.

O assessor de obras e projetos estruturantes, Flavio Luiz Ribeiro, informou que a administração municipal participou ativamente do processo de aprovação dessas unidades e vai ser também uma parceira da obra. “A Prefeitura está interessada nos projetos do ‘Minha Casa Minha Vida’, pois além de um importante beneficio para a população, o Programa também vai diminuir o déficit habitacional na cidade. Para viabilizar a construção dessas 200 casas, o município vai executar os sistemas de esgoto e de água nas proximidades do loteamento, além da recuperação de uma via que vai interligar as casas à BA 210 e iluminação pública para o local”, citou Flávio Luiz acrescentando que as obras devem começar no final de setembro...

Com informações da Ascom PMJ

Movimentos sociais inauguram comitê em favor de Wagner

Na noite desta sexta-feira (30), a campanha da coligação "Pra Bahia seguir em frente" recebe mais um reforço. A partir das 18 horas será inaugurado o comitê de militantes dos movimentos sindical, social e popular no Cidade Jardim, com o objetivo de organizar as ações desses grupos para fortalecer a campanha. "Vamos reunir um grupo de pessoas comprometidas com o projeto político que está em curso na Bahia e no Brasil. Nossa intenção é intensificar a mobilização da campanha com essas pessoas", explicou um dos coordenadores do comitê, Martiniano Costa.

Participam do comitê, entre outros, representantes dos movimentos de negros, LGBT, estudantil, mulheres, além de centrais sindicais, que estenderão o trabalho também ao interior do estado. No próximo dia 6, a primeira atividade será um encontro, com café da manhã, com os candidatos ao Senado Walter Pinheiro e Lídice da Mata no Hotel Sol Barra. Participará também o presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique...

Governo Americano quer ampliar importação de manga do Vale do São Francisco

O Ministério da Agricultura dos Estados Unidos está querendo ampliar a importação de mangas do Vale do São Francisco. Foi com este intuito que diversos empresários, produtores e pesquisadores do segmento do agronegócio frutícola, se reuniram na noite desta quinta-feira (29), no auditório do Senai, em Petrolina, para o IV Encontro do National Mango Board (NMB), na região.

Estavam presentes, a especialista em Relações Setoriais do National Mango Board (NMB), Marilda Peele, o diretor de pesquisa da NMB, Leonardo Órtega e o representante do conselho da NMB no Brasil, Flávio Muranaka. O evento acontece todos os anos, dentro da programação da Feira Nacional de Agricultura Irrigada – Fenagri...

Clas Comunicação

Juventude mostra a força da Caravana de Geddel‏

Centenas de jovens de toda parte do estado lotaram o comitê central de campanha do candidato da coligação “A Bahia Tem Pressa”, Geddel Vieira Lima, na tarde de ontem, em Salvador, para o lançamento da Caravana da Juventude Suprapartidária. Os candidatos ao Senado, César Borges (PR) e Edvaldo Brito (PTB), o vice-governador Edmundo Pereira, prefeitos, vereadores e lideranças políticas fizeram questão de ressaltar a garra de Geddel para lutar pelas causas da juventude. O presidente da Juventude do PMDB da Bahia, Nestor Neto, disse ter certeza de que Geddel fará um governo voltado também à qualificação profissional e geração de empregos para os jovens. “Com a sua sensibilidade, Geddel vai governar para resolver os problemas que atingem os nossos jovens. Tenho certeza de que ele dará um novo rumo à Bahia e a juventude acredita na mudança”, afirmou. ..

Ascom PMDB

III Feira de Caprinos e Ovinos começa hoje em Pinhões

 

A Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente inicia agora à tarde, no local denominado Jorrinho, a III Feira de Caprinos e Ovinos do distrito Pinhões. A feira é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, em parceria com a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Pinhões e Associação dos Produtores Rurais do Vale do Rio Curaçá.

Para, Agnaldo Meira, titular da pasta de Agricultura, a feira tem a intenção de integrar as comunidades e produtores, possibilitando a troca de experiência, aumento da auto-estima e abertura de contatos para futuros negócios. “O evento também oferecerá informações técnicas sobre a CAE – Artrite Encefalite Caprina, doença que tem atingido o rebanho desta região”, explicou Meira...

Fenômeno pede atenção ao esporte

Em um jantar realizado nesta quinta-feira, na casa do jogador do Corinthians Ronaldo em São Paulo, o candidato à presidência José Serra (PSDB) recebeu pedidos de políticas públicas voltadas ao esporte. “Jantar agradável na casa do Ronaldo e da Bia. Estavam os craques Paulo André, Edu, Roberto Carlos, Elias, William”, escreveu o candidato em seu Twitter @joseserra_ . “Presentes também um ex-presidente e um presidente: Fernando Henrique e André Sanchez”, completou em outro post. Nesta sexta-feira, Ronaldo aproveitou para comentar o jantar no microblog e ressaltou que o mesmo será feito com os outros candidatos à presidência. “Para ficar claro, não é apoio político. Eu e meus companheiros no Corinthians só demos sugestões para políticas públicas de apoio ao esporte”, afirmou o jogador em seu perfil @ClaroRonaldo. ..

Informações do Terra

Armando e Humberto recebidos com entusiasmo em Petrolina

Os candidatos a Senador da Frente Popular de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT), fizeram no final da tarde desta quinta-feira (29) uma animada caminhada e comício-relâmpago no Centro de Petrolina. Desde cedo, a militância se concentrou na Praça do Galo, de onde os senadores saíram em caminhada pelas ruas do centro, cumprimentando os eleitores, comerciantes, vendedores ambulantes, donas de casa e motoristas.

Armando e Humberto defenderam com entusiasmo, ao final da caminhada, durante um comício na avenida Souza Filho, os avanços que o Brasil e Pernambuco registram nos últimos anos graças aos governos Lula e Eduardo Campos. Armando também lembrou que, na condição de presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Senai Nacional, investiu em Petrolina na implantação da maior unidade do Senai no setor da agroindústria do Brasil...

Clas Comunicação / Crédito da foto: Carlos Laerte/divulgação

MISAEL ASSUME CONDIÇÃO DE OPOSIÇÃO E CONTESTA ISAAC E SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Geraldo,

Fiz do seu blog leitura obrigatória toda manhã, mas com os compromissos desta empreitada contra o descaso, o desmando e a incompetência que o povo de Juazeiro me delegou; a nota “Prefeito e secretário de educação batem forte na oposição durante inauguração no Quidé”, publicada no começo da tarde de quarta feira, passou despercebida...

Juazeiro convoca população para mutirão de algumas cirurgias no HR

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), coordenado pela Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab) e em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (Sesau), promove a partir de 02 de agosto, por um período de três meses, um mutirão de cirurgias eletivas. As cirurgias a serem feitas durante o mutirão são: Proctologia (hemorróidas, fissuras anais e fístulas anais), Cirurgia Geral (vesícula, hérnias em geral e limpomas), Angiologia/Vascular (varizes e debridamento de pé diabético) e Mastologia (biópsias mamarias e nódulos mamários).
 
Como Juazeiro não possui lista de espera para estas doenças, a Secretaria de Saúde comunica as pessoas portadoras destas patologias que já tenham indicação de procedimento cirúrgico, que entrem em contato com o setor de Regulação, pelo telefone 3612 - 3630, para mais informações e verificação da possibilidade de inserção do paciente no mutirão. A proposta é de que sejam realizados 80 procedimentos cirúrgicos por mês. ..

ACABA INQUÉRITO DO CASO ELIZA SAMÚDIO

Terminou nesta quinta-feira (29) o inquérito que investiga o suposto sequestro e assassinato de Eliza Samúdio, ex-amante do goleiro do Flamengo Bruno Fernandes. O veredito final da Polícia Civil de Minas Gerais será apresentado nesta sexta-feira (30) e deve mostrar detalhes de como o crime teria acontecido a partir de provas ainda não reveladas. O delegado Edson Moreira, chefe do Departamento de Investigação de Homicídios (DIHPP), encaminhará o inquérito para o promotor Gustavo Fantini, do Ministério Público de Contagem (MG). Entre os crimes estão formação de quadrilha, sequestro, cárcere privado, homicídio e ocultação de cadáver. Para Moreira, não há dúvidas de que o atleta é o mandante do crime. A expectativa é a de que a maioria seja indiciada pela polícia. ..

BN

Recursos para pesquisas agrícolas no Vale do São Francisco

Buscando garantir a sustentabilidade da agricultura irrigada no Vale do São Francisco, a Codevasf em Petrolina planeja injetar mais recursos financeiros nas pesquisas com culturas alternativas para a região. Os testes, realizados desde 2005 pela Embrapa Semi-árido, almejam adaptar para o Vale do São Francisco o cultivo de espécies como a maçã, pêra, caqui, cacau e café. 

Até aqui, a Codevasf repassou cerca de R$ 1 milhão para a Embrapa desenvolver os estudos experimentais numa área do Perímetro de irrigação Bebedouro, na zona rural de Petrolina. Segundo o pesquisador-coordenador da Embrapa, Paulo Roberto Coelho Lopes, os resultados preliminares apontam que em pouco tempo já será possível disponibilizar esses experimentos aos produtores dos perímetros irrigados...

Claudemar Oliveira Ascom Codevasf Fotos: Marcelino Ribeiro

Justiça suspende portaria do delegado geral que modificou a jornada da Polícia Civil

Foi  proferida nesta quinta-feira (28/07) decisão da juíza doutora Lisbete Cezar Santos, da 7ª Vara de Fazenda Pública de Salvador, que acolheu pedido do Sindicato dos Policiais Civis em Mandado de Segurança, cujo objeto foi a suspensão dos efeitos de Portaria expedida pelo Delegado Geral da Polícia Civil Baiana, Joselito Bispo.

Na decisão a magistrada entendeu que a Portaria suspensa não preencheu os requisitos de razoabilidade, essenciais à sua validade e eficácia. Entre esse e outros fundamentos, foi fundamentado na decisão que a nova jornada pretendida põe em risco a saúde dos servidores, em razão do intervalo para descanso interjornadas ter sido reduzido.

O entendimento da juíza de direito Lisbete Cezar Santos, da 7ª Vara de Fazenda Pública de Salvador, demonstra que a categoria é a principal prejudicada com a mudança da jornada de trabalho...

Caravana do Lazer capacita novos agentes em Casa Nova

Agentes de saúde, assistentes sociais, professores e estudantes participam até sábado (31), no município de Casa Nova, da capacitação ministrada pelo Projeto Caravana do Lazer, promovido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). A iniciativa reúne cerca de 80 participantes e tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram nos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

De acordo com a coordenadora do programa Todos Pela Alfabetização (Topa), Suyla Andreia Santos, a capacitação é uma forma de estimular a inclusão social. “Trabalho com jovens e adultos e vejo que posso ajudá-los, ainda mais relacionando a prática do lazer como uma forma de incluí-los na sociedade”.

O encontro foi aberto ontem às 9h, com uma dinâmica que mostra a importância do trabalho coletivo. “Esta formação desperta uma visão mais ampla da sociedade, sobre a importância de ajudar ao próximo e ter a certeza de que você não está sozinho. É um conteúdo que permanece e podemos multiplicar em nossa comunidade”, salientou o capacitando, Joaquim Maurício.

Em seguida, os participantes tiveram a oportunidade de discutir sobre a importância do resgate lúdico do lazer nas comunidades. Para a professora Regiane Santos, a capacitação vai trazer mais habilidades e conhecimentos para desenvolver seu trabalho social com 30 crianças na igreja em que atua. ..

Saúde de Petrolina finaliza entrega de leite arrecadado em campanhas

 

A Secretaria de Saúde de Petrolina, com a parceria do Motoclube Kavaleiros de Aço finalizaram esta semana a entrega dos pacotes de leites, arrecadados em campanhas. A iniciativa, que começou em janeiro, teve como objetivo diminuir a desnutrição infantil, melhorando conseqüentemente o quadro nutricional das crianças em risco e aumentando o peso desses menores. Ao todo foram beneficiadas 20 localidades, onde moram crianças com risco e que apresentam baixo peso e prematuridade.

A doação dos pacotes foi feita a comunidades carentes, onde estão localizados os bairros mais vulneráveis. Durante os quatro meses a equipe da SMS e do motoclube distribuíram os leites nas regiões do João de Deus, invasão do Pedro Raimundo, Vila Vitória, Cacheado, Jardim Petrópolis, invasão do Rio Corrente, Mandacarú, Vila Rotary, José e Maria, Quati 2, invasão do São Gonçalo, João  de Deus, Mandacaru e Idalino Bezzera. Ainda foram disponibilizadas algumas doações para as comunidades da zona rural, que necessitam de atenção especial, como o C3, N7, Agrovila Massangano, KM 25 e para o Distrito de Izacolândia. A estimativa é de que a ajuda tenha beneficiado 60 famílias...

Souto considera destruição de placas antidemocrática

Em nota enviada ao blog o candidato do DEM ao governo estadual, Paulo Souto, comentou sobre a destruição de placas com seu nome próximo à cidade de Vitória da Conquista. Souto afirmou considerar “antidemocrática” a destruição das placas. “Tem gente que ainda não aprendeu a conviver com a democracia, vive saudosa de experiências totalitárias e a cortejar os ditadores remanescentes. Não aceitam as diferenças nem o debate de ideias. Eleição para esses indivíduos é uma guerra sem princípios”, declarou Souto. ..

HDM inaugura nesta sexta-feira ambulatório de referencia em saúde materno-infantil

Petrolina e região vão ser contempladas nesta sexta-feira (30), a partir das 14h,  com a inauguração do ambulatório de referência em saúde materno-infantil. O Ambulatório do Hospital Dom Malan, gestão IMIP Hospitalar vai contar com nove especialidades, ginecologia e obstetrícia, pediatria, hematologia pediátrica, cardiologia pediátrica, fisioterapia, psicologia, enfermagem puericultura e enfermagem pré-natal. Serão onze salas disponíveis para a realização de consultas médicas, com a expectativa de mil e quinhentos atendimentos mensais.

A inauguração do ambulatório vai contar com a presença do Secretário de Saúde de Pernambuco, Frederico Amâncio e do Presidente do IMIP Antonio Carlos Figueira. “Neste momento inauguramos um ambulatório de referencia em saúde materno-infantil com nove especialidades, já com a perspectiva de ampliar a oferta de serviço para 17 especialidades até o final do mês de agosto”, destacou o superintendente do HDM, Marcelo Marques...

Seagri acelera industrialização no Vale de São Francisco

A Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Seagri, que recebeu de volta este mês a Coordenação de Agroindústria, dá nesta sexta-feira, (30) importantes passos no processo de industrialização da região de Sento Sé e do Vale do São Francisco. Ás 10 horas, no município de Sento Sé, o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, assina convênio de cooperação técnica e financeira com a Cooperativa dos Produtores de Cebola de Sento Sé e a EBDA para a implantação da Indústria de Processamento de Cebolas, que vai produzir pasta, cebola picada e em conserva. A unidade será construída em terreno doado pela prefeitura Municipal de Sento Sé à Cooperativa dos Produtores de Cebola em uma área total de 2.000 mil metros quadrados.

No mesmo dia, (30), às 20 horas, em Petrolina, no estande da Seagri na XXI Feira Nacional da Agricultura Irrigada – FENAGRI 2010, que acontece no Centro de Convenções, o secretário assina termo de cooperação técnica para pré-estudo visando a instalação de indústria de processamento de frutas no Vale do São Francisco/Bahia, com a empresa Special Fruit e as associações Afrupec, Manga Brasil e Associação de Mandacaru. Durante a mesma solenidade, será assinado termo de cooperação técnica com a Embrapa-Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semiárido, para avaliação técnica e econômica das videiras viníferas destinadas à produção de uvas para a elaboração de vinhos finos e de culturas de clima temperado na Chapada Diamantina. ..

Seagri Foto: Heckel Junior

Fernando Collor xinga jornalista da IstoÉ e diz que vai “meter a mão na sua cara”.

O senador e ex-presidente Fernando Collor de Mello (PTB-AL) ligou para a redação da sucursal de Brasília (DF) da revista IstoÉ, na tarde desta quinta-feira (29), e ameaçou esbofetear o jornalista Hugo Marques por conta de uma nota na edição de 21 de julho sobre o pedido de impugnação da candidatura do político alagoano. “Quando eu lhe encontrar, vai ser para enfiar a mão na sua cara, seu fdp”, vociferou Fernando Collor após explicar ao repórter o motivo de sua ligação. (Ouça a gravação) Em entrevista ao Portal IMPRENSA, Marques declarou que, ao constatar o teor da ligação, desligou o telefone imediatamente. “Eu não queria ouvir insultos e nem responder. Fico preocupado dele tentar arrancar alguma agressividade minha. Se eu criar um conflito com ele, fico impedido de cobrir. Então não falei nada”, contou. (Portal Imprensa) ..

DNOCS INAUGURA O PROJETO TANQUE-REDE DE PINHÕES

O DNOCS, através da Coordenadoria da Bahia, inaugura  o Projeto de Cultivo de Peixes em Tanques-rede durante a 3ª Feira de Caprinos e Ovinos do Distrito de Pinhões, nesta sexta-feira, dia 30.

Osanah Setúval, Coordenador do DNOCS no Estado que estará no evento, disse ao blog: “Este Projeto é a marca de uma iniciativa que valoriza e capacita os pescadores de Pinhões.”..