RedeGN - Sempre ligado.

Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

"Entre Aspas"

Marcos Pontes - Ministro da Ciência e Tecnologia

"Falta de consideração"

Ministro da Ciencia e Tecnologia, Marcos Pontes, criticando cortes feitos pelo governo na sua pasta

Outras Notícias

Jornalistas do Vale lançam livro sobre o São João de Uauá durante evento em São Paulo

Divulgar a autêntica cultura nordestina, em especial os festejos em louvor a São João que reúnem todos os anos milhares de pessoas em Uauá/BA. É com este objetivo que acontecerá no próximo dia 16 de maio, durante o 4º Encontro Cultural Uauá - São Paulo, em São Paulo/SP, o pré-lançamento do livro Vem Ver São João - cultura de Uauá/BA em foto e verso. O evento terá início às 10h, na Quadra dos Bancários, na Sé (centro da capital paulista).

O livro fotoetnografico da/do jornalista Gisa Ramos e Mirrail Menezes, retrata através de fotos, poesias, letras de músicas e pequenos textos como acontece a festa de São João de Uauá. Distribuída em 10 dias de celebrações profanas, religiosas e tradicionais, a festa junina é considerada pela população da cidade baiana como a mais expressiva da cultura local. Para o sanfoneiro José Barbosa, mais conhecido como Zé de Auto, animador das alvoradas do São João uauaense, o livro vem valorizar a cultura nordestina. "Isso é uma beleza! Valoriza a cultura da nossa terra, os nossos costumes. A gente tem mais é que mostrar Uauá e o nordeste para o mundo", destaca o músico, filho do compositor Auto Barbosa, ícone do São João de Uauá.

De acordo com os autores, que também são uauaenses, o livro surgiu do desejo de homenagear a cidade natal. "Sempre quisemos retratar a cultura da nossa cidade, mostrar nosso povo, a beleza e a alegria da nossa gente. E percebemos que um livro abordando o São João, a maior festa popular da cidade, seria o ideal", destaca Gisa Ramos."Quisemos fazer todo um apanhado do que é o São João. Isso tudo é fruto de um trabalho que durou mais de um ano. Começamos com uma pesquisa histórica e fizemos enquetes com a população de Uauá, para só depois fotografar a festa", conta Mirrail Menezes...

Érica Daiane

Plenárias debatem políticas públicas nos Territórios de Identidade

Com o objetivo de aprofundar a discussão sobre os instrumentos de participação direta e de controle social nas políticas públicas, foram realizadas ontem (dia 14) três plenárias dos Diálogos Territoriais nos municípios de Jacobina (Território Piemonte da Diamantina), Jequié (Médio Rio de Contas) e Paulo Afonso (Itaparica). A iniciativa é do Conselho de Acompanhamento do PPA (CaPPA) e conta com a parceria da Secretaria do Planejamento (Seplan), das Prefeituras e da Coordenação Estadual de Territórios (CET).

Em Jacobina, a plenária reuniu mais de 100 pessoas na Câmara de Vereadores. No Território onde a mineração é uma das principais atividades econômicas, a partir da extração de mármore e ouro, a preocupação com o meio ambiente é uma prioridade. De acordo com o secretário executivo do Colegiado Territorial, Fredson Araújo, esta atividade tem causado um grande passivo ambiental. Precisamos de uma ação mais direta do governo para cobrar das empresas uma melhor gestão na área ambiental. Seria bom que tivéssemos, por exemplo, uma gerência do Instituto do Meio Ambiente aqui.

No Território Itaparica, a etapa dos Diálogos Territoriais ocorreu em Paulo Afonso. Este é um marco no que diz respeito à participação da sociedade nas ações governamentais. A discussão entre representações de movimentos sociais, poder público e sociedade civil mostra que o governo está aberto a debater programas e ações, afirmou Sérgio Ricardo Bezerra, articulador do território. Mais de 3 mil pessoas já participaram dos onze primeiros encontros nos territórios do Velho Chico, Bacia do Rio Corrente, Oeste Baiano, Vitória da Conquista, Irecê, Litoral Sul, Chapada Diamantina, Piemonte do Paraguaçu, Itaparica, Piemonte da Diamantina e Médio Rio de Contas...

Preservação e defesa do meio ambiente são discutidos em Juazeiro

O presidente da Codevasf, Orlando Castro, e a coordenadora do Núcleo de Defesa da Bacia do Rio São Francisco (Nusf) do Ministério Público da Bahia, promotora de Justiça Luciana Khoury, estiveram reunidos na sexta-feira (14) na sede da superintendência regional da Codevasf em Juazeiro.

Um dos motivos foi a apresentação, por parte da promotora, de um resumo dos resultados obtidos na 21ª etapa do programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FIP) na Bacia Hidrográfica do rio São Francisco, que começou no último dia 2 de maio no município.

Na oportunidade o presidente Orlando Castro relatou à promotora o andamento de algumas obras realizadas pela Codevasf na região, e a sistemática usada para execução dessas obras...

Zilton César - Assessoria de Comunicação da Codevasf 6 SR

Incra participa de evento de criação de Conselho Quilombola

Os 102 anos da assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão do país, foi lembrada na Bahia com a fundação do Conselho Regional de Associações Quilombolas do Norte. O evento ocorreu quinta-feira (13), no município de Senhor do Bonfim (BA), durante o 3º Encontro Integrado de Políticas Públicas para Comunidades Remanescentes de Quilombos.

A primeira ação do Conselho Regional do Norte junto ao Incra/BA será  entregar uma pauta com a indicação de 10 comunidades quilombolas para que o Instituto inicie a regularização fundiária dessas áreas. O novo Conselho reúne 74 comunidades remanescentes de quilombos situadas em oito municípios do Norte baiano. Desse total, 63 já obtiveram a certificação da Fundação Cultural Palmares.

Para o chefe da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária, Luiz Eduardo Barreto, um dos palestrantes do evento, o Conselho do Norte organiza, dá mais visibilidade às comunidades  remanescentes de quilombo e cria mais agilidade para solicitar suas políticas públicas. “Também, indiretamente, fortalece ao Incra ao aumentar as demandas pela ação de regularização fundiária”, reflete...

Cíntia Melo Ascom-Incra/BA

EPTTC autoriza e orienta a construção de lombadas em Petrolina

As ondulações transversais, popularmente conhecidas como lombadas ou quebra-molas, são um dos principais problemas do fluxo de trânsito em Petrolina. Para o gerente de Planejamento, Estatística e Sinalização, Abner Vasconcelos, as lombadas que não possuem sinalização adequada e que estão fora dos padrões da lei brasileira podem provocar desde avarias em veículos até acidentes com mortes.

Em Petrolina de 2009 a 2010 foram construídas, com a autorização da Empresa Petrolinense de Transito e Transporte Coletivo (EPTTC), 12 lombadas, além de alguns pedidos que já foram deferidos, mas os condutores de veículos constatam diariamente novos redutores não-autorizados pelo órgão. Vale destacar que a função da EPTTC é analisar os pedidos, autorizar e orientar a construção e sinalizar o local dos redutores. Abner Vasconcelos chama atenção também para a ilegalidade da construção de lombadas sem a ciência do órgão. “É importante alertar a população da ilegalidade da construção desse tipo de redutor de velocidade, sem a devida autorização do órgão”, explica.

A regulação da colocação de lombadas é responsabilidade do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), através da Lei Federal nº 9.503/97.  Segundo o parágrafo único do artigo 94 da resolução 39/98 do Conselho, "É proibida a utilização de ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou pela entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo Contran". ..

Carol Souza Ascom PMP Foto: Google

PR quer anular filiação de Otto Alencar ao PP‏

O PR baiano ingressou nesta sexta-feira, 16, com uma ação na comarca eleitoral do município de Ruy Barbosa pedindo a anulação da filiação de Otto Alencar ao PP, realizada no último dia 31.

O Partido Republicano argumenta que Otto, quando se filiou ao PP para ser candidato na chapa do governador Jaques Wagner neste ano, ainda era membro do PR (partido no qual iniciou suas atividades políticas,quando a sigla ainda se chamava PL), o que configuraria dupla filiação, conforme a legislação eleitoral, e tornaria nula a adesão de Otto ao PP.

Este é mais um capítulo na briga que se iniciou esta semana com ataques verbais do pré-candidato ao governo baiano, Geddel Vieira Lima(PMDB), que fechou aliança no último domingo com o senador César Borges (PR), contra Otto, ex-conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Otto deve ser candidato este ano em chapa adversária à de Geddel. Caso tenha êxito, a ação pode impedir a participação de Otto nas eleições, já que o desfiliaria do PP, exigência necessária para concorrer...

A Tarde online Foto Google

Policiais civis e escrivães permanecem na luta em busca da nomeação

Policiais Civis e escrivães não nomeados pelo governo da Bahia estão realizando convocação aos demais colegas para participarem do Primeiro Fórum de Segurança Pública que acontece neste sábado (15), na Câmara Municipal.

Em seguida, eles vão se reunir e confirmar a data e horário da viagem a Salvado, bem como o recolhimento do restante das procurações para dar prosseguimento à ação coletiva que pode beneficiar todos os policiais civis não nomeados. ..

Reminiscência...

 

Avenida Guararapes em Petrolina...

Colaboração professor José Raimundo dos Santos (Negão do Edson)

Agropecuária terá planejamento estratégico para duas décadas

"A Bahia tem uma matriz produtiva muito grande. Aqui produzimos praticamente tudo”, afirma o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, destacando a importância de o Estado ter um amplo planejamento para o desenvolvimento da agropecuária nos próximos 20 anos. “Nossa meta é organizar este planejamento até outubro deste ano”, disse ele. Para tanto, informa Salles, a Seagri está articulando a implantação de 16 câmaras setoriais, que vão abrigar 20 cadeias produtivas eleitas como prioritárias. Até o momento já foram criadas e instaladas as câmaras do Cacau, do Leite, da Carne, (com setores temáticos de aves/suínos, caprino-ovinos e bovinos/bubalinos) e das Fibras Naturais.

Estão sendo organizadas as câmaras da Apicultura; Algodão; Seringueira; Cana de Açúcar e derivados; Mandioca; Café; Grãos; Pesca e Aqüicultura; Biodiesel; Olericultura, Silvicultura e Fruticultura. Estas 12 câmaras serão instaladas no dia 28 deste mês, num grande evento que já está sendo organizado.

O secretário explica que “não podemos ficar apagando incêndios e resolvendo questões pontuais. Devemos, e vamos fazer, um planejamento estratégico para o setor, criando condições para o desenvolvimento da agropecuária da Bahia”. Salles disse que este planejamento deve focalizar questões como logística, armazenamento, comercialização, verticalização das cadeias, estradas, defesa animal e vegetal, capacitação, assistência técnica e crédito assistido...

Seagri-Ba

TROTE DA CIDADANIA

Os calouros do curso de Agronomia da Universidade do Estado da Bahia em Juazeiro doaram sangue na Hemoba num clima de muita descontração e alegria. Essa é uma parceria consolidada  com os estudantes da UNEB, que permite difundir na comunidade acadêmica uma forma diferenciada de dar boas vindas aos calouros e, ao mesmo tempo, beneficiar a sociedade através das doações de sangue, além de contribuir para o enriquecimento pessoal dos mesmos como cidadãos. A participação e empenho do estudante veterano Jaime, mais conhecido como Djavan, foram fundamentais para o sucesso da Campanha.
A Hemoba agradece e espera que os jovens doadores possam repetir esse gesto. ..

Enviado por Cislene Bandeira Assistente Social do Hemoba

STF condena deputado pela 1º vez desde Constituição de 88

Por sete votos a três o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o deputado federal José Gerardo Oliveira de Arruda, conhecido como Zé Gerardo (PMDB-CE), pelo crime de responsabilidade. Ele desviou recursos de um convênio de R$ 500 mil firmado em 1997 com o Ministério do Meio Ambiente. A verba, que deveria ter sido usada para a construção de um açude no município de Caucaia (CE) foi empregada na edificação de passagens molhadas – espécie de ponte precária sobre um rio.  Com a condenação, o STF pune criminalmente um parlamentar pela primeira vez desde a Constituição de 1988, de acordo com a assessoria da Corte. Não foi informado, contudo, quando aconteceu outra condenação de uma autoridade. A pena, que seria de dois anos e dois meses em regime inicialmente aberto pode ser comutada pelo pagamento de 50 salários mínimos, multa adicional ainda não calculada e prestação de serviços comunitários. Não perderá, contudo, seu mandato de deputado. O relator da matéria foi o ministro Ayres Britto, que refutou argumentos da defesa dando conta que Zé Gerardo, então prefeito de Caucaia, não teria participado do desvio de finalidade dos recursos, tendo sido o responsável seu então secretário de obras. ..

Prefeito reabre mais um posto de saúde no interior de Juazeiro

Isaac Carvalho 1O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, acompanhado do secretário de saúde, Ubiratan Pedrosa, reabre mais uma Unidade de Saúde da Família (USF) no interior do município, neste final de semana. O posto de saúde de Lagoa do Boi será inaugurado neste sábado (15), às 13h.
 
A USF de Lagoa do Boi estava sem estrutura digna para oferecer à comunidade atendimentos médicos. O prédio estava correndo risco de desabamento devido à presença de rachaduras no forro e por isso não tinha condições adequadas para prestar serviços à população.
 
A unidade será entregue totalmente reformada, com instalações novas, oferecendo mais conforto e comodidade aos usuários do SUS. ..

ASSCOM/JUAZEIRO

Publicidade no ar

Uma nova maneira de fazer publicidade despertou à atenção de quem passou nesta sexta-feira (14), no contorno da São Luis.

No campinho em frente ao Armazem Café, um caminhão guincho apresentava suspenso no ar, um carro zero, como peça publicidade de um grande feirão a ser realizado por uma instituição financeira...

Inpei dá Wagner liderando processo eleitoral

O governador Jaques Wagner (PT) lidera com 41% das intenções de voto pesquisa feita pelo Inpei (Instituto de Pesquisa, Estatística e Informação) sobre as eleições para o governo do Estado. Foram ouvidos 2.200 eleitores em 52 municípios baianos, de 5 a 8 de abril, sendo a margem de erro, para mais ou para menos, de 2,9.

O ex-governador Paulo Souto (DEM) vem em segundo lugar, com 27%, o deputado Geddel Vieira Lima (PMDB) está em terceiro, com 9%, e o deputado Luiz Bassuma fica em quarto, com 1%. Quinze por cento dos consultados não votarão em nenhum, 3% não sabem e 4% não quiseram opinar.

Dos eleitores de Wagner, 68% disseram que não mudam seu voto, enquanto 26% admitem essa possibilidade. Quanto a Paulo Souto, 52% garantem que a escolha é definitiva e 38% podem mudá-la. Entre os eleitores de Geddel, o voto está consolidado para 74%, e 16% podem escolher outro nome...

Política Livre

Pedro Filho desmente cachê de R$ 50 mil a BBB Anamara

O secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer de Juazeiro, Pedro Alcântara Filho, durante entrevista hoje ao radialista Geraldo José, desmentiu os boatos  de que a ex-BBB Anamara iria ganhar um cachê de R$ 50 mil para vir ao Carnaval fora de época de Juazeiro.

Segundo ele, a organização do evento pagará “um cachê simbólico" e arcará com as despesas de passagens e hospedagem da juazeirense.

Pedro Alcântara Filho ressaltou: “Estamos em fase de negociação. Não existe cachê de R$ 50 mil, isso é uma loucura. Iremos pagar um cachê irrisório, que depois será divulgado na prestação de contas do Carnaval. Mas garanto que não chegará a mais de R$ 5 mil”, afirmou Pedro Filho...

Realizada apreensão de animais pela PRF na BR 407

Na última terça (11) a Polícia Rodoviária Federal (Delegacia - Sr. do Bonfim ) realizou grande operação de apreensão de animais entre os municípios de Senhor do Bonfim e Juazeiro, na BR 407.

Numa operação que aconteceu das 08h até as 19h, foram apreendidos 21 animais, sendo 16 jegues e 05 cavalos. Os animais após serem apanhados foram levados para o curral municipal de Juazeiro.

Esta operação é uma atitude que antecipa os trabalhos direcionados para o carnaval de Juazeiro que ocorrerá de 27 a 30 deste mês. ..

Portal Só Agitos

Bete Wagner avisa que candidatura ao Senado está mantida, com festa programada para terça

A ex-vice-prefeita de Salvador Bete Wagner, disse que, além de não ter conhecimento de qualquer decisão da executiva nacional do PV determinando que o partido lance apenas um candidato ao Senado nos Estados, nada alterará seu projeto de entrar na disputa pela senatória na Bahia, uma vez que existem duas vagas disponíveis nas eleições estaduais deste ano para a Câmara Alta do país. Bete lembrou que existe ainda um processo convencional do partido no Estado e que já entrou firme na pré-campanha, mantendo para a próxima terça-feira, em Salvador, o lançamento de sua pré-candidatura, ocasião em que pretende fazer uma grande festa no Cirando Café, no Rio Vermelho. O presidente do Olodum, João Jorge, outro candidato no PV ao Senado, ainda não se manifestou. A suposta decisão da executiva nacional do PV beneficiaria exclusivamente a candidatura a senador do deputado federal Edson Duarte. ..

I Fórum de Segurança Pública acontece neste sábado (15) em Juazeiro

Acontece neste sábado (15) no auditório da Câmara de Vereadores, a partir das 7h, o I Fórum de Segurança Pública da Guarda Municipal de Juazeiro. O evento é uma parceria da Secretaria de Defesa Social (SDS) com a Associação dos Guardas Municipais.

O evento que terá como tema “A importância das Guardas Municipais na Segurança Pública” tem por finalidade a troca de experiências nos âmbitos locais, regionais e nacionais no sentido de discutir assuntos correlacionados e promover diversas atividades ligadas à área.

 A programação do fórum traz palestras com autoridades civis e militares, exibição de vídeos, além de debates entre os presentes...

Presidente do TJ-BA diz que vai acabar com irregularidades

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Telma Britto, assina uma nota em que afirma que vai se empenhar junto com servidores para acabar com as irregularidades encontradas no órgão. Britto admitiu a existência de distorções em salários e que o TJ ultrapassou o limite de gastos imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. A desembargadora declarou que a demissão de servidores foi descartada, mas, para resolver os problemas, haverá supressão das vantagens salariais indevidas.

“Temos certeza, por fim, de que este momento difícil, que suscita decisões igualmente difíceis, é fundamental para restaurar em sua inteira dimensão o papel do Judiciário baiano como protagonista do processo de amadurecimento democrático do Estado. Vamos fazer isso com o apoio dos desembargadores e juízes,da Associação dos Magistrados da Bahia, dos nossos servidores e da sociedade baiana”, concluiu a presidente. ..

Política Livre Foto: Luciano da Matta | A Tarde

Música e boas perspectivas marcam Lançamento do Raiz e Remix

Uma envolvente apresentação musical com o Samba de Veio da ilha do Massangano, Tio Zé Bá, Apocalypse Reggae e a cantora recifense Isaar,  marcou a abertura do lançamento da quinta edição do projeto Raiz e Remix nesta quinta-feira(13), no espaço Café com Arte, em Petrolina. Durante o evento, que reuniu artistas das mais distintas linguagens, parceiros institucionais e a imprensa regional, o coordenador do projeto, Chico Egídio apresentou a programação do festival, que vai acontecer de 20 a 21 de agosto próximo no parque Josepha Coelho, destacando atrações locais e os nomes de Issar (ex-Comadre Fulozinha) e China (ex-Sheik Tosado), além de exposição   fotográfica coletiva, tenda de cinema e feira multicultural.

“Neste ano, a exemplo das quatro edições passadas, teremos  um público de 10 mil pessoas movimentando os palcos principal, alternativo e a tenda eletrônica. Um encontro marcado com a rica cultura brasileira, gerando uma interação dos músicos locais com os nomes de destaque da nova cena musical nacional e com o que tem de mais tradicional nas manifestações da cultura popular”, enfatizou Chico Egídio.

O Raiz e Remix, que já entrou para o calendário cultural do Vale do São Francisco é uma realização da Associação Cultural, Artística e Social Raízes, entidade hoje considerada Ponto de Cultura. Após a apresentação do coordenador do evento, alguns parceiros falaram da importância do festival e da manutenção dos apoios à iniciativa...

Clas Comunicação

Governo propõe ao Congresso pagar prêmio e auxílio a campeões do mundo de 1958, 1962 e 1970

Um projeto de lei encaminhado pelo governo ao Congresso Nacional concede um prêmio de R$ 100 mil e um auxílio especial mensal aos jogadores, titulares ou reservas, das seleções brasileiras campeãs das Copas de 1958, 1962 e 1970. A mensagem que encaminha o projeto foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva quarta-feira (12/5) e publicada no Diário Oficial da União de ontem (13/5). Pela proposta, o prêmio de R$ 100 mil será pago de uma única vez, beneficia inclusive herdeiros legais de jogadores já falecidos, e estará isento de Imposto de Renda e contribuição previdenciária. O pagamento será feito com recursos do Ministério do Esporte.

Já o auxílio especial mensal será calculado com base na renda dos ex-atletas. Equivalerá à diferença entre o que eles recebem atualmente e a aposentadoria máxima da Previdência Social, que é de R$ 3.416,54. Ou seja, se o ex-jogador ganha hoje R$ 1.416,54, ele terá direito a um auxílio de R$ 2 mil por mês. O auxílio também será pago à esposa ou companheira, filhos menores de 21 anos ou inválidos, desde que a invalidez seja anterior à data em que atingiram 21 anos...

Fonte: Ministério do Esporte Foto: Jogadores campeões mundiais na Suécia AFP

JORGE KHOURY PARTICIPA DE debate DO plano Brasil 2022

As Comissões de Meio Ambiente, Amazônia e Desenvolvimento Econômico, da Câmara dos Deputados realizaram nesta quarta-feira (12), uma audiência pública para debater o Plano Brasil 2022, que é um pacote de metas sociais, econômicas e ambientais para o País. Para falar sobre o assunto, o convidado foi o ministro chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Samuel Pinheiro Guimarães.
 
A versão preliminar do plano, apresentada pelo ministro da SAE, há duas semanas, prevê um país sem analfabetismo, miséria e desnutrição em 2022. Além disso, as disparidades sociais, de gênero e racial seriam reduzidas. Após passar por consulta pública, o texto será apresentado em junho para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
O deputado Jorge Khoury (DEM/BA), presidente da Comissão de Meio Ambiente, defende a implantação de medidas voltadas para a redução das desigualdades sociais e regionais, mas faz um alerta: “É preciso garantir que os programas de longo prazo sejam realmente executados. Nós, como membros do Congresso Nacional, temos o dever de fiscalizar o andamento das propostas apresentadas pelo executivo. Muitas obras acabam nem saindo do papel ou levam anos para serem concluídas", afirmou JK.   ..

Enfoque Comunicação