Outras Notícias
Andréia Vitória, petrolinense, brilha no The Voice Brasil Kids
A cantora petrolinense, Andréia Vitória, de apenas 14 anos, encantou o público do The Voice Brasil Kids e está classificada para a próxima etapa do programa global.
Andréia Vitória, que fará parte do time de Carlinhos Brown, tirou um “Uhh!” de Ivete Sangalo quando revelou que era de Petrolina. “Meu Deus!!! Eu sou de Juazeiro e Petrolina ali coladinha, então eu me sinto também de Petrolina, nós somos conterrâneas”, exclamou surpresa...
ESTRUTURA AO REDOR DA PONTE DA LAGOA DO BOI É LEVADA PELAS CHUVAS
Diversos leitores estão solicitando que o Blog poste a informação de que está impossível trafegar na BR-235, trecho entre Juazeiro e Pinhões, porque a estrutura ao redor da ponte na comunidade de Lagoa do Boi foi levada pelas chuvas e com isso abriu-se uma enorme cratera e pode provocar acidentes.
Segundo informações a pista foi sinalizada, mas até o momento pouca gente sabe dos problemas mais recentes que ocorrem naquela via. Há relatos de que algumas pessoas quase são colhidas pela enorme cratera em razão desse desconhecimento do problema...
Sobradinho 24 horas sem água
Geraldo,
Há mais de 24 horas a população de Sobradinho-Ba está sem água potável. Quem tem água em caixa d'água ainda se vira quem não tem está sem uma gota se quer de água...
UM HOMICÍDIO E UMA TENTATIVA NA NOITE DESTE SÁBADO DE CARNAVAL EM JUAZEIRO
Por volta das 19 horas deste sábado (23), terceiro dia do Carnaval de Juazeiro, um jovem identificado como Cláudio Carvalho, foi alvejado por vários disparos de arma de fogo no bairro Piranga II por uma pessoa que fugiu sem ser identificada. O mesmo foi socorrido por populares para o Hospital Regional de Juazeiro onde se encontra internado.
HOMICÍDIO
..
Homem é assassinado a facadas e morre na porta de casa em Petrolina
Neste sábado, dia 23, por volta das 21:30h, um homem, identificado como Erisvaldo da Rocha Góis, que não teve a idade revelada, foi encontrado caído sem sinais de vida na porta de casa no Km 25, Projeto Maria Tereza, na Zona Rural de Petrolina. Ele tinha ferimentos provocados por arma branca, segundo a Polícia Militar.
No local ninguém soube informar nada e pelas marcas de sangue encontradas no terreno, embora escuro, deixa claro, que ele percorreu uma certa distância, de onde foi lesionado até o local que faleceu. Os policiais constataram que houve duas perfurações provocadas por instrumento perfuro cortante, sendo uma no peito direito e a outra na coxa direita. O corpo foi removido ao IML - Instituto de Medicina Legal...
RIACHO DO BOQUEIRÃO TRANSBORDA DEPOIS DE 12 ANOS
O radialista Josinaldo Rodrigues em contato com o Blog na manhã deste domingo (24), informou que passou hoje cedo na BA-210 nas proximidades do Riacho do Boqueirão que transbordou na madrugada depois de 12 anos. As águas invadiram as casas, destruíram plantações e mataram vários animais. “Os moradores dizem que duas barragens quebraram e só o Senhor Raimundo perdeu nove vacas” citou Josinaldo.
As fotos que compreendem a força das águas e a inundação no Boqueirão são de autoria de Josinaldo Rodrigues e Melque Machado do grupo do whatsapp Cotidiano Maniçoba Brasil...
Banda "Gatos Multicores" se apresentará no Palco da 28 no domingo de carnaval
A Banda "Gatos Multicores" será uma das atrações para a criançada neste domingo de carnaval (24) em Juazeiro. A banda que antes iria se apresentar no Circuito Ivete Sangalo, agora fará o show no Circuito Luiz Galvão, no Palco da 28.
Formado há 15 anos, em Salvador, o grupo é composto por sete artistas, sendo um guitarrista, um contrabaixista, um baterista, um tecladista e três gatos cantores: Tatá (um divertido gatinho azul), Lelé (gatinha rosa) e Mimi (gata amarela). Ao dar preferência por ensinar a versão "Não atire o pau no gato" da conhecida e histórica cantiga, a Banda "Gatos Multicores" tem sido considerada uma das melhores atrações para crianças na atualidade...
Prefeito de Paulo Afonso quer implantar moderno hotel escola e uma UTI no hospital municipal
O prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira (PDT) – foi recebido em audiência pelo secretário Josias Gomes (Relações Institucionais) para o debate das principais demandas do município. Ele esteve acompanhado pelo Procurador Geral do município, Flávio Henrique Magalhães Lima, pelo secretário municipal de Relações Institucionais, Luis Carlos Carvalho, e pelo ex-prefeito de Paulo Afonso e ex-deputado federal Luiz de Deus.
Segundo Josias Gomes, um dos assuntos tratados foi a crise econômica do município em decorrência da redução da arrecadação de ICMS com a queda dos valores do preço do kw/hora. “O Estado apoiará Paulo Afonso, que teve uma queda de 40% na arrecadação do ICMS em 2015 comparando-se com o ano de 2014. Essa redução terá seus impactos negativos neste ano de 2016, já que a energia elétrica é o principal produto gerador de receita no município”, explicou Josias Gomes...
Ascom SerinPrefeitura de Petrolina suspende atende do Programa Bolsa Família nesta terça (26)
A secretaria de Cidadania de Petrolina informa aos usuários do Programa Bolsa Família e demais programas sociais, que nessa terça- feira (26), não haverá expediente ao público. Isso ocorrerá devido a reunião geral de pauta para o ano de 2016. As atividades voltarão à sua normalidade a partir da quarta –feira (27) de Janeiro.
A Secretaria ainda divulga que os Centros de Referencia e Assistência Social (CRAS), ficarão sem atendimento nos dias 26 e 27 de janeiro (terça e quarta-feira), devido a capacitação oferecida para os funcionários dos Centros.
..
MORADOR DA CANTA GALO RECLAMA DO SAAE
Amigo Geraldo,
Este pequeno vazamento de água já está completando 60 dias e até hoje o SAAE não tomou providências, acho que está esperando aumentar...
A FEIRA LIVRE DO NORDESTE COMO EXPRESSÃO DA CULTURA POPULAR
A canção “A feira de Caruaru”, composta por Onildo Almeida e interpretada pelo imortal Rei do Baião, além de ser um clássico da música popular brasileira, é também uma bela e justa homenagem a uma das mais autênticas manifestações da cultura do Nordeste: a feira livre. Tomando como referência a Caruaru dos grandes são joões e do Mestre Vitalino, a moda em destaque mostra o quão é rica e diversa a feira livre do Nordeste.
A feira é, por excelência, o lugar da diversidade. Nela se vende, se compra, se troca. Em cima de esteiras, de caixotes, ou expostos em pequenas bancas cobertas de lona, são ali oferecidos os mais diferentes gêneros e produtos, desde alimentos, vestuários, até utensílios de cozinha e ferramentas de trabalho; a feira possui sua culinária, seu modo de vestir, sua linguagem; na feira se come, se bebe, se embriaga, se cai, se levanta; na feira se canta, se dança, se contam histórias, se rememoram fatos; na feira se celebra o encontro, o ajuntamento, a roda de amigos em torno da boa “cana; na feira, arranjam-se namoros, encontram-se amantes, terminam-se casamentos; a feira é celebração, é acontecimento, é festa (a própria etimologia já o indica: “dia de festa”); é a quebra da rotina e da “mesmice” que marcam o cotidiano.
A feira é também lugar de comunicação. Por ali circulam de boca em boca informações a respeito de quase tudo: a chuva que caiu alhures; a vaca do amigo que deu boa cria; a comadre fulana que partiu dessa pra melhor; a filha do sicrano que fugiu com um marmanjo há pouco chegado de São Paulo; a mulher que chifrou o marido com o filho do vizinho; a guerra que estourou longe dali; o deputado que roubou lá pras bandas da capital; o prefeito que fraudou as urnas a fim de ganhar a eleição; o padre que deu em cima da catequista da paróquia.
É na feira que os artesãos expõem seus produtos e os artistas populares mostram a força do seu talento. Quando eu era adolescente, não me cansava de parar para ouvir os cantadores de ABC, poetas populares que percorriam as feiras do Nordeste comercializando seus folhetos de cordel. Aliás, veio daí minha paixão por esse gênero de poesia. Sempre admirei as feiras livres, em especial a de Monte Santo, meu torrão de origem. Achava bonito o desfilar dos caminhões paus-de-arara, que dos quatro cantos chegavam apinhados de pessoas a conduzirem suas mercadorias. Encantava-me com os vendedores de pomadas e cascas de pau, a divertirem o público com seus ousados ventríloquos, que falavam e contavam piadas como se fossem gente. Adorava os bolos, manuês e arroz doce servidos quentinhos, ainda fumaçando. Para mim, a feira era sempre uma festa, sendo rara a semana que não a frequentava. Chegava de manhã, no começo, e saía à tardinha, já no final.
A feira quebra barreira, estreita laços, estabelece convivência. Ali cada um é tratado pelo nome (Zé, Maria, João, Zefinha), como se fora um ambiente familiar. Ao freguês, é facultado experimentar o produto, sem que isso gere qualquer compromisso. Sem a rigidez das leis do Mercado, os preços ali são flexíveis e estão sempre sujeitos à pechincha do consumidor. Dependendo da lábia e do choro do comprador, uma dúzia deixa de ser doze para ser quinze unidades. O lucro é importante, mas “agradar” o freguês torna-se mais importante ainda.
Muitas cidades operam o tempo todo quase que em função da feira, dela recebendo todas as influências possíveis. O intercâmbio com pessoas de outras procedências, algo inevitável, acaba sempre acrescentando elementos novos à vida local. Aliás, a troca de experiências entre pessoas e grupos diferentes será sempre um traço marcante quando o assunto for feira livre. Assim surgiram e se desenvolveram muitas das feiras do Nordeste – região historicamente cortada por peregrinos, mercadores e viajantes. É sabido que antigos pousos de tropeiros transformaram-se em feiras livres e, estas por sua vez, deram origem a muitos dos atuais centros populacionais. Outros grupos sociais também tiveram participação na construção desse patrimônio da cultura brasileira. Dentre eles, há de se mencionar negros, índios, retirantes, beatos, cangaceiros, adivinhos, feiticeiros, poetas, prostitutas, mendigos, cachaceiros... cada um emprestando sua concepção acerca do mundo, das coisas e das pessoas.
Importante fator de geração de renda, o que já é bastante significativo, haja vista as condições sociais e econômicas da maioria das cidades nordestinas, a feira representa também a ocupação do espaço urbano como lugar de encontro. No momento em que os modernos meios de comunicação, caso das redes sociais, ou a adoção de determinadas medidas de segurança, tendem a afastar as pessoas do convívio social, a rua é reclamada como espaço de socialização, de confraternização e de troca de experiências. E a feira livre desempenha esse papel.
A feira livre resistiu a todas as transformações por que passou o mundo ao longo dos séculos, chegando aos nossos dias com toda a força simbólica que lhe é característica – não obstante o advento dos novos expedientes comerciais, a exemplo dos quilométricos hipermercados e das agilíssimas compras virtuais. Como sabiamente salientou alguém, “a feira livre é como uma filha rebelde da modernidade que insiste em desafiá-la”.
É necessário, porém, que haja uma sólida política de preservação da feira livre. Há de se empreender amplo trabalho de conscientização da sociedade acerca do papel da feira enquanto expressão das culturas locais, não permitindo que novos modelos desfigurem seu formato original. Formato que vai desde o dia e horário do evento, até a espontaneidade com que os feirantes expõem seus produtos, não tendo de se submeterem aos “padronismos” das modernas formas de comércio.
José Gonçalves do Nascimento
Poeta e cronista..
Campanha de água tem maior número de pontos registrados na BR-235/BA
Período chuvoso contribuiu para o aumento
A sétima campanha de Monitoramento da Qualidade da Água teve o maior número de pontos coletados. Este mês foram 36 pontos, dos 46 pontos previamente demarcados ao longo da BR-235/BA. Na última ação, em outubro, foram 26 pontos coletados, e em janeiro do ano passado, 25 pontos...
Fonte: Gestão Ambiental da BR-235/BASeagri e SIHS articulam ações para estruturar perímetros irrigados
Avenida Adolfo Viana lotada pra curtir o sábado de carnaval
Avenida cheia pra curtir o sábado de carnaval. Bel Marques, uma das grandes atrações do dia já passou levando a pipoca, bem como silas frança e as três escolas de samba da cidade. A programação que iniciou às 17 horas, ainda terá muitas atrações e promete trazer mais foliões, enchendo a avenida Adolfo Viana.
Bel Marques..
Prefeito discute implantação do Parque da Criança em Petrolina
Um novo equipamento público, destinado para o público infantil, está sendo desenhado pela gestão municipal de Petrolina. Durante encontro, realizado quinta-feira (21), o prefeito Julio Lossio reuniu os secretários que estarão envolvidos no projeto do Parque da Criança. Lossio discutiu junto com os gestores formatação do espaço, que segundo estimativas do prefeito, deve ter o dobro do tamanho do Parque Josepha Coelho e será instalado na região norte da cidade. ..
Ascom/PetrolinaEstado passa a efetuar pagamento dos servidores em lote único
Prefeitura e forças de segurança avaliam segunda noite do Carnaval de Juazeiro
Na manhã deste Sábado, 23, o governo municipal se reuniu mais uma vez com as policias Militar, Civil e Rodoviária Federal, Guarda Municipal e agentes de Trânsito para uma avaliação da segunda noite de carnaval em Juazeiro.
O comandante da Policia Militar, Coronel Alfredo Nascimento, fez uma avaliação positiva da segunda noite "Tivemos no circuito nesta sexta-feira 82 patrulhas, com quase trezentos policiais e ainda contamos com a presença da cavalaria que deu apoio nos pontos de dispersão do circuito. Podemos afirmar que foi mais uma noite tranquila e vamos trabalhar para que continuemos assim até domingo", concluiu. O Coronel ainda confirmou a presença hoje do Comandante Geral da Policia Militar Anselmo Alves Brandão...
Ascom/JuazeiroEsbajando simpatia, Matheus & Kauan passam pela avenida da folia
O carnaval de Juazeiro já começou e a dupla Matheus & Kauan acabam de passar pela avenida Adolfo Vianna. Colocados na programação de última hora, a dupla vem arrastando muita gente atrás de seu trio:
..
Começou o terceiro dia de carnaval em Juazeiro
Com público ainda chegando na avenida, os blocos Tô a Tôa eNa Bruxa com Rubinho já passaram pela avenida do Carnaval. Daqui a pouco, é a vez do ex- chicleteiro Bell Marques que neste momento já está passando o som em cima do seu trio:
..
Prefeitura de Juazeiro realiza ações para melhorar o escoamento das águas pluviais que ficaram acumuladas nos bairros Tabuleiro e Itaberaba
A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), de segue intensificando as ações emergenciais para reparar os danos causados pelas chuvas que atingem o município nos últimos dias. Neste sábado (23), equipes trabalham na abertura de um dreno alternativo na estrada às margens do canal que conduz as águas da Barragem do São Geraldo para o Rio São Francisco.
O objetivo dos serviços que estão sendo executados com o auxilio de uma retroescavadeira hidráulica é aumentar o escoamento das águas pluviais que se acumularam nos bairros Tabuleiro e Itaberaba, e não conseguiram ser drenadas suficientemente pelo Riacho do Mulungu...
Ascom/JuazeiroConstesf abre processo seletivo na área de regularização fundiária
O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) irá realizar um Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de profissionais na área de regularização fundiária. Os contratados irão atender ao Convênio n°025/2015 da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), edital nº 01/2016, onde estão disponibilizadas sete vagas.
As vagas são para os cargos de Coordenador Geral (01), Engenheiro Agrimensor (01) e Técnico de Nível Médio (05). As inscrições acontecerão nos dias 28 e 29/01/2016, 01 e 02/02/2016, das 09h as 12h e das 14h as 16:30h, na sede do Constesf, situado na Rua Chile, N°282, Maria Gorette, em Juazeiro-BA...
Ascom ConstesfPrefeitura de Soradinho publica retificação no edital de Processo Seletivo Reda
A Prefeitura de Sobradinho publica Edital 03/2016 que prorroga o prazo de interposição de recursos aos resultados publicados no Edital 02/2016 REDA Sobradinho. O Edital 04/2016 Promove RETIFICAÇÃO ao Edital 02/2016.
Confira a seguir o Edital de Retificação: