Outros Destaques

Política

Variadas

Rui Costa quer mais trios sem cordas no Carnaval de 2017

 
Para prestigiar a apresentação de artistas como Saulo Fernandes, Ivete Sangalo, entre outros, que desfilam neste domingo (7) no Campo Grande, o governador Rui Costa, acompanhado da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Aline Peixoto, e de duas filhas, chegou, no início da tarde, ao Camarote do Governo do Estado. Na oportunidade, ele fez uma avaliação do Carnaval Pipoca.
 
De acordo com Rui, a meta do Poder Executivo para a folia de 2017 é firmar ainda mais parcerias com a iniciativa privada para proporcionar aos artistas o desfile sem cordas. “Queremos mostrar [às empresas] que, além da brincadeira de Carnaval, isso aqui é um bom negócio para apresentar suas marcas”. Ainda conforme Rui, há a intenção de “multiplicar os espaços onde o folião não precise estar dentro de uma corda para poder brincar. Combinado com os portais de segurança, percebemos que houve uma melhora expressiva nos indicadores”.

Aprovação dos foliões

Saulo Fernandes foi um dos grandes nomes da Axé Music que este ano recebeu apoio do Governo do Estado para desfilar sem cordas. Moradora do Nordeste de Amaralina, Joseane Oliveira aprovou a iniciativa do governo baiano. Ela, a mãe, o marido e o filho de seis anos foram para a Avenida vestidos com camisas com a frase "Pipoca de Saulo", confeccionadas especialmente para a folia deste ano. "Amamos Saulo. Ele é maravilhoso. Olha a multidão que ele está arrastando. O Carnaval está bastante tranquilo. Pipoca à vontade pra todo mundo. Então, está ótimo!".
 
Filhos de Gandhy

Depois de conferir a saída dos blocos afro Olodum (sexta-feira) e Ilê Aiyê (sábado), o governador Rui Costa foi, neste domingo, prestigiar a saída do Afoxé Filhos de Gandhy. “Hoje, vou lá no Gandhy. Assumi esse compromisso. O Ilê, o Olodum e o Gandhy são três expressões, três marcas que expressam a cultura, a arte do povo negro da Bahia” disse o governador.
..

Secom Bahia Foto: Manu Dias/GOVBA

Petrolina: Prefeitura executa serviços de urbanização do Cacheado

A secretária de Infraestrutura, Tatyanne Lima, acompanhou nesta última semana os serviços de urbanização que estão sendo realizados pela prefeitura através da Seinfram no bairro Cacheado,  local onde antes existia uma invasão sem condições básicas de moradia.

O projeto de urbanização contempla a construção de um trecho do canal, drenagem, energia elétrica e a pavimentação das ruas principais. Além da construção de uma AME -  unidade de saúde de Atendimento Multiprofissional Especializado e de uma praça. Em uma parceria fechada com o Governo Federal, a Caixa Econômica, o Programa Minha Casa, Minha Vida,  Ministério das Cidades e a Secretaria de Habitação de Petrolina, o que antes era apenas um sonho, agora está se tornando realidade...

Ascom/Petrolina

Saulo rejeita cantar o hit "Metralhadora" no Carnaval

A música "Paredão Metralhadora" está na boca do povo e de quase todos os artistas, mas não entrará no repertório de Saulo durante o Carnaval. O artista disse que não cantará a música. "Eu não, não por nada não, mas acho que ficaria sem graça tocar, todo mundo já toca, então a galera que vem aqui já sabe, deixa Saulo lá quietinho, ele é barbudo, ele é pai de família", argumentou, enquanto aguardava a saída do seu trio na Barra.

Questionado sobre o seu hit preferido da folia ele diz que torce para Ed City e Igor Kannário. "Torço para esses caras porque eu acho que a música da Bahia é cantada verdadeiramente por eles. 'Pai, aqui não vê bicho com nada', 'E aí, é nós', acho que eles representam e representar é tudo", defende o artista que desfilou mais uma vez sem cordas...

Primeira noite do carnaval em Petrolina agita foliões

Assim como nas edições anteriores, a primeira noite de Carnaval em Petrolina (06/02) reuniu uma multidão que veio brincar e curtir os shows musicais da festa. Organizado pela Prefeitura Municipal, com o apoio do governo do Estado, o carnaval 2016 trouxe na noite de abertura artistas que embalaram a folia do público no palco principal, localizado ao final da Avenida Joaquim Nabuco próximo à Orla da cidade.

O primeiro a subir no palco foi o cantor Alan Cléber. Acompanhado da sua banda, o artista colocou muita gente pra suar, ao trazer no repertório uma extensa lista de músicas de Axé, seu principal estilo musical. Em seguida a banda Axé Camaleão, que se apresentou pela primeira vez em Petrolina, conquistou os foliões com repertório bastante animado. Por último, fechando a programação do palco principal, quem subiu ao palco foi a Orquestra Fernando Júnior, que sempre anima o Carnaval de Petrolina com sucessos carnavalescos de gêneros diversos.  ..

Ascom Prefeitura de Petrolina

Barragem se rompe no Vale do Paraíba e deixa São José dos Campos sem água

O rompimento de uma barragem de resíduos da mineradora Rolando Comércio de Areia no rio Paraíba do Sul, em Jacareí (SP), afetou aproximadamente 75% do abastecimento de água em São José dos Campos (SP). O acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (5), enquanto a empresa mineradora fazia a extração de areia no rio Paraíba do Sul. Os rejeitos estavam sendo depositados irregularmente em uma lagoa de outra mineradora que está com as atividades paradas enquanto aguarda autorização ambiental. A Sabesp, responsável pelo tratamento de água em diversas cidades do Vale do Paraíba, chegou a suspender o abastecimento na cidade de São José dos Campos ainda na noite de sexta-feira, atingindo 70% da população – cerca de 500 mil pessoas.

Os demais domicílios receberam água de poços. Na sexta-feira à tarde, a empresa informou que já havia retomado o tratamento da água retirada do Paraíba do Sul. A previsão era de que o reabastecimento dos domicílios seria gradual e estaria normalizado até a manhã deste sábado (6). Para as cidades de Taubaté, Pindamonhangaba e Tremembé, a empresa emitiu alerta, na tarde de sexta-feira, de que o abastecimento também poderia ser prejudicado. Havia risco da mancha com rejeitos atingir essas cidades ainda na tarde deste sábado...

Prefeitura de Juazeiro segue com os trabalhos de recapeamento asfáltico nas Avenidas da cidade

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) segue com as ações de recapeamento asfáltico nas Avenidas da cidade.  Sexta-feira (5), equipes e máquinas atuaram na Raul Alves, no trecho entre a Maternidade Municipal e a Praça Dom Tomaz no bairro Santo Antônio. Outras Avenidas também receberão os serviços, a exemplo da Gaspar de Lemos e Ayrton Senna, além de um trecho da BR-235 (do Posto Estação até o SAMU).

Todo o recapeamento asfáltico será executado com recursos municipais. O prefeito Isaac Carvalho esteve na Raul Alves acompanhando de perto os serviços e falou da importância das obras. "Aqui na Raul Alves estamos dando continuidade ao recapeamento que iniciamos ano passado junto com o Governo do Estado, através da CONDER. E agora, com recursos próprios, estamos dando sequência a um trabalho que vai melhorar a infraestrutura urbana da cidade, garantindo mais mobilidade para a população", disse Isaac...

Ascom/Juazeiro

ESPAÇO DO LEITOR: SALVE-SE QUEM PUDER

Inconformado, revoltado, injuriado, indignado e muito tristonho. Assim achava-se Deus, o Criador onipotente e onipresente de todas as coisas, segundo o livro da Bíblia. Da matéria bruta perpassando pela matéria enraizada, matéria animada, até no que mais sonhou e apostou ser a sua obra prima perfeita: A matéria humana, demasiadamente humana. Pensando, matutando, refletindo, raciocinando, meditando, confiando nesse coletivo sinonimal que o acompanha desde longínquos tempos. Estava às voltas, repetidamente, com incomensuráveis perguntas a si mesmo e aos seus borbotões: Como tudo e mais que tudo chegou a esse ponto se o mais que tudo foi criado com tanta beleza, carinho, credo, esperança, amor? Como o mais que belo ser tornado mais que feio? O amor ser tornado ódio? A paz ser tornada guerra? A esperança ser tornada desespero? O homem de origem ser tornado o homem de sem origem, o de hoje? Olhando bem do firmamento para a terra, lá embaixo infestou-se em erros atemorizantes, tenebrosos, a parecer sem recuos. Por que os homens nem mesmo mais sonham salvarem a si próprios e ao seu mundo?  Fi-los fortes, saudáveis, inteligentes. Dei-os   o livre-arbítrio, a liberdade, a força de vontade, o entusiasmo, o bom humor, a coragem, o sexo.  Provi-os de tudo para todos os obstáculos, dos transponíveis aos intransponíveis, dos eternos aos efêmeros.

E Deus lamentava lacrimejando. Sim, Deus é sensível e chora. Por que não? Tem parte humana. Algo teria que ser feito com a máxima rapidez e urgência urgentíssima. O homem de hoje estar perdido, perdidinho da silva. O Criador anotou na cadernetinha alguns dos por quês: Pessimismo, raivas, ódio, desprezos, arrogância, ganâncias, gula, adultérios, desamor, guerras, doença, pedofilias, estupro, tráficos, desigualdade, vícios, falsidade, mentiras, assassinato, seitas, preconceito, discriminações, desmatamento, poluições, bomba, armas, falta de fé. Como meu Deus, dizia Deus a si mesmo, o homem chegou ao homem de hoje se tem uma natureza boa por ser concebido alma limpa e anjo ingênuo?..

OTONIEL GONDIM

Aqueduto do Eixo Norte da Transposição rompe e causa vazamento

A estrutura de concreto do aqueduto do Mari, o terceiro do Eixo Norte da transposição entre os reservatórios do Tucutu e de Terra Nova, não resistiu à força das últimas chuvas e rompeu causando vazamento da água que corre pelo canal. Segundo as primeiras informações o vazamento se deu por conta de rachaduras nas placas de concreto, o que pode ser visto como problema pontual e que pode não comprometer a obra.

Ainda de acordo com as informações, técnicos da construtora Mendes Junior, empresa responsável pela execução da obra e do ministério da integração nacional, já se encontram no local fazendo avaliações dos danos causados e trabalhando a recuperação da estrutura do aqueduto. (Blog do Didi Galvão)..

Órgãos municipais se reúnem para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti

Sexta-feira, 5, aconteceu na Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública uma reunião entre a Direção de Fiscalização, Coordenação de Endemias e RepresentanteS da Vigilância Sanitária. Na pauta foram discutidas situações que envolvem casos de dengue relacionados às áreas abandonadas e também levantamento de novos pontos de focos do mosquito aedes aegypti que podem estar presentes em inúmeras residências que se mantém fechadas ou abandonadas, pneus, depósitos a céu aberto, e demais locais que sirvam como reservatório.  

Para o Diretor de Fiscalização, Péricles de Jesus, “é um momento de nos alinharmos para trabalharmos em parceria, isso porque a SEMAOP pode notificar proprietários de terrenos que estejam acumulando resíduos que depois das chuvas podem ser transformados em criatórios do mosquito, assim como podemos identificar os proprietários de casas abandonados e solicitar dele a abertura para que os agentes de endemias possam realizar seu trabalho, bem como a vigilância sanitária”, concluiu. ..

Ascom Prefeitura de Juazeiro

“Estou maravilhado, não há lugar igual”, fala cadeirante sobre acessibilidade e conforto no Camarote Skol Beats Spirit

 
Filho de baiano, o advogado brasiliense Marcelo Nunes, de 46 anos, está curtindo o carnaval de Salvador no Camarote Skol Beats Spirit. Militante da luta contra o preconceito, um dos motivos que o levou a escolher o camarote foi a acessibilidade. “Venho para o carnaval de Salvador há 17 anos e nunca encontrei um camarote tão acessível e confortável para cadeirantes”, conta o portador de deficiência física que, apesar das dificuldades que normalmente encontra para chegar ao carnaval, nunca deixou de curtir. 
 
Foi no seu primeiro carnaval em Salvador, há 17 anos, que Marcelo conheceu a sua esposa, a servidora pública Suzana Nunes (54). “Me apaixonei pelo carnaval e por minha mulher e acabei vindo morar em Salvador. Estou maravilhado, não há lugar igual ao Camarote Skol Beats Spirit”, completa o advogado, que é também jogador de basquete e rugby para portadores de deficiência física. Além das rampas de acesso, o espaço tem mais de 4 mil metros quadrados, com mirante amplo.
..

LK Comunicações

PALHOÇÃO DA PEDRA DO LORD MANTÉM TRADIÇÃO COM O MELHOR CARNAVAL OFICIAL DE JUAZEIRO

Juazeiro já teve o seu carnaval antecipado no final de janeiro, mas quem gosta da Festa de Momo aproveitou na tarde deste sábado (06) para vivenciar mais uma programação festiva no Palhoção da Pedra do Lord, organizada pela SERABSA (Sociedade Recreativa do Bairro Santo Antônio) e animada por Neto e Mundinho, Orquestra do Serabsa e Banda Mirage...

Esquizofrenia é tema do grupo de estudos dos profissionais do CAPS II de Petrolina

A cada 15 dias os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), da Secretaria de Saúde, se reúnem para discutir patologias que afetam a saúde mental. Essa semana o tema foi Esquizofrenia e seus subtipos, focando na paranoide, considerada a mais comum.

"Os grupos são de extrema importância, pois é o momento de atualizações, discussões e troca de experiências. Cada vez que nos apropriamos mais de um diagnóstico e percebemos seu comportamento, seremos mais assertivos no tratamento", afirma a coordenadora do CAPS II, Adriana Lira.  No próximo encontro será discutida a Psicose e suas particularidades...

Ascom/Petrolina

Médicos da UPAE e HDM dão dicas para curtir o carnaval com saúde

Profissionais da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) e o Hospital Dom Malan, de Petrolina (PE), ambos gerenciados pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), alertam à população sobre os cuidados que deverão ter com a saúde durante o Carnaval. 

Para a médica da UPAE, Natália Mariano, é muito importante que durante este período, o folião possa manter uma alimentação balanceada, fazendo regularmente as refeições diárias necessárias para o organismo. “São indicados alimentos como frutas e verduras, comidas leves. Devem evitar lanches rápidos, como o fast-foods e tomar cuidados com alimentos que ficam expostos em barracas, pois podem estar mal conservados, causando infecções", ressalta. ..

Ascom/HDM-IMIP

Petrolina: Seduc renova convênio da Escola Laura Vicuña

Na última quinta-feira (04) o Secretário de Educação, Cel Heitor Leite recebeu a Gestora da Escola Municipal Laura Vicunã, Maria Auxiliadora,  a Diretora do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Irmã Júlia, a coordenadora do CEMAM Regia Cristina Gondim e a inspetora Amélia de Assis Castro para tratar da permanência da Escola Municipal dentro do prédio da instituição do CEMAM.  A Secretaria de Educação aprova a ideia. "Temos interesse em continuar a administrar a unidade, e assim será em 2017 com implementação ainda de  novos serviços da Educação". ..

Ascom/Petrolina

No ritmo do frevo, Carnaval do Voluntariado do HDM/IMIP alegra pacientes

Nesta sexta-feira (05), no Hospital Dom Malan/IMIP, Petrolina (PE), muita festa e alegria marcaram a comemoração do Carnaval do Voluntariado 2016. Caracterizados com apetrechos carnavalescos, o animado bloco de funcionários e voluntários percorreu os setores levando muita diversão e descontração. A folia contou com a presença da Orquestra de Frevo – A Rebarba, que tocou marchinhas de carnaval no ritmo pernambucano.

A dona de casa, Fabiana dos Santos, mãe de um paciente interno na Unidade Hospitalar, diz que essa celebração muda um pouco a rotina hospitalar. “Eu estou aqui há sete dias, os médicos descobriram que meu filho tem diabetes e hoje ele está bem melhor do que quando chegou. Vejo que ele se alegrou bastante com essa comemoração”, finalizou...

Ascom/HDM-IMIP

Entidade questiona uso de larvicidas e fumacê para conter infestação por Aedes

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) criticou o uso de larvicidas e nebulizações químicas, conhecidas como fumacê, no combate ao mosquito Aedes aegypti. Por meio de nota, a entidade destacou que as medidas, utilizadas há décadas no país, não têm alcançado efetividade no combate ao vetor e, portanto, não diminuem a infestação, além de provocar sérios danos à população.

“Foi decisão do Ministério da Saúde imputar a associação da epidemia de microcefalia à infecção materno-fetal pelo vírus Zika, supostamente introduzido no Brasil em 2014, no Nordeste brasileiro. Diante da inusitada incidência, foi determinado o estado de emergência em saúde pública de importância nacional, desencadeando a intensificação do controle vetorial do Aedes aegypti, dentro da mesma abordagem utilizada para a dengue e que, há cerca 40 anos, é realizada sem efetividade para os objetivos pretendidos.”..

Agência Brasil

Sesp atua na sede e interior de Juazeiro com ações na área de iluminação

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) executou ações de manutenção na área de iluminação em várias regiões de Juazeiro esta semana. As equipes atuaram em todo o bairro Itaberaba, Castelo Branco, Residencial Juazeiro II, Maringá, além das praças Monsenhor Nestor (Bairro Alagadiço) e Antônio Marcelino dos Reis (São Geraldo). No interior os trabalhos beneficiaram a sede do distrito de Itamotinga e Guanhães.

A Iluminação Pública ainda intensificou esta semana as ações com atendimento de solicitações da população em mais de 20 bairros da cidade. Ao todo foram substituídas 91 lâmpadas, 20 reatores, 80 relês e 44 bases. O gerente de Iluminação, Hildenberg Carvalho, destaca o trabalho que o governo municipal vem efetivando na cidade nessa área. "Estamos trabalhando intensamente em diversos pontos de Juazeiro para garantir a iluminação necessária e, acima de tudo, assegurar a melhoria na segurança e qualidade de vida da população", disse o gerente...

Ascom/Juazeiro

Sebrae Juazeiro entra em recesso no período de Carnaval

O Sebrae Juazeiro entrou em recesso nesta sexta-feira, 5, devido ao período carnavalesco.  As atividades serão retomadas na próxima quinta-feira, 11, no horário normal das 9h às 17h. Nesse intervalo, os microempreendedores individuais (MEI), empresários de micro e pequenas empresas (MPE) e potenciais empreendedores podem buscar orientação através do site:http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae. ..

Ascom/Sebrae

SINDICATOS DEBATEM CAMPANHA SALARIAL 2016 EM JUAZEIRO

Nesta sexta-feira (05), no Auditório da APLB Sindicato, os Servidores Públicos Municipais de Juazeiro estiveram reunidos em Assembleia Geral Ordinária convocada pelo Sinserp (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro), Sintase (Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias), AGMJ (Associação da Guarda Municipal) e a Assogestran (Associação dos Agentes de Trânsito).

Inicialmente o Sinserp apresentou os últimos encaminhamentos do Projeto Habitacional, uma parceria com a Construtora F2J, e a partir do dia 15 de fevereiro, a empresa entrará em contato com os servidores que já fizeram o seu pré-cadastro. Os mesmos, após convocação, deverão comparecer ao escritório da construtora localizado no Posto Surubim nº 879, Sala 02 na Avenida Adolfo Viana...

Ascom Sinserp

MAC BETO CONCEDE FÉRIAS COLETIVAS E VOLTA ÀS ATIVIDADES DIA 16

Os habituais frequentadores do Mac Beto na Orla de Juazeiro se depararam nesta sexta-feira (05) com uma enorme faixa anunciando as férias coletivas de todos os seus colaboradores.

Como ocorre todos anos, o proprietário do espaço de entretenimento, Walter César, neste mesmo período do ano concede férias aos seus trabalhadores e aproveita para também curtir merecido descanso...

Encontro Renascer começa neste domingo em Juazeiro

De 7 a 9 de fevereiro, feriado de carnaval oficial, acontecerá em Juazeiro o 4° Encontro Renascer. O evento é gratuito e será realizado no Colégio Municipal Paulo VI, sempre a partir das 8h. O encontro é promovido pela comunidade católica Shalom de Juazeiro e oferecerá aos participantes momentos de Adoração, Missas, Louvores, Adoração ao Santíssimo, apresentações teatrais e palestras.

“As expectativas são as melhores. Existe uma opção diferente de carnaval em Juazeiro que é o Renascer. Estamos indo para a 4° edição e a cada ano cresce mais a estrutura. Eu participo desde 2010 do Renascer e é um evento fantástico”, ressaltou o jovem Diego Alves, que irá participar do Renascer, em entrevista ao programa Geraldo José nesta sexta-feira (05)...

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José

Após negociação, empresa Dan-Herbet pagará salário dos funcionários atrasados

A presidente do Sindicato da Construção Civil de Juazeiro, Luciene de Jesus, voltou ao programa Geraldo José nesta sexta-feira (05) para dar maiores esclarecimentos sobre a situação dos trabalhadores contratados pela empresa FJ Engenharia, que prestou serviço a empresa Dan-Hebert, para execução de serviços na construção do Juá Garden Shopping em Juazeiro.

De acordo com a presidente, em uma reunião nesta sexta-feira (05) no Ministério do Trabalho e Emprego, em Juazeiro, a empresa Dan-Herbet assumiu o compromisso de pagar os salários atrasados dos funcionários...

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José