Outros Destaques

Política

Variadas

Espaço do Leitor: Prefeitura de Jacobina descumpre recomendações do MP para revitalizar o Parque da Macaqueira

O Ministério Público estadual encaminhou no dia 25 de janeiro deste ano, recomendação à Prefeitura Municipal de Jacobina para que ela adotasse medidas com o objetivo de revitalizar o Parque da Macaqueira, localizado no município.

Segundo o promotor de Justiça Pablo Almeida, autor da recomendação, o Parque criado com a finalidade de preservar o ecossistema do Vale do Rio Ouro, encontra-se em situação de abandono. Na recomendação o promotor destaca que: "Conforme informações apuradas por meio de inquérito civil instaurado pelo MP, o Parque Municipal nunca atendeu, desde sua criação, através da Lei Municipal nº 651, de 11 de setembro de 2003, a todos os requisitos da Lei Federal nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc), e nem o decreto nº 4.340/2002, que regulamenta o Sistema"...

Falta de água é tema de debate na Casa Aprígio Duarte

O vereador Francinaldo Leopoldo (Nalvinho – PSB), durante a sessão ordinária desta terça-feira (29), denunciou a falta de água no bairro João Paulo II durante quatro dias.

"Um bairro da dimensão do Juazeiro 8 ficar durante quatro dias sem o abastecimento de água, por causa do rompimento de uma adutora que nunca é consertada, é um absurdo. As famílias ficaram durante o feriado sem ter água nas suas torneiras e diante desse calor que temos aqui na região. Água é um elemento básico na vida das pessoas. A conta nunca falha, mas o serviço não tem sido de qualidade", apresentou o edil...

Ascom/Câmara

Secretária de Saúde visita Unidade Básica de Saúde no bairro João de Deus

Nesta quarta-feira (30), a secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, visitou a Unidade Básica de Saúde Álvaro Rocha, no bairro João de Deus. Durante a visita, a secretária conversou com os usuários e profissionais, e anunciou que a unidade vai passar por melhorias em sua infraestrutura.

Em virtude da reforma, a partir da próxima segunda-feira (4), o atendimento médico e de enfermagem será realizado, temporariamente, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e os demais procedimentos, vacinação e dispensação de medicamentos, acontecerão na UBS Josefa Bispo, ambos no bairro João de Deus...

Ascom/Petrolina

Secretaria de Habitação realiza seleção dos moradores do bairro Cacheado em Petrolina

Com a obra de urbanização do bairro Cacheado, as 400 famílias que irão morar na localidade e no bairro Pedra Linda, onde está a segunda etapa da urbanização, começaram a ser selecionadas. As comunidades serão compostas pelos antigos moradores da então invasão, e que hoje são atendidos pelo município através do aluguel social.

Nesta fase, das 163 famílias que participaram 130 irão morar no bairro Cacheado e 33 irão para o bairro Pedra Linda. "Esta seleção é parte do processo de critérios estabelecidos para atender as famílias que já residiam na invasão. Ainda resta concluir a seleção do bairro Pedra Linda, que irá acontecer em um segundo momento", explicou a Secretária Executiva de Habitação Ednalva Gomes...

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

Novos semáforos serão instalados na Avenida da Integração

 

Quem dirige pelas ruas e avenidas de Petrolina já pode notar a instalação de novos semáforos nas vias. A Prefeitura através da AMMPLA-Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina investe em tecnologia facilitando a vida dos motoristas. O diretor presidente da AMMPLA, Paulo Valgueiro afirma que partir do dia 30 de março a Avenida de Integração ganha novos semáforos que serão instalados no cruzamento da Avenida da Integração e Rua Alvaro Rocha. O outro semáforo passa a funcionar na Avenida da Integração e Rua Pedo D. Gomes.

"O objetivo da instalação dos novos semáforos é melhorar o controle de tráfego e aumentar a segurança de motoristas e pedestres", ressalta Paulo Valgueiro. A engenheira de trânsito da AMMPLA, Paula Lopes explica que com a instalação dos semáforos houve a necessidade da modificação de trânsito nas ruas Álvaro Rocha e Pedro D. Gomes, transformando-as em binário (sentido único de circulação em direções opostas, de cada rua). A Rua Álvaro Rocha terá fluxo no sentido Avenida Darcy Ribeiro para Avenida Integração (Shopping para o bairro Areia Branca). Já a Rua Pedro D. Gomes terá fluxo no sentido Avenida da Integração para a Avenida Darcy Ribeiro (Banco do Brasil para Parque Josepha Coelho).

"Os dois retornos existentes próximo a entrada da areia branca serão fechados. Quem quiser ter acesso para o bairro Areia Branca vindo do sentido Avenida Sete de Setembro para Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio deverá acessar a Rua Pedro D. Gomes, e convergir à esquerda para Rua do Triunfo ou Rua Tupinambás e ao final acessar a Rua Álvaro Rocha para executar o cruzamento com a Avenida da Integração", explica Paula Lopes.

O condutor que estiver na Avenida da Integração, no sentido da Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio para a Avenida Sete de Setembro, deverá convergir a direita na praça da Rua do Jasmim e logo em seguida a esquerda para fazer o cruzamento da Av. da Integração, sentido Parque Josepha Coelho/Shopping/UNIVASF/Hospital de Traumas.

Os condutores deverão observar e obedecer a sinalização vertical existente. "Petrolina está em pleno desenvolvimento. Estamos investindo em novos equipamentos para melhorar a vida dos motoristas e pedestres, garantindo um trânsito mais tranquilo e seguro em nossa cidade", destaca Paula, lembrando que outros semáforos serão instalados por etapas, acompanhando os pontos de maior fluxo de veículos na cidade. ..

Ascom/Petrolina

Prefeitura de Petrolina checa últimos detalhes para reabertura do parque Josefa Coelho

Nesta terça-feira, 29, a Secretária de Infraestrutura, Tatyanne Lima realizou uma vistoria técnica no Parque Josefa Coelho, localizado no bairro Maria Auxiliadora, que contou com a participação com o Secretário Executivo de Obras, Kepler Kaiser e o Secretário de Esporte, Brito Junior.

A vistoria teve por objetivo ultimar  as ações para inauguração do parque, que encontra-se fechado devido a obra, que está em fase de conclusão.  Os serviços contemplam a reforma da pista de caminhada, a qual recebeu uma estrutura de primeira qualidade e totalmente adequada, recuperação das quadras de futsal e tênis, recuperação dos campos de futebol de areia e vôlei de areia, implantação de campo de futebol society gramado, pista de Skate e quadra Tritoc, recuperação das arenas, banheiros e brinquedos, reforma da guarita, pintura do gradil  de contorno, demarcação de vagas de estacionamento, totens de identificação de espaços  e muito mais...

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

Aprovado o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores públicos de Juazeiro

Depois de polêmicas e debates, tensos, em uma sessão que se estendeu das 08h horas até às 16h,  a Câmara de Vereadores de Juazeiro aprovou na tarde deste quarta-feira (30) os Projetos de Lei que instituem o Plano de Cargos, Carreira e Remunerações - PCCR dos servidores públicos de Juazeiro da administração direta e indireta do poder executivo abrangendo a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte – CSTT, com exceção da Guarda Civil e os profissionais do Ministério público. Foram 17 votos favoráveis e 1 voto contrário do vereador José Carlos Medeiros (PSDB).

Em seguida foram aprovados por unanimidade os Projetos de Lei que instituem o PCCR para os servidores públicos da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, Guarda Municipal e Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE...

Ascom/Câmara de Vereadores de Juazeiro

Páscoa dos Militares será celebrada na sexta-feira (01-04) pela 45° CIPM em Curaçá

A 45ª CIPM irá promover, como parte do Projeto de Amparo Incondicional ao municípios de Curacá e Uauá (PAI), na próxima sexta-feira(01), a Páscoa dos Militares em Curaçá. Para tanto, a 45° CIPM convida toda a comunidade San Francisca das cidades próximas de Juazeiro, Abaré, Chorrochó, Santa Maria, Uauá e Curaçá,  e também todos os Distritos e comunidades vizinhas de Barro Vermelho, Agrovilas, Pedra Branca, Riacho Seco, Patamuté, São Bento, Poço de Fora e Mundo Novo, para este evento que representa o rito de passagem para a ressurreição de uma nova vida.

A missa terá início às 18h, na Praça do Teatro Raul Coelho, e será celebrada pelo Padre João. Ao final, a instituição PMBA, simbolicamente, presenteará a cidade de Curaçá e presentes com o Concerto da Fraternidade, que contará com a apresentação da Filarmônica 21 Setembro de Petrolina. O evento é realizado com o apoio da Paróquia de Bom Jesus e São Benedito e das Prefeituras dos municípios de Curaçá e Petrolina...

Com informações da 45° CIPM

COLETIVO DA ILHA RECLAMA REABERTURA DA ILHA DO FOGO

Os membros do Coletivo da Ilha Léo Miranda e Ênio Silva compareceram ao programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta terça-feira (29) com objetivo de reclamar da Prefeitura de Petrolina, atualmente responsável pela administração da Ilha do Fogo, a retirada do enxame de abelhas que assustou os banhistas acerca de 13 dias e a consequentemente reabertura do balneário para deleite dos banhistas das duas cidades.

“Temos sido parceiros da gestão na efetivação de ações na ilha, mas é inconcebível a demora para solução deste problema. A gente entende a tentativa de preservar a segurança dos banhistas, no entanto, a demora nos faz pensar em má vontade” especulou Ênio Silva...

Após reclamação de leitor, SAAE envia nota de esclarecimento sobre rede de esgoto na Codevasf

Após reclamação do leitor aqui no blog do Geraldo José (VEJA AQUI), O SAAE informa aos moradores da Rua Padre Clemente, no bairro Codevasf que a desobstrução da rede de esgoto foi realizada nesta terça-feira (29).  Comunica também que o bairro será o próximo a ser contemplado pelas obras de Saneamento Básico com a construção das redes condominiais e ligações intradomiciliares. 

A estação elevatória de esgoto que atenderá a área já foi construída e entrará em funcionamento assim que forem concluídos os serviços das redes condominiais e ligações intradomiciliares no bairro. ..

Asscom/Prefeitura Municipal de Juazeiro

Reunião para discussão do PCCR interrompida: Médicos afirmam não terem representatividade junto ao Sintrab

A reunião convocada para esta quarta-feira (30) no plenário da Casa Aprígio Duarte Filho pela Mesa Diretora da Câmara foi interrompida devido a um impasse entre a classe médica e o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde em Juazeiro.

De acordo com informações do presidente da Câmara, vereador Damião Medrado (PSD) representantes da categoria dos médicos que atuam no município procuraram a mesa diretora e afirmaram não terem representatividade junto ao sindicato. “Devido a este imprevisto no atendimento a essa categoria, tivemos que interromper a sessão para ouvir as reivindicações da categoria”, informou...

ASCOM Câmara de Vereadores de Juazeiro Foto: Paulo Pastor

ZONA AZUL EM PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO EM JUAZEIRO

A Prefeitura de Juazeiro e a empresa Sinal Park Estacionamentos SPE-AS, vencedora do processo licitatório para a instalação da Zona Azul no município, promovem nesta quinta-feira o lançamento do Plano de Introdução do projeto em Juazeiro.

A informação é do diretor da CSTT – Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes Vilmar Ferreira que na tarde desta terça-feira (29) participou do programa Geraldo José na Transrio FM quando concedeu maiores detalhes acerca do referido programa. “Inicialmente a gente realizou a pintura e delimitação dos espaços para carros e motocicletas, neste momento estamos promovendo o treinamento das monitoras que irão atuar no sistema de zona azul da cidade. Com o lançamento quinta, iniciaremos a fase educativa e após 30 dias, começaremos a fase de cobrança pelo estacionamento localizado” explicou...

JUAZEIRO - Defensoria obtém liminar favorável em ação para criança com microcefalia

Órgãos estatais foram obrigados a custear o acompanhamento clínico

Já nos moldes do novo Código de Processo Civil, a Defensoria Pública do Estado da Bahia ajuizou uma ação de obrigação de fazer com pedido de tutela provisória de urgência, contra o Estado da Bahia e da Prefeitura de Juazeiro. A liminar que obteve uma decisão favorável tem como objetivo beneficiar uma criança nascida há um mês com microcefalia.

De acordo com o defensor público André Lima Cerqueira, titular da Infância e Juventude da comarca de Juazeiro, após a análise da documentação levada pela mãe da criança, foi constatada a necessidade da realização de uma tomografia computadorizada de crânio para que fosse feito um melhor acompanhamento terapêutico do recém-nascido. Porém, com a justificativa de não existir vaga na rede de saúde, o exame não foi realizado.

"A omissão do Estado que deixa de cumprir a imposição ditada pelo texto constitucional, qualifica-se como comportamento revestido da maior gravidade político-jurídica. Mediante inércia, o Poder Público também desrespeita a Constituição e ofende direitos que nela se fundam, não se podendo admitir a violação ao direito a saúde de quem quer que seja, principalmente de criança com microcefalia", argumentou o defensor público André Lima Cerqueira.

Em razão da urgência do caso, a liminar foi concedida, no último dia 21, pelo juízo da Infância e Juventude, obrigando o Estado da Bahia e o município de Juazeiro a realizarem na rede pública ou particular, aos seus custos, o exame que a criança necessite, bem como procedam ao regular acompanhamento clínico, visando diminuir as sequelas da microcefalia. ..

Ascom Defensoria Pública Juazeiro Bahia

Montagem Via Sacra do Centro Pop emociona plateia

Realizado na noite da última quarta-feira, 23, na Orla II, próximo ao Vaporzinho, a Montagem Via Sacra do Centro Pop e uma mostra de fotos de pessoas em situação de rua num paralelo à via crucis de Jesus de Nazaré.

O evento, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social de Juazeiro (Sedis), através da Gerência de Proteção Social Especial/Centro Pop, teve a participação musical de Neto - da dupla Neto e Mundinho - e contou com a presença da secretária Lindsai Amaral, da Gerente Fátima Macedo, de funcionários e estagiários do Centro Pop, população em geral e, especialmente, dos personagens da montagem, as pessoas em situação de rua que são assistidas pelo Centro...

Ascom/Juazeiro

TRT-BA funcionará em turno único para reduzir gastos

Diante do corte no orçamento da Justiça do Trabalho para o ano de 2016, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), desembargadora Maria Adna Aguiar, editou um Ato para redução de despesas de custeio e fixou turno único de funcionamento das varas do Trabalho no estado. De acordo com o decreto, o turno único será das 8h às 15h30 para todos os servidores e magistrados, tanto de Salvador quanto do interior da Bahia. O turno único será implementado no dia 4 de abril e será realizado até o dia 19 de dezembro. As audiências já designadas em horário distinto poderão ser realizadas até 29 de abril, data em que se uniformizará o expediente. O atendimento ao público nas varas do Trabalho será das 9h às 14h, de segunda a sexta. 

O TRT-BA informa que, apesar da mudança no horário de atendimento ao público, o amplo acesso à Justiça será garantido através do Processo Judicial Eletrônico (PJE), que funciona 24 horas por dia, e que também implantou o alvará eletrônico e está em fase de implantação de uma versão do PJE somente para execução de processos, e que ainda desenvolve um aplicativo para celular com várias informações sobre processos e audiências...

BN

ESGOTOS CORREM A CÉU ABERTO E MORADORES DA CODEVASF PROTESTAM CONTRA O SAAE

Moradores da rua Padre Clemente, no bairro da Codevasf, estão há três meses com o esgotamento sanitário entupido e os dejetos fecais escorrendo pelas sarjetas da citada artéria prejudicando a saúde dos moradores, causando grande fedentina e ocasionando prejuízos ao comércio da localidade.

Recentemente a reportagem esteve no bairro a pedido dos moradores e o Serviço Autônomo de Água e Esgotos se comprometeu de resolver o problema, mas até hoje nada. Diante do descaso da autarquia municipal, os moradores revoltados resolveram interditar a rua com paus, pedras e pneus realizando um manifesto para chamar à atenção das autoridades...

Em Petrolina, novo grupo de mulheres inicia processo para realizar a laqueadura

Mais 51 usuárias iniciaram, nesta terça-feira (29), o processo para realizar a cirurgia de laqueadura. As mulheres participaram de palestra sobre Planejamento Familiar e já saíram com agendamento dos exames pré-operatórios. Ao todo, 117 cirurgias já foram realizadas. 

Rosilda Araújo, 28 anos, fala da alegria em dar início ao procedimento. "Estou muito feliz, pois era algo que queria muito. Já estou com os meus exames pré-operatórios agendados e, agora, é só aguardar a cirurgia. Agradeço ao prefeito Julio e a secretária Lucia por nos dar essa oportunidade". 
 
O Programa Municipal de Laqueadura é uma iniciativa da gestão Julio Lossio. "O programa tem sido bastante exitoso e ficamos bastante satisfeitos em ver nossas mulheres felizes e realizadas. Promover saúde é nosso objetivo", afirmou a secretária de Saúde, Lucia Giesta...

Ascom/Petrolina

CIAM realiza Feira Ação Mulher nesta quinta (31)

Encerrando a programação do Março Mulher, a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social de Juazeiro, através da Gerência de Diversidade/Centro Integrado de Atendimento a Mulher (CIAM), realiza uma feira de serviços gratuitos, nesta quinta-feira, 31, das 09h às 17h, em frente ao CIAM, na Avenida Luís Inácio Lula da Silva no bairro Novo Encontro.

De acordo com a Educadora Social do CIAM, Queila Maria, o evento se destaca pela variedade de serviços de saúde e cidadania, apresentações culturais com atividades específicas para atender as mulheres. "Faremos teste rápido de glicemia, aferição de pressão, vacinação. Também haverá serviços de beleza com escova, hidratação capilar e maquiagem, além dos serviços do CRAS com o Bolsa Família, Carteira do Idoso, Banco de Alimentos; Orientações Jurídicas com defensores públicos e muitos outros serviços. O Ação Mulher está imperdível", afirma Queila...

Ascom/Juazeiro

Quase 40% dos professores da rede pública não possuem formação adequada no Brasil

Cerca de 39% dos professores da rede pública, nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, não possuem formação adequada para dar aulas. A estatística referente ao ano de 2015 foi divulgada nesta segunda-feira (28) pelo Ministério da Educação (MEC). O levantamento aponta que a disciplina com a maior proporção de professores sem licenciatura na área é física, com 68,7%. Ela é seguida por Geografia (62,3%), História (60,1%), Ciências (59,9%), Matemática (51,3%), Química (46,3%), Língua Portuguesa (42%) e Biologia (21,6%). "Se quisermos melhorar a qualidade da educação, temos de melhorar a formação do professor", avaliou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Além dos professores sem licenciatura na área, também existem casos em que os docentes não possuem qualquer graduação. A situação é proibida, mas corresponde a 12,7% dos professores da rede pública. ..

AG. BRASIL

Rennan Mendes participa do Clube da Bossa desta quarta (30)

Que quarta-feira é dia de Clube da Bossa isso todo o Vale do São Francisco já sabe. Para movimentar o foyer do Centro de Cultura João Gilberto na noite deste dia 30 trazemos o músico Rennan Mendes. 

Rennan mistura o melhor do tradicional com pitadas de sofisticação, criando um ambiente para todas as tribos com qualidade e leveza incontestáveis...

Asscom

Novos Miss e Mister do Vale do São Francisco serão conhecidos nesta quarta (30)

Na noite de quarta-feira (30), no Polo Armazém Caffé, vamos conhecer a Miss e o Mister do Vale do São Francisco 2015/16. Na oportunidade, os novos miss e mister serão coroados por Thais Kellen e Yago Simões (foto abaixo), vencedores da última edição.  ..

Sobradinho se prepara para receber a Tocha Olímpica

Depois da confirmação do roteiro completo do revezamento da tocha olímpica no Brasil, apresentado pelo Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Sobradinho começa a se preparar para receber o símbolo olímpico, que estará no Estado da Bahia de 19 a 26 de maio, passando por 26 cidades. 

O símbolo olímpico entrará na cidade no dia 26 de maio, pela Avenida Alvorada, nas imediações do Posto Vitória. Segue  pela Avenida principal, com parada em frente ao prédio da prefeitura, onde acontecerá um evento de celebração que durará cerca de quinze minutos. Daí a tocha seguirá até o Porto Chico Periquito, ponto de saída para a rota fluvial, fazendo a eclusa pela Barragem de Sobradinho,  de onde parte para o município de Petrolina(PE).   ..

Ascom/Sobradinho