Outros Destaques

Política

Variadas

Servidores do estado realizam caminhada no CAB, com parada na Sefaz e Governadoria

Servidores do estado realizaram na manhã desta quinta (07) uma caminhada no Centro Administrativo da Bahia, para protestar contra o congelamento salarial imposto pelo governador Rui Costa. O movimento, que chamou a atenção de todos no CAB, fortaleceu a mobilização do funcionalismo, que prepara um dia de luta em 13 de abril, junto com servidores federais, com ato público na Assembleia Legislativa.

O movimento teve início às 9h com uma concentração na Assembleia Legislativa. Logo depois, por volta das 10h30, os mais de 3 mil servidores presentes saíram em passeata pelo CAB. A primeira parada aconteceu na Secretaria da Fazenda. A ida à Sefaz se deve ao fato de ali estar o secretário Manoel Vitório, que os servidores avaliam como sendo o capitão do arrocho salarial, o homem que comanda a tesoura do corte de direitos e dos salários...

Ascom Moacy Neves Fotos: Patrícia Gomes

Reitor da Univasf é reconduzido ao cargo em solenidade no MEC

O professor Julianeli Tolentino de Lima foi reconduzido, na tarde de ontem (6), à Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O ato oficializado pelo ministro Aloizio Mercadante, ocorreu em Brasília, no Ministério da Educação (MEC). Para a assinatura do termo de posse, na mesa de honra, além do ministro Mercadante e do reitor Juianeli Tolentino, o secretário Executivo do MEC, Luiz Claudio Costa e o secretário de Educação Superior, Jesualdo Farias. Professor Telio Nobre Leite que ocupará o cargo de vice-reitor da Univasf, e assessores do Gabinete da Reitoria participaram da cerimônia, transmitida ao vivo pela TV Caatinga. O evento contou ainda com a presença dos deputados Paes Landim e Adalberto Cavalcanti.

Em seu pronunciamento, Aloizio Mercadante enfatizou a relevância da Univasf e os atuais desafios para as universidades, também foi enfático ao destacar políticas públicas do governo, promovidas nos últimos anos, ao citar Prouni, Fies, a política de cotas, e o recém-criado Hora do Enem, lançado na última terça-feira (5), programa de TV e plataforma de estudos com conteúdos voltados à preparação de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Conforme o ministro, além de um plano de estudo individualizado, os alunos do último ano do ensino médio irão acessar na plataforma, 1.200 videoaulas e três mil exercícios.

“Lançamos um instrumento dos mais avançados em termos de tecnologia da informação para ajudar os estudantes do terceiro ano do ensino médio, os concluintes - são 2 milhões e 200 mil estudantes – para poderem se preparar para o Enem, e eles vão poder acessar a partir de hoje a plataforma Hora do Enem, o aluno diz qual é curso que quer fazer, qual é o tempo que quer estudar, responde algumas perguntas, tem um diagnóstico da situação dele e recebe um plano de estudo individualizado. Vamos fazer um simulado dia 30 de abril e quatro simulados até o Enem, terminou o simulado - é online - ele recebe, na mesma hora, a nota que ele tirou, em quais cursos ele entraria”. Explicou Mercadante.

Em seu discurso, Julianeli Tolentino comentou sobre o êxito da Univasf e quantificou os avanços desde o inicio das atividades acadêmicas, em 2004: “Passados 11 anos essa é a nova configuração da Universidade Federal do Vale do São Francisco: seis campi, distribuídos nos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí; 550 professores; 360 servidores técnico-administrativos; aproximadamente sete mil alunos em 30 cursos de graduação e mais de 20 cursos de pós-graduação (lato e stricto senso); 11 cursos a distância, em 38 pólos distribuídos nos três estados”, disse.

Com o mesmo tom de otimismo, Julianeli falou sobre a necessidade de mais investimentos para que a Univasf consolide uma agenda positiva de desenvolvimento institucional e para a região do Vale do São Francisco. “Temos plena consciência de que precisamos avançar mais, especialmente na formação de jovens que, por sua vez, também possam atuar como agentes multiplicadores do conhecimento produzido na academia, impactando diretamente a vida das pessoas, transformando a realidade e o ambiente em que vivem, visto que uma universidade não pode estar alheia às necessidades da comunidade local, nem tão pouco subestimar a sua capacidade de atuação”. 

Julianeli chega ao segundo mandato de reitor da Univasf com a indicação do Conselho Universitário (Conuni) por maioria dos votos, e também respaldado pelo êxito obtido na consulta eleitoral informal, realizada junto à comunidade acadêmica que o elegeu reitor e ao professor Telio Leite para a Vice-reitoria. A chapa formada por Julianeli e Telio recebeu mais de 53% dos votos, tendo o Conuni confirmado este resultado em votação uninominal. A decisão da escolha do dirigente da instituição, além de atender à resolução do Conuni, obedece a legislação específica para escolha dos dirigentes das instituições federais de ensino superior. ..

Ascom Gabinete da Reitoria

Diretor do SAAE visita obras do Programa Água Doce no interior de Juazeiro

Possibilitar ao homem do campo condições para que ele continue vivendo nas suas terras é o objetivo do Programa Água Doce, com a implantação de sistemas produtivos sustentáveis, e água de qualidade para o consumo humano. Executado pelo Governo do Estado, através da Companhia de Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos da Bahia (CERB), com a operacionalização da Prefeitura de Juazeiro via SAAE, o programa ofertará água potável, além da criação de peixes nos tanques de rejeitos. 

Neste 6 de abril, o diretor do SAAE, Joaquim Neto, visitou as obras nas localidades de Rodeador e Sítio Monte Alegre, região de Itamotinga. Bastante avançadas, às obras estão compostas de três reservatórios, painel elétrico, dessalinizador e tanque de contenção, possibilitando ainda a irrigação de pequenas plantações.  ..

Ascom/Juazeiro

Após ser assaltado 15 vezes no Mercado do Produtor, dono de restaurante já não aguenta mais

O senhor José Roberto Nascimento, proprietário de um restaurante que funciona dentro do Mercado do Produtor de Juazeiro não aguenta mais ver seu estabelecimento arrombado e assaltado. Ao longo dos últimos três anos, os ladrões já investiram 15 vezes contra seu restaurante. Na madrugada da última segunda feira, ao abir o estabelecimento, seu José Roberto se deparou com um buraco no teto feito pelos ladrões que dessa vez deram um prejuízo de mais de R$ 2.500 reais em objetos e dinheiro.

Os assaltos constantes no mercado vem sendo denunciado tanto pelos comerciantes quanto pela Associação dos Permissionários do Mercado, que já está protocolando na justiça uma ação conjunta na intenção de que todos sejam ressarcidos por perdas e danos, uma vez que os roubos ocorrem em um espaço público gerenciado diretamente pelo município...

Por Raimundo Fábio

Petrolina: Prefeitura abre seleção pública para professor da Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura de Petrolina abriu inscrições para a seleção de professores temporários para a Rede Municipal de Ensino. A FACAPE, através da sua comissão de concursos, será responsável pela inscrição, seleção e divulgação dos resultados.

No total são ofertadas 500 vagas de Nível Superior e Médio (Magistério), sendo destinadas 3% do total de vagas para pessoas com deficiência. Os docentes aprovados no certame serão encaminhados para a sede e para o interior, atendendo a demanda das instituições de ensino da rede pública municipal, entre escolas de Nível Fundamental e Centros de Educação Infantil.

A seleção consistirá em etapa única, formada por prova escrita objetiva que será aplicada, no dia 15 de maio. As inscrições podem ser realizadas até 28 de Abril de 2016 e o candidato deverá preencher o formulário eletrônico no site da FACAPE, imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 50,00, que pode ser  paga até o ultimo dia do prazo estabelecido para as inscrições...

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

Programa Anjo da Guarda inicia primeira fase neste sábado em Petrolina

Com o objetivo de fortalecer a assistência à gestante e à criança durante o pré-natal e puerpério (após o parto), inicia a 1ª etapa do Programa Anjo da Guarda neste sábado (09). Nessa fase são realizadas consultas de pré-natal, das 8h às 14h, nas 19 Unidades de Saúde cadastradas ao programa.

É necessário que as gestantes compareçam para se cadastrar. "As gestantes serão atendidas quinzenalmente e também contarão com ambulância com enfermeiros obstetras 12h por dia, em casos de queixas agudas. O acompanhamento das gestantes garante enxoval e, até 1 ano de vida da criança, cesta básica e fraldas", explicou a diretora da Atenção Básica, Sátira Cavalcanti...

Ascom/Petrolina

Profissionais do SAMU de Juazeiro participam de Treinamento de Suporte Básico de Vida

Enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores e socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU de Juazeiro, participaram terça-feira (05), no auditório da unidade, de treinamento na área de Suporte Básico de Vida e Técnicas de Imobilização com ênfase em cervical, retirada de capacete e rolamento da vítima.  

Para o condutor da SAMU de Juazeiro, Renan Feitosa, o treinamento vem para somar no atendimento ao paciente e no trabalho da equipe. "O treinamento foi muito bom porque além de integrar a equipe, qualifica os serviços e os profissionais. Discutimos muitos pontos importantes na hora de salvar a vida do paciente", disse. ..

Ascom/Juazeiro

Maio é o prazo para pagamento da cota única do IPTU 2016 em Juazeiro

O contribuinte juazeirense tem até 9 de maio para pagar, em cota única, sem juros e multas e com desconto de 30%, se estiver adimplente até dezembro do ano passado, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2016. A Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ) já realizou a impressão e está distribuindo os setenta mil carnês aos contribuintes. Constam no sistema ainda mais 22 mil inscrições referentes a terrenos cadastrados, mas que o município não tem o endereço do proprietário para o envio da correspondência. Neste caso, os donos podem acessar a página da prefeitura na internet no endereço eletrônicowww.juazeiro.ba.gov.br, para atualização dos dados, impressão e quitação do imposto. 

Para o exercício de 2016, o município espera arrecadar R$ 4 milhões. Em 2015, o valor recolhido foi de pouco mais de R$ 2 milhões e 98 mil reais. "A inadimplência no município chega a 80%. Um número extremamente alto que prejudica a aplicação dos recursos em serviços essenciais como coleta de lixo, limpeza pública, funcionamento de postos de saúde, interferindo diretamente na prestação desses serviços. O pagamento de impostos é dever de todo cidadão e o não cumprimento dessas obrigações prejudica a coletividade", observa o secretário da SEFAZ, Raimundo Francisco Filho. ..

Ascom/Juazeiro

Caravana da Saúde ultrapassa seis mil atendimentos em Juazeiro

Com mais 630 atendimentos realizados nesta quarta-feira, 6, a Secretaria de Saúde de Juazeiro já ultrapassa os seis mil atendimentos realizados nas treze edições do programa Caravana da Saúde que hoje esteve na Unidade de Saúde Dr. José Roberto da Costa Muniz, bairro Alto da Maravilha. “A nossa rede dispõe hoje de 60 unidades de saúde. Chegamos ao número de treze edições da Caravana e já ultrapassamos os seis mil atendimentos. Isso é muito positivo para o trabalho porque há unidades que temos mais de 600 atendimentos como foi hoje aqui no Alto da Maravilha. Continuaremos o esforço conjunto de cuidar da saúde da população juazeirense da sede e do interior. A Caravana ainda tem muitas comunidades a visitar”, externou a nova secretária de Saúde do município, Tatiane Malta.

O vendedor Francisco de Assis, de 48 anos, aproveitou a ação para cuidar da saúde dos filhos. “Trouxe meus três filhos para se consultar com o oftalmologista e minha esposa também passou pelo clínico geral. Toda família veio cuidar da saúde na caravana”, declarou satisfeito. A Caravana da Saúde tem como proposta reduzir o tempo de espera dos usuários do SUS para a realização de procedimentos clínicos, e também de exames. ..

Daniela Duarte/SESAU

Prefeitura convida população para reabertura do Parque Josefa Coelho

O dia 9 de abril (sábado), marcará um grande passo para Petrolina rumo à restauração de suas áreas verdes, nesta data a gestão reinaugura o Parque Josefa Coelho. Para tornar esse dia possível e ainda mais especial, a Prefeitura convida todos os munícipes, entidades e associações para participarem do ato inaugural às 9h30.            

A administração municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, buscou meios para conseguir restaurar e implantar novos equipamentos no Parque, com o intuito de beneficiar principalmente a população e estimular a prática esportiva em diversas modalidades. O esporte tem sido uma das formas encontradas para prevenir problemas sociais, como drogas e violência...

Ascom/Petrolina

Comunidades rurais são beneficiadas por projeto de regularização fundiária em Juazeiro

Realizada nesta quarta-feira (06) na Casa dos Conselhos em Juazeiro, reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) para definir as comunidades beneficiadas pelo projeto de regularização fundiária no município.

Na ocasião, além dos conselheiros do CMDRS, estiveram presentes os integrantes da Comissão Municipal de Regularização Fundiária de Juazeiro, composta por seis integrantes, (representantes do poder executivo, poder legislativo, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Associação de Tanque Novo e Associação de Caraibeira), que irão indicar as comunidades beneficiadas e acompanhar os trabalhos desenvolvidos...

Ascom/Juazeiro

"O Sinserp e a Associação da Guarda Municipal representam os servidores, mas fazem seu trabalho de forma independente", diz vice-presidente do SINSERP

O programa Geraldo José desta quarta-feira (06) recebeu como convidado o Vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserp) e Diretor Financeiro Associação da Guarda Municipal, Reginaldo Marçal. Na oportunidade, o vice-presidente comemorou a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos que aconteceu na semana passada na Câmara Municipal de Vereadores.

“Nós passamos alguns reunidos para aprovação do PCCR. Nós precisávamos de um plano para nortear a vida do servidor. Nós tivemos várias reuniões, não chegamos ainda onde queríamos, mas buscamos fazer um trabalho transparente para não ficar nenhuma dúvida. É algo bom para o servidor e ele não vai ter perca como tentaram passar. A luta não para”, disse...

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José

Voluntários da Seja Semente levam lanche para acompanhantes no Hospital em Petrolina e moradores de rua

Pensando em quem já acompanhou algum parente ou amigo num hospital, e sabe como é cansativo ficar dias ou até meses sem poder descansar ou até mesmo comer. Os voluntários da Seja Semente resolveram realizar ação social todas as segundas-feiras a partir das 20horas no Hospital de Urgências e Traumas de Petrolina levando um lanche especial para os acompanhantes, pacientes e até mesmo funcionários do local. Logo após esta ação no hospital estes voluntários vão a lugares mapeados por eles em Petrolina onde possuem moradores de rua.

“Além da comida, uma palavra de carinho sempre acompanha a entrega. Todos nós temos afazeres no trabalho, em casa e na vida pessoal. Porém, sempre reservamos um tempinho para levar alegria e apoio material aos acompanhantes. A intenção é que o alimento possibilite, no mínimo, um momento de bem estar àquelas pessoas”, ressalta a Idealizadora do grupo Seja Semente no Vale do São Francisco, Carol Pires...

Asscom

Constesf capacita famílias para receberem cisternas em Uauá

O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), através do Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), realizou, no último sábado (02) e domingo (03), a capacitação de famílias que irão receber cisternas para consumo humano em Uauá.  A ação teve o objetivo de discutir a importância da tecnologia como ferramenta de convivência com o semiárido, além de preparar os beneficiários para o uso correto da tecnologia.

Cerca de 50 famílias participaram do curso de gerenciamento de recursos hídricos, onde receberam orientações sobre o funcionamento das cisternas e como devem agir para manter a qualidade da água, que será armazenada com o objetivo de melhorar a vida das famílias que necessitam conviver com a seca. ..

Ascom/CONSTESF

Petrolina: Gestor do Nova Semente, Josaias Santana, é homenageado com Medalha Dom Malan

Na próxima sexta-feira (08/04) o Gestor do Programa Nova Semente da Prefeitura de Petrolina, Josaias Santana, vai receber a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan. A homenagem foi concedida pela Câmara de Vereadores, através dos edis Alvorlande Cruz e Elismar Gonçalves. A solenidade será as 19:30 horas, no Plenário da Câmara de Petrolina.

Josaias Santana é Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE (2004), possui Mestrado em Ciências Contábeis pela Fucape Bussines School - FUCAPE, Vitória - ES (2015). É Especialista em Gestão da Administração Pública pela Universidade Castelo Branco - UCB, Rio de Janeiro - RJ (2008). ..

Ascom/Petrolina

CSTT realiza fiscalização itinerante em Juazeiro

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) de Juazeiro realizou na tarde desta terça-feira, 05, mais uma fiscalização itinerante pela área central da cidade no combate ao trabalho de mototáxi irregular. 

Durante a ação uma motocicleta foi apreendida e levada para o depósito da Companhia, localizada na Rua Oscar Ribeiro. Para retirar o veiculo o proprietário terá que emitir e realizar o pagamento do DAM (Documento de Arrecadação Municipal) que corresponde aos seguintes valores: primeira apreensão será cobrado 7 VRF (Valor de Referencia Fiscal) de R$ 789,38; se for reincidente pagará 12 VRF no valor de R$ 1466,01, agora se for à terceira apreensão pagará 24 VRF que corresponde a  R$ 2706,48...

Ascom/Juazeiro

Obras da nova Escola Municipal de Juazeiro estão em ritmo acelerado no João Paulo II

O secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, visitou nesta terça-feira (05), as obras da nova Escola da Rede Municipal de Ensino, que está sendo construída no João Paulo II, localizada na Praça da Igreja do bairro.

De acordo com Clériston, a obra orçada em R$ 640 mil esta bastante adiantada. "A unidade terá oito salas de aulas climatizadas, cozinha, refeitório, salas para a direção, coordenação e professores, e atenderá cerca de 700 alunos nos dois turnos. A previsão da empresa é que a obra seja concluída ainda no primeiro semestre", informou o secretário. ..

Ascom/Juazeiro

Aluno da Rede Municipal de Petrolina conquista primeiro lugar em concurso e traz mais uma premiação

Estudante da rede municipal de educação de Petrolina vence prêmio promovido pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco – CEDCA/PE. A cerimônia de premiação da 9ª edição do Concurso Arte livre aconteceu no teatro Beberibe- Centro de Convenções de Olinda/PE.

José Ponciano, aluno da Escola Municipal Santa Terezinha, localizada no bairro Dom Avelar, em Petrolina , representou a Regional do Médio São Francisco, na categoria Texto do Ensino Fundamental, que teve como público, crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas e privadas do Estado de Pernambuco. O aluno recebeu um notebook, um kit de literatura infanto-juvenil além de ter a produção em agenda para o ano de 2016. A Escola Santa Terezinha também foi premiada e recebeu notebook, certificado, kit multimídia (caixinha de som e mouse) e data show e a professora Maria Edilene recebeu certificado, notebook, kit multimídia e data show...

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

Profissionais da UPAE e HDM trocam experiências sobre a reabilitação de crianças com microcefalia

Na manhã desta terça-feira (05), uma equipe multiprofissional da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) visitou o Hospital Dom Malan (HDM) para conhecer a realidade do atendimento ambulatorial do setor de pediatria. A UPAE, através de uma indicação da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, irá se tornar referência na reabilitação de crianças com microcefalia da IV macrorregião de saúde do estado e, para isso, o estabelecimento de saúde e seus profissionais precisam se adequar ao atendimento de crianças de 0 a 3 anos.

“Na UPAE nós atendemos apenas adultos. A partir do mês de maio iremos trabalhar com uma nova realidade, que consiste na reabilitação de crianças com microcefalia. É, sem dúvida, um desafio, mas que nós abraçamos com muito amor, porque trabalhar com esse público é extremante gratificante. Para oferecer o serviço, que essas crianças e suas famílias merecem, nós estamos primeiro nos preparando. Essa visita de hoje serviu para conhecermos os espaços de atendimento e o trabalho realizado no Dom Malan, que é referência na triagem e diagnóstico da doença. A partir dessa troca de experiências, nós iremos montar um plano de trabalho, que inclui, por exemplo, a compra de equipamentos como tatames e brinquedos”, explica a fisioterapeuta da UPAE, Rosemary Gonçalves...

Asscom

Processo ITBI em Petrolina agora é online

A Prefeitura Municipal de Petrolina informa, através da Secretaria-Executiva da Receita Municipal, que a partir de 15 de abril de 2016 todo o processo de ITBI será feito somente via ON LINE, através do site institucional http://servicos.speedgov.com.br/itbi.

ITBI - Imposto de Transmissão de Bens Imóveis "Inter Vivos"

O que é?..

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

Secretaria de Saúde promove I Feira de Adoção de Animais do CCZ

A Secretaria de Saúde de Petrolina realiza no próximo domingo (10), a partir das 9h, a I Feira de Adoção de Animais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Para adotar um animal, basta ser maior de 18 anos e comparecer ao CCZ, portando RG, CPF e comprovante de residência.

Durante a feira, cerca de 40 cães poderão ser adotados. "Nosso objetivo é estimular a adoção responsável e oferecer um lar aos animais que nós recolhemos nas ruas, para que eles possam receber o carinho e o amor que precisam", diz o médico veterinário do Centro de Zoonoses, Washington Luiz...

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

Cerest de Petrolina realiza Oficinas em Saúde do Trabalhador

A equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Petrolina (Cerest), serviço da Secretaria de Saúde de Petrolina, realizou Oficinas em Saúde do Trabalhador com os profissionais do NASF de Petrolina e da Secretaria de Saúde do município de Cabrobó.

As temáticas discutidas são voltadas para Política Nacional em Saúde do Trabalhador (a). "As oficinas oportunizam uma maior discussão sobre a detecção de doenças e agravos relacionados ao trabalho e o manejo de condutas. A partir disso, planejamos as ações de promoção e prevenção em saúde", explicou a coordenadora do Cerest, Jordana Fernandes...

Asscom