RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Política

Variadas

Funcionários do HRJ passam por treinamento de informática

Desde a manhã desta segunda-feira (26) funcionários do Hospital Regional de Juazeiro (gestão IMIP) estão passando por um curso para aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o programa de informática Excel. Ministrado pelos técnicos Rafael Santos e Washington Alves, o treinamento é voltado para todos os coordenadores e profissionais da unidade de saúde que têm contato com o uso da planilha eletrônica, e deverá ser realizado até a próxima quinta-feira (29).  

O curso tem como objetivo promover a capacitação para o uso de planilhas complexas (que contenham fórmulas e gráficos) e está sendo realizado a pedido dos próprios funcionários do HRJ. “Muita gente estava com dificuldades em trabalhar com o Excel, principalmente quanto ao uso de fórmulas, por isso eles solicitaram a realização desse treinamento. Nós preparamos o material didático e estamos realizando esses encontros, que têm duração de uma hora. Como o pessoal aqui é interessado e tem contato com o uso de computadores (para poder praticar o que estamos vendo), o curso está sendo um sucesso”, comenta o técnico de informática Rafael Santos...

Asscom HRJ - Daniele Valois

COLÉGIO ESTADUAL MOBILIZA BAIRRO CONTRA O DESPERDÍCIO DE ÁGUA

No último sábado, dia 24 de março, ainda festejando o Dia Internacional da Água, que é comemorado no dia 22 de março, o Colégio Estadual Jutahy Magalhães, localizado no bairro de Piranga, juntamente com seus alunos, professores e equipe gestora realizaram uma caminhada pelas ruas da comunidade, alertando a população sobre o uso racional da água.

Com o tema “Água: cada gota é importante”  e tendo consciência que a água é um bem precioso e que pode faltar se desperdiçarmos, o CEJM, saiu às ruas com faixa e carro de som que alertava a comunidade de Piranga sobre o desperdício do precioso líquido. É o colégio Estadual Jutahy Magalhães cumprindo com seu papel perante a comunidade...

Comunidade de Lagoa Grande recebe escola reformada, ampliada e climatizada nesta quinta-feira (29)

Nesta quinta-feira (29) será entregue à comunidade de Lagoa Grande (região de Itamotinga), a Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos totalmente reformada, ampliada e climatizada. A obra atende as solicitações das plenárias do programa “Prefeitura nas Comunidades” e ao projeto de melhoria da qualidade do ensino municipal público. Esta unidade de ensino é a 9ª a ser beneficiada com o projeto de climatização.

De acordo com informações do secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, a reestruturação da Rede está sendo pensada coletivamente, com a participação efetiva da comunidade escolar. “As reformas e ampliações em algumas escolas chegam ao patamar de verdadeiras reconstruções, pois ao chegarmos em algumas regiões percebemos que a carência deixada era muito maior do que imaginávamos”, afirmou o titular da pasta durante o anúncio das obras.

A escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos passará a contar com laboratório de informática e toda estrutura necessária para o bom desenvolvimento das atividades educacionais. A entrega oficial acontecerá às 18h30, com a presença do prefeito Isaac Carvalho, do secretário Clériston Andrade e comitiva de governo. ..

Por Anna Monteiro/Seduc Imagem Ilustrativa

AME Servidor será inaugurada nesta quarta-feira em Petrolina

Já está tudo pronto para a inauguração de mais uma unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado. Dessa vez, os beneficiados serão os servidores municipais de Petrolina que poderão comemorar uma nova conquista para a classe. A Prefeitura inaugura, amanhã (28), às 19 horas, a AME Servidor, uma unidade idealizada especialmente para cuidar da saúde dos 5 mil servidores que contribuem diariamente para o crescimento e desenvolvimento da cidade. O espaço, que integra uma política pioneira, está localizado à Avenida Guararapes, 2803, próximo ao monumento da Integração.

Seguindo o padrão da AME Saúde da Família, que presta um atendimento acolhedor e humanizado, a unidade realizará ações de atenção ao trabalhador, através da promoção à saúde, prevenção às doenças, diagnóstico e tratamento. Uma equipe composta por médico clínico, enfermeiros, dentistas, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta já está pronta para atender os servidores. A estrutura da unidade conta com 9 salas, sendo 6 consultórios, sala de acolhimento, de procedimentos, administração e almoxarifado...

Eneida Trindade Secom PMP Foto: Marcizo Ventura

Projeto “Cultura Livre nas Feiras” promove diálogo com feirantes da Cohab Massangano

Neste último sábado (24), o projeto “Cultura Livre nas Feiras” realizou a segunda etapa das atividades na feira da Cohab Massangano. Com a participação do grupo “Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco”, os feirantes, consumidores e visitantes puderam apreciar a exposição fotográfica “A Ilha do Rodeadouro”. Contemplando o mês da poesia, o humor e a militância social foram trazidos nos versos do cordelista Antônio Aurélio Félix, conhecido como "O Gordo", cordelista que pela primeira vez estava declamando seus cordéis em público.

A preocupação com a higienização e organização das feiras também marcou presença no pátio da Cohab Massangano. Com participação voluntária, a comerciante Dona Nadu lembrou a necessidade de cada feirante colaborar para a limpeza do ambiente, garantindo a coleta do lixo gerado no entorno de suas barracas...

Quércia Oliveira Secom PMP Fotos: Divulgação

Conselho da Juventude de Juazeiro é contra a exclusão do Enem na Univasf

O Conselho Municipal da Juventude de Juazeiro é um órgão cujo objetivo é garantir as políticas públicas de juventude, tendo no protagonismo juvenil a sua principal forma de trabalho. O Comjuv vem a público expressar a sua opinião contraria ao pedido do Prefeito de Petrolina/PE, Julio Lossio, ao Ministro da Educação Aloizio Mercadante, onde solicitava a exclusão Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na Universidade Federal do Vale do São Francisco.

A democratização do acesso à universidade pública sempre foi uma das principais bandeiras defendida pelos movimentos sociais, sempre defendemos um projeto de sociedade justa e libertária. Acreditamos que a adoção por parte da Univasf ao Enem, como forma de ingresso substituindo o vestibular tradicional, e a implantação de cotas seja um grande avanço no sistema educacional, tanto por usar uma metodologia avançada quanto por democratizar o acesso ao ensino superior...

Ascom Comjuv

Reunião do Conselho Municipal de Educação com gestores escolares melhora o diálogo com a Rede Municipal de Ensino

Com o objetivo de estreitar os laços e melhorar o diálogo com a Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, o Conselho Municipal de Educação (CME) realizou na manhã desta segunda-feira (26), uma reunião com os gestores escolares da sede e interior. No encontro, os diretores conheceram um pouco mais sobre o Conselho e seus membros, bem como suas especificações e deliberações.

Também ficou claro para os participantes a importância de uma parceria direta com o Conselho, que é órgão normativo do Sistema Municipal de Ensino e composto por representantes de toda a sociedade (pais, alunos, professores, associações de moradores, sindicatos, Secretaria de Educação e Esportes e demais órgãos e entidades ligados à educação municipal do setor público e privado)...

Anna Monteiro Ascom Seduc

ACORD@DINHO E A FORÇA DAS REDES SOCIAIS...

Geraldo e equipe do blog,

Obrigado pela atenção de todos com o Acord@dinho...Tem horas que até esqueço meu nome viu...rsrsrs! Segue solicitação com essa figurinha que achei demais parecida comigo para compor com esse texto que peço mais uma vez à atenção de publicar. Até a camisa dele tem as cores do blog, observaram?

Feliz semana com boas notícias,..

Lixão incomoda moradores do bairro Alagadiço em Juazeiro

Os moradores da Rua Mestre Lula e Cícero Feitosa, no bairro Alagadiço em Juazeiro, estão indignados com o que consideram “descaso” da prefeitura em relação à limpeza pública na comunidade. De acordo com o empresário Joaquim Mattos que reside no local há mais de 20 anos nenhuma providência foi tomada durante todos esses anos. “Isso aqui é um absurdo, o lixão já está tomado por entulhos, restos de podas, baratas, ratos, dentre outros. Há um mês um carroceiro encontrou um bebê recém-nascido morto, no último domingo a minha esposa estava varrendo a porta e um homem pilotando uma moto parou em frente ao terreno e começou a se masturbar para todos que estivesse no local”.

Ele conta ainda que a população do bairro já procurou inúmeras vezes à prefeitura e nenhuma providência foi tomada. “Uma vez ou outra que aparece algum carro da prefeitura, mas nunca termina o serviço. Queremos que a prefeitura tome alguma posição com relação ao terreno, pois a cada dia que passa está prejudicando quem reside aqui, não aguentamos mais conviver com esse descaso, sem contar o perigo que se agrava mais ainda na parte da noite”...

Thalita Bezerra - Jornalista

Pierre Alexander realiza encontro regional e confirma Centro de Distribuição em Juazeiro

A Pierre Alexander, empresa de cosméticos porta-a-porta, realizou na última semana, no auditório do Rapport Hotel, o encontro de executivos de todo o Nordeste para discutir estratégias de vendas para 2012. A Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Juazeiro (APLADE) acompanhou a atividade. Presente na reunião, o proprietário da Pierre Alexander, Márcio Mansur, confirmou a instalação do Centro de Distribuição da empresa em Juazeiro, consolidando mais um grande empreendimento na cidade. ..

Ascom PMJ

Manual auxilia produtores de manga do Vale do São Francisco

Elaborado para atender às exigências de importação do mercado norte-americano, será lançado às 15h desta quarta-feira (dia 28), na sede do Sest Senat de Petrolina, o Manual de práticas para o melhor manejo pós-colheita da manga. O documento, fruto de um trabalho de cooperação envolvendo profissionais do Brasil e dos Estados Unidos, foi desenvolvido com base em informações compiladas durante o projeto de pesquisa patrocinado pelo National Mango Board entre os anos de 2007 e 2009.

Para a elaboração do material, a entidade teve a colaboração de diversos parceiros, a exemplos de universidades, e tomou como base as exigências de importação dos EUA. Já disponível nos idiomas inglês e espanhol, o trabalho ganha agora versão em português graças à iniciativa do Sebrae na proposta de também atender as exigências do mercado nacional...

Brava Comunicação & Marketing

Agricultoras são orientadas sobre o manejo adequado de agrotóxicos

Alertar as trabalhadoras rurais sobre os danos causados pelo contato com os agrotóxicos foi o objetivo da reunião realizada no último sábado (24), na Escola Estadual Santa Maria, no município de Lagoa Grande. A atividade foi promovida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), em parceria com o Programa Mãe Coruja, da Secretaria Estadual de Saúde, e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Em uma roda de conversa, estudantes dos cursos de Farmácia e Enfermagem da Univasf abordaram questões como os efeitos do mau uso dos agrotóxicos para a saúde das mulheres, gestantes e lactantes, os cuidados que devem ser tomados durante a administração do produto e na higienização dos alimentos que recebem o agrotóxico em seu processo de produção. “Não é todo mundo que tem esse tipo de informação. Tem gente que trabalha na roça e não sabe nada disso. É importante ter esses momentos em que as pessoas se encontram para discutir o que vivem no dia-a-dia e tirar as dúvidas”, relatou a agricultora, Maria Madalena da Silva, que trabalha com agricultura há seis anos...

Eneida Trindade Secom PMP

Balanço das ações de fiscalização no comércio de carne em Juazeiro

A ação conjunta de fiscalização do comércio de carne em Juazeiro apreendeu 1.250 quilos de alimentos impróprios para o consumo. Como apresentavam irregularidades quanto à documentação de origem, ausência dos carimbos dos Serviços de Inspeção Estadual (SIE) ou Federal (SIF), além de inadequações no transporte e armazenamento, todos os produtos foram incinerados conforme a legislação vigente. A operação contou com a participação do Ministério Público, Vigilância Sanitária Municipal de Juazeiro, Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, além das polícias Militar e Civil.

A Adab apreendeu 450 quilos de carne caprina transportada de forma inadequada nas estradas da região. Já a Vigilância Sanitária de Juazeiro recolheu cerca de 800 quilos, apenas no mercado varejista da cidade, entre carne de diversas espécies como bovina, caprina, suína, ovina e aves. As fiscalizações começaram na última segunda-feira (19) nos estabelecimentos comerciais da cidade. Como as apreensões ocorreram dentro do município, a Vigilância Sanitária de Juazeiro foi responsável pelo preenchimento dos autos e encaminhamento das carnes para a Adab incinerar o produto. Nove pessoas foram presas e conduzidas à Delegacia de Polícia pela Promotoria de Justiça. Um inquérito policial foi instaurado e os infratores responderão em juízo, pagando fiança estipulada em torno de 10 a 20 salários mínimos.

“As ações terão continuidade na Coordenadoria Regional da Adab de Juazeiro, visando salvaguardar a saúde pública da comunidade juazeirense”, informou o diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres, lembrando que todo o material estava fora das determinações legais da Portaria 304, que define as condições corretas para o armazenamento e transporte de alimentos. O diretor de Inspeção da Adab, Adriano Bouzas, ressalta que o comércio de carne clandestina traz sérios riscos à saúde da população e somente uma ação conjunta pode coibir as infrações. “E ao apreender esse material, estamos prestando um serviço ao consumidor, impedindo que um produto em desacordo com a legislação sanitária chegue à sua mesa”, ressalta...

Ascom Adab

Univasf: 8ª reunião de chamada pública da lista de espera do Sisu acontece amanhã (27)

A lista com os nomes dos convocados para a 8ª Chamada Pública da lista de espera do Sisu está disponível no site da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA). Os convocados devem participar da reunião que será realizada amanhã (27), às 9h, no bloco de salas de aulas do campus Petrolina Sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Conforme a SRCA, os convocados que não comparecerem serão excluídos da lista de espera e perderão o direito de concorrer às vagas restantes. Para visualizar a lista e para mais informações, acesse o site da SRCA. ..

Raoni Santos / Asscom UNIVASF

Prefeitura oficializa parceria com empresa local no Projeto “Adote uma Praça”

Curiosos, funcionários e sociedade estiveram presentes na manhã deste domingo (25) na Avenida Adolfo Viana para oficializar a parceria entre a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), e empresa local, dentro do projeto ‘Adote uma Praça’. A empresa passa a ser responsável pelo cuidado e manutenção de toda extensão dos canteiros que cortam a avenida.

A manhã foi marcada com o plantio de 3.300 mudas pelos voluntários, parceiros da empresa e equipes da SESP. A equipe de manutenção da SESP deu suporte na escavação para colocação das mudas, retocou os canteiros que tiveram partes quebradas e recolocou paralelepípedos, enquanto a equipe de limpeza disponibilizou seus agentes para ajudar na retirada de pequenos entulhos e retoque do meio fio com pintura. “É uma satisfação ter mais um parceiro no projeto ‘Adote uma Praça’. O nosso intuito, além de cuidar do meio ambiente, é dar um novo aspecto a cidade, e mais ainda, manter o trabalho realizado com o apoio de parceiros e voluntários. Acreditamos que assim, uma conscientização coletiva acontecerá gradativamente”, colocou Paulo Bomfim, secretário de Serviços Públicos e diretor-presidente da CMTT...

Com informações da assessoria de comunicação - Juazeiro

EX-DEPUTADO JORGE KHOURY É HOMENAGEADO PELA EP-UFBA

 

“Homenagem da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, nos seus 115 anos, ao Engenheiro JORGE KHOURY pelo apoio recebido através de ementas parlamentares”. Na UNIVASF, campus de Juazeiro, ele deixa sua contribuição através de  “emenda parlamentar coletiva” o Centro de Multiuso e de “emenda parlamentar individual”  a Quadra de Esporte coberta e a Piscina Semi-Olímpica. 

Na UNEB, Campus III, através de “emenda parlamentar individual” a Residência dos Universitários. Na Universidade Católica do Salvador-UCSAL, foi homenageado por serviços prestados, por ocasião das comemorações dos 50 anos da Universidade. Agora na Universidade Federal da Bahia-UFBA, foi homenageado, por ocasião das comemorações dos 115 anos, da sua escola de Engenharia Civil, a Escola Politécnica da UFBA, pelas suas contribuições...

História de Vida e Formação Docente é tema de Mesa Redonda na UNEB-DCH-III em Juazeiro

Com uma promoção dos alunos do 4º Período Noturno, do Curso de Pedagogia do DCH-III/UNEB e Coordenação do Professor Dr. Edmerson dos Santos Reis, acontece no dia 28/03/2012, a partir das 18:30 h,  no Espaço  Canto de Tudo, no DCH-III da UNEB (Juazeiro-BA), a Mesa Redonda - História de Vida e Formação Docente. A proposta dessa atividade é contribuir com a reflexão das relações estabelecidas pelos discentes e o público em geral, acerca dos processos de aprendizagem presentes nos diversos territórios educativos e nas oportunidades formativas que os/as educadores/as têm acesso nessa trajetória de profissionalização e afirmação da docência, buscando com isso a tematização da própria prática pedagógica.

Como bem define Josso (2004) “a história de vida é um território rico a ser trabalhado na formação de educadores(as), pois  permite a discussão e a teorização sobre a dimensão educativa das experiências  e sobre os aprendizados que delas decorrem, ampliando a própria percepção dos sujeitos em formação sobre o conceitos de educação”...

Prefeitura de Sobradinho inicia o recadastramento do Programa Bolsa Família


A Prefeitura de Municipal de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência Social (SASE), iniciou desde a semana passada, o recadastramento das famílias inscritas no programa Bolsa Família. Todos os interessados devem comparecer para o recadastramento, tanto aqueles que já recebem o benefício, quanto os que estão cadastrados, mas ainda não recebem.

O recadastramento será realizado até o mês de dezembro, de segunda à sexta-feira, no horário de 8h as 13h, no setor do Programa Bolsa Família, localizado no prédio da SASE. Os beneficiários devem comparecer munidos dos originais dos seguintes documentos: CPF, RG, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Contracheque e Comprovante de endereço. O não comparecimento pode implicar no cancelamento do benefício...

Ascom/Thalita Bezerra

Assalariados rurais reivindicam do governador a criação na Bahia do programa “Chapéu de Palha” já existente em Pernambuco

Membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro entregaram no último dia 22, ao governador Jaques Wagner em Maniçoba, documento assinado por trabalhadores rurais assalariados das cidades de Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Abaré,Curaçá e Sento-Sé solicitando que seja encaminhado e implementado urgentemente, programa semelhante ao Chapéu de Palha, instituído no vizinho Estado de Pernambuco.

O Programa Chapéu de Palha foi criado como medida de combate aos efeitos do desemprego decorrente da entressafra da cana de açúcar e da fruticultura em 60 municípios de Pernambuco. Em 2012, a iniciativa ainda beneficiará 32 municípios que possuem pescadores e marisqueiros. Ao todo, 12 secretarias de Governo, além da Procuradoria Geral, trabalham articuladamente em diversos projetos nas áreas de educação, saúde, cidadania, habitação, infra-estrutura e meio ambiente...

Mostra Competitiva de Dança e Teatro encerrará Festival da Integração

Nesta terça-feira (27), é comemorado o Dia Mundial do Teatro e para compor as festividades na cidade de Petrolina, a partir das 16h, será encerrado o 1º Festival da Integração – Jovem em Cena, com a Mostra Competitiva de Dança e Teatro. O encontro que visa  promover o interesse das artes nos jovens e a geração de produtores artísticos na região acontecerá no anfiteatro do Parque Municipal Josepha Coelho.

"Efetivar o Festival da Integração reflete diretamente na assistência social prestada aos jovens, no compromisso de promover e executar trabalhos, estimulando-os a participar e desenvolver potencial e interesse pela arte e cultura, contribuindo para a sua formação pessoal, profissional e, consequentemente, para a inclusão social. A equipe interage com o jovem percebendo as necessidades prioritárias e atuando diretamente através de encaminhamento e orientações'', declarou a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia de Carvalho...

Emaísa Lima Secom PMP Imagem Ilustrativa Google

Atriz Susana Vieira é presença confirmada no lançamento do DVD da Desejo de Menina

O lançamento do DVD da Desejo de Menina em Petrolina terá não apenas a mesma estrutura de palco, som, luz e iluminação do show de gravação. Participações especiais também se repetirão no evento, que acontecerá no dia 28 de abril no Petrolina Hall.

Além de Márcio Dhuka, que cantará a canção “Rolou sentimento” com a vocalista Yara Tchê, a atriz Susana Vieira fará um dueto da música “Feitos um pro outro” com Daniel Almeida. A cenografia, figurino e efeitos serão os mesmos que aparecem no DVD “Cumplicidade”...

Yucca Aguiar - Assessoria de Imprensa Desejo de Menina

Sargento Bastos participa do projeto Vida por Vidas em Juazeiro

O Sargento Bastos participou do Projeto Vida por Vidas 2012 promovido pelos Jovens Adventistas que mobilizou a população do município no último sábado, 24 de Março. Por volta das 9h, uma fila de doadores estava aguardando o pronto atendimento da Unidade Móvel do Hemoba de Juazeiro, que aconteceu na praça da misericórdia. Os coordenadores do projeto foram surpreendidos com a expressiva participação da população, que parabenizou a iniciativa da Igreja Adventista, em se preocupar com o bem estar de pessoas que nem conheciam, mas que aguardam por uma doação de sangue.

Para atender os voluntários a tempo e hora, os fiéis se dividiram em grupos de apoio. As equipes abusaram da criatividade para envolver e atrair a atenção da população. Faixas, panfletos, folhetos, livro missionário foram algumas das estratégias usadas para a campanha. Nas praças, semáforos e centro comercial havia jovens abordando e apresentando a campanha. Cada doador amigo da esperança recebia um Livro Missionário de presente. Ao final do dia foram coletadas varias bolsas de sangue...