RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Política

Variadas

Diocese de Juazeiro se reúne para discutir as comemorações do seu ano jubilar

A Diocese de Juazeiro está em plena comemoração do seu Ano Jubilar: 50 anos de fundação! O encerramento das comemorações acontecerá no dia 08 de setembro, durante a festa de Nossa Senhora das Grotas, em solene celebração com a participação de milhares de pessoas de todas as Paróquias da Diocese e convidados de muitas regiões da Bahia e do Brasil.

A organização espera mais de 50 mil pessoas. Para a realização de um evento de tal porte a Diocese informa que está necessitando da contribuição e envolvimento de todos os setores da sociedade, e em especial dos órgãos responsáveis pela administração e segurança da cidade...

FACAPE realizará palestra sobre “Mercado de trabalho do economista”

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), através do Coordenação do Curso de Economia, realizará no próximo dia 18 de abril, às 19h, no auditório principal da Instituição, uma palestra sobre Mercado de Trabalho do Economista com o presidente do Conselho Regional de Economia de Pernambuco (CORECON-PE), Fernando de Aquino Fonseca Neto. O evento faz parte de um ciclo de palestras em Instituições de Ensino Superior no Estado de Pernambuco com curso de graduação em Ciências Econômicas. O evento é aberto ao público. ..

Ascom

"Paixão de Cristo do São Francisco" será encenada hoje em Santa Maria da Boa Vista

 
Será hoje, às 19:30h, o grande dia da apresentação do espetáculo "Paixão de Cristo do São Francisco". O espetáculo, escolhido pelo edital Pernambuco de Todas as Paixões um dos 18 melhores do estado, é coordenado pela Pastoral da Juventude do Meio Polular e Associação Nação Coripós. A encenação da Paixão de Cristo de Santa Maria da Boa Vista, mais conhecida como Paixão do São Francisco é a única às margens do rio,  e acontecerá na orla da maçanzeira e seu entorno."É um grande momento de celebração ao amor de Deus, de relembrar o que nosso senhor Jesus Cristo sofreu até padecer na cruz pela humanidade", comenta a direção artística do espetáculo.
..

Com informações do site "Boavistano"

Hospital Rregional de Juazeiro recebe novos residentes

Unidade de saúde referência pela valorização do ensino e da pesquisa, o Hospital Regional de Juazeiro recebeu nesta esta semana seus quatro novos residentes. Os estudantes deverão permanecer por dois anos no HRJ e vão atuar nas áreas de clínica médica, cirurgia geral e cirurgia vascular.

O hospital, que formou seus primeiros residentes no mês de janeiro deste ano, conta com programas de residência médica em cinco áreas (coloproctologia, medicina intensiva, clínica médica, cirurgia geral e cirurgia vascular), disponibilizando vagas para a entrada de dez estudantes a cada ano. “Atualmente nós contamos com seis residentes. Não houve o preenchimento de todas as vagas porque o hospital foi avaliado para receber três dos nossos programas de residência no final do ano passado, mas as vagas só foram liberadas após o encerramento do edital para a seleção, que é feita anualmente e de maneira unificada para todos os hospitais do SUS-Bahia”, explica o Diretor de Ensino e Pesquisa do HRJ, José Antonio Bandeira...

Daniele Valois Ascom HRJ

DIALOGANDO COM OS DIAS DA SEMANA

AS COISAS QUE EU VI, OUVI E VIVI.

MAGOM – Contabilista, Administrador de Empresa e membro do Lions.

..

Pediatria do HDM vive o clima da páscoa

A semana da páscoa foi comemorada em grande estilo pelo voluntariado do Hospital Dom Malan/GestãoIMIP, em Petrolina. Crianças internadas na pediatria do hospital passaram os dias que antecedem a páscoa, bem envolvidos com a data comemorativa.

As ações aconteceram no espaço da brinquedoteca na pediatria. Foram exibições de filmes e desenhos religiosos e uma oficina artística para confecção de máscaras e diademas com temas ligados à páscoa...

Siméia Valverde Ascom HDM

HRJ comemora encerramento de sua primeira turma de Estágio Extracurricular

A última semana de março marcou o encerramento do estágio extracurricular de 13 estudantes (sete de medicina e seis de enfermagem) no Hospital Regional de Juazeiro. O estágio remunerado teve como objetivo ajudar na formação de profissionais humanistas e com conhecimento técnico. Os estudantes permaneceram seis meses na unidade de saúde, atuando no setor da Emergência.

De acordo com o Diretor de Ensino e Pesquisa do HRJ, José Antonio Bandeira, este foi um período de grande aprendizagem, produtivo tanto para os estudantes quanto para a unidade de saúde. “Com o estágio a gente auxilia na formação desses estudantes e, ao mesmo tempo, melhora o ambiente de trabalho, na medida em que eles ajudam os profissionais em suas atividades no plantão e propiciam a atualização constante desses profissionais”, comenta...

Daniele Valois Ascom HRJ

TRADIÇÃO DOS PENITENTES EM SENTO SÉ PODE ACABAR POR FALTA DE SEGURANÇA

A origem e significado da tradição são desconhecidos, talvez de origem pagã, mas pode ter sido recuperada pelo cristianismo que em tempo de Quaresma chama os fiéis para o arrependimento e penitência, em função dos rituais que a materializam, e parece retratar, de algum modo, o percurso de Cristo até o calvário. Em Sento Sé, dois cordões participam da procissão que começa em frente ao cemitério Municipal, na mais profunda escuridão e silêncio, percorrem ruas e avenidas, param em determinados pontos, chamados de estações, e terminam na Igreja do bairro Tombador.

O ritual dos penitentes de Sento Sé pode acabar por falta de segurança. A tradição religiosa-cultural perdeu a sua força nos últimos dez anos. Segundo organizadores, participantes estão inibidos por conta da ação de “malandros” e jovens que jogam latas e pedras nos integrantes. Os cordões das “Alimentadoras de almas” formados pelas mulheres e os “disciplinadores” (homens que se autoflagelam) quase que não são mais vistos. Atualmente os penitentes só saem na Sexta-feira Santa. Os participantes individualmente se deslocam até o cemitério, se vestem e fazem suas rezas e rituais no próprio cemitério e retornam para a igreja do Tombador...

Uneb convoca 178 candidatos aprovados em quinta chamada

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) divulgou a relação dos 178 candidatos aprovados em quinta chamada no Vestibular 2012, com entrada no primeiro semestre letivo nos campi de Salvador e do interior.

Todos os convocados devem fazer a matrícula exclusivamente no dia 12 deste mês, na coordenação acadêmica do departamento/campus onde funciona o curso de sua opção, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 19h, munidos de todos os documentos exigidos no edital de convocação. ..

Univasf prospecta parcerias com setor produtivo

Identificar as necessidades das indústrias e possibilidades de parcerias para formação e qualificação profissional. Esta foi a pauta da primeira reunião da Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) com o setor produtivo baiano. O encontro ocorreu dia (3), na sede da Mineração Caraíba, em Jaguarari (BA), onde o vice-reitor da Univasf, professor Télio Nobre Leite debateu com o presidente da entidade, Sergio Roberto Fráguas, as possibilidades de projetos conjuntos para atendimento às demandas do setor de mineração.

De acordo com Télio, as universidades devem estar atentas ao compromisso social. “Através do ensino, da pesquisa e da extensão, princípios que norteiam as universidades públicas, podemos estimular a relação com a economia regional, reafirmando o nosso compromisso com a sociedade”, destacou o vice-reitor. Conforme o chefe de Gabinete da Univasf, professor Edmilson dos Santos, a agenda da Reitoria com demais representantes dos setores produtivos deverá se estender até o final deste mês. A iniciativa integra as ações do corpo diretivo da Univasf para formação de parcerias entre a universidade e os segmentos público e privado. ..

Klene Barreto de Aquino Ascom Univasf

Entidade de Sobradinho pode ter projeto apoiado por ONG internacional

A Brazil Foundation, uma organização internacional com sede nos EUA, enviou à cidade de Sobradinho durante essa semana, um consultor para avaliar a capacidade operacional e a realidade na qual está inserido o SAJUC (Serviço de Assistência Sócio Ambiental ), que busca apoio da ONG norte-americana para desenvolvimento de um projeto de apicultura. Segundo o consultor Rodolfo Lobato, nessa etapa o trabalho é de avaliação da viabilidade do projeto. Para tanto, o consultor foi recebido por membros do SAJUC que apresentaram a estrutura disposta como contrapartida no projeto.

Rodolfo revelou que, assim como o SAJUC, outras 60 entidades estão passando por essa avaliação, que deve resultar no apoio a 45 projetos. “Ao mesmo tempo em que eu estou fazendo essa visita aqui tem outras pessoas visitando outros projetos no Brasil todo”, elucida. De acordo com o consultor o SAJUC é “uma organização de pequeno ou médio porte com potencial de desenvolvimento”. Essas são algumas das características prioritárias para entidades que buscam o apoio da Brazil Foundation.

O visitante gostou do que viu e elogiou vários aspectos. “Eu já posso adiantar um parecer, que é favorável do ponto de vista organizacional. A instituição tem capacidade, equipe técnica, conhecimento e respaldo territorial para executar o projeto”, comenta. O projeto – Um dos objetivos do projeto é fomentar a produção apícola no município de Sobradinho. Serão beneficiadas 100 famílias em 9 comunidades...

Por Álvaro Luiz

Codevasf apóia apicultura no norte da Bahia

Técnicos da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Gerência Regional de Revitalização (GRR/UDT) da 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro/BA, participaram de uma reunião com o representante da empresa Parodi Apicultura, o argentino Dario Chiachiarini. O encontro teve o objetivo de discutir parceria no sentido de obter apoio para o fortalecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) de apicultura na região do semiárido, buscando novas fronteiras, sobretudo, na produção de mel. O superintendente regional da Codevasf, Emanoel Lima, durante o encontro destacou a importância da atividade apícola como fator de inclusão social para as famílias de pequenos e médios apicultores. “Do setor agropecuário, a apicultura é a atividade que mais cresce na Bahia, sendo responsável pela geração de cerca de 30 mil empregos diretos”.

Conforme dados da 6ª GRR/UDT, a produção de mel está presente em todo o espaço geográfico da Bahia, desde a região litorânea e Agreste, até a região semiárida, o que evidencia condições naturais propícias para a expansão da atividade no Estado. Alguns dos principais municípios produtores de mel localizam-se no nordeste e, principalmente, no norte baiano: Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes (Território Sertão do São Francisco), Campo Formoso (Território Piemonte Norte do Itapicuru), Paulo Afonso (Território Itaparica), Jeremoabo, Santa Brígida (Território Semiárido Nordeste II)...

Zilton César Ascom Codevasf 6 SR

Oncologista do HDM alerta para os fatores de risco associados ao câncer e como preveni-los

O dia oito de abril é o dia mundial de luta contra o câncer. Para lembrar essa data a oncologista do Hospital Dom Malan oferece algumas dicas de como prevenir essa doença através de hábitos saudáveis. Anna Caroline Figueiredo atua na enfermaria de oncologia infantil do HDM,  ela orienta hábitos saudáveis como, ingerir alimentos ricos em fibras e pobres em gordura e sal. “Também devemos evitar os alimentos com conservantes enlatados, aumentar o consumo de frutas, legumes, verduras, grãos e cereais. Também é importante não sair em horários de grande radiação solar, praticar atividades físicas evitar ou limitar o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar”, acrescentou Caroline.

Falando especificamente para crianças e mulheres, a oncologista alerta que os tipos de câncer mais comum são a mama e colo de útero nas mulheres e os tumores do sistema nervoso central, leucemias (que afetam os glóbulos brancos), e linfomas (sistema linfático) para crianças e adolescentes. “No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Então, a melhor forma de evitar a doença é com a prevenção. Deve-se combater a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos; a ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contra-indicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos. A realização do exame das mamas regularmente ajuda na detecção precoce...

Siméia Valverde Ascom HDM

Mais de 800 quilos de carne clandestina e 3,4 mil aves são apreendidos em Juazeiro

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, realizou diversas apreensões de produtos clandestinos de origem animal na manhã de terça-feira (3), em Juazeiro. No total, foram apreendidos 870 quilos de carne, 80 quilos de queijo e 3,4 mil aves de descarte em apenas uma manhã de atividade, evitando que chegassem à mesa do consumidor produtos de procedência duvidosa.

As fiscalizações começaram às 7 horas na Ponte Presidente Dutra, trecho que liga Juazeiro (BA) a Petrolina (PE). As aves transportadas com documentação irregular vinham de São Paulo com destino ao Rio Grande do Norte. O caminhão foi apreendido e os animais encaminhados para um abatedouro inspecionado em Feira de Santana. A empresa responsável pela carga foi multada em R$ 5,8 mil. Inspetores do frigorífico estão analisando as condições sanitárias das aves e, após o abate, elas servirão de alimento para instituições carentes da Bahia.

Em seguida, às 9h30 da manhã, um caminhão contendo cinco carcaças de bovinos invadiu a mesma ponte em alta velocidade na tentativa de driblar a fiscalização. Houve perseguição ao veículo, que foi abandonando com 800 quilos de carne bovina originária de Pernambuco. Todo o material foi imediatamente incinerado pelos fiscais...

Ascom Adab Foto: G1

Rede de abastecimento quebra e deixa vários bairros de Juazeiro sem água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE enviou nota ao blog comunicando aos usuários dos bairros Castelo Branco, Dom Thomaz, Tancredo Neves, Alto da Aliança, Jardim São Paulo, Itaberaba, João Paulo II, Antônio Guilhermino, Distrito Industrial, Residencial Morada do Salitre e Praia do Rodeadouro, e Codevasf que na madrugada desta quinta-feira (05), quebrou a rede principal localizada na Av. Muccini Guedes, no Bairro Piranga, por esse motivo, o abastecimento de água está suspenso por algumas horas.

Outras duas adutoras também quebraram, a rede de abastecimento do Bairro Pedra do Lorde, e a outra localizada na Av. São João no sentido Codevasf, por isso outros bairros poderão ficar sem água. A previsão de retorno do fornecimento de água é para o final da tarde. (Com informações da Ascom PMJ) ..

Foto do blog

Hospitais e SAMU funcionarão no feriado da Semana Santa

Em virtude do feriado da Semana Santa, a Secretaria da Saúde de Juazeiro informa que funcionarão apenas os serviços de urgência como o SAMU/192 (24 horas) e a unidades hospitalares, de 05 a 08 de abril. Os demais atendimentos da Rede Municipal, como as Unidades de Saúde da Família, Centro de Especialidades Médicas (Policlínica) voltarão a funcionar normalmente na próxima segunda-feira, 09 de abril. ..

Ascom PMJ

SAAE reabre prazo de inscrição para o concurso público

Após publicar edital de concurso público, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), reabriu as inscrições para provimento de vagas no quadro de servidores da autarquia. As inscrições começam nesta quarta-feira (11), encerrando no dia 01 de maio. Os candidatos interessados devem realizar a matrícula pelo endereço eletrônico www.aocp.com.br. O concurso tem prazo de validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

A taxa de inscrição para o cargo fundamental completo é de R$ 30,00; para o ensino médio o valor é R$ 40,00; ensino técnico R$ 50,00 e para o cargo de nível superior é de R$ 70,00. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado em qualquer banco ou nas casas lotéricas, até a data de seu vencimento...

Por Luzete Nobre/ SAAE

Tradição da queima do "Judas" no combate às drogas

Desde os tempos mais remotos, sábado de Aleluia, véspera do Dia da Páscoa, tradicionalmente acontece na nossa cidade em diversos bairros a queima do Judas. Os comunitários mandam confeccionar bonecos gigantes recheados de bombas e fogos pirotécnicos, que, após a leitura do testamento são sacrificados e ateado fogo. O boneco começa a rodopiar até que uma quantidade maior de pólvora que é armazenada na cabeça o faz se desfigurar e explodir, tudo sob o olhar taciturno dos curiosos. A cada ano esta milenar manifestação cultural toma corpo aumentando o público que se diverte com a leitura do testamento.

CIDADANIA

Nivaldo do bairro Santo Antonio conta que a cada ano ele homenageia alguém seja politico corrupto, cidadão, ou um fato marcante. “Este ano estou fazendo na realidade uma campanha contra as drogas que estão tirando nossas crianças das escolas, dos campos de futebol. Observamos que aqui em Juazeiro, jovens estão se entregando às drogas e este é o momento de juntos eliminarmos este mal que assola nossa cidade, nosso país. Estou exercendo a minha cidadania, cidadania que não se recebe pelos Correios, como um cartão de crédito ou um recibo de luz. Cidadania se conquista. E pode ser conquistada, ainda mais forte, através da cultura, da educação, do lazer e do esporte”, disse...

Codevasf incentiva implantação de laticínio na Bahia

Um grupo de empresários de Recife e São Paulo procurou a 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro (BA) para discutir a implantação de um laticínio de leite de cabra na região. Em reunião com o superintendente regional, Emanoel Lima, o representante da Capritec, empresa instalada em São Paulo, o engenheiro agrônomo Silvio Dória, e o representante do Frigorífico Lamm, cuja matriz fica no Recife, Marcos Albérico Lacerda Malta, acompanhados dos empresários Leonardo Silvestre de Andrade e Hermes Coutinho Paschoal, apresentaram propostas para implantação de um laticínio dedicado a produção de queijos finos no município.

Segundo Silvio Dória, “a região do Vale do São Francisco tem um potencial muito grande para o desenvolvimento da atividade, que rapidamente pode trazer bons resultados para os pequenos produtores. Nesse encontro discutimos também um dos grandes gargalos da ovinocaprinocultura local, que é a comercialização. Nós achamos que com a implantação de um laticínio grande parte dos problemas estará resolvida.”..

Zilton Césasr Ascom Codevasf 6 SR

Reunião do Conseagri cobra do Mapa e do MDA ações efetivas contra a seca

Marcada por intensas conversas, as reuniões de trabalho agendadas, nesta terça-feira (3), em Brasília, pelo presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri) e secretário da Agricultura da Bahia, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, iniciada pela manhã, no Ministério da Agricultura (Mapa), e finalizada à tarde, no Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), tiveram 24 dos 27 titulares da pasta representados, que buscaram debater problemas da agropecuária específicos das regiões e as pautas nacionais do setor.

Na sua explanação, Eduardo Salles destacou como prioridade as questões nacionais que afligem todas as regiões e sinalizou para um cenário desolador relativo à seca, que atinge as regiões Sul e Nordeste do País. Na condição de representante dos secretários de estado, Salles solicitou aos ministros Mendes Ribeiro (Mapa) e Pepe Vargas (MDA) apoio para suspensão imediata do pagamento das parcelas de custeio e investimentos previstos para este ano de pequenos, médios e grandes produtores de município que estão em estado de emergência nestas regiões, prorrogado-as por 24 meses...

Ascom Seagri

Petrolina terá Centro Tecnológico de Beneficiamento do Mel

A prefeitura de Petrolina irá implantar o Centro Tecnológico de Beneficiamento do Mel voltado para pequenos apicultores do município. O projeto tem como foco o empreendedorismo e a auto-sustentabilidade, garantindo aos produtores um espaço para a extração do mel e todos os subprodutos oriundos do mel das abelhas, como pólen, própolis, cera e geléia real. O objetivo é potencializar ainda mais a agricultura familiar, aumentando a renda dessas pessoas.

O CTB do Mel funcionará na comunidade de Capim, localizada a 20 km do centro de Petrolina. Para fazer parte do projeto, os apicultores terão que fazer um cadastro na unidade do centro onde passarão por capacitações. “As pessoas que tiverem interesse vão nos procurar no CTB, e lá mesmo terão orientação de como criar abelha, fazer divisão, aumentar seu enxame, prevenir doenças, produzir mais e melhor e extrair o mel de forma racional. Essas pessoas também passarão por uma avaliação física para saber se apresentam ou não reação alérgica”, informou Clefson Sena, coordenador do Projeto de Apicultura...

Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Petrolina

Santa notícia: A boate vai virar clínica e museu.

Da água para o vinho. Em época de Semana Santa é assim que podemos qualificar a mudança de atividade que se anuncia para a antiga Boate Chalako, em Juazeiro. A antiga casa de prostituição, fechada há algum tempo em função de processos judiciais contra seu ex-proprietário, vai se transformar numa clínica popular para atendimento a população que não conta com as benesses dos planos de saúde ou goza de bom saldo no banco.

A informação foi passada ao Blog pelo médico e empresário Dalmir Pedra, que anuncia para o segundo semestre a instalação da clínica, com atendimento nas mais diversas especialidades, reprimindo uma demanda de procedimentos de baixa e média complexidade, consultas médicas nas áreas de Neurologia, Gastroenterologia, ortopedia, dentre outras...