RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Política

Variadas

Equipe do PROERD realiza palestras em Escola de Petrolina

Seguindo as orientações do Comando do 5º BPM, na última quinta-feira, dia 30/08, os policiais Rocha, Thaisley e Agrécia – Instrutores do PROERD 5º BPM – estiveram reunidos com a equipe gestora e pedagógica da Escola Municipal José Joaquim – Bairro José e Maria em Petrolina. Também participaram alguns pais, alunos e professores, a fim de tratarem de assuntos referentes à indisciplina no âmbito escolar.

Os Instrutores abordaram os temas:..

Karina Buhr canta hoje no Iate Clube, em Petrolina

O Iate Clube de Petrolina vai receber neste sábado (01/09), uma compositora de poesia tocante e sonoridade incrível e bastante original. Reconhecida pela crítica como uma das maiores revelações da música nacional e indicada em três categorias no prêmio VMB MTV 2012, Karina Buhr promete agradar em cheio o público regional com um show bem movimentado e início agendado para 23 horas.

Marcado pela grande energia e presença de palco de Karina Buhr e da banda, que conta com Guizado no trompete, além de músicos com destaque na cena independente, o show vai mostrar músicas do primeiro disco solo “Eu Menti pra Você”, lançado em 2010, quando ela foi eleita artista do ano, pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e figurou entre os “Top 10″ do ano da revista Rolling Stone...

Clas Comunicação

CMTT interdita ruas neste sábado (1)

Em decorrência da realização do culto evangélico da Igreja Internacional da Graça, neste sábado (1), a Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) de Juazeiro informa que a Rua Oscar Ribeiro será interditada no trecho compreendido entre a Praça Dedé Caxias e TV São Francisco, das 17 às 22h.

Na ocasião os ônibus deverão trafegar no sentido centro-bairro, pela Rua Oscar Ribeiro, Travessa Luiz Ferreira, Rua Novo Mundo, Avenida Adolfo Viana, seguindo o seu itinerário normal. No sentido bairro-centro pela Avenida Adolfo Viana, seguindo pela Rua Nova Veneza, Rua Cícero Feitosa e Travessa da Maravilha, até o Terminal de Transbordo. Já os veículos da linha Quidé via Pedra do Lorde e Piranga via COELBA deverão seguir no sentido centro-bairro pela Av. Santos Dumont...

Ascom SESP Foto: skyscrapercity.com

Nutricionistas auxiliam no bem-estar de pacientes, acompanhantes e funcionários do HRJ

Com a função de garantir a alimentação adequada e o aporte de nutrientes, o nutricionista tem o papel de zelar pela saúde alimentar das pessoas. No Hospital Regional de Juazeiro (gestão IMIP), o setor de nutrição conta com a atuação de seis nutricionistas, que são responsáveis pela qualidade e a quantidade das mais de 19 mil refeições que são oferecidas por mês a pacientes, acompanhantes e aos funcionários que se alimentam no refeitório da unidade.

Apresentando uma atuação crucial para a evolução clínica e a recuperação dos usuários, cabe às nutricionistas do HRJ cuidar tanto da avaliação nutricional dos pacientes, quanto do planejamento e execução dos cardápios oferecidos a eles - seja por via oral ou enteral (sonda). “Nosso papel é manter e/ou recuperar o estado nutricional do usuário e oferecer os nutrientes que ele precisa para responder melhor ao tratamento. Por exemplo, se a gente tem um paciente queimado, nós preparamos uma dieta com maior aporte protéico, oferecendo arginina, glutamina e Ômega 3, que ajudam no processo de recuperação do tecido e cicatrização”, comenta a coordenadora de nutrição do HRJ, Maria Carolina Chaves Sobral...

Siméia Valverde Ascom HDM

7 de setembro acontecerá o Grito dos Excluídos 2012 em Petrolina


Este ano o Grito dos Excluídos em Petrolina, além da tradicional manifestação no dia 07/09, também será composto por uma atividade a qual foi denominada pela coordenação de Pré-Grito. Tal atividade ocorrerá neste sábado, dia 1ºde setembro, no IF Sertão do bairro João de Deus, a partir das 14h. O Grito dos Excluídos se define como um conjunto de manifestações realizadas em todo o país no dia 7 de setembro, tentando chamar assim à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social no Brasil.
 
Atencipando as atividades que serão realizadas em Petrolina, a Pastoral Social, o Levante Popular da Juventude e a Pastoral da Juventude promoverão no dia 01 de setembro, uma mobilização da Juventude para discutir o tema: “Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população!”
..

Cultura e Turismo: investimentos nestas áreas crescem em Petrolina

O artesanato é uma arte produzida com tempo, dedicação e talento. Em Petrolina, muitas famílias vivem destas produções, valorizando a cultura local. A Secretaria de Cultura de Petrolina tem investido nestas produções, principalmente como fonte de renda de muitas pessoas. O próximo projeto já está em andamento: a Feira Mensal de Artesanato está prevista para ser iniciada no dia 10 de novembro.

Uma reunião realizada no último dia 23, com a atual secretária de Cultura e, na época, superintendente de Cultura, Esmelinda Amorim, e artesãos da cidade, idealizou o projeto de uma feira que ocorresse duas vezes por mês na cidade, para divulgar a qualidade do artesanato e promover um ambiente no qual a população e os turistas possam interagir com a cultura petrolinense. O local escolhido para a montagem de mais de 40 barracas é o bodódromo, localizado no bairro Areia Branca. Segundo informações da secretária, a feira acontecerá das 16h às 22h, sempre no terceiro e quarto sábado de cada mês...

Foto: Ilustrativa Google

PROANIMAL NA CASA DO ARTESÃO

O PROANIMAL - Projeto de Proteção Animal do Instituto Monsenhor Nestor agora conta com espaço na Casa do Artesão, em Juazeiro. Comprando um produto PROANIMAL você estará contribuindo para aumentar o alcance das ações do Projeto.

Fica o convite a toda a Comunidade Sanfranciscana: Quando for a Juazeiro visite a Casa do Artesão e adquira um produto PROANIMAL! Os produtos também estão disponíveis na loja virtual do Instituto: http://imon.elo7.com.br/ . E a novidade é que, pela internet, você pode comprar parcelado no cartão...

Oitenta e nove Títulos de Terra serão entregues a agricultores familiares de Casa Nova

Agricultores familiares de Casa Nova receberão nos dias 04, 05 e 06 de setembro o Título de Terra para regularização fundiária. Os documentos serão entregues no Escritório local da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), pela equipe técnica da CDA (Coordenação de Desenvolvimento Agrário). No total 89 agricultores receberão a documentação no município.

De acordo com secretário municipal de Governo, José Hermelino Santos, com o título de terra, o agricultor passa a ter acesso ao crédito rural, tem direitos previdenciários, garante acesso à habitação e obtenção de licenciamento ambiental. “A regularização fundiária é uma forma de fazer reforma agrária no município de Casa Nova, as famílias casanovenses terão mais segurança para produzir”, comenta.

Pare receber o título o beneficiário deve apresentar original de Carteira de Identidade e CPF; caso seja casado, além da presença do cônjuge, Carteira de identidade, CPF do cônjuge e Certidão de Casamento; Caso o cônjuge seja falecido, é necessário a Certidão de Óbito, Carteira de Identidade, CPF e a Certidão de Casamento...

Por Lidiane Cavalcante

Estão abertas as inscrições para o curso de Libras em Petrolina

No intuito de ampliar a política de inclusão social e o acesso da comunidade à Língua Brasileira de Sinais (Libras), facilitando o contato dos deficientes auditivos com o mundo, as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Acessibilidade abrem novas turmas para o curso de Libras, oferecido gratuitamente. Para participar, basta realizar a inscrição, até o dia 06 de setembro ou até o preenchimento das vagas, no Centro Auditivo de Petrolina, localizado à Rua Tobias Barreto, 240.

Serão oferecidas 75 vagas, divididas em três turmas, cada uma com 25 alunos. No ato de inscrição, o candidato pode optar pelo horário das aulas, ministradas duas vezes por semana: segunda e quarta-feira no turno vespertino, e terça e quinta-feira em dois horários no período da manhã. O curso tem duração de três meses e as aulas serão iniciadas no dia 10 de setembro...

SAC Móvel visita município de Casa Nova nesta sexta-feira

A unidade móvel do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) estará amanhã (31) no município de Casa Nova, para emissão de carteira de identidade, antecedentes criminais, recadastramento de pensionistas e Ouvidoria Geral do Estado.

Como tirar seus documentos..

Por Lidiane Cavalcante

Colégio estadual realiza desfile cívico neste sábado no Dom José Rodrigues

O Colégio Estadual Antonílio da França Cardoso, localizado no bairro Dom José Rodrigues vai realizar Desfile Cívico em comemoração à Independência do Brasil neste sábado, dia 01/09, às 08 horas na Avenida Alfa.

Organizado com carinho pela direção, professores, funcionários e a comunidade estudantil o evento deve contar com a presença da população local e de autoridades municipais que foram previamente convidadas pela diretoria do estabelecimento de ensino...

Novenário em louvor a Nossa Senhora das Grotas padroeira de Juazeiro começa hoje

Começam hoje (30) as celebrações em homenagem à Nossa Senhora das Grotas, padroeira de Juazeiro, com o tema “Com Maria celebremos a ação de Deus em nossa história”. O novenário será celebrado na Catedral e este ano inclui também a comemoração do Jubileu de Ouro da Diocese de Juazeiro.

A abertura da festa está marcada para às 19h30 com a Santa Missa, que será presidida pelo bispo juazeirense, Dom José Geraldo. Durante os dez dias de festa, outros bispos participarão da novena a exemplo de Dom Manoel Reis, de Petrolina; Dom Francisco Canindé Palhano, de Senhor do Bonfim e Dom João Santos Cardoso de São Raimundo Nonato/PI...

Por Celane Rosa Ascom Paróquia da Catedral de Juazeiro/BA Foto de arquivo do blog

Codevasf leva água até Cruz de Salinas através da adutora de Uruás

A cada semana uma nova região do interior de Petrolina é contemplada com água encanada diretamente em suas casas. Ao longo desse mês de agosto, Uruás, Lagoas dos Cavalos e Caiçara já comemoram essa conquista. Na ultima quarta-feira, 29, foram os moradores da região de Cruz de Salinas que receberam a novidade.

A água chega aos moradores através da adutora de Uruás, obra construída pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, Codevasf, com recursos do Ministério da Integração Nacional...

Ascom Codevasf 3 SR

CMTT realiza pintura de lombadas e faixas de pedestres em Juazeiro

A Companhia de Trânsito e Transporte (CMTT) de Juazeiro iniciou dia passado (29) no município, a pintura das faixas de pedestres e das lombadas (redutores de velocidade), desgastadas devido à circulação dos veículos.

O trabalho que será executado, sobretudo no período da noite, teve início no centro da cidade e se estenderá aos bairros periféricos. Vale destacar que, durante a pintura, os locais em questão ficarão temporariamente interditados e que agentes de trânsito estarão presentes, orientando os condutores dos veículos...

AMMA emite licenças sonoras para bares e restaurantes

Em reunião realizada no auditório do Ministério Publico, terça-feira (28), a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) definiu um acordo com os representantes de restaurantes, bares e casas de shows de Petrolina sobre a suspensão do som nos estabelecimentos. A reunião foi motivada pela sentença judicial da vara da Fazenda Pública, em que o Ministério Público solicitou a proibição de shows e eventos em bares e restaurantes que não possuam licenciamento ambiental.

Buscando atender às normas estabelecidas, priorizando o funcionamento dos estabelecimentos, o lazer e o bem estar da população, a AMMA iniciará nesta quinta-feira (30), a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para cada estabelecimento envolvido, com o objetivo de regularizar o funcionamento dos restaurantes e bares. O TAC prevê que os estabelecimentos terão um prazo de 60 dias, após sua assinatura, para obtenção das licenças sonoras. Também foi decidido que nesse período os estabelecimentos podem funcionar com voz e violão de acordo com as regras previstas no termo..

Petrolina ganhará centro de leitura e lazer

Empresários da rede de livrarias Nobel estiveram, nesta quarta-feira (29), no Gabinete da Prefeitura para discutir a implantação de um local para leitura e lazer em Petrolina. Segundo o presidente da livraria, Bricio Sousa, a unidade será instalada no próximo ano. “Já estamos estudando a vinda da livraria desde abril e hoje definimos alguns detalhes para darmos início ao processo de implantação. Isso deve durar pouco mais de seis meses”, explicou.

O presidente ressaltou que o local será diferenciando, sobressaindo-se da ideia de livraria como um local apenas para comércio. “Temos como projeto a implantação de um centro cultural com possibilidade de realização de vários eventos como lançamentos de livros”...

Uneb realiza matrículas para o Programa Universidade Aberta à Terceira Idade

 
Está aberto até o dia 03 de setembro o período de matrículas para o Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro. Podem participar pessoas a partir dos 60 anos de idade, alfabetizadas ou não.  
 
Para o segundo semestre estão sendo oferecidas oficinas de canto, dança, informática e artesanato regional. Os interessados devem procurar a secretaria da UATI, que fica no prédio do Departamento de Ciências Humanas (DCH), do campus III da Uneb, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h da manhã. É necessário apresentar cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto 3X4. A taxa de matrícula custa R$ 20,00. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (74) 3611-5617/6483/6860, ramal 226. O curso é gratuito e as aulas iniciarão no dia 3 de setembro.
 
A Uati, programa vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, foi criada em 1995 e teve como primeira sede o Campus I da instituição, em Salvador. Atualmente a iniciativa está presente em 20 campi da universidade com o objetivo de promover atividades de valorização da saúde e do bem-estar, além de estimular a socialização deste público em todo o estado. Em Juazeiro, o programa foi implantado em 2009 e já atendeu aproximadamente 100 pessoas da terceira idade.
..

Klebia Muricy Ascom Uneb

Famílias do programa Operações Coletiva no Pedra Linda assinarão migração para o Minha Casa, Minha Vida nesta quinta-feira

 

Nesta quinta-feira (30), acontecerá no Centro de Convenções de Petrolina, a partir das 8 horas, a assinatura dos contratos de migração das famílias contempladas com o programa habitacional “Operações Coletivas” no bairro Pedra Linda para o programa “Minha Casa, Minha Vida”, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Petrolina. Os beneficiários devem comparecer ao local portando os documentos de identificação.

O motivo da migração das famílias do programa “Operações Coletivas” no Pedra Linda para o “Minha Casa, Minha Vida” foi a pequena quantia destinada para a construção de cada moradia. “Hoje é inviável a gente contratar qualquer construtora com o valor de R$ 9 mil por cada habitação. Diante desse impasse que vínhamos tendo, nós buscamos a solução de readequá-los no Minha Casa, Minha Vida, para garantir que essas famílias pudessem receber as suas casas”, explicou a secretária de Planejamento e Urbanismo, Marlize Mainardes...

Esmelinda Amorim assume interinamente Secretaria de Cultura em Petrolina

Com mais de 50 anos de trabalho público em Petrolina, Esmelinda Ribeiro de Amorim Pereira é coordenadora do Programa de Artesanato 'Cria Petrolina' e superintendente de Cultura do município. Já trabalhou na implantação de programas como o 'Nova Semente' e é voluntária em projetos comunitários. Com experiência ligada à área social, assume a Secretaria de Cultura de Petrolina.

Segundo Esmelinda, sua equipe dará continuidade aos trabalhos que vem sendo desenvolvidos. “A equipe continua disposta a dar continuidade aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos e trazendo novos projetos para a cidade. Temos essa obrigação com Petrolina”, assegurou.

Uma das primeiras ações da nova secretária é dar continuidade aos preparativos da  Feira Mensal de Artesãos em Petrolina, que será iniciada em novembro. O objetivo do evento é promover feiras mensais de artesanato, qualificando as produções locais. O projeto deve continuar por tempo indeterminado e as inscrições estão sendo feitas na Secretaria de Cultura das 8h às 13h...

HRJ realiza I Semana sobre Higiene Oral ao Paciente Hospitalizado

O Hospital Regional de Juazeiro (gestão IMIP) está realizando, desde a última segunda-feira (27), a I Semana Sobre Higiene Oral ao Paciente Hospitalizado. O evento deverá se entender até a quinta-feira (30) e é voltado a todos os profissionais de saúde e estudantes que atuam no HRJ.

Apresentando a realização de explanações e atividades lúdicas, o seminário tem como objetivos empreender uma reflexão e trazer conhecimentos sobre a importância dos cuidados com a higiene dos pacientes, proporcionando uma melhoria aos serviços assistenciais oferecidos pela unidade de saúde. Contando com a participação de profissionais convidados para ministrar as palestras, a I Semana Sobre Higiene Oral ao Paciente Hospitalizado se destaca por promover discussões sobre temas como “Os benefícios da higiene oral na prevenção de patologias oportunistas”, “Motricidade orofacial na higiene oral” e “Sensibilização da higiene oral in loco”...

Daniele Valois Ascom HRJ

Projeto Vincular realiza mais uma edição em Petrolina

O Projeto Vincular em parceria com a Capelania Militar de São José promove mais uma edição do projeto, na Associação do Bairro Cosme e Damião, em Petrolina, neste sábado (01/09), das 9h às 12h. O evento levará à comunidade, atividades culturais, educativas e recreativas para as crianças e os  idosos. Para os pequenos serão oferecidas oficinas de pintura, jogos, e criação de bonecos. Para os idosos serão desenvolvidas atividades de corte e costura.

O Vincular Petrolina também está vendendo um Kit Voluntário Vincular (caneca, camisa, duas refeições e crachá pra ação) por R$ 20, o valor ajudará na construção de mais uma etapa da Associação de Moradores do Bairro de Cosme e Damião. A compra do kit não é obrigatória para participar da iniciativa...

Julliana Araújo

Servidores decretam o fim da greve no IF Sertão-PE

Após reunirem-se em assembléia anteontem (27) nos campi Petrolina e Salgueiro, e ontem (28) nos campi Floresta e Ouricuri os servidores decidiram pela suspensão da greve que já durava 30 dias. A decisão foi tomada após discussões e orientações do SINDSEP e SINASEFE, sindicatos que representam a categoria dos profissionais de educação das redes federais.

O Governo Federal suspendeu as negociações com os servidores da categoria...

Ascom