RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Política

Variadas

Conselho Estadual de Cultura não acata registro dos penitentes como patrimônio imaterial da Bahia

A Comunidade de Juazeiro recebeu ontem (11) com muita tristeza a notícia passada pelo Gerente de patrimônio ImateriaL do Ipac (Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia), Roberto Pellegrino a  respeito da tradição secular dos Penitentes de Juazeiro, que poderia  receber a chancela de manifestação cultural reconhecida oficialmente como patrimônio imaterial da Bahia. Para isso, foi dado o primeiro passo para criação de um dossiê que reuniu documentos, entrevistas, imagens, dados técnicos e análises de especialistas para mostrar e comprovar a importância dessa manifestação cultural para o Estado.

Os trabalhos que o IPAC fez para produzir um dossiê incluíram histórico da manifestação e da região com pesquisa qualitativa, estudo antropológico e documental, bibliografia, entrevista com integrantes da manifestação e estudiosos, iconografia, estudos de economia da cultura e suportes físicos. Os trabalhos foram finalizados pela equipe multidisciplinar do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) – vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult) – integrada por sociólogos, historiadores, fotógrafos, videomakers, e profissionais de outras áreas do conhecimento. Depois de finalizado o dossiê foi enviado para a análise do Conselho Estadual de Cultura (CEC), que seguindo orientações da UNESCO, (continha cenas de autoflagelo) não votando favorável, nem acatando a sugestão de registro de bem intangível do IPAC...

Com informações de Valterlino Pimentel (Pinguim) Foto: Elias Mascarenhas (IPAC)

Exposição fotográfica “Memória Instantâneo” vai até sexta-feira (14) no Museu do Sertão

O Museu do Sertão localizado na cidade de Petrolina/PE conta com um acervo de quase 3.500 peças doadas pela população, contribuindo dessa forma para o conhecimento sobre a cultura regional. O espaço possui uma Galeria sobre os Prefeitos que já governaram a cidade de Petrolina e móveis da primeira prefeitura da cidade no início do século XX. Conta também com a representação de uma casa sertaneja, com móveis e objetos datados do período Colonial de 1500 a 1838. Objetos considerados antigos, mas que até hoje permanecem nas casas, no interior do Sertão. Mostras sobre o Lampião o “Rei do Cangaço” e muito mais.

Além dessas histórias que compõem o Museu do Sertão, acontecem várias exposições com temáticas na maioria das vezes, sobre pessoas que contribuíram para o crescimento da cidade, seja na área política ou cultural, por exemplo. A “Trajetória Política de Nilo Coelho”, “Celestino Gomes a Serviço D’ Arte”, e “Luiz Gonzaga Arte Pop do Povo” que contou com a visita de quase 1.300 pessoas, foram algumas das exposições que aconteceram este ano. No momento está exposta, a coletânea fotográfica “Memória Instantâneo”, sobre o Aldeia do Velho Chico, que será encerrada nesta sexta-feira (14). 

Comparando o quadro de visitações ao Museu do ano de 2011 até o mês de setembro de 2012 é possível perceber que as visitações aumentaram em 10%. “As pessoas devem visitar o Museu do Sertão para conhecer a história da região e prestigiar as exposições e seus artistas, que é de suma importância para essa nova geração, visitantes, turistas, e para as pessoas que escolheram nossa cidade como residência”, relata a Gerente do Museu Ana Carla Lopes. ..

Foto: Ilustrativa Google

Sobradinho: Biblioteca é modernizada e ganha CDC

A Biblioteca Municipal de Sobradinho está mais moderna. O equipamento público recebeu o Kit Mais Cultura da Secult (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia) e ainda ganhou um CDC (Centro Digital de Cidadania). As novidades foram apresentadas para a comunidade na manhã desta segunda (10), durante uma cerimônia entre integrantes do Governo Municipal, estudantes e professores de escolas locais. Francisco José (Cabeça), Secretário de Planejamento do Município denuncia que “até 2008 a biblioteca não cumpria seu papel”. Segundo ele, com a criação do Departamento de Cultura Esporte e Lazer a biblioteca foi aos poucos ficando atrativa para a sociedade de Sobradinho, que hoje tem acesso a livros que vão desde a literatura infantil até obras que são solicitadas nos principais vestibulares da região.

Com a modernização, a biblioteca ganhou um cantinho especial para criançada, que pode ler seus livros preferidos em um cômodo com pufes e almofadas. Para William de Melo, Chefe do Departamento de Cultura, “a biblioteca modernizada serve como um importante incentivo à leitura”. William ainda revela que apenas 100, dos 417 municípios baianos receberam o Kit Mais Cultura, que traz o investimento de 55 mil reais e cerca de 1.300 livros...

Por Álvaro Luiz

Nova Central de Tratamento de resíduos será implantada em Petrolina

Ontem (10), uma equipe de fiscalização da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) formada por biólogos, engenheiros e arquitetos realizou uma vistoria no aterro sanitário conhecido por “Raso da Catarina”, localizado no bairro José e Maria, em Petrolina, para análise da atual situação do local. Segundo o diretor-presidente da AMMA, Geraldo Junior, o aterro que possui 22 hectares, está em situação de controle, mas que já está projetado um novo local para servir de depósito. “Petrolina é uma cidade que está crescendo bastante e produzindo cada vez mais lixo. O aterro sanitário Raso da Catarina está controlado, mas ele cresce cerca 5 metros de altura por 20 de extensão a cada mês e será preciso um novo depósito para o lixo”, esclareceu Geraldo.

O diretor-presidente explicou também que o projeto já está em andamento. “Já estamos adiantando com o jurídico o processo de licenciamento e vamos analisar com os técnicos as informações que obtivemos na visita de hoje”, explicou. Em Julho deste ano, foi discutida em audiência, a instalação de uma central de tratamento de resíduos sólidos (CTR) no município de Petrolina. A proposta é garantir o correto tratamento e a destinação final de resíduos sólidos na cidade por um período de 20 anos, em local seguro e longe da população. A implantação de uma central de tratamento de resíduos com aterros sanitário e industrial, fora da cidade e equipada com todos os dispositivos de proteção ambiental exigidos vai evitar a poluição e os impactos ambientais decorrentes do manejo inadequado do lixo.

O novo espaço para implantação da CTR está sendo projetado no quilômetro 20 da BR-407, sentido Afrânio, no distrito de Curral Queimado. São 74,47 hectares a uma distância de aproximadamente de 22 quilômetros do centro urbano do município.

..

Secretaria de Cultura realiza inscrições para a Feira Mensal de Artesanato

A Secretaria de Cultura de Petrolina está programando a realização de uma Feira Mensal de Artesanato. O evento acontecerá no primeiro e no terceiro sábado de cada mês, no Bodódromo e terá início no dia 10 de novembro, das 16h às 22h.

O intuito da feira é dar espaço para que os artesãos possam expor, bem como comercializar suas obras, garantindo assim aumento na renda desses profissionais. Os interessados em participar do evento devem realizar inscrição na Secretaria de Cultura, localizada no Museu do Sertão, até às 13h30min da próxima segunda-feira (17), além de saber mais informações sobre como adquirir a sua barraca...

Alojamento canguru no HDM recebe doações


Duas cadeiras de balanço foram doadas ao alojamento canguru, no Hospital Dom Malan/Gestão IMIP. A doação aconteceu no começo do mês de Setembro por funcionários da empresa O Boticário.A consultora da empresa, Zélia Leite, entregou as duas cadeiras à coordenadora do alojamento Canguru, a pediatra Flávia Guimarães depois de uma campanha interna na empresa.  “Nós resolvemos reunir toda a equipe de funcionários da empresa para doarmos essas cadeiras. Cada um contribuiu porque sabemos que devemos ajudar os que mais precisam.”, declarou.

As cadeiras foram instaladas na área de convivência do canguru, que conta com mobiliário adequado para as mães e familiares serem acolhidos. Para a coordenadora do alojamento, Drª Flávia Guimarães, as doações vão ser muito úteis para mães e filhos. “As cadeiras permitem que a mãe esteja bem acolhida, confortável  e isso acalma o bebe, relaxa a mãe e consequentemente aumenta a produção de leite.  Quando a mãe está relaxada a produção de leite é melhor”, explicou a médica.  ..

Siméia Valverde Ascom HDM

Falta de pagamento do Governo do Estado resulta no cancelamento do Projeto Cultura Livre nas Feiras de Petrolina

O Projeto Cultura Livre nas Feiras que começou no mês de fevereiro deste ano, na cidade de Petrolina, nos bairros Areia Branca, Cohab Massangano, João de Deus e Ouro Preto está suspenso por tempo indeterminado.

O Projeto é realizado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com as Secretarias Municipais de Cultura, onde o evento acontece.

Devido a alguns atrasos no pagamento dos artistas que se apresentaram no Cultura Livre nas Feiras. A Fundação, responsável pelo pagamento, decidiu que as atividades serão suspensas até organizarem todas as documentações dos artistas com pendências para efetuarem o pagamento e dar continuidade ao projeto na cidade...

Dez toneladas de couro são apreendidas na região de Juazeiro

Em mais uma ação de fiscalização em Senhor do Bonfim, cerca de 10 toneladas de couro clandestino foram apreendidos pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura. A operação de combate ao comércio de couro clandestino foi iniciada após denúncias anônimas feitas na Coordenadoria Regional de Juazeiro. As peles estavam armazenadas em fazendas nas localidades de Tijuaçú e Umburana. A mercadoria apreendida foi encaminhada para o aterro sanitário da cidade de Juazeiro.

A primeira apreensão aconteceu na fazenda Tanque Novo, onde os fiscais encontraram 39 peças de couro armazenadas numa salgadeira clandestina. No povoado de Umburanas, mais 250 peles salgadas foram encontradas em uma fazenda que já havia sido notificada por falta de adequação às normas higiênico-sanitárias.

“Estas operações continuarão na Coordenadoria, visando coibir o abate clandestino na região”, ressaltou o gerente técnico da Adab, Fábio Cedraz, que comandou a fiscalização. “Vamos intensificar a fiscalização do comércio de couro por se tratar de um negócio incentivador do abate clandestino e que coloca em risco a saúde da população, causando ainda imensos prejuízos ao meio ambiente”, finalizou Cedraz, lembrando que as ações contaram com o apoio da Polícia Militar...

Ascom Adab

Feira dos produtores de cana promove leilão de tratores e veículos

Mais de 30 tratores, caminhão, motos, veículos utilitário e de passeio da Usina São José serão leiloados na Feira dos Produtores de Cana do Nordeste (NORCANA). O evento será realizado no dia 19, a partir das 10h, na sede da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), no Recife. A atividade será conduzida por Joaquin D’Carli de Paula, leiloeiro rural e oficial da Junta Comercial de Pernambuco. A expectativa e movimentar cerca de R$ 3 milhões com os arremates.

Diversos tipos e modelos de tratores compõem os lotes. A lista completa está disponível no portal eletrônico de leilões www.leilaone.com.br. Para o vice-presidente da AFCP, Paulo Guedes, o evento fortalece o objetivo da primeira edição da NORCANA que visa oportunizar a realização de negócios a preços diferenciados ao pequeno, médio e grande produtor de cana. “É uma excelente chance também para os industriais do setor realizarem bons negócios”, avalia o dirigente.

Todos os veículos pesados e leves estarão em funcionamento para apreciação dos interessados nos dias 17 e 18, sempre às 15h, na Usina São José, em Iguarassu. Dentre eles, tratores 4x4 MF680, MF 660, NH-TL 80, Carregadeira MF 290, Case 8940 e Bell SC-800, além de caminhão, carros e motos. Outras informações pelo telefone 9185.0519, ou 9842.3832. A NORCANA 2012 e uma realização da AFCP com a Cooperativa do Agronegócio dos Produtores de Cana (COAF). ..

Robério Coutinho/Ascom AFCP - Foto: Google

Revivendo o Bote Fé anima juventude de Petrolina com o DJ Angelus

Sábado (08), a juventude católica de Petrolina foi contagiada pela animação do DJ Angelus, da Comunidade Obra de Maria (Recife/PE), atração do Revivendo o Bote Fé, que reuniu centenas de jovens na quadra do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora para louvar a Deus pelo dom da vida e fortalecer a fé e o compromisso com Cristo firmados no Bote Fé Petrolina, realizado em janeiro deste ano.

Além dos diversos estilos musicais remixados, o evento também proporcionou momentos de encontro pessoal com Deus, através do testemunho do DJ Angelus que levou muitos jovens a refletirem sobre suas vidas e sobre o caminhar com Cristo. “Quando ouvi o testemunho do DJ Angelus me emocionei muito, porque, muitas vezes, o jovem acha que tem todo o tempo do mundo e deixa de valorizar coisas importantes, ou mesmo, deixa para depois o que não se pode esperar para fazer, como um pedido de desculpas ou um simples agradecimento a alguém importante em nossa vida. Foi um evento marcante! Além disso, foi uma oportunidade para que nós tivéssemos uma diversão bastante sadia com nossos amigos, conscientes de que servir a Deus sempre nos traz maravilhas”, declarou a jovem Kathianne de Souza, da Paróquia Nossa Senhora das Dores...

Texto e Foto: Ascom/ Setor Juventude

Dom José partiu, mas suas ideias continuam a nos orientar!

Para nós do Irpaa, a partida de D. José Rodrigues de Sousa C.SSR é penosa e triste, pois a história da entidade e a sua pessoa estão intimamente ligadas. D. José Rodrigues foi uma figura central na fundação do Irpaa, sendo inclusive o primeiro presidente da entidade. Em sua caminhada na Diocese de Juazeiro, divulgava o novo paradigma da Convivência com o Semiárido em suas pregações, de forma contextualizada com as passagens bíblicas. Utilizou-se do rádio e outros instrumentos de comunicação para levar ao povo a mensagem de libertação através da convivência com o clima e com nossa região, evidenciando os aspectos políticos que sustentavam a famigerada indústria da Seca no Semiárido Brasileiro.

Dom José Rodrigues foi nomeado bispo da Diocese de Juazeiro em 1975, período que coincide com a construção da Barragem de Sobradinho, obra do governo militar que desabrigou 72 mil famílias dos municípios baianos de Remanso, Casa Nova, Pilão Arcado e Sento-Sé. Na época a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), anunciava que a barragem seria a redenção do povo do Nordeste. No entanto, o bispo testemunhou junto as comunidades ribeirinhas que a obra gerava muitos problemas para as pessoas, principalmente para as famílias rurais que tiveram suas terras, moradias e sua produção engolidas pelas água da barragem, sem receberem indenizações...

Deputado lamenta a morte de Dom José Rodrigues

O deputado Roberto Carlos (PDT) apresentou, nesta segunda feira (10), na Assembleia Legislativa da Bahia, uma Moção de Pesar pela morte do ex-bispo emérito de Juazeiro, Dom José Rodrigues de Souza.

Para o deputado Roberto Carlos, Juazeiro vivencia uma perda irreparável. "Dom José Rodrigues foi um exemplo de humanidade. Com uma linda biografia, voltada para importantes causas sociais, ele dedicou-se à população carente da região", lamentou, com profundo pesar, o parlamentar...

NOTA DE PESAR

O Diretório Estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Bahia vem manifestar seu pesar pela morte do Bispo Emérito de Juazeiro, Dom José Rodrigues de Souza, neste domingo (09).

Ao longo de seus cerca de 30 anos de Diocese de Juazeiro, Dom José Rodrigues escreveu uma história de verdadeira fraternidade com o povo sertanejo...

DOS IRMÃOS VICENTINOS DE JUAZEIRO PARA D. JOSÉ RODRIGUES

Quando recebemos a notícia de sua morte, subitamente fomos à igreja rezar por você. Infelizmente não tivemos condições de, em forma presente, acompanhar-lhe durante a sua enfermidade. No entanto, saiba que estaremos sempre com você, agora e em toda a eternidade.

Nós, que aqui ficamos, teremos por toda a vida a lembrança de tudo aquilo que você foi, de todo o bem que fez e de como conseguiu tornar as pessoas e o mundo ao seu redor mais humilde, fraternal e humano.

Aqui deixo o agradecimento sincero dos Vicentinos por haver cumprido tão bem o seu papel de Evangelizador, de Benfeitor da nossa igreja e, acima de tudo, de amigo e companheiro fiel. Você nos mostrou o caminho e hoje vemos o quanto é importante a valorização da amizade, da lealdade cristã...

MINERAÇÃO CARAÍBA PROMOVE MAIS UMA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE BRINQUEDOS

A Mineração Caraíba promove, pelo 11º ano consecutivo, a Campanha de Doação de Brinquedos. Esta campanha faz parte de um rol de ações sociais realizadas pela empresa que têm como foco estimular o voluntariado de colaboradores, empresas parceiras e comerciantes locais, objetivando levar dias melhores às crianças carentes da comunidade. Em 2010, foram doados mais de 3400 brinquedos nas comunidades de Santa Rosa, Abóbora, Barrinha, Pinhões, Poço de Fora, Esfomeado, Pilar, Flamengo, dentre outras. Em 2011, graças ao número crescente de empresas parceiras e voluntários, o número de brinquedos doados cresceu para 4239, representando o novo recorde da campanha.

“Costumamos dizer que não foram somente 4.239 brinquedos, mas sim 4.239 sorrisos. Imagine levar um bom motivo para sorrir a milhares de crianças que sofrem diariamente com a seca e com as dificuldades oriundas da pobreza. Enquanto várias crianças ao redor do mundo escolhem o brinquedo que vão utilizar, estas nossas crianças nada tem, além de um pouco de esperança”, pontua Rafael Cerqueira, Analista de Comunicação da Mineração Caraíba e voluntário há 3 anos...

Rafael Cerqueira Ascom

Dom José Rodrigues, cuida de nós!

Nota da Comissão Pastoral da Terra

A CPT – Comissão Pastoral da Terra de Juazeiro, da Bahia e do Brasil, com fé e amor, celebra a Páscoa de dom José Rodrigues de Souza CSSR. A gratidão supera a dor desta hora de sua partida, para rogarmos a Deus por seu merecido descanso e pela continuidade por nós de sua obra redentora...

Bahia vacina mais de 95% do rebanho contra a febre aftosa

 

Apesar dos problemas causados pelo longo período de seca no Nordeste, a vacinação do rebanho baiano contra a febre aftosa alcançou o índice de 95,65 % na primeira etapa da campanha em 2012. Na Zona de Proteção, composta pelos municípios de Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Buritirama, Mansidão, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Remanso e Casa Nova, o patamar de imunização chegou a 96,42% do rebanho vacinado e declarado. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (10) pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri)...

Ascom / Seagri

Chesf participa do Programa Cultural das Empresas Eletrobrás 2013

Projetos nas áreas de teatro, audiovisual e de patrimônio imaterial podem contar com o patrocínio do Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2013, que está com as inscrições abertas até o próximo dia 3 de outubro. Nesta edição, o programa destinará R$ 13,3 milhões, dos quais R$ 4,5 milhões são referentes à participação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

Desde 2010, quando o programa foi unificado para todas as empresas Eletrobrás, já foram investidos R$ 50,3 milhões, o que faz o setor elétrico um dos maiores incentivadores da cultura nacional. Como na edição de 2012, serão apoiadas propostas nos segmentos de produção de teatro adulto (inéditos); produção de teatro infanto-juvenil (inéditos); circulação de espetáculos teatrais (não inéditos); festivais de teatro; produção de filmes de longa-metragem; festivais de cinema e fomento ao patrimônio imaterial (festas populares, folclóricas, etc)...

Doris Pinheiro Ascom

Corpo de Dom José Rodrigues já está em Juazeiro

A urna funerária com o corpo de Dom José Rodrigues, Bispo Emérito de Juazeiro, chegou no final da tarde à cidade e foi recebido com caloroso aplauso dos fiéis que lotavam a Catedral de Nossa Senhora das Grotas. O atraso provocou uma pequena mudança nas celebrações religiosas, mas o restante da programação continua a mesma, inclusive a celebração de duas missas na noite desta segunda-feira (10).

PROGRAMAÇÃO - CATEDRAL DE JUAZEIRO..

PT BA lamenta a morte do bispo emérito Dom José Rodrigues de Sousa

É com pesar que o Diretório Estadual do PT baiano, através dos seus dirigentes e do presidente estadual, Jonas Paulo, manifesta solidariedade aos familiares, missionários, à Diocese de Juazeiro e a população juazeirense, pelo falecimento do bispo emérito Dom José Rodrigues de Sousa.

O bispo, que atuou por longos anos na equipe de missões itinerantes dos redentoristas de Juazeiro, veio a falecer na madrugada deste domingo (9), no Hospital Santa Mônica, em Goiânia (GO), após uma cirurgia para tratamento de uma hidrocefalia (acumulação de liquido na cavidade craniana).

A Executiva estadual lamenta profundamente o falecimento do líder católico, que deixará saudades e ensinamentos expressivos, pela sua atuação no combate de causas sociais, em defesa dos mais pobres na região do Vale do São Francisco...

por ASCOM PT Bahia

Dom José Geraldo comunica sobre funeral e missa de sétimo dia de D. José Rodrigues

Através de nota oficial, Dom José Geraldo envia comunicado sobre o funeral e missa de sétimo dia de Dom José Rodrigues. Veja abaixo:

Meus queridos irmãos e irmãs,

Com aperto no coração,  gostaria de lhes dar algumas informações (agora oficiais) sobre Funeral e Missa de Sétimo Dia de nosso Irmão Dom José Rodrigues...

Foto: Google

HEMASF ENCERRA ATIVIDADES EM JUAZEIRO

Em nota enviada ao blog a direção do HEMASF - INSTITUTO DE HEMATOLOGIA DO SÃO FRANCISCO LTDA informa que após 25 anos de atividades na região, encerrou as suas atividades na tarde desta segunda-feira, dia 10. Confira:

O HEMASF INSTITUTO DE HEMATOLOGIA DO SÃO FRANCISCO LTDA, Banco de Sangue fundado em 23 de janeiro de 1987, vem a público informar à sociedade de Juazeiro, Petrolina e região, o encerramento das suas atividades. Ao tempo em que Informa que em seus 25 anos de existência, sempre primou pela qualidade dos serviços prestados à população da região, respeitando os seus doadores e clientes...