RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Política

Variadas

UNIVASF faz paralisação no campus em São Raimundo Nonato

Durante os quase sete anos de existência desta instituição federal de ensino superior, o Campus Serra da Capivara foi sistematicamente deixado em segundo plano pela administração central desta universidade. O descaso ocorre desde a falta de estruturas edificadas como laboratórios em pleno funcionamento e de salas de aula. Além disso, é notória a falta de materiais de consumo (água mineral, papel higiênico, detergente, entre outros). Materiais de baixa qualidade que são provenientes de Petrolina, o que vem a causar uma demora em sua reposição, além de desestimular o comércio local.

O Movimento UNIVASF-SRN-SIM, baseado em diversas rodadas de discussões e em experiências obtidas ao longo de vários anos de atividades acadêmicas neste campus, resolveu Paralisar as atividades administrativas e didáticas (em sala de aula), bem como nos laboratórios “inexistentes”, a partir do dia 20 de setembro de 2011. Convém ressaltar que nossa permanência no campus está assegurada, onde serão continuadas nossas atividades de pesquisa e extensão. Assim como discussões sobre o desenvolvimento de ações afirmativas e reivindicatórias. Esta Paralisação tem o intuito de chamar a atenção para diversos pontos de reivindicações focados na estruturação do campus. Diante da grande demanda levantada por nossa comunidade acadêmica (vide anexo), solicitamos com urgência esclarecimentos sobre a efetiva participação e inserção do Campus Serra da Capivara no âmbito político-administrativo da UNIVASF...

Acionada a iluminação da entrada da cidade em Sento-Sé

Sexta-feira, dia 23 de setembro, a Prefeitura de Sento Sé, acionou, em caráter experimental, a nova iluminação da tão sonhada obra de urbanização da entrada da cidade. Em breve, será inaugurado o novo cartão-postal do município. As luminárias foram ligadas às 18 e30 hs, onde estão instaladas no canteiro central da nova avenida e entrada da Avenida Dr. Jairo Sento Sé, cobrindo uma extensão superior a 1.500 metros. 

As obras de urbanização de entrada da cidade eram um antigo sonho da população de Sento Sé. A administração passada ainda tentou realizar e não conseguiu através de convenio feito com o governo do estado. (Por:Gabriel Filliph do Sentosenoticias.com)
..

Vinhuvafest promove I Seminário da Agroindústria Familiar no Turismo

A programação da 7ª Feira do Vinho e da Uva do Nordeste (Vinhuvafest 2011), que acontece de 6 a 9 de outubro em Lagoa Grande (689 Km do Recife), no Pólo Vitivinicola do Vale do São Francisco, terá entre as novidades este ano a realização o I Seminário sobre Agroindústria Familiar no Turismo que acontece dias 7 e 8 de outubro, a partir das 16h, no auditório do pátio de feira montado do Parque de Eventos da Uva e do Vinho, local oficial do evento. 

A proposta da discussão e mostrar para os agricultores familiares da região como eles podem agregar valor à produção agrícola, diversificando as atividades, utilizando a criatividade e tendo como conseqüência, a elevação da renda e a melhoria da qualidade de vida. “Vamos trazer exemplos de sucesso deste modelo que um dos principais geradores de renda na região da Serra Gaúcha. No Vale dos Vinhedos, cidades como Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul, têm com umas das fontes da economia local a integração da produção vinícola com as visitações de turistas as áreas produtoras e seus parques produtores e industriais, entre outras atrações”, conta o presidente da Assitur e coordenador geral da Vinhuvafest, Nivaldo Carvalho. ..

CINARA MARQUES - ASSESSORIA DE IMPRENSA

Parabéns CPAC: Uma Companhia vitoriosa! (*)

Como testemunha nos últimos cinco anos, do clima de tranqüilidade e segurança em que vive este município de Uauá, não poderia me eximir de manifestar a alegria que sinto nesta data. Como cronista do cotidiano, que busca identificar nos depoimentos das pessoas, por mais simples que sejam, as verdades que possam enriquecer as minhas reflexões, empolga-me, sobremodo, ouvir as histórias que me relatam.

Assim é que, Senhores Comandantes, já ouvir dizer que nas festas dos povoados pelo interior do município, é bastante comum que os participantes vejam a viatura da CPAC atravessar de uma rua à outra do povoado e seguir em frente na sua trajetória pela caatinga, e logo o comentário corre: “A CPAC está na área!”. Subitamente há um corre-corre daqueles que vieram mal intencionados, buscando algum lugar para esconderem eventuais armas que estejam conduzindo, sabe lá com que intenções...

Foto de arquivo do blog

CONDOMÍNIO COUNTRY CLUBE LEMBRA DIA DA ÁRVORE COM PLANTIO DE ESPÉCIES NATIVAS

O dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, por iniciativa de uma instituição privada vai ser celebrado em Juazeiro neste domingo, 25.

O Condomínio Country Clube, um dos mais novos investimentos em Juazeiro, vai festejar a data com o plantio de mudas de espécies nativas na área de proteção ambiental do condomínio, das 08 às 12 horas...

Secretaria Municipal da Educação de Uauá inicia o Planejamento para 2012

A Secretária Municipal da Educação Fátima Borges,  reuniu-se com a equipe Técnico-Pedagógica e Diretores iniciando na última quinta-feira (22) ao Planejando 2012, com o objetivo de preparar o próximo ano letivo. O Planejamento é imprescindível em todas as áreas, especialmente para a educação. Neste primeiro momento os diretores receberam as orientações para a avaliação do período letivo, bem como para levantamento dos dados referentes à reorganização escolar: previsão de aprovados, evasão, previsão de turmas, necessidade de professores, etc.

O próximo encontro será no mês de outubro, quando os diretores e coordenadores irão  apresentar as propostas e o resultado da avaliação e dos dados indispensáveis ao Planejamento, após reuniões com o Conselho Escolar e todos os professores na Unidade de Ensino. Nos dias 22 e 23 a equipe local também deu continuidade aos trabalhos do Plano de Ação Articulada – PAR da Secretaria – 2011/2014, com a finalização do diagnóstico...

Ascom Uauá

Fetag Bahia promove Seminário Regional Bioma da Caatinga‏ em Sobradinho

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia, através da Secretaria de Meio Ambiente, promove, dias 29 e 30 de setembro, o Seminário Regional sobre o BIOMA DA CAATINGA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS, na Câmara de Vereadores da cidade de Sobradinho. O Bioma Caatinga é o principal ecossistema existente na Região Nordeste, estendendo-se pelo domínio de climas semi-áridos, numa área de 73.683.649 ha, 6,83% do território nacional; ocupa os estados da BA, CE, PI, PE, RN, PB, SE, AL, MA e MG.

Um dos grandes desafios do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e entidades parceiras é a discussão e formulação de um Plano de Ações Estratégicas para o Bioma Caatinga e a convivência com o Semi-Árido. A caatinga é um ecossistema diferenciado dos demais pelo fato de ser o único que se situa totalmente dentro dos limites territoriais brasileiros...

Ascom

Semana River Shopping de Estilo chega à 5ª edição com formato interativo

O River Shopping promove, entre os dias 27 e 29 de setembro, a 5ª edição da Semana River Shopping de Estilo, evento de moda já consagrado no Vale do São Francisco que este ano ganhou versão mais interativa com workshops e debates sobre o mundo fashion e as tendências para o Verão 2012. Além do novo formato, a Semana de Estilo ganhou um hotsite especial (http://semanadeestilo.rivershopping.com.br) que terá atualizações diárias, durante todo o evento, com postagens sobre dicas de moda, de beleza e de looks com peças garimpadas no shopping, bem como a cobertura da semana com resumo dos debates e galeria de fotos. 

A responsável pela renovação da semana é a publicitária Karol Nogueira, que assumiu a produção de moda e procurou dar mais dinamismo ao evento que conta com a participação de mais de 20 de lojas, entre o segmento de vestuário e beleza. "A Semana de Estilo é uma excelente oportunidade para que os consumidores entendam como funciona o mercado de moda e conheçam de perto as principais tendências e, principalmente, saibam como utilizá-las no dia a dia", explica. ..

Brava Comunicação

Adriana Calcanhotto vai vestir rosa em Juazeiro para reforçar campanha contra o câncer de mama

Atendendo a uma solicitação da Fundação Pio XII, Instituto Ivete Sangalo, que faz um excelente trabalho de diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama, a cantora Adriana Calcanhotto anunciou, em entrevista ao Blog e ao portal ZAP, que vai vestir rosa durante sua apresentação em Juazeiro, marcando o lançamento da campanha OUTUBRO ROSA, movimento mundial que alerta sobre a necessidade da realização periódica do exame de mamografia.

A cantora, que já venceu dois grammy Latino, faz show em Juazeiro no dia 1º de outubro, na data do lançamento mundial da campanha Outubro Rosa. “Estarei, com meu vestido rosa, e com Davi Moraes ao violão, cantando algumas canções que fiz e outras canções que me apaixonam.”..

RADIALISTAS DE JUAZEIRO EM DIA DE FESTA

“O Sindicato dos Radialistas precisava desse tipo de iniciativa. A entidade viveu um tempo distante da categoria e por isso, a sua representatividade era quase nenhuma em Juazeiro e região”, essa foi a declaração recorrente da grande maioria dos associados presentes noite passada no Clube de Campo do Sinserp (Sindicato dos Servidores Públicos) na festa organizada pelo Sinterp - Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, TV e Publicidade, comemorativo do Dia do Radialista (21 de Setembro).

“O Sinterp vive um tempo novo e a unidade da classe, especialmente no interior, onde está a sua força, é muito importante para a coordenação que administra a entidade da capital. Vemos nesses dois jovens, Mário e Leane, o empenho, a garra, a luta para transformar a diretoria regional numa grande parceira do Sindicato na Bahia. Mas para que isso aconteça o radialista tem que estar ativo, presente, apoiando essas iniciativas”, declarou Everaldo Monteiro, coordenador estadual...

PETROLINA PROMOVE 2ª EXPOGENÉTICA

Esta é a segunda edição da Expogenética de Petrolina, no sertão de Pernambuco. A terra da fruticultura irrigada deu espaço ao melhoramento genético de caprinos e de ovinos. Ao todo, 400 animais das raças dorper, santa inês, boer e anglo-nubiano estão expostos na feira.

De acordo com o IBGE, o Vale do São Francisco possui um dos maiores rebanhos de caprinos e ovinos, com mais de três milhões de caprinos e dois milhões de ovinos. Participam da Expogénetica cerca de 40 expositores de vários municípios de Pernambuco. O preço dos animais varia de R$ 2,5 mil a R$ 40 mil, dependendo da raça e característica...

ESPAÇO DO LEITOR: ESTUDANTE DE MEDICINA PARABENIZA JUAZEIRO PELO HOSPITAL DO CÂNCER

Caro Geraldo,

Sou juazeirense e resido em São Paulo há 06 anos, onde estou terminando o curso de medicina...

Foto Ilustrativa Google

PIRANGA II COMEMORA 20 ANOS DE FUNDAÇÃO

Extensa programação festiva marca este final de semana os 20 anos de fundação do bairro Piranga II. Para Domingos Sérgio, presidente da Associação de Moradores, o bairro ainda têm muitas carências, mas algumas ações municipais começaram a mudar a realidade da população. Para comemorar o aniversário do Piranga II, a entidade comunitária estabeleceu a seguinte programação:

Sábado 24/09..

DIRETOR DA APLB SINDICATO É CONVIDADO PARA DUAS PALESTRAS EM JUAZEIRO

O professor Antonio Carlos dos Santos, Diretor da APLB Sindicato de Juazeiro, recebeu convites para proferir duas palestras neste mês setembro. A primeira acontece neste sábado, dia 24, no campus da UNEB em Juazeiro, quando abordará o tema: “Gerenciamento e Fiscalização dos recursos do FUNDEB".

A outra palestra ocorrerá na Gerência de Gestão Escolar “PROGESTÃO” da Secretaria de Educação e Esportes do Município. Na oportunidade, o professor Antonio Carlos vai falar sobre Legislação com o tema: “O que conhecer da Legislação para gerir o quadro pessoal da Escola”. Esse evento acontecerá no período de 26 a 30/09 no auditório da SEDUC...

ODARA VERDE!

Está confirmado que o pseudo governo da mudança pisou em um ebó de encruzilhada letífera, trabalho feito com bicho de quatro pés:  bode preto, verdadeiro pai de  chiqueiro!

Pelo akaká, Ritmo da caruara (Feitiço) contra o governo paralítico (nunca mudou), uma enfermidade municipal, este com certeza terá que  cufar (morrer) e sua alma, sem dúvida vai chorar no Afá (Deserto) Egún errante, sem direito a uma pedra plana para inscrições de caráter memorial, lápide...

Ambulatório do HUT realiza 1.300 atendimentos por mês

Além de atendimento de Urgências de Clínica Médica, Ortopedia, Neurologia e Cirurgia Geral que somam quase 10.000 atendimentos mensais, o Hospital de Urgências e Traumas (HUT) realiza atendimento ambulatorial em diversas especialidades. De acordo com dados do Serviço de Arquivo Médico e Estatísticas (SAME) somente no mês de agosto cerca de 1.300 pacientes foram atendidos no ambulatório do HUT. Durante todos os dias da semana pacientes recebem atendimento nas áreas de Cardiologia, Cirurgia Geral, Plástica e Vascular, Endocrinologia, Hepatologia, Nefrologia, Ortopedia, Terapia Ocupacional, Neurocirurgia e Pneumologia. 

Segundo o diretor médico do HUT, Ricardo Pernambuco os atendimentos são para pacientes referenciados pela Rede Municipal de Saúde. “As vagas são abertas para regulação do município. Para agendar a consulta o paciente precisa do encaminhamento médico e documentos de identificação. Lembramos ainda que as marcações podem ser feitas também pelo telefone (87) 2101-6538 ou no próprio ambulatório”, explica. ..

Ascom HUT

Simpósios Satélites incrementam programação do Congresso IMIP Juazeiro

Com o intuito de dinamizar a programação do I Congresso IMIP de Saúde Integral do Vale do Médio São Francisco serão realizados Simpósios Satélites. Os simpósios acontecem no intervalo para o almoço, dos dias 21 e 22 de outubro. 

No dia 21 de outubro (sexta-feira) o Simpósio terá como tema "Questões Práticas sobre o HPV e a Vacina" e será ministrado pelo pernambucano especialista em ginecologia e obstetrícia, Jefferson Valença. “Nosso objetivo é passar para os participantes informações sobre os tipos de HPV, oncogênese do CA cervical, prevenção primária do CA genital e dos condilomas, e principalmente informações sobre a vacina, seu desenvolvimento, efeitos e proteção alcançada”. Pontuou Valença. ..

Enfoque Comunicação

EPTTC e Polícias Rodoviária e Militar promovem Semana Nacional do Trânsito em Petrolina

“Pare, Pense, Mude”. Esse é o tema da Semana Nacional do Trânsito que está acontecendo em todo o país e em Petrolina blitzes educativas são realizadas pela Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo – EPTTC, em parceria com as polícias Rodoviária e Militar. Na manhã desta quinta-feira (22), a BR 428 recebeu as equipes que distribuíram material de cunho educativo para os motoristas e pilotos.

Durante a ação, a equipe da EPTTC, composta por 10 agentes municipais, entregou adesivos e panfletos educativos além de conversar com motoristas e pilotos intentando a redução de acidentes no trânsito do município que se destacou nos últimos meses no índice de acidentes de motocicletas. “Estamos trabalhando em conjunto com o Governo do Estado, que se preocupa com esta década, e essa fiscalização irá continuar na parte educativa, orientando a todos para reduzir o número de acidentes”, relatou a Coordenadora de Educação no Trânsito, Claudenice Carvalho...

Texto: Jaquelyne Costa - Foto: Patrícia Telles/Secom PMP

Fórum intermunicipal movimenta a cena teatral de Juazeiro

Cerca de 400 artistas, entre atores, diretores, cenógrafos, figurinistas e produtores estão participando, desde o último dia 16 em Juazeiro, do 8º Fórum Intermunicipal de Teatro Amador da Bahia (FITA), evento criado e coordenado pela Rede do Movimento de Teatro Amador da Bahia (RMTA), com apoio da Fundação Cultural do Estado (Funceb), Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc).

Criada no ano de 2004, na cidade de São Sebastião do Passé, segundo a produtora Érika Silva, a RMTA surgiu com o intuito de fortalecer os grupos amadores de todo o estado. “Além do intercâmbio e da interação entre os diversos grupos, permitindo a troca de ideias e de conhecimentos, a Rede ajuda a profissionalizar os artistas redeiros e ainda facilita a busca de apoios a projetos junto aos órgãos governamentais de fomento à cultura”, explicou...

Luiz Hélio/Seiasc

Festival Pernambuco Nação Cultural aporta em Lagoa Grande

Começa hoje, dia 23, indo até este sábado, dia 24, a etapa das apresentações do Festival Pernambuco Nação Cultural, em Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco. Batizado de Parreiral Multicultural, o festival fará reverência a duas das principais manifestações da cultura do vale do São Francisco: a Roda de São Gonçalo e o Reizado, com a presença de grupos lagoagrandenses e de Petrolina. O evento já iniciou na segunda-feira, dia 19, no município, com a realização da oficinas de indumentárias e acessórios artisticos com a presença de 30 participantes. Este é o primeiro ano que a cidade recebe a programação do Festival, descentralizando o evento que já se tornou parte do calendário cultural oficial do estado de Pernambuco.

"Antes o Pernambuco Nação Cultural só acontecia em Petrolina, mas graças a realização de fóruns regionais conseguimos a disseminação para os municípios do sertão do São Francisco, uma conquista que a comunidade e a classe artística comemoram", disse um diretor de Cultura de Lagoa Grande, Edivaldo Barbosa. Para a secretária municipal de Educação e Cultura de Lagoa Grande, Maria Aparecida Diniz, a administração municipal tem trabalhado firme e sério em resgatar a riqueza cultural do município com várias atividades e a criação do Conselho Municipal de Cultura. "Vamos conquistar em breve o Espaço Mais Cultura, que complementará e reforçará a nossa política cultural que estamos desenvolvendo desde que assumimos o governo", atestou a secretária...

CENTRAL DO DENTE GANHOU PREMIO TOP OURO 2011

A Clínica Central do Dente foi uma das agraciadas com o prêmio Top Ouro 2011. A solenidade de premiação aconteceu no último sábado, dia 17, na Arena Manga Rosa em Petrolina.

Os profissionais em destaque Dr. Augusto César ganhou o prêmio atendimento Periodontia 2011 e o Dr. Israel Melo levou o prêmio atendimento Odontopediatria 2011...

Foto: Portal SG

ASSESPA APOIOU CAMPANHA DO AGASALHO EM JUAZEIRO

A ASSESPA (Associação das Escolas Particulares de Juazeiro) em parceria com diversas instituições apoiou a campanha “Aqueça seu Irmão”. A comunidade juazeirense participou doando agasalhos e roupas em geral, beneficiando famílias carentes de todo o município.

“Com a solidariedade de todos tentamos fazer o inverno ficar mais quente para algumas famílias de Juazeiro”, comentaram os organizadores da campanha...