RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Política

Variadas

7ª CIPM participa de reunião de elaboração do Plano Municipal da Infância em Lagoa Grande

O instrutor do Projeto Patrulheiro Mirim e PROERD da 7ª CIPM, Soldado Vitório Lopes de Souza, participou semana passada em Lagoa Grande, da 1ª Reunião de Elaboração do Plano Municipal da Infância realizado pela Comissão "CRIANÇA COM TODOS OS SEUS DIREITOS".

Vários representantes de entidades públicas e civis estiveram presentes. A reunião foi dirigida pelo representante do Centro Cultural Luiz Freire. A próxima reunião ficou marcada para o dia 20/10, das 09 às 14 hs...

Copa Vela Adventure de Sobradinho acontece nos dias 8 e 9 de outubro

“Venha viver esta energia!”. Com este convite, a Copa Vela Adventure de Sobradinho foi lançada na última sexta-feira (30), no Memorial da Chesf, em Sobradinho. O evento esportivo acontecerá nos dias 8 e 9 de outubro, no Porto de Juacema, com competições de vela, circuito de Jet Ski, encontro de negócios e  muita festa. Na oportunidade, foram apresentadas a estrutura e programação do evento em uma coletiva a imprensa do Vale do São Francisco com Genilson Silva, prefeito municipal de Sobradinho, Marisalva Ribeiro, primeira-dama, Raimundo Nonato, chefe de gabinete, e os vereadores Geraldo Filho, Gabriel Lustosa, Cícero Alves, Manoel Messias, e Francisca Gabriades, gestora da SIM! Agência de Marketing. Em seguida, um animado coquetel fechou a noite em grande estilo. “Nenhum evento na região terá uma estrutura como a Copa Vela Adventure. São duas ambulâncias da SAMU, efetivo da Polícia Militar, Bombeiros, equipes de saúde para oferecer aos nossos visitantes segurança e tranqüilidade”, afirmou o prefeito. 

Copa Vela Adventure 2011: O foco principal do evento este ano serão as competições de windsurfe e circuito de Jet Ski no Lago da Barragem de Sobradinho, local com ventos ideais para a prática de esportes náuticos. Cinquenta velejadores já estão inscritos na competição, entre eles Alexandre Lessa e Deni Brito, atuais campeões da etapa 2010 da Copa Vela de Paulo Afonso em suas respectivas categorias, e Tatiana Furtado, campeã baiana e brasileira na categoria iniciante. ..

SIM Assessoria de Comunicação

HDM recebe moção de aplausos

A Câmara de vereadores de Petrolina aprovou moção de aplausos destinada ao Hospital Dom Malan/Gestão IMIP Hospitalar pelos festejos de 80 anos de funcionamento da unidade de saúde, comemorado em 13 de Setembro.

O encaminhamento do pedido foi feito pelo vereador Zenildo Nunes da Silva (Zenildo do Cocar) e aprovado em unanimidade na 15ª sessão ordinária do 2º período legislativo de 2011...

Ascom HDM

Unidade de Observação de Morro do Chapéu já produz primeiras uvas

“Este é um sonho que está se concretizando”, disse o prefeito de Morro do Chapéu, Cleovar Barreto, ao contemplar, ao lado do secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, o primeiro cacho de uva da variedade Cabernet Sauvignon, produzida na Unidade de Observação instalada no município, na Chapada Diamantina. Especialista em uvas viníferas e diretor da Vinícola Miolo, instalada na Bahia na cidade de Casa Nova, Eurico Benedetti ficou encantado com o vigor das mudas e afirmou que “a Miolo fará os primeiros vinhos com as uvas produzidas aqui”. A oferta do empresário foi “brindada” com as novas mudas da variedade Malbec, de origem francesa, que acabaram de chegar à unidade de observação. “O próximo brinde será feito com os primeiros vinhos da Chapada”, projetou o secretário.

“A impressão que tenho é a melhor possível. A videira se dá muito bem nesses solos profundos, com boa penetração das raízes. O vigor das mudas é muito forte, tem desenvolvimento excelente por causa da insolação”, analisou o executivo da Miolo. Ele afirma ainda que os solos e o clima da Chapada reúnem condições muito favoráveis ao cultivo de uva para produção de vinho. ..

Ascom Seagri Foto: Heckel Junior

Reunião discute investimentos em Juazeiro (BA)

Representantes da Ducoco – Agroindústria de Beneficiamento do Coco, da União dos Produtores do Perímetro Irrigado de Curaçá-Ba (Upropic) e da 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro (BA), estiveram reunidos na manhã da última quarta-feira (28) com o objetivo principal de solucionar dúvidas sobre a captação de água para a área onde a fábrica será instalada, além de estabelecer uma relação mais próxima entre a empresa e os produtores locais.

De acordo com o representante da Ducoco em Juazeiro-Ba, Francisco das Chagas Santos Rocha, a parceria entre a agroindústria, a Upropic e a Codevasf trará benefícios para todos, pois assim como a empresa recebe alguns benefícios fiscais do governo, proporciona a contrapartida do progresso na região, a partir do uso de novas tecnologias e da geração de empregos para a população local.  “Mais uma vez a gente está segmentando o compromisso firmado entre nós, porque o nosso objetivo é estar aqui na região e ampliar a nossa linha de produção”, disse Francisco..

Zilton César Ascom Codevasf 6 SR

Ações de piscicultura no Vale do São Francisco

Com o objetivo de conhecer as ações da 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro (BA) em relação aos projetos na área de piscicultura e fazer um relatório sobre o beneficiamento do pescado e outras práticas, o engenheiro de pesca da Unidade de Recursos Pesqueiros e Aquicultura (UPA) da Codevasf em Brasília, Hermano Luiz Carvalho, esteve visitando a região no final de setembro. Entre as informações que serão colocadas no relatório estão as principais necessidades dos novos e de futuros projetos, o que está faltando para a conclusão e qual sua viabilidade.

“Na verdade, eu me sensibilizei com algumas coisas que vi aqui. Pessoas que estão precisando de equipamentos, pessoas que querem ampliar os projetos e aí poderem chamar mais pessoas para a associação. Achei interessante alguns projetos futuros, que possam vir a serem realizados e que eu acredito que sejam viáveis. Então, é essa a questão que eu vou passar para a gerência, essa visão que eu tive aqui”, afirmou o engenheiro...

Zilton César Ascom Codevasf 6 SR

PESCADORES DE PILÃO ARCADO PROPÕEM MOBILIZAÇÕES NO MINISTÉRIO DO TRABALHO

Reunidos em assembléia realizada no último sábado, dia 01 de outubro, os pescadores da Colônia Z-49 de Pilão Arcado apoiaram a indicação de fazer mobilizações junto ao Ministério do Trabalho, seja na Delegacia Regional em Juazeiro ou na Superintendência em Salvador e se possível, em Brasília. 

O presidente da Colônia, Ademilson Teixeira da Gama, afirmou que o órgão responsável por deliberações relacionadas ao seguro defeso dos pescadores ainda não informou se quer, o período o qual os pescadores devem começar a dar entrada no beneficio. Para Ademilson, isso revela o quanto o ministério está ineficiente em todas suas instâncias e sem estrutura para atender as demandas e necessidades mínimas da categoria que já sofre com a baixa do lago e escassez de peixe...

Por Raimundo Fábio

PÚBLICO PRESTIGIA A 1ª CAMINHADA OUTUBRO ROSA DE COMBATE AO CÂNCER DE MAMA

A Secretaria de Saúde de Juazeiro em parceria com o Instituto de Prevenção Ivete Sangalo (Fundação PIO XII) realizou no último sábado (01), a 1ª Caminhada Outubro Rosa de Combate ao Câncer de Mama, abrindo a programação de atividades do mês de outubro, período de conscientização internacional de combate a doença. A caminhada registrou grande público, percorreu toda a orla da cidade, culminando com uma apresentação do cantor Targino Gondin, ao lado do Shopping Águas Center.

A caminhada contou com a participação de profissionais da Secretaria da Saúde e do Instituto Ivete Sangalo, equipe da prefeitura, além da comunidade em geral que distribuíram panfletos, camisetas e lanches. O objetivo foi chamar a atenção das mulheres para a prevenção da doença e realização periódica do exame de mamografia para detecção precoce do câncer de mama. A faixa-etária de risco, segundo informações do Instituto é de 40 a 69 anos. Durante o mês de outubro, os pontos principais da cidade serão decorados e iluminados de rosa. A proposta é de que também sejam intensificadas as atividades educativas na cidade em toda a rede municipal de saúde...

Unimed Vale do São Francisco comemora Dia da Secretária com homenagens

Disciplina e organização. Estas são as qualidades mais exigidas da profissional homenageada  no dia 30 de setembro, a Secretária. Para comemorar a data, a Unimed Vale do São Francisco realizou uma bonita programação na manhã deste sábado, dia 1º de outubro no auditório Dr. Alírio Brandão – sede da cooperativa médica. Na abertura do evento, o médico e diretor presidente da Unimed VSF, Francisco Otaviano deu as boas vindas às secretárias e também às atendentes de hospitais, consultórios e clínicas de Petrolina e Juazeiro, destacando a importância das profissionais e anunciando um plano de incentivo àquelas que participarem ativamente da campanha de Recadastramento dos Beneficiários da maior cooperativa de serviços médicos da região. 

Em seguida, a coordenadora do Setor de Relacionamento com o Cooperado, Juliana Bagetti falou brevemente da necessidade de atualização e reciclagem de conhecimentos, apresentando na seqüência um vídeo para capacitação das secretárias e atendentes. A profissão, que exige um grande conhecimento na língua portuguesa, também já possui curso superior - Secretariado, com duração em média de três anos. Com o tema “O Ser Secretária, um Ser Especial”, a psicóloga Rosa Maria concluiu as homenagens do dia, apresentando uma palestra bastante movimentada por dinâmicas, jogos lúdicos e a participação ativa dos presentes com depoimentos e relatos pessoais. Uma oportunidade para  reflexão e auto-análise. Ao final do encontro, foram distribuídos  brindes e servido um delicioso café da manhã. ..

Clas Comunicação

Encontro define Plano de Ações na Saúde para atender melhor a comunidade da região

Sexta-feira (30), estiveram reunidos na 15º Dires, representantes da Câmara Técnica de Educação Permanente em Saúde da microrregião de Juazeiro (Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Sento Sé, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sobradinho e Uauá). O objetivo é dá inicio ao Plano de Ações de Educação Permanente na região, melhorando os serviços desde a atenção primária, passando pela especializada, até a rede hospitalar.  

De acordo com o assessor técnico da Secretaria de Saúde de Juazeiro, Orlando Freire, a educação em saúde além de ser uma ação permanente, tem que qualificar todos os setores, resolvendo as demandas e consequentemente atendendo melhor a comunidade. “Pensar em Educação Permanente é um dever de todos e deve ser uma atitude constante. A Educação Permanente não pode atingir apenas três profissionais, pois é coletivamente que avançamos, traçamos novas estratégias, enfrentamos desafios, atingimos os objetivos, além de definirmos linhas de cuidados mais efetivas. Com isso poderemos ter uma perspectiva melhor dos nossos resultados daqui para frente”, frisou.  ..

Vânio Castro Ascom Sesau

Saiu a 1ª lista de Trabalhos Científicos aptos a apresentação no Congresso IMIP Juazeiro

A Coordenação do Congresso IMIP de Saúde Integral do Vale do Médio São Francisco divulgou nessa sexta-feira (30) a 1º lista de trabalhos aptos a apresentação durante a realização do congresso, que acontece em Juazeiro-BA, no período de 20 a 22 de outubro, no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf. 

Ao todo foram inscritos 209 trabalhos de vários estados brasileiros. “O número de trabalhos inscritos surpreendeu a coordenação do congresso, prorrogamos o prazo de inscrição mais de uma vez, devido a muitas solicitações e agora estamos analisando os trabalhos que são muitos”, explica um dos coordenadores do Congresso, José Antonio Bandeira. De acordo com a coordenação, nessa primeira lista estão sendo divulgados 35 selecionados e assim que seja concluída a avaliação dos demais, a lista será publicada no site do congresso (www.congressoimip2011.com.br)...

Enfoque Comunicação

PROGRAMA SAÚDE EM MOVIMENTO-RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA INICIA ATIVIDADES NA BAHIA

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que o número de casos novos de câncer de mama esperados para 2011 na Bahia é de 1.970, sendo 780 na capital. Até maio de 2011, foram registrados 217 óbitos em mulheres. Para mudar esta estimativa, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde e das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), iniciou neste sábado (1º), o programa Saúde em Movimento - Rastreamento do Câncer de Mama.

A primeira cidade a receber a ação foi Itaberaba, a 267 quilômetros de Salvador, onde estiveram presentes o governador Jaques Wagner, a primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, entre outras autoridades. O objetivo da iniciativa é realizar mamografia em 4.451 mulheres entre 50 a 69 anos. Além de Itaberaba, mais 13 cidades do Centro-Leste receberão a primeira etapa do programa. A região foi escolhida por conter o segundo maior número de mulheres na faixa etária de maior risco para a doença.

Os exames são realizados em uma unidade móvel, que vai percorrer 28 microrregiões do estado. De acordo com a coordenadora da Unidade Móvel, Rose Simões, as unidades visam facilitar o acesso das moradoras à prevenção da doença que mais mata as mulheres. A costureira Elizabete Souza dos Reis, 61 anos, foi uma das primeiras a realizar o exame capaz de detectar nódulos nas mamas. Ela disse que aproveitou a oportunidade para se prevenir. “Quando fiquei sabendo, corri logo para a fila para não perder tempo. Já fiz o exame umas duas vezes, mas não faço todo ano porque o custo é alto, é preciso ir para outro município, mas graças a Deus surgiu esta oportunidade”, enfatizou.

Segundo o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, o programa será executado durante dois anos. Solla explica que a ação conta com três etapas, sendo a primeira de mamografia; a segunda vai ocorrer caso haja suspeita de nódulo na mama, quando a paciente será encaminhada a uma unidade especializada de oncologia para realizar exames confirmatórios, como ultrassonografia. A terceira etapa será após confirmação do resultado positivo da doença, quando as mulheres serão encaminhadas para realizarem o tratamento especializado, entre estes, quimioterapia, radioterapia. “Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor é a capacidade de resposta ao tratamento. Além dos exames, queremos que esse seja um trabalho educativo que conscientize as mulheres sobre a importância da prevenção”, disse. ..

Agecom

Show de João Gilberto em Salvador terá transmissão para Juazeiro a pedido do próprio cantor

O show de João Gilberto em Salvador está marcado para o dia 9 de dezembro. A informação foi confirmada na quinta-feira (29) pela produção. Com o tema ’80 anos: Uma Vida Bossa Nova’, a apresentação dele, um dos precurssores do gênero musical, acontecerá no Teatro Castro Alves (TCA), localizado no bairro do Campo Grande, centro da capital baiana. Os moradores de Juazeiro, na região norte da Bahia, poderão conferir cada canção em tempo real, através de um telão que será montado na praça principal da cidade. Segundo a produção, a ideia de prestigiar a população da terra onde nasceu foi um pedido do próprio João Gilberto. A turnê foi orçada em R$ 8 milhões.

A temporada inédita, que comemora os 80 anos do cantor, passará no mês de novembro por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. A capital baiana será palco do show de encerramento. De acordo com a produção do evento, a turnê faz parte do desejo de João Gilberto em retornar aos palcos e terá "a cara" do cantor. Além das canções imortalizadas, João tem preparado músicas inéditas para os shows. A última vez que ele se apresentou no país foi em 2008, ano em que foi celebrado os 50 anos da Bossa Nova...

Com informações do G1 (Foto: Divulgação)

Dicas de Saúde: Clareamento dental seus mitos e verdades

A estética dos dentes vem se tornando cada vez mais importante, não só para da uma aparência mais bonita e jovem a uma pessoa, mas para melhorar sua auto-estima. Os dentes amarelados ou com manchas escuras podem ser recuperados com técnicas de clareamento, sendo elas divididas em clareamento caseiro e clareamento de consultório ou“ laser”.

Atualmente, o clareamento de consultório, que é realizado pelo dentista, é uma alternativa para quem não quer se sujeitar ao uso das moldeiras e quer atingir resultados mais rapidamente, pois as concentrações de peróxido de hidrogênio são mais elevadas, 35% na maioria dos casos. Em geral são feitas duas consultas com três aplicações do gel por quinze minutos, mas isso não é uma regra, podendo ser flexibilizado: por exemplo, o paciente, por apresentar sensibilidade ou por cansaço, pode interromper na segunda aplicação o que, via de regra, acontece. Então fazer mais consultas com menos aplicações do gel é o mais adequado para esse paciente. A utilização de fontes luminosas é rotineira nesse tipo de clareamento, embora, alguns estudos mostrem que não há diferença no resultado final com e sem o seu uso, ainda assim, elas são, sem dúvidas nenhuma, grandes armas de marketing...

Inscrições prorrogadas para o EcoVale até o dia 15 de outubro

O II Encontro de Comunicação do Vale (EcoVale) prorrogou o período de submissão dos trabalhos científicos. Os resumos serão aceitos até o dia 15 e o texto completo até o dia 30 do mês de outubro. O II EcoVale acontece no periodo de 16 a 19 de novembro, no Departamento de Ciências Humanas (DCH) do campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro – BA. 

Com o tema 200 anos de imprensa da Bahia, O II EcoVale pretende discutir a trajetória da imprensa, as experiências dos profissionais da região e o panorama na comunicação. Participam do evento a professora Doutora em Ciências da Comunicação, Maria Immacolata Vassalo de Lopes, da Universidade de São Paulo; o fotógrafo Evandro Teixeira e o estudioso da mídia James Gorgen, que publica o site "Os donos da Midia". O professor Doutor Luis Guilherme Dias Tavares, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e a professora e radialista Martha Luz, que criou programas de rádio na região como "E nós para onde vamos"?, veiculado na Rádio Juazeiro, participarão da mesa-redonda sobre os "200 anos de imprensa na Bahia"...

Por: Karine Nascimento Redação Multiciência

Embrapa Semiárido promove curso sobre fertirrigação

A Embrapa Semiárido realiza de 4 a 7 de outubro o XV Curso de Fertirrigação. Serão ofertadas 30 vagas para agricultores e profissionais vinculados à assistência técnica pública e privada. O objetivo é difundir essa tecnologia nos sistemas de produção que fazem uso da irrigação e orientar quanto ao manejo eficiente da aplicação de adubos dissolvidos na água, nos cultivos perenes e anuais. De acordo com o coordenador do curso, pesquisador José Maria Pinto, quem está integrado a mercados agrícolas competitivos não pode passar sem o emprego desta tecnologia na sua propriedade. Esta técnica aumenta a produtividade e a qualidade das colheitas, afirma.

A irrigação teve avanço considerável nas últimas décadas, com o aprimoramento de novos métodos de se levar água ao solo e às culturas. O aproveitamento dos sistemas de canos e mangueiras que distribuem a água como meio condutor e distribuidor de produtos químicos, a exemplo de fertilizantes, torna a fertirrigação uma técnica cada vez mais em uso pelos agricultores. Na programação do XV Curso estão previstas palestras sobre aspectos teóricos e práticos da tecnologia da fertirrigação. De acordo com José Maria, o interesse é fornecer aos participantes um conjunto de informações que permita operação eficiente tanto da irrigação quanto da fertilização dos seus pomares...

Ascom Embrapa

Secretaria amplia atendimento com feira de saúde no Jardim Flórida

Vários atendimentos foram ofertados ontem (30), no bairro Jardim Flórida, onde aconteceu mais uma feira de prevenção e promoção à saúde, promovida pela Secretaria de Saúde de Juazeiro. O evento foi realizado na Unidade de Saúde da Família e atraiu muitos moradores dos bairros Jardim Flórida, Nossa Senhora das Grotas e Piranga Velha.  

Foram ofertados ao público: aferição de pressão, teste de glicemia, mutirão de preventivo, aplicação de flúor, palestras educativas, solicitação de exames, distribuição de preservativos e ações de planejamento familiar. Para o pedreiro e morador do Jardim Flórida, Geraldo Miranda, 57 anos, a ação é importante para a comunidade, que adquire novos conhecimentos. “Merecemos esta oportunidade. Tiramos nossas dúvidas e cuidamos melhor da saúde. É bom demais para a gente”, disse. ..

Vânia Castro Ascom Sesau

Implantado Programa Saúde do Homem em Sobradinho

Esta semana a Prefeitura Municipal de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, com o apoio dos profissionais da 15ª DIRES, reuniu sua equipe técnica de enfermeiros e agentes comunitários de saúde para fazer um momento de atualização e conscientização sobre a campanha de incentivo a saúde do homem na atenção básica. O evento foi realizado no CELEM, com a participação de gestores de programas e de unidades de saúde, além de agentes comunitários de saúde, responsáveis em levar à população as orientações da campanha.

O programa tem como objetivo elaborar uma linha de cuidados voltados para os principais agravos que acometem a população masculina, além de desenvolver campanha sobre a importância dos homens cuidarem da saúde e implantar ações estratégias voltada para população no município. A partir de agora os homens de todas as idades e prioritariamente os que estão na faixa etária dos 40 anos em diante com histórico familiar de câncer próstata, terão atenção especial em todas as Unidades de Saúde da Família no município...

Ascom Sobradinho/Thalita Bezerra

Comemorações do Dia do Idoso movimentam a terceira idade em Casa Nova

Na semana em que se comemora o dia Nacional do Idoso, celebrado no dia primeiro de outubro, a prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, realizou uma intensa programação de atividades para a terceira idade, na quinta-feira (29), no Sítio Bela Vista. Atividades lúdicas e de lazer, como dança de salão, momento de alongamento, Samba de Véio, distribuição de brindes e banho de piscina animou o grupo da terceira idade, durante as comemorações. Para a coordenadora do CRAS, Liliane Oliveira, quem tem idade mais avançada ainda sofre com violação de direitos por lei assegurados, discriminação e desrespeito. “É fácil percebermos isso em filas de banco, supermercado, por exemplo. O objetivo do evento é fortalecer a comunidade idosa na relação social e política, instrumentalizando-a e desenvolvendo a capacidade de cidadania de cada um”, destaca. 

A aposentada Otaviana Castro, conta que sente-se feliz em participar do Grupo da Melhor Idades do CRAS. “Não tenho como agradecer a Deus por me dar forças para ainda realizar atividade produtiva. Nós, idosos, temos muita coisa boa para oferecer e as pessoas têm que nos dar o devido valor”, afirmou. ..

Lidiane Cavalcante Ascom PMCN

Uneb: 1,5 mil candidatos fazem prova do concurso público docente neste domingo (2)

 

A UNEB vai aplicar neste domingo (2) a prova escrita, referente à primeira etapa do concurso para professores auxiliar, assistente e adjunto. Aproximadamente 1,5 mil candidatos vão participar dessa fase. Os exames terão início às 8h nos campi da universidade em Salvador e em oito cidades do interior do estado. Os portões serão abertos às 7h. “É importante que os candidatos compareçam aos locais de prova munidos de documento de identificação original, que deve conter impressão digital, fotografia recente e estar em bom estado de conservação”, lembra Marcelo Ávila, pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PDGP), setor responsável pela realização do certame...

Mãe de trigêmeos recebe doações dos voluntários do HDM

 
Voluntários do Hospital Dom Malan/ Gestão IMIP Hospitalar entregaram ontem ( 30) doações que foram recolhidas na campanha realizada em prol dos trigêmeos nascidos no ultimo dia 9 de setembro no HDM. Dezenas de fraldas, roupas, material de higiene e uma banheira foram entregues à dona de casa Maria Luiza dos Santos, em sua casa, no povoado de barrinha do cambão, distrito de Mandacaru em Juazeiro (BA). A dona de casa recebeu com alegria o material doado. “Chegou numa boa hora”, disse.
 
Maria Luiza mora numa pequena casa com o marido agricultor, sete filhos e um irmão de criação.No momento da entrega das doações apenas dois dos filhos maiores estavam na casa enquanto os outros estavam na escola, os bebês dormiam num berço que a família já havia recebido como doação logo depois do parto. “Aqui a gente vai se virando como pode, mas graças a Deus está dando para levar a vida” completou. A campanha de doações para os trigêmeos continua sendo realizada pelo voluntariado. As doaçoes podem ser entregues na sala do voluntariado no Hospital Dom Malan emhorário comercial.
..

Siméia Valverde Ascom HDM

SOBRADINHO: CARTA DO SEMI-ARIDO APROVADA PELOS PARTICIPANTES DO SEMINARIO REGIONAL BIOMA CAATINGA

CARTA DE SOBRADINHO

A Caatinga é o Bioma genuinamente brasileiro que precisamos preservar termos unidades de conservação de uso integral e de uso sustentável de forma participativa e de Um Novo Plano de Convivência com o semi-árido e que os projetos desenvolvidos tenham sustentabilidade hídrica, ambiental, social, econômica, social e cultural...