RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Especial Eleições 2020

Variadas

MORADORES DE PINHÕES VÃO RECORRER A JUSTIÇA PARA REGULARIZAR O SINAL DA VIVO NA ZONA RURAL DE JUAZEIRO

O comunitário Jorge Cerqueira está convocando os usuários da Vivo no distrito de Pinhões e demais comunidades rurais de Juazeiro para um encontro na próxima quinta-feira (14), na sede da Sociedade do Alagadiço, às 10 e 30, com a finalidade de discutir uma ação na justiça contra a referida concessionária de serviço móvel.

“É inconcebível que em pleno Século XXI haja um retrocesso e a gente esteja há oito dias sem comunicação. Recebemos um comunicado da empresa comunicando que os nossos aparelhos seriam trocados do sistema CDM para GSM. O sinal do sistema GSM não pega naquela região e ao comunicarmos aos servidores da Vivo esse problema, eles alegaram que não podiam fazer nada”, denunciou Jorge Cerqueira...

Festa do Leite e do Mel, em Bodocó, será concluída neste sábado (08)

 

O Parque de Exposições de Bodocó recebe até este sábado (dia 9), a terceira edição da Festa do Leite e do Mel do município, a Expoleite que começou quinta-feira (07). O evento é uma realização da prefeitura municipal e conta com o apoio da Unidade de Negócios Sebrae Sertão do Araripe. O evento conta com a participação de 20 expositores e traz na programação exposição de produtos apícolas e derivados do leite, além de sessões de filmes relacionados à Apicultura, durante os três dias. Inclui ainda série de palestras sobre higiene na ordenha, educação ambiental e empreendedorismo na apicultura, entre outros temas. 

Além disso, com o objetivo de promover o acesso à informação, inovação tecnológica, troca de experiências e promoção de negócios, a Expoleite pretende gerar melhoria da competitividade das cadeias produtivas do mel e do leite e derivados na região do Araripe. A programação da Expoleite segue até as 20h. ..

Centro de Cultura João Gilberto recebe mostra de filmes de Glauber Rocha

Nos meses de julho e agosto, todos os 16 espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura do Estado recebem a Mostra Glauber, que vai exibir gratuitamente sete filmes do cineasta baiano Glauber Rocha. Na programação, constam clássicos do Cinema Novo como Deus e o Diabo na Terra do Sol e Terra em Transe, e também filmes menos conhecidos como Barra Vento e O Leão de 7 cabeças.

O evento dá continuidade à política da Secult para dinamização dos espaços culturais, que recebem ainda, dentro de sua programação anual, manifestações artísticas, palestras e outros eventos culturais. A iniciativa integra o Circuito Popular de Cinema e Vídeo – CPCV, a cargo da Diretoria de Audiovisual – Dimas e serão beneficiadas, Além de Salvador, outras 12 cidades do interior da Bahia, incluindo Juazeiro...

Com informações do Coordenador CCJG - João Leopoldo

Fenagri 2011 promoverá debate sobre Agroindustrialização

No dia 28/07, a 22ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada - Fenagri destaca a Agroindustrialização na Bahia e no Vale do São Francisco. O seminário, que será realizado no Complexo Multieventos da Univasf/ Juazeiro - BA, das 8h às 17h30, contará com a participação do secretário de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia, Eduardo Salles, do prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, do secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro e coordenador da Fenagri 2011, Carlos Neiva, além de representantes de instituições como a Codevasf e Sebrae, cooperativas, associações e agroindústrias da região. 

Segundo o coordenador da Fenagri 2011, o Seminário de Agroindustrialização na Bahia e no Vale do São Francisco será um dos destaques da feira. “Como o tema da Fenagri deste ano anuncia os novos tempos do agronegócio, é indispensável falar sobre as perspectivas da agroindustrialização na região, conhecer o trabalho de cooperativas como a Coopercuc (Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá), a Copaita (Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba) e discutira importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar e do Programa de Aquisição de Alimentos, que absorvem boa parte do que é produzido no Vale, em especial da agricultura familiar. ..

Clas Comunicação

Univasf abre seleção para Mestrado em Ciência Animal‏

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas até o dia 25 de julho para a seleção do curso de Mestrado em Ciência Animal, período 2011.2. Serão oferecidas 11 vagas.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30 na sede da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação (PRPPG) localizada no campus Petrolina sede ou das 8h às 12h e das 13h às 16h no campus de Ciências Agrárias. Os candidatos também podem se inscrever por meio de Sedex, conforme edital.

Poderão participar da seleção diplomados em Zootecnia, Medicina Veterinária, Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Ciências Biológicas e áreas afins. O deferimento das inscrições será divulgado até o dia 29 de julho e o processo seletivo acontecerá nos dias 8 e 9 de agosto de 2011, às 8h, no campus de Ciências Agrárias. ..

Juliane Peixinho Ascom

BANDA LARGA PÚBLICA TERÁ LIMITE PARA DOWNLOAD

O Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), projetado pelo governo federal para popularizar a web e levar internet rápida a quem não tem acesso, impõe um limite para download de arquivos inferior à média do mercado, segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo. O usuário que aderir ao PNBL, que entra em vigor até 1º de outubro, navegará a uma velocidade de um megabite por segundo, ao custo de R$ 35 mensais. O plano, no entanto, dá permissão para baixar apenas 300 megabites de arquivos por mês, o equivalente a três músicas por dia. Depois desse teto, o internauta pode continuar a fazer downloads, mas com velocidade inferior. “A limitação de downloads preserva os pacotes atuais das operadoras, para que não haja concorrência com o novo produto, mais barato”, explicou Eduardo Tude, consultor e presidente da Teleco.

..

SESP e CMTT liberam rampas de acesso a Ponte e a Banca

No início da tarde desta sexta-feira (08), uma ação conjunta entre a Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) e Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro (SESP), foi liberada a rampa de acesso a Ponte Presidente Dutra na Avenida Santos Dumont para todos os automóveis, pois durante o período do Pare e Siga motivado pelas obras de duplicação da Ponte, havia restrições, sendo liberado apenas para alguns veículos como vans, ambulâncias, motos e carros oficiais. Também foi liberada a rampa de acesso a banca, situada na Avenida Raul Alves, próximo ao Supermercado GBarbosa. Segundo o Secretário de Serviços Públicos Paulo Bonfim, a ação busca dinamizar o trânsito no centro da cidade, bem como ofertar alternativas de deslocamento para as demais áreas da cidade. (Com informações da Ascom PMJ) ..

Adolfo Viana parabeniza município de Sento Sé

A passagem do aniversário do município de Sento Sé, comemorado no dia 6 de julho, foi celebrada na Assembleia Legislativa através de moção de congratulações apresentada pelo deputado Adolfo Viana (PSDB).  

"Parabenizamos o município de Sento Sé pela passagem da sua data magna, desejando um futuro de desenvolvimento econômico e justiça social para a sua população", afirmou o deputado. ..

Fonte: Caderno Legislativo Diário Oficial

Univasf realiza "Ciranda do Conhecimento"

A univasf de Juazeiro realiza nesta sexta-feira (08) a partir das 19 horas  e sábado (09) a partir das 9 horas,  na Imaculada Conceição (praça da Catedral), a Ciranda do Conhecimento, um evento do Prodocência, Programa  de Consolidação das Licenciaturas do Ministério da Educação que  visa contribuir para elevar a qualidade dos cursos de licenciatura, por meio de fomento a projetos institucionais.  A Ciranda do Conhecimento já foi realizada no mês passado na unidade da Univasf de São Raimundo Nonato no Piauí e acontece em Senhor do Bonfim no mês que vem.

 O evento tem o objetivo de sociabilizar com estudantes, educadores e a comunidade as experiências realizadas através do PIBID, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação À Docência, nas escolas públicas em parceria com as secretarias municipais de educação. Serão montados stands com o resultado dessas experiências, fotos, Banners e exposição dos trabalhos realizados pelos estudantes do curso de artes visuais da Univasf Juazeiro.  A Ciranda do Conhecimento segue no sábado até o meio dia  com a visitação  de estudantes e professores das escolas públicas. (Com informações de Rinaldo Lima) ..

POPULAÇÃO DE QUICÉ EM SENHOR DO BONFIM PARTICIPA DE PROJETO DE CIDADANIA

A população do distrito bonfinense de Quicé participou quarta-feira (07) da 4ª edição do Projeto Quicé Cidadania que uniu em nome de uma mesma causa a administração municipal, a Associação de Moradores da localidade e empresas públicas. O evento que aconteceu durante todo o dia na Escola Municipal Professora Judite Ferreira tinha como objetivo prestar diversos serviços básicos aos moradores. O Prefeito Paulo Machado e sua equipe de governo estiveram presentes, visitaram todas as salas e elogiaram a iniciativa. O evento iniciou com o hasteamento das bandeiras do Brasil e da Bahia pelos secretários Andreilton Barbosa (Meio Ambiente) e George Dionísio  (Administração). O grupo de dança “Quarteto Dance” de Quicé também abriu as atividades. 

Foram muitos os serviços prestados à população. A equipe do Programa da Saúde da Família realizou aferição de pressão, entregou kits de higiene bucal, fez testes de glicemia, distribuiu preservativos e ministrou palestras sobre a saúde bucal, doenças sexualmente transmissíveis e métodos anticoncepcionais. A Embasa realizou cadastramentos de tarifa social, fez solicitações de ativação e reativação do abastecimento de água, analisou cobranças e promoveu atividades educativas. OCentro de Referência Mãe Sulinhalevou assistentes sociais e advogada para passar informações junto às mulheres sobre a incidência da violência doméstica. Vídeos e registros sobre denúncias foram exibidos. ..

Ascom Bonfim

Agricultor diz que foi xingado pelo prefeito por cobrar recuperação de estrada

O agricultor Clésio Silva Nascimento, que possuiu propriedade rural na região do Córrego do Ouro, procurou o departamento de Radiojornalismo da Rádio Extremo Sul AM de Itamaraju para reclamar das condições de infraestrutura da estrada vicinal que dá acesso as comunidade rurais de Maria Bonita, Fazenda Vitória, Gavião, Cascorado, Córrego do Ouro, além de assentamento de reforma agrária, onde vivem mais de 4 mil famílias.

Segundo o produtor rural, o mesmo já entrou em contato com o prefeito municipal, Manoel Pedro Soares, o ‘Pedro da Campineira’, por várias vezes pedindo que o mesmo resolvesse o problema, porém não foi atendido. Clésio disse ainda que ficou espantado com a reação do prefeito na última vez que o ligou para fazer a cobrança. Segundo o agricultor, o prefeito lhe agrediu verbalmente usando palavras de baixo calão e xingando inclusive a mãe dele...

Inscrições para o concurso da Guarda Municipal, Agente de Autoridade de Trânsito e Fiscal de Transportes de Petrolina, começam segunda (11)

As inscrições referentes ao Concurso Público para provimento de cargos de nível médio para Guarda Municipal de 2ª Classe e Agente de Autoridade de Trânsito e Fiscal de Transportes do município de Petrolina começam na próxima segunda-feira, dia 11. Neste edital, serão abertas 38 vagas para o preenchimento do quadro permanente de pessoal da Prefeitura Municipal de Petrolina e ainda contará com a formação de cadastro de reserva.

As inscrições poderão ser feitas pela internet. De acordo com o edital, o concurso será realizado em 5 etapas: Prova objetiva, Teste de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Investigação Social e Concurso de Formação Profissional. A remuneração base para todos os cargos é de R$ 550, podendo chegar até R$ 2.883, com regime de contratação estatutário.

A Secretária Municipal de Administração, Andréia Gomes, explicou que o edital se refere ao extrato de concurso lançado no dia 30 de junho. “Terça-feira, dia 05, foi lançado o edital do concurso para provimento de cargos de nível médio: Guarda Municipal 2ª Classe, Agente de Autoridade de Trânsito e Fiscal de Transportes. Até terça-feira da próxima semana, lançaremos o edital do concurso para nível superior com vagas para os cargos de Analista de Controle Interno, Auditor Fiscal I e Procurador do Município”, informou...

Iana Lima Secom PMP

REPERCUTE MAL PERSEGUIÇÃO DO PREFEITO DE CHORROCHO CONTRA OS ORGANIZADORES DA FESTA DOS VAQUEIROS

Será realizada em Chorrochó (BA), de 29 a 31 de julho, a 25° Festa do Vaqueiro. O evento, promovido pela Associação dos Vaqueiros, pretende atrair visitantes e movimentar a economia do município. De acordo com a presidente da associação, Adriana Araújo, os preparativos já começaram. “Este ano teremos um evento especial ao comemorarmos as bodas de prata. É muito bom homenagear essas figuras importantes. Temos que valorizar estes homens, para que não fiquem esquecidos e mantenham essa tradição”.

Mas, segundo Adriana, a falta de apoio da prefeitura tem causado indignação. “Infelizmente não temos parceria com a administração municipal. Essa festa começou desde 1983 na gestão do meu tio, o ex-prefeito José Juvenal de Araújo. Alguns prefeitos deram continuidade, mas o prefeito atual, Humberto Gomes Ramos, não tem dado apoio. A gente procura, mas ele alega que não tem condições”...

UNIFACS ABRE INSCRIÇÕES EM JUAZEIRO

A UNIFACS - Universidade Salvador, integrante da Rede Laurete International Universities, instituição de ensino superior com 38 anos de excelência em educação na Bahia está com inscrições abertas para os cursos de Bacharelado em Administração, Sistema de Informação, Ciências Contábeis e Serviço Social em EAD (Educação a Distância). Bem como Licenciatura em Pedagogia e Tecnológicos em Negócios Imobiliários e Gestão Comercial, estando na reta final do processo seletivo 2011.2.

As inscrições estarão abertas até domingo, dia 10, e os interessados podem se inscrever através do site: www.unifacs.br/vestibular, ou no endereço: Rua Canadá nº60 Bairro: Maria Gorete – Vizinho a Canteiro de Obras.  Maiores informações pelos telefones:  (74)3064 0269 ou (74)8828 1806...

SEINFRA comunica início de projetos de eletrificação em Juazeiro e Remanso

O chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Relações de Institucionais (SERIN), Pedro Alcântara, recebeu comunicado do Secretário Estadual de Infra-Estrutura, Otto Alencar, informando que autorizou o início da eletrificação dos projetos do Município de Juazeiro e Remanso, no âmbito do Programa Luz para Todos, sob a responsabilidade da SEINFRA.

Os projetos beneficiados em Juazeiro, são: Extensão de rede e iluminação para Fazenda Lagoa da Pedra, Fazenda Alto de Queimadas, Fazenda Icó, Povoado Cantinho/Monte Alegre, Povoado Nova Lima e de Pedra Lisa; em Remanso, extensão de rede e iluminação para Fazenda Boa Esperança, Povoado de Lagoa do São Bento e Lagoa do Barro dos Baios...

Paulo Renan Ascom Serin

APLB-NÚCLEO UAUÁ ADERIU PARALISAÇÃO NACIONAL E PROMOVEU DEBATE SOBRE URV, PNE, PISO E ELEIÇÃO PARA DIRETOR

A APLB – Sindicato, núcleo de Uauá, aderiu a paralisação promovida pela CNTE, CTB, CUT e APLB no último dia 06, quarta-feira, para reivindicar celeridade na aprovação do PNE, URV e o respeito ao piso salarial. "Preparamos um dia interativo, dinâmico e reflexivo para os professores com leituras de mensagens e divisão de grupos para socialização dos temas. aproveitamos a paralisação para focarmos em dois assuntos básicos que elencamos como prioritários nesse segundo semestre em Uauá: Eleição para diretor e avaliação de desempenho. Estudamos detalhadamente o assunto tendo como base o artigo 35 do plano de cargos e salários e o artigo 71 do estatuto (projetos aprovados recentemente). Mesmo com poucos professores, 39, já esperávamos essa quantia, o momento foi riquíssimo, pois tivemos sugestões e encaminhamentos que serão fundamentais para o bom andamento dos projetos”, informou Prolepses, vice-coordenador da entidade sindical. O encontro ocorreu no Colégio Estadual Senhor do Bonfim. ..

INSCRIÇÕES DO PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO DA CÂMARA MUNICIPAL COMEÇAM SEGUNDA (11)

A Câmara de Vereadores de Juazeiro, através da Mesa diretora e da assessoria de comunicação, está convidando toda imprensa para uma coletiva nesta sexta-feira (8), às 08h30min, na sala da presidência, para a apresentação do edital e dos trâmites da seleção para o programa primeiro emprego. Este ano, a Casa legislativa de Juazeiro firmou uma parceria com Universidade do Estado da Bahia (Uneb) para a realização do processo seletivo. As inscrições já começam na próxima segunda-feira (11). ..

Ascom CMJ

Estudiosos discutem Novo Código Civil‏

O novo código de Processo Civil pretende tornar mais ágil a tramitação das ações no judiciário, evitando a morosidade. Para esclarecer o conjunto de regras jurídicas de caráter instrumental que buscam a efetividade das leis, o Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), da Universidade do Estado da Bahia, realiza até sábado (09) a III Semana do Processo Civil, no Auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), em Petrolina-Pe. 

O Código, que deverá ser aprovado ainda este ano pela Câmara dos Deputados, se propõe a trazer novas técnicas na instrução dos procedimentos, reduzindo o chamado tempo do processo, conforme o princípio constitucional chamado “razoável duração do processo”. Com isso, deverá ter maior agilidade nos ritos processuais, evitando a quantidade de recursos até a decisão final. “As duas grandes temáticas do novo código são: reduzir o tempo do processo e torná-lo um instrumento mais efetivo”,explica Iure Pedrosa, coordenador do evento e professor do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais. Ele acrescenta ainda que “no Brasil que ostenta a Democracia, não se pode conviver com um judiciário moroso”, defende Pedrosa...

Por: Karine Nascimento (texto e foto), da Agência MultiCiência

Estágio no HDM garante satisfação a estudantes, profissionais e usuários

O Hospital Dom Malan/Gestão IMIP Hospitalar através da sua diretoria de ensino e pesquisa buscou a adequação do hospital para receber e dar suporte aos estudantes do internato médico. Desde o ano passado, o Hospital tem recebido estudantes provenientes da Universidade Federal Do Vale do São Francisco ( Univasf) e de universidades de outros estados que tem buscado vagas na instituição. “O estágio dura cinco meses e é dividido em rodízios. Os alunos passam por todos os setores do hospital vivenciando um cenário diferente a cada mês ”, explicou a diretora de ensino e pesquisa do HDM, a médica Angélica Guimarães. A rotina dos alunos é acompanhada de perto. Todos os dias pela manhã eles assinam uma folha de freqüência e se dirigem aos diversos setores onde são incorporados À rotina hospitalar.

Alana Isabel Quirino está encerrando seu rodízio na ginecologia e será encaminhada à pediatria nos próximos dias. “Esse estágio me fez pensar em me especializar em ginecologia. É muito bom poder vivenciar a medicina na prática”, relatou entusiasmada a estudante do último ano de medicina da Univasf. “Aqui tenho visto o dia a dia do médico. É uma oportunidade essencial, sem contar que os nossos tutores nos dão toda a atenção que precisamos”, destacou Felipe Magalhães, participante do ciclo na pediatria...

Ascom HDM

Univasf lança editais para seleção de professores temporários e substitutos

Estão abertas à partir desta quinta-feira (7) até o dia 14 de julho, as inscrições para os Processos Seletivos Simplificados (PSS) que visam a contratação de professores substitutos (Edital nº39/2011) e temporários (Edital nº40/2011) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). São ofertadas 19 vagas para os cursos de graduação dos campi Petrolina Sede-PE, Ciências Agrárias-PE, Juazeiro-BA e São Raimundo Nonato-PI. As inscrições custam R$ 40,00 para classe auxiliar e R$ 55,00 para classe assistente, e devem ser feitas somente pela internet.

Os candidatos serão submetidos à prova didática nas seguintes datas: 26 de julho, para professores temporários, e 2 de agosto para professores substitutos. O processo seletivo engloba também prova de títulos. Mais informações nos editais das respectivas seleções, disponíveis na página de concursos da Univasf  ou pelo telefone da Pró-Reitoria de Ensino (Proen): (87) 2101-6747. ..

Raoni Santos Ascom Univasf