RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Especial Coronavírus

Acompanhe o mapa do COVID-19 em tempo real em nossa página especial.

Variadas

Conferência territorial em Juazeiro discute melhorias para os idosos

A garantia dos direitos dos idosos e as ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida foram alguns dos temas de discussão da 3ª Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada nesta quinta-feira (30), no auditório da Câmara Municipal Aprígio Duarte, numa realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI) e a Promotoria Pública.  

Com o tema “O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil”, a Conferência contou com as presenças do Prefeito Isaac Carvalho, do secretário de igualdade, assistência social e cultura Crisóstomo Lima, do presidente do CMDI Cézar Pereira Nunes, do vereador Nilson Alves Barbosa, presidente da Câmara Municipal, além dos conferencistas Érico Vanderley, médico geriatra, e da gestora governamental da Superintendência de Direitos Humanos do Governo da Bahia (SUDH/BA), Fabiana Mattos.  ..

COMEÇA HOJE (01), 58ª FESTA DO VAQUEIRO DE CURAÇÁ

Começa nesta sexta-feira (01) uma das mais tradicionais festas de Vaqueiro da Bahia. É a 58ª Festa do Vaqueiro de Curaçá que, a exemplo dos anos anteriores, promete reunir grande público para acompanhar o desfile dos vaqueiros encourados, a tradicional missa e variadas competições. Além da programação religiosa, foram definidos grandes shows. Confira a programação:

Sexta (01):
Forró Di Boa (gravação do DVD ao vivo)
Amado Batista
Forró da Curtição
Eldon do Acordeon
..

SENHOR DO BONFIM INAUGURA SAMU TERRITORIAL

O prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado (PT), receberá nesta sexta-feira, 1º de julho, representantes do governo do Estado e prefeitos de oito municípios para a inauguração do SAMU Territorial. Além da base do SAMU ser ampliada, todos os municípios do Território Piemonte Norte do Itapicuru terão sua própria base SAMU.

Para a implantação desse serviço de urgência/emergência em toda a microrregião, cada município receberá uma ambulância nova. O ato ocorrerá, às 9 horas no Calçadão da Rua Juviniano Duarte, onde os veículos chegarão para a entrega pública. A conquista das ambulâncias faz parte de programa de regionalização da modalidade SAMU e atende a convênio entre as prefeituras do TPNI e o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Saúde...

Ascom Bonfim

Obra de recuperação da estrada de Itamotinga em fase de conclusão

Dentro de mais alguns dias, a Prefeitura de Juazeiro e o Governo do Estado, estarão entregando a obra de recuperação dos 9km de estrada entre a BA 210 e o distrito de Itamotinga (distante 72km da sede). O serviço esta sendo executado pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (DERBA).
 
Com uma população de mais de 20 mil habitantes, o distrito inclui o Projeto Curaçá (NH1, NH2, NH3 e NH4 - São José), e as comunidades de Ganhães, Jacaré, Pontal e Periquito. A econômica do local vem exclusivamente da fruticultura irrigada, fato que torna a obra ainda mais importante para o escoamento da produção agrícola, reconhece o secretário de Agricultura, Agnaldo Meira, “não resta dúvida que essa obra irá contribuir muito mais para a comercialização e transporte dos produtos; irá melhorar também o desenvolvimento rural da região, no que se refere ao transporte escolar, no acesso das ambulâncias e na mobilidade dos moradores”. 
 
As estradas vicinais no interior também estão passando por recuperação desde 2009. De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, já são mais de 550km de estradas vicinais cortadas, patroladas e cascalhadas, atendendo as regiões de Carnaíba, Itamotinga, Abóbora, Pinhões, região do Salitre, entre outras localidades. ..

Ascom PMJ

FACAPE receberá Presidenta da Comissão de Avaliação e Credenciamento Universitário da Argentina

Nesta sexta-feira, 01/07, a Professora Doutora Miriam Aparício de Santander, Presidenta da Comisión Nacional de Evaluación y Acreditación Universitaria -CONEAU, organismo descentralizado que funciona sob jurisdição do Ministério de Educação da Argentina, estará na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE.

A vinda desta autoridade acadêmica tem como finalidade a assinatura de convênio com a FACAPE com vistas a trazer para Petrolina um Mestrado e Doutorado em Educação, uma parceria entre a Autarquia Educacional do Vale do São Francisco –AEVSF, e uma das maiores Universidades Federais argentinas; a Universidade Nacional de Cuyo - UnCuyo, localizada na cidade de Mendoza...

Yuri Oliveira Ascom Facape

São João de Petrolina no roteiro dos maiores festejos do Nordeste

Este ano Petrolina entrou para o roteiro dos melhores festejos juninos do Nordeste: megaestrutura, cenografia, grandes atrações... E o resultado não poderia ser outro se não um enorme público durante todos os nove dias de festa, como foi no dia do show da dupla sertaneja Jorge & Mateus, que levou mais de 60 mil pessoas ao Pátio de Eventos da cidade.

Em conversa com a redação do site Portal Zap, uma das atrações da festa, Targino Gondim, não poupou elogios ao evento: "Petrolina está de parabéns por essa retomada do São João com grande força. Todas as pessoas com quem converso sobre o assunto só falaram bem. Achei tudo bacana, desde a iluminação, sonorização... Aquela cidade cenográfica com alusão aos lugarejos do interior ficou incriível. A estrutura da festa não deixa a desejar em relação a nenhum dos locais por onde passei nesse São João. E para mim foi um prazer fechar a maratona junina de shows em Pernambuco [Petrolina e depois Caruaru]. Rodei grande parte do Brasil, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo,  em diversas cidades da Bahia e finalizei com chave de ouro mais uma jornada"...

Fonte: Portal Zap (Fotos: site Prefeitura de Petrolina, Arquivo Zap)

Sistema Pare e Siga na Ponte Presidente Dutra próximo do fim

Na manhã desta quinta-feira (30), o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, juntamente com o diretor da Arteleste, acompanhou a segunda etapa da concretagem do pavimento da Ponte Presidente Dutra, sendo esta a etapa final para a liberação do sistema Pare-Siga. Os trabalhos de colocação de concreto permanecem até o próximo domingo (3), a partir desta data o material passa pelo processo de “cura”, ou seja, a fase de secagem do concreto aplicado para que alcance melhor desempenho. Este processo termina no dia 7 de julho, como já foi informado pelo prefeito em outras oportunidades. A partir desta data o trânsito na ponte será liberado, restando apenas a construção das rampas de acesso. ..

Ascom/PMJ

MÉDICO OBSTETRA TOMA POSSE NA DIRETORIA TÉCNICA DO HOSPITAL REGIONAL DE SENHOR DO BONFIM

Foi empossado dia passado na Diretoria Técnica do Hospital Regional de Senhor do Bonfim (HDAM), o médico Ernani Souza e Silva Junior. Especializado em ginecologia obstetrícia e ultrassonografia, o novo diretor substituiu o Dr. Wilson Bahia que ficará como auxiliar direto da Diretoria Administrativa. O Dr. Ernani que tem 15 anos de formado e 10 anos de trabalho em Bonfim, foi saudado pelo diretor-geral José Lourenço e pelo seu antecessor Wilson Bahia, que ao se afastar para aliviar a carga de trabalho em várias funções médico-profissionais discursou: “Estou saindo, mas deixando em boas mãos essa honrosa responsabilidade”. Também parabenizaram Wilson Bahia e desejaram sucesso a Ernani Junior o secretário municipal de Saúde Francisco Lustiago, o presidente do Legislativo João Carlos Bernardes (Biro-biro) e o vice-prefeito Aurélio Soares, representando o prefeito Paulo Machado (cumprindo agenda de trabalho em Salvador), e exaltou o ex-diretor Wilson Bahia, “pelos seus 35 anos de serviços prestados a sociedade bonfinense”. ..

Ascom Bonfim

CHINA INAUGURA A MAIOR PONTE SOBRE MAR DO MUNDO, ENQUANTO ISSO EM JUAZEIRO...

A China inaugurou nesta quinta-feira (30) a mais longa ponte sobre o mar do mundo, com 36,48 quilômetros, na cidade litorânea de Qingdao, informou a agência oficial "Xinhua". A ponte, que teve investimento de US$ 2,3 bilhões e levou quatro anos para ser construída, liga o centro da cidade ao seu subúrbio de Huangdao, nos dois lados da baía de Jiazhou. Com esta ponte, a distância entre os dois pontos de um dos principais portos da China - e sede das competições de vela nas Olimpíadas de 2008 - poderá ser percorrida com redução de 20 a 40 minutos. A nova ponte supera a da baía de Hangzhou, também no leste da China e que com 36 quilômetros era considerada a mais longa do mundo até hoje. (Com informações do G1)

PS: A notícia é um verdadeiro tapa na cara dos nossos gestores brasileiros e construtoras que há dez anos penalizam juazeirenses e petrolinenses com a duplicação de uma ponte que tem apenas 800m...

(Foto: China Daily / Reuters)

BODOCÓ REALIZA III FEIRA DO LEITE E DO MEL

O município de Bodocó, Sertão do Araripe pernambucano, destaca-se como a terceira maior bacia leiteira do Estado e produz atualmente cerca de 300 toneladas de mel por ano. Considerando a importância deste potencial econômico, a Prefeitura de Bodocó, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Econômico, realizará a terceira edição da Feira do Leite e do Mel (Expoleite).

Entre os dias 07 a 10 de julho, o Parque de Exposição Antonio Bezerra da Rochatransforma-se mais uma vez em um pólo de atividades voltadas para o agronegócio e a bovinocultura leiteira. Rodada de Negócios; Feira de Produtos Regionais; Concurso Leiteiro; Feira do Gado (venda de animais PO nas baias); estandes para exposição e comercialização de produtos, palestras nas áreas de bovinocultura leiteira, apicultura e meio ambiente; Concurso da Rainha do Leite e do Mel, Fazendinha para Crianças, além de shows musicais integram a programação...

Ascom Bodocó

Organização de Procura de Órgãos é apresentada em Petrolina

Médicos, coordenadores de UTIS, coordenadores de emergências e diretores de hospitais de Petrolina foram apresentados na última terça-feira (28) à equipe da Organização de Procura de Órgãos de Petrolina (OPO) que começa a funcionar a partir do dia primeiro de julho. Na ocasião foi explicado como se dará a atuação da OPO e a sua importância para o aumento do número de captação de órgãos em Petrolina.

O evento aconteceu no auditório do Hospital Dom Malan, que também será a sede da OPO no Sertão Pernambucano. As OPOs são organismos ligados ao Ministério da Saúde e têm oobjetivo de realizar atividades de procura, identificação, manutenção e captação dos doadores para fins de transplantes de órgãos, os quais serão encaminhados aos centros especializados...

Ascom HDM

Professores de Juazeiro lançam livro sobre o semiárido nesta quinta (30)

Professores do Campus III da UNEB, em Juazeiro, vão lançar nesta quinta-feira (30) o livro Educação e Convivência com o Semiárido − Reflexões por dentro da UNEB. A cerimônia de lançamento vai ter início às 20h no auditório do Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais (DTCS) do campus. A atividade integra a programação da aula inaugural da primeira turma da especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro, oferecida pelo DCH.

A obra, que é constituída por uma coletânea de artigos produzidos por especialistas na constituição histórica e geográfica do semiárido brasileiro, foi organizada pelos docentes da UNEB Edmerson Reis e Luzineide Carvalho, e pela pesquisadora da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) Maria Luciana Nóbrega. O livro, segundo Edmerson, é fruto de um projeto de extensão intitulado Reflexão dos referenciais teóricos e práticos da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab) nos campi da UNEB localizados no semiárido baiano.

“Esperamos que essa obra seja útil para o desenvolvimento de novas práticas educacionais e para a construção de políticas públicas endógenas. Queremos um semiárido mais justo, verdadeiramente sustentável, baseado numa política de convivência e respeito à cultura e ao povo desse lugar”, salienta Edmerson, que integra a equipe da Resab. Exemplar da obra poderá ser adquirido ao preço de R$ 10 no lançamento, ou por R$ 15 mediante solicitação pelo e-mail especializacaoecsab@zipmail.com.br. Informações: DCH/Campus III – tel. (74) 3611-5617...

João Gilberto tem 70 dias para deixar apartamento que aluga, diz jornal

João Gilberto tem 70 dias para deixar o apartamento no Leblon que aluga há mais de dez anos da condessa ítalo-brasileira Georgina Brandolini d’Adda. Segundo o colunista Bruno Astuto do jornal “O Dia”, o cantor e a filha do príncipe francês Jean-Louis Faucigny de Lucinge teriam chegado a um acordo nesta quarta-feira, 29, na 24ª Vara Cível do Fórum do Rio.

De acordo com a decisão judicial, João Gilberto terá que deixar o imóvel até o dia nove de setembro. Caso não cumpra a decisão, ele será penalizado com multa diária de mil reais até o despejo sumário.  As informações são do Ego. ..

Correio Foto: Fred Pontes/Divulgação

Seiasc realiza festa junina do PETI

Nesta quarta-feira (29), a Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc) organizou a festa junina do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) com muitas brincadeiras, forró, concurso de dança e comidas típicas. 

Participaram crianças dos núcleos do PETI João Paulo II, Malhada da Areia, Quidé, Itaberaba e Salitre (Sabiá II e Horto), acompanhadas dos orientadores sociais do Programa. Em Juazeiro o PETI atende a 800 crianças dos 06 aos 14 anos em situação de vulnerabilidade social...

Ascom Seiasc

Assembleia aprova incorporação de gratificação dos professores

A Assembleia Legislativa aprovou ontem (29), por acordo, a incorporação da gratificação CET aos salários dos professores universitários da Bahia. Com isso, os docentes terão um reajuste, até 2014, que pode chegar a 18%. O projeto, de autoria do Executivo, foi relatado pelo deputado Bruno Reis (PRP). “A incorporação foi negociada pelas entidades que representam os professores com os parlamentares e o governo”, informou Reis, que integra o bloco da oposição. O deputado disse que vai continuar cobrando do governo do estado mais investimentos nas universidades. “Ao lado dos docentes e dos estudantes, vamos continuar lutando para tentar tirar as instituições de ensino superior na Bahia do decreto de contingenciamento baixado pelo governo no início do ano”. ..

Hospital Regional de Juazeiro registra três casos de queimados por fogos em junho

O forró, as comidas típicas e as quadrilhas, fazem parte das tradições juninas. As fogueiras e os fogos de artifícios também integram a programação. Por este motivo, há uma tendência no aumento dos casos de queimaduras. Contrariando a maioria das estatísticas do período, este ano o Hospital Regional de Juazeiro – HRJ, referência no tratamento de queimados no Norte da Bahia, registrou até esta quarta-feira (29), apenas três casos de queimaduras motivadas pela utilização de fogos e um atendimento por queimadura provocada em acidente com fogueira.

Dos quatro pacientes atendidos, apenas dois precisaram de internação. As queimaduras foram de 1º e 2º graus. “A maioria dos atendimentos nesse período não teve relação com os festejos juninos, mas com acidentes domésticos”, informou a gerente da Unidade de Queimados do HRJ, a enfermeira Lúcia Leal. O HRJ integra a rede estadual de saúde e é gerenciado pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP...

Ascom HRJ

Forró Pega Leve em alta nesse são joão

A banda Forró Pega Leve está mais bombada do que nunca. É que suas recentes apresentações nas festas de São João, principalmente o de Petrolina mostrou que ela está com tudo e dando o que falar. O grupo também mostrou que santo de casa faz milagre sim, embalando o público até amanhacer o dia com todos os seus sucessos interpretados por Elisson Castro e Glaucia Lessa.

Os comentários positivos vieram através das redes sociais. “ É muito bacana cantar na nossa terra e receber esse carinho, o resultado de tanto tempo de trabalho não poderia ser melhor” disse Elisson...

Assessoria Forró Pega Leve

Artesãos de Petrolina participam da XI FENEARTE

Trinta artesãos de Petrolina participarão da XI Feira Nacional dos Negócios do Artesanato (Fenearte), considerada a maior feira de artesanato da América Latina, entre os dias 01 a 10 de julho, no Centro de Convenções de Olinda, em Pernambuco. Desde a primeira edição do evento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos de Petrolina apoia a participação de artesãos da cidade que, neste ano, adquiriu cinco estandes para os artesãos representarem bem o município.
 
Petrolina é o município que mais apóia a participação de artesãos na Fenearte e, desde janeiro, articula a ida dos seus artífices, realizando reuniões. Os artesãos ficarão na Ala dos Mestres como convidados do Governo do Estado, são eles: Ângela, Da Cruz e José Vicente, marido de Ana das Carrancas, representando o Centro de Artes Ana das Carrancas; Roque Santeiro e Pintor (Joseilson dos Santos), artesãos da Oficina do Artesão Mestre Quincas. A Prefeitura também apoia a participação de artesãos da Associação dos Artífices de Petrolina (Assape), com artesanato em madeira, em tecido (colchas, almofadas), roupa, acessórios, artigos de decoração em geral, além da Associação dos Artesãos do Vale do São Francisco (Artevale), com o segmento de fibra e palha de bananeira. ..

Secom PMP

Univasf: Núcleo Temático promove mostra de trabalhos nesta quarta-feira (29)

Nesta quarta-feira (29), o colegiado do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promove uma mostra dos trabalhos desenvolvidos no primeiro semestre de 2011 pelo núcleo temático “Recuperação de Áreas Degradadas”, que contou ainda com a participação de professores e alunos do curso de Engenharia Civil. Os resultados vão ser apresentados por meio de vídeos, palestras e atividades práticas. O evento, aberto ao público, acontece na sala 21 do Campus Juazeiro da Univasf, às 18h.

Nas comunidades atendidas, a equipe realizou o diagnóstico da situação do lixão de Juazeiro trabalhando junto aos catadores de lixo, procurando também saber as perspectivas e a percepção destas pessoas em relação ao ambiente onde vivem. Foram realizadas ainda a reciclagem de resíduos sólidos de áreas que sofreram queimadas de vegetação, além de ações nas áreas de saneamento ambiental e microbiologia do solo.

Serão expostos os seguintes trabalhos: “Diagnóstico Ambiental dos Bairros Angari e Pedra do Lorde e na Área do Lixão da Sede do Município de Juazeiro/BA”, orientado pela professora Miriam Amorim; “Reciclagem e Energia Solar - O Lixo nosso de cada dia”, orientado pelo professor Paulo Carvalho; “Destinação final dos resíduos sólidos no pólo Juazeiro-Petrolina”, orientado pelas professoras Sylvia Paes e Aline Remígio; “Potencial de Adubação Orgânica no Município de Juazeiro– BA e Petrolina-PE”, orientado pelo professor Marlon Garrido; “Ocorrência de microrganismos de interesse agrícola em área de revegetação de caatinga pós-queima”, orientado pela professora Vanessa Polon, e “Avaliação dos projetos de recuperação das matas ciliares no Submédio São Francisco”, orientado pelo docente Antônio Filho. ..

Raoni Santos Ascom Univasf

A mistura de ritmos marcou a sétima noite do São João em Petrolina

O São João do Vale completou sete dias de pura animação com a noite mais diversificada dos festejos juninos. Na véspera de São Pedro, o arrasta-pé ficou por conta das bandas Saia de Renda, Leo & Leno e Forró Três Desejos, Capim Cubano, e dos cantores Targino Gondim e Tayrone Cigano, além da quadrilha Balão Dourado, do bairro Pedro Raimundo. Não faltou energia e o público mostrou que no São João tem espaço para todos os ritmos musicais. A noite foi aberta pela banda Saia de Renda, que colocou todo mundo para dançar ao som do seu forró estilizado. Em seguida, Targino Gondim abrilhantou ainda mais o espaço do Pátio de Eventos, carregando a sua sanfona e tocando canções conhecidas do grande público, como “Esperando na janela”, que o projetou em cenário nacional, e “Xote das meninas”, do rei do baião, Luiz Gonzaga. 

“Há muito tempo eu não toco em Petrolina, então, estar aqui no São João, é uma grande satisfação. É muito importante para a cidade essa retomada do São João, porque a festa está crescendo a cada ano e o Brasil todo está de olho no São João do Nordeste. Petrolina está fazendo o seu papel”, salientou Targino, protagonista de um dos momentos mais importantes da noite. O artista foi homenageado por duas crianças assistidas pelo Programa Nova Semente, que o presentearam com um buquê de rosas, no momento em que Targino foi declarado embaixador do programa. ..

Eneida Trindade Secom PMP Fotos: Gilson Pereira