RedeGN - Variadas

Variadas

PROJETO EM TRAMITAÇÃO NO SENADO PODE COLABORAR COM A IDENTIFICAÇÃO DE CRIMINOSOS

O projeto que cria um banco de dados de DNA para criminosos condenados, de autoria do Senador Ciro Nogueira (PP/PI), será discutido de forma aberta e ampla na próxima terça-feira, dia 05 de julho, às 11 horas, no auditório do Senado Federal. Participam do encontro as famílias vítimas do Maníaco de Contagem, o senador Ciro Nogueira, a criminóloga Ilana Casoy e o presidente da Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF), Dr. Hélio Buchmuller, especialista em DNA e um dos integrantes da equipe técnica responsável pela implementação do banco de dados de DNA da Polícia Federal.

Um maníaco que seqüestrava, estuprava e depois estrangulava suas vítimas foi preso no dia 25 de fevereiro de 2010, no bairro Industrial de Contagem, região Metropolitana de Belo Horizonte/MG. Marcos Antunes Trigueiro, conhecido como o Maníaco de Contagem, foi acusado de estuprar e assassinar cinco mulheres. Os crimes foram cometidos entre os meses de abril e novembro de 2009...

WESLEI SAFADÃO E GAROTA SAFADA LEVANTAM O PÚBLICO EM CURAÇÁ

Relembrando algumas músicas do Rei do Baião Luiz Gonzaga e do baiano Gilberto Gil, Targino Gondin se despediu expressando grande amor por Curaçá, prometendo retornar logo mais durante a missa do Vaqueiro na igreja matriz...

TARGINO GONDIN É O SHOW DO MOMENTO EM CURAÇÁ

O pátio de eventos recebe neste momento mais de 50 mil pessoas na segunda noite da 58ª Festa dos Vaqueiros de Curaçá. A programação começou com Júlio do Acordeon e neste momento está no palco Targino Gondin (Sanfoneiro de Ouro) que realiza o show “Infinitamente”, nome do seu último CD.

..

Curso de formação de brigadista acontece de 04 a 08 de julho em Petrolina

O PREVFOGO/IBAMA e a Agência Municipal de Meio Ambiente de Petrolina – AMMA convoca os classificados no primeiro teste de seleção para membros da Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, para participarem do curso de formação de brigadistas. Esta segunda etapa do processo seletivo será realizada entre os dias 04 e 08 de julho, no SEST/SENAT, das 08h às 17h30, totalizando 40 horas de aula, com atividades práticas e teóricas. 

Após o treinamento, que abordará técnicas de prevenção e combate aos incêndios florestais, serão escolhidos 12 brigadistas, 2 chefes de esquadrão e 1 chefe de brigada, para atuar de agosto a dezembro de 2011, prevenindo e combatendo os incêndios florestais, através de ações de educação ambiental.  ..

Eneida Trindada Secom PMP Foto: Minéia Góes

Mais de 10 mil candidatos fazem provas para Polícia Militar neste domingo (dia 3)

A UNEB aplica neste domingo (3), em Salvador, as provas do Concurso Público para Admissão no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFOPM 2011). Os portões dos 10 estabelecimentos onde serão aplicadas as provas serão abertos às 7h, fechando impreterivelmente às 8h. Os candidatos só vão poder deixar os locais dos exames três horas após o início.

Os 10.435 candidatos inscritos vão ter até cinco horas para responder a 75 questões objetivas, distribuídas entre as disciplinas de português (15), inglês (15), ciências humanas (15), matemática/raciocínio lógico (15) e noções de direito (15), além de redação. Os gabaritos preliminares vão ser divulgados 24 horas após a aplicação das provas. Estão sendo disponibilizadas 120 vagas neste certame, sendo 108 para o público masculino e 12 para o feminino. 

Orientações aos candidatos ..

Novo campus da Univasf será inaugurado em Senhor do Bonfim

Com investimentos da ordem de R$ 3 milhões, será inaugurado na primeira semana de agosto, em Senhor do Bonfim, o novo campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Quem garante é o senador Walter Pinheiro (PT-BA), que articulou a descentralização dos recursos da União e lutou para que o campus fosse implantado no município. O parlamentar destacou que a chegada da Universidade vai trazer melhorias para o ensino básico e fundamental na região, uma vez que o curso escolhido para o campus vai contribuir para a formação de professores em disciplinas estratégicas. “Além disso, vai suprir a carência da oferta de educação superior na área de ciências na região do semiárido nordestino. Outra vantagem é que a chegada de uma universidade federal sempre acaba contribuindo para dinamizar a economia regional”, diz Pinheiro.

O prédio de 2.900 m2 conta com dez salas de aula, sete laboratórios, auditório, espaço de convivência, cantina, área de exposição e sala para doscentes. Abrigará o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, voltado para formação de professores. Segundo a chefe de Gabinete da Univasf, Inajara de Moraes Peres, “ao concluir a licenciatura, os formados poderão buscar especializações em qualquer área das ciências da natureza, a exemplo de química, biologia, geologia, geofísica, meteorologia, oceanografia e ainda em matemática, em nível de graduação e pós-graduação”. Inajara destaca ainda que a Univasf conta atualmente com 21 cursos de graduação, dentre os quais dez estão sediados em Pernambuco, dois no Piauí e nove na Bahia...

Petrolina ganha pista de tiro defensivo

A Polícia Militar de Petrolina agora conta com uma pista de tiro defensivo para curso de treinamento dos soldados durante o sertão. A inauguração aconteceu nesta sexta-feira (01) no 5º Batalhão da Polícia Militar de Petrolina (5º BPM). Entre os convidados estavam o Secretário de Ordem Pública da Prefeitura Municipal de Petrolina, Marcello Cavalcanti e o Chefe de Gabinete, Joselito Ribeiro, representando o prefeito Julio Lossio na cerimônia. A ocasião contou, também, com a presença do comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco, Coronel Tavares Lira e do Comandante do 5º BPM Major Telles. 

A pista, 20 x 60 m, utiliza o método Giraldi, sistema de treinamento utilizando arma de fogo como método de defesa. “Este é um método defensivo para policiais das corporações do sertão, que precisam passar por este curso de formação ainda como aspirante. Esta pista vai possibilitar o treino de policiais militar e civis na técnica de utilização da arma de fogo, preservando a vida de terceiros e de policias”, destacou o Coronel Tavares Lira. Ainda segundo o Coronel, a pista vai proporcionar trazer o curso de cabo que, atualmente, é realizado em Recife, com duração de 30 dias. ..

Mônica Silvestre Secom PMP Fotos: Gilson Pereira

VAQUEIROS LITERALMENTE OCUPAM AS RUAS DE CURAÇÁ

A Praça Pedro Torres, no centro de Curaçá, recebe grande público neste momento e que acompanha o desfile da 58ª Festa do Vaqueiro. Durante o cortejo dos encourados, prestou-se homenagem a Rodrigo Rafael de Souza, vaqueiro que faleceu ano passado.

Antes dos vaqueiros, o divertido desfile do bloco “Clube do Jegue” e a irreverência de um anônimo com o seu jegue “manga larga”, raça pura...

Inscrições de concurso para professor efetivo podem ser feitas até 7 de julho

Seguem abertas as inscrições do concurso público promovido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para o preenchimento de duas vagas para o cargo de professor efetivo, nas áreas de pneumologia, e lógica e inteligência artificial. As inscrições podem ser feitas até a próxima quinta-feira (7), somente pela internet (na página http://www.concurso.univasf.edu.br/index.php) e custam R$ 112,00. O concurso consistirá na aplicação de provas escrita, didática, e de títulos, no Campus Petrolina Sede. A confirmação de inscrição e os locais de provas serão divulgados no dia 14/07. A prova escrita será realizada em 21 de julho, no horário das 9 às 13h. No dia 22, serão aplicadas as provas de aptidão didática, a partir das 14h, e a de títulos. ..

Raoni Santos Ascom Univasf

GAROTA SAFADA E TARGINO GONDIM NA FESTA DO VAQUEIRO EM CURAÇÁ, NESTE SÁBADO (02)

Depois da abertura noite passada com Forró Di Boa, Forró da Curtição, Eldon do Acordeon e a grande atração, Amado Batista, a 58ª Festa do Vaqueiro prossegue neste sábado (02), em Curaçá, com o tradicional desfile e vários shows durante o dia e à noite. Confira a programação de hoje e amanhã:

Sábado (02):
Júlio do Acordeon
Garota Safada
Targino Gondim
Valmirzinho do Acordeon..

EMPRESÁRIO ASSUNÇÃO DE CASTRO HOMENAGEIA O EX-VEREADOR SAMUEL NASCIMENTO

Em breve o empresário da construção civil, Assunção de Castro, vai inaugurar em Juazeiro mais um empreendimento imobiliário.  É a Estação Rodoviária Samuel Aires do Nascimento, destinada a empresas ligadas ao setor rodoviário.

Também envolvido com as artes (Assunção canta e compõe), o empresário resolveu convidar o artista plástico, conhecido internacionalmente, Ledo Ivo, para prestar uma homenagem ao ex-vereador e presidente - responsável pela construção do prédio-sede da Câmara de Vereadores de Juazeiro - Samuel Nascimento...

Fanfarra do Paulo VI participa do desfile cívico do 02 de julho

A convite da organização do desfile cívico do 02 de julho, em comemoração aos 187 anos da Independência da Bahia, a fanfarra do Colégio Municipal Paulo VI participará do evento em Salvador neste sábado. Na bagagem instrumentos afinados e muita animação que são a marca do grupo que já ganhou prêmios, como o título baiano de Fanfarras pela LICAMBA.  

Mais de 105 alunos e ex-alunos do colégio participam da fanfarra que é liderada pelo coordenador Alfredo Gonçalves Ferreira Júnior. Segundo o mesmo, essa é uma honra para todos os envolvidos, “ficamos felizes de receber um convite como esse e vamos levar o nome de Juazeiro para capital mais uma vez. Esse reconhecimento é fruto de muito trabalho e esforço de meninos e meninas que não medem esforços para treinar e se aperfeiçoar musicalmente”...

Ascom PMJ

Seadi solicita horas máquina para região produtora de tomate em Lagoa Grande

A Prefeitura de Lagoa Grande, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Interior (Seadi), solicitou à secretaria estadual de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), a contratação de 1.500 horas máquina de trator de esteira para a construção de açudes e de pequenos barreiros em Açude Saco, Salinas, Sombrio, Cabana e região de Jutaí, todos na área de produção de tomate responsáveis por colocar Lagoa Grande como segunda maior produtora do fruto em Pernambuco com uma safra que chega a mais de 2 mil toneladas/ano. 

“A nossa solicitação foi feita através de oficio encaminhado ao deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) que já enviou o pleito ao secretário de Agricultura do Estado, Ranilson Ramos. Temos certeza que Ranilson atenderá esse nosso pedido tão importante para que os pequenos produtores da região também aproveitem o potencial da tomatecultura local e assim mais rende e empregos sejam gerados em nosso município”, disse o titular da Seadi, secretário Reginaldo Alencar. 

Reginaldo também deverá estar presente neste sábado, dia 2 de julho, representando a prefeita Rose Garziera, durante a assinatura da ordem de serviço para a recuperação da barragem de Campo Alegre, também zona rural de Lagoa Grande, que contará com a presença do secretário Ranilson Ramos. O manancial construído em 1947 passou apenas por duas recuperações, em 1959 e a última em 1968 e hoje encontra-se bastante assoreada com 70% de sua capacidade comprometida O investimento da SARA será de R$ 100 mil, beneficiando 60 famílias. O prazo de conclusão do serviço é de 50 dias...

Cinara Marques Assessora de Imprensa Foto Ilustrativa Google

Juventude tucana da Bahia participa das comemorações em homenagem a FHC

Representantes do JPSDB/BA, Ruy Bisneto, Anísio Viana, Tiago Assis e Willer Costa, participaram ontem (30) das comemorações em homenagem aos 80 anos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ocorrida no Senado, em Brasília.  

Durante o evento os baianos conversaram com o Presidente Nacional do PSDB, quando ressaltaram a importância da juventude baiana no cenário nacional...

Por: ASCOM / JPSDB - BA

Santana do Sobrado ganha nova Quadra Poliesportiva

Já foi licitada a obra para a Quadra Poliesportiva do Distrito de Santana do Sobrado, em Casa Nova. Construída com recursos próprios, a quadra é dotada de alambrado, iluminação e arquibancada e irá beneficiar cerca de 4 mil jovens de Santana do Sobrado e região com a prática do esporte e a busca de melhor qualidade de vida. A Empresa que realizará a obra no valor de 147. 469,78 mil reais, é a Eros Costa Construtora Ltda. 

O prefeito Orlando Xavier afirma que esta obra beneficiará os jovens da região através da prática de esportes e lazer. “O lazer é muito importante na vida do cidadão. Oferecer mais conforto para os jovens que podem praticar esporte perto de suas casas faz parte do nosso plano de governo através do incentivo ao homem do campo, levando também educação, saúde e infraestrura”, comenta o prefeito. ..

Lidiane Cavalcante Ascom PMLG Foto Ilustrativa Google

Seminário entre Incra e movimentos sociais discute infra-estrutura dos assentamentos rurais

Com o objetivo de discutir as problemáticas e implementar ações nos assentamentos do Sertão do São Francisco, a Superintendência Regional do Incra do Médio São Francisco (MSF) e representantes dos assentamentos rurais e lideranças sindicais de Petrolina, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Afrânio e Cabrobó estão reunidos desde o dia passado (30), no Centro Diocesano de Petrolina. Também participam do seminário, representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Cidadania do Nordeste (ICN) e DELTA Projetos Agropecuários.

Durante o evento, o Incra está apresentando e debatendo as ações desenvolvidas pela instituição nos assentamentos da reforma agrária e, simultaneamente, ouvindo as necessidades e perspectivas dos agricultores assentados, tais como agilidade dos projetos empenhados; ampliação no numero de servidores do Incra; construção e reformas das estradas de acessos ao lotes; construção de poços artesianos; limpeza e recuperação de barragens; remanejamento de lotes; assistência técnica contínua; desburocratização na liberação de créditos; apoio à comercialização da agricultura familiar; capacitações, dentre outras...

Lucilene Santos Ascom STR Petrolina

Oito cidades baianas fazem parte da primeira etapa do Plano Nacional de Banda Larga, Juazeiro está fora por enquanto

Oito cidades baianas fazem parte da primeira etapa do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), cujos detalhes foram anunciados pelo governo nesta quinta-feira (30) . A previsão é de que o plano esteja disponível para compra em 90 dias e os novos planos de acesso terão um limite mensal de download de 300 MB para internet fixa e de 150 MB para a móvel, no plano básico que custará R$ 35.

Ao atingir este limite, o cliente poderá optar por reduzir a velocidade de conexão ou pagar o excedente para manter a velocidade. Este limite de 300 MB permite que se baixe 60 músicas em formato MP3 ou dois episódios de um seriado americano com 22 minutos de duração cada. Como um filme costuma ter entre 700 MB e 1,4 GB, o limite dos planos do PNBL não permitira que o usuário baixasse um longa sem sofrer redução de velocidade ou ter que pagar um valor adicional.

O governo assinou um acordo com as empresas Telefonica, Oi, CTBC e Sercomtel, que devem ter uma meta anual de cobertura de municípios - a expectativa é de que todos tenham cobertura em 2014, quando acontece a Copa do Mundo do Brasil. Na Bahia,  as cidades contempladas na primeira leva são Feira de Santana, Itabuna, Camaçari, Governador Mangabeira, Eunápolis, Governador Lomanto, Muritiba e Presidente Tancredo Neves. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, não soube no entanto informar o valor das multas que as empresas terão que pagar em caso de descumprimento da meta - além de multa, as empresas estarão sujeitas a outras sanções...

Tribo indígena ocupa Prefeitura de Abaré

Centenas de índios da tribo Tumbalalá e outros habitantes de Abaré ocuparam hoje a sede da Prefeitura. Os manifestantes exigem a presença de um negociador federal da FUNAI, de um juiz federal, de um procurador do Ministério Público Federal e da imprensa no ato de transição do cargo de prefeito para o presidente da Câmara Municipal de Vereadores. Enquanto isso não acontece, os índios asseguram não “arredar o pé” da Prefeitura sob alegação de proteger o patrimônio que está temporariamente sem gestor na administração.

Um outro grupo de índios da Aldeia Pambú interditou parte da avenida principal em protesto contra a decisão que afastou o prefeito de Abaré, Delísio Oliveira (PMDB), que teve cassação publicada hoje. Esses manifestantes reagem a forma improvisada e forçosa da oposição municipal em eleger apressadamente no mesmo dia da publicação (hoje) o presidente da Câmara de Vereadores. Vale lembrar ainda o peemedebista pode recorrer da decisão juridicamente e reverter o quadro político em Abaré, retomando assim ao cargo de prefeito. (Com informações e fotos de Odília Martins)..

HDM continua convocando voluntários

O Serviço de voluntariado do Hospital Dom Malan continua com inscrições abertas para novos voluntários. Uma nova seleção acontecerá no dia 12 de julho às 14h e os interessados em ingressar na equipe de voluntários do HDM devem se dirigir à sala dos voluntários no hospital, até o dia 11 de Julho portando documentos de identificação.

O voluntario presta quatro horas de serviço semanal ao Hospital, atuando nos segmentos infantil, materno, e de apoio, realizando atividades com os pacientes, entretenimento, acompanhamento pessoal, auxílio nas datas festivas, participação em eventos, entre outros. O serviço é parte do programa de humanização do HDM/IMIP Hospitalar para amenizar o ambiente hospitalar. Os candidatos devem ter mais de 21 anos e não poderão ter vínculos empregatícios com o hospital...

Ascom HDM

SAAE informa falta de água em bairros de Juazeiro

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE enviou nota ao blog comunicando aos usuários dos bairros Castelo Branco, Dom Thomaz, Tancredo Neves, Alto da Aliança, Jardim São Paulo, Itaberaba, João Paulo II, Antônio Guilhermino, Piranga I e II, Quidé, Pedra do Lord, Expedito Nascimento, Tabuleiro, Dom José Rodrigues, Parque Residencial, João XXIII, Alto do Cruzeiro, Malhada da Areia, Antônio Conselheiro, Codevasf, São Vicente, Argemiro, Alto da Alencar, Novo Encontro, Jardim Universitário e Distrito Industrial que o fornecimento de água será paralisado nesta terça-feira (05), das 08 às 18 horas.

A interrupção se faz necessária porque ainda existe alguns vazamentos no reservatório semi-enterrado de 3.600 m³ da Estação de Piranga, que precisam de reparos. Também será substituido o transformador de 205 KW para outro de 300 KW, devido a instalação da bomba para as residências do "Programa Minha Casa, Minha Vida".

Tão logo o serviço seja concluído o abastecimento voltará a sua normalidade.  Pedimos a compreensão dos usuários e reafirmamos o compromisso em continuar trabalhando para a melhoria do sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto em todo o município...

Por Luzete Nobre/ SAAE