RedeGN - Coronavírus

Outros Destaques

Política

Coronavírus

Em pronunciamento na TV Bolsonaro critica governadores, prefeitos, imprensa, fechamento de comércio e escolas

Contrariando tudo o que especialistas e autoridades sanitárias do país e do mundo inteiro vêm pregando como forma de evitar que o novo coronavírus se espalhe, o presidente Jair Bolsonaro criticou, em pronunciamento na noite desta terça-feira (24) em rede nacional de televisão, o pedido para que todas aqueles que possam fiquem em casa.

Bolsonaro culpou os meios de comunicação por espalharem, segundo ele, uma sensação de "pavor". E disse que, se contrair o vírus, não pegará mais do que uma "gripezinha"...

JN

Transforma Petrolina lança nova campanha de doação de sangue, em consequência do coronavírus

Assim como no carnaval, o Hemope de Petrolina sofreu uma grande baixa nos estoques de sangue. Dessa vez, isso se deve a pandemia do novo coronavírus que vem se espalhando por todo o país.

Por esse motivo, o Transforma Petrolina lançou uma nova campanha de doação de sangue (assim como foi feita no período de carnaval) com o objetivo de conscientizar as pessoas para que continuem doando sangue nesse momento de crise na saúde pública...

Ascom Prefeitura de Petrolina

Número de casos de coronavírus no Brasil está aumentando a cada dois ou três dias

O Ministério da Saúde divulgou na tarde desta terça-feira (24) seu mais recente balanço dos casos de coronavírus Sars-Cov-2, vírus responsável pela doença Covid-19. Os principais dados são:

46 mortes, eram 34 na segunda-feira
2.201 casos confirmados
São Paulo tem 810 casos e 40 mortes
Rio de Janeiro tem 305 casos e 6 mortes
Segundo o Ministério da Saúde, a atual taxa de letalidade da doença no país é de 2,1%, com base nos dados registrados até 16h desta terça-feira...

Foto Agencia Brasil Informações JN

População reclama e Secretaria da Fazenda de Juazeiro suspende entrega dos boletos do IPTU 2020

Durante toda esta terça-feira (24) vários munícipes em contato com a Rede GN reclamaram da entrega do bopleto de cobrança do IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano exatamente no momento em que o a sociedade mais sofre com a pandemia do Coronavírus.

Muitos deles, inclusive,  revoltados rasgaram o boleto emitido pela Secretaria da Fazenda. No final da tarde, a pasta da Fazenda emitiu nota suspendendo a cobrança. Confira a nota:..

Redação redeGN

Brasil tem 46 mortes e 2.201 casos confirmados de Covid-19, diz Ministério da Saúde

O número de mortes decorrentes do novo coronavírus (covid-19) chegou a 46, conforme atualização do Ministério da Saúde publicada hoje (24). Até ontem (23), o número de pessoas que vieram a óbito estava em 34. No domingo (22), era de 25, um aumento de quase 20 casos em apenas dois dias.

O total de casos confirmados saiu de 1.891 ontem para 2.201 hoje, um acréscimo proporcional de 16% e de 310 em números absolutos. O resultado de hoje marcou um aumento de 42% nos casos em relação a domingo, quando foram registradas 1.546 pessoas infectadas...

Agencia Brasil

Juazeiro registra desabastecimento de vacina contra gripe no primeiro dia de campanha e aguarda reabastecimento do Estado

A Secretaria da Saúde deu continuidade à vacinação contra Influenza nesta terça-feira, 24, em Juazeiro. Com a grande procura pela vacina identificada no primeiro dia de campanha, alguns pontos registraram desabastecimento.

O município recebeu da secretaria estadual, apenas, 19% das doses para o público-alvo da campanha, correspondendo a 12 mil nesta primeira etapa e aguarda reposição...

Fabiana Diniz/SESAU

Agências da Caixa terão horário reduzido devido ao coronavírus

A partir de hoje (24), as agências da Caixa Econômica passam a funcionar em horário diferenciado, das 10h às 14h, e restrito apenas aos casos que não podem ser tratados pelo atendimento telefônico ou pelos aplicativos do banco para celular e demais serviços digitais.

Segundo a Caixa, a medida reforça as ações para melhorar a segurança de todos os clientes, colaboradores e parceiros da Caixa no contexto da pandemia de COVID-19...

Foto: Agencia Brasil

TJ-BA não autoriza soltura compulsória de presos

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) vem, por meio desta, esclarecer as medidas que serão adotadas em observância ao quanto disposto na Recomendação nº 62/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determinou aos Tribunais de todo país a adoção de medidas preventivas à propagação da infecção pelo novo coronavírus-COVID-19, no âmbito dos sistemas de justiça penal e socioeducativo.

O Presidente do TJBA, Desembargador Lourival Trindade, seguindo o modelo de gestão democrática que vem sendo adotado no âmbito deste Tribunal, promoveu, sob a presidência do Desembargador Pedro Guerra, Supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, uma reunião com representantes de todos os setores competentes, relacionados ao sistema penitenciário...

Ascom TJ-BA

Feiras Livres, mercados e Camelódromo fecham a partir desta terça-feira (24) para impedir propagação do Covid-19 e H1N1

Já está valendo a partir desta terça-feira (24) o decreto municipal que determina o fechamento dos mercados, feiras livres e Camelódromo 2 de julho. A ação é uma medida preventiva da Prefeitura de Juazeiro para evitar aglomerações e a disseminação do Coronavírus e H1N1.  

De acordo com o diretor executivo da AMA, Agnaldo Meira o momento é de união para combater o vírus na cidade. “Todas as medidas preventivas estão sendo tomadas para diminuir o crescimento de casos do coronavírus e H1N1...

Daniela Duarte/AMA

Covid-19: Bolsonaro participa de videoconferências com governadores do Sul e Centro-Oeste sobre medidas de prevenção

O presidente Jair Bolsonaro realizou hoje (24) mais duas videoconferências com governadores dos estados do Sul e Centro-Oeste para atualizá-los sobre as medidas de socorro aos estados que o governo federal está adotando para enfrentamento dos efeitos da pandemia de covid-19 no país.

Bolsonaro e a equipe do governo federal também ouviram os pedidos e alinharam as demandas dos estados...

Agencia Brasil

Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio são adiados

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, nesta terça-feira (24), o adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 para 2021. O entendimento sobre a impossibilidade do início das competições no dia 24 de julho, por conta da pandemia do novo coronavírus, aconteceu após conversa por teleconferência entre o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente do COI, Thomas Bach.

“Nas atuais circunstâncias, e com base nas informações fornecidas hoje pela OMS, o presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que os Jogos da XXXII Olimpíada de Tóquio devem ser remarcados para uma data posterior a 2020, mas o mais tardar no verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e da comunidade internacional”, informa nota publicada no site da instituição...

Agencia Brasil

JUAZEIRO: PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO ANUNCIA AÇÃO NO MP CONTRA FAKE NEWS NO WHATSAPP E PERFIS NAS REDES SOCIAIS 

A Procuradoria Geral do Município de Juazeiro anunciou que ingressará com ação junto ao Ministério Público da Bahia contra grupos de WhatsApp e perfis nas redes sociais que estão propagando fake news, causando pânico na população durante a pandemia do novo Coronavírus. Na peça, a PGM anexará prints com os números dos telefones dos que postam informação falsas através de textos, vídeos, fotos e áudios, assim como a identificação dos administradores dos referidos grupos.

“Neste período, já identificamos vários casos. Tivemos que desmentir, por exemplo, que o SAEE estivesse fazendo corte de água de pessoas carentes. Utilizaram imagens de um conserto de vazamento para propagar a mentira. Os que praticam tais coisas precisam prestar contas à Justiça”, disse Eduardo Fernandes, Procurador Geral do Município.  ..

Ascom PMJ

Com forte queda no movimento, postos de combustíveis em Juazeiro e Petrolina tem redução de dez centavos no preço do litro da gasolina

As vendas de combustíveis desabaram nos postos de Juazeiro e Petrolina por causa do novo coronavírus. A determinação dos governos estaduais e municipais para que as pessoas fiquem em casa fez com que o movimento encolhesse mais de 50%. O valor do litro de gasolina caiu dez centavos.

Mesmo continuando com os preços mais elevados do Brasil, os valores agora da gasolina estão variando entre R$ 4,79. Em alguns locais o preço continua sendo vendido por até R$ 5,19 por litro do combustível. Pesquisar preços, portanto, é fundamental. Cada centavo de economia faz a diferença...

Redação redeGn/Blog Geraldo José Foto: Ilustrativa

Bahia confirma 76 casos de Covid-19

A Bahia registra 76 pacientes confirmados com coronavírus (Covid-19), 725 casos descartados e não há óbitos. Este número contabiliza todos os casos de janeiro até às 11 horas desta terça-feira (24). Todos os casos novos foram importados ou de transmissão local.

Os municípios com casos positivos são estes: Alagoinhas (1); Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Conceição do Jacuipe (1); Conde (1 – paciente reside em Campinas, em São Paulo); Feira de Santana (6); Itabuna (1); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (3); Porto Seguro (8); Prado (2); Salvador (46, sendo três pacientes residentes em localidades fora da Bahia); e Teixeira de Freitas (1).

Ressalta-se que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades da atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito. Outras informações podem ser obtidas no link: www.saude.ba.gov.br/coronavirus.

Diagnóstico laboratorial de infecção pelo SARS-CoV-2

Pacientes com suspeita de COVID-19 devem ter amostras coletadas e enviadas para o Lacen-BA quando estiverem em um dos seguintes critérios abaixo-relacionados:

1. Pacientes com sinais de gravidade, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou internados;
2. Pacientes sem sinais de gravidade contactantes de caso de COVID-19 suspeito ou confirmado, ou com histórico de viagem recente ao exterior em países com circulação do SARS-CoV2, e regiões do país com transmissão comunitária sustentada;
3. Profissionais de saúde com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
4. Gestantes com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos Aeroportos, Portos e nas Estradas

Observação: pacientes que não se enquadrem nas situações acima não tem indicação para coleta de amostras..

Ascom Sesau

Canção de Elisson Castro reverbera e pede adesão à Campanha Respira Vida

O cantor e compositor Elisson Castro, em parceria com Leo Lima, compôs e gravou uma canção, lançada em clip nas redes sociais, nesta terça-feira (24), abordando a necessidade de prevenção contra o coronavírus e fortalecendo a campanha Respira vida.

A canção, intitulada Pedido em Oração – Fique em casa, repercutiu imediatamente nas redes sociais e está viralizando de forma muito intensa...

SEGUNDO CASO DE COVID-19 EM JUAZEIRO: Irmã de primeiro caso é diagnosticada com a doença

A Secretaria Municipal da Saúde torna público que Juazeiro registra nesta terça-feira (24), o segundo caso confirmado de coronavírus. Trata-se de uma mulher, irmã do primeiro caso registrado nesta segunda-feira (23).

A mulher também estava em viagem por área de transmissão e desde a chegada a Juazeiro está em quarentena. A equipe de Vigilância Epidemiológica está acompanhando os casos registrados na cidade. Os dois pacientes estão assintomáticos, sem complicações ou agravos de saúde...

Ascom/Juazeiro

Decreto suspende gratuidade no transporte público de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina anunciou novas medidas para tentar conter o avanço do novo coronavírus no município. Após fazer um remanejamento da frota de ônibus, um novo decreto agora proíbe o transporte de passageiros em mototáxis e também suspende a gratuidade nos ônibus coletivos da cidade.

A medida de suspensão foi publicada em decreto nesta segunda-feira (23) e vale tanto para os estudantes que fazem uso da meia passagem tanto para servidor público municipal, excetuado aquele que se encontre exercendo funções essenciais no combate ao novo coronavírus (COVID-19)...

Ascom/Petrolina

Bahia é um dos estados menos arriscados para se contrair o COVID-19

O secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, apresentou na manhã desta terça-feira (24) novos dados relacionados à pandemia do novo coronavírus. De acordo com o coeficiente de casos por habitantes apresentado pelo gestor em um gráfico, Distrito Federal, Ceará e São Paulo são os estados mais arriscados para se contaminar.

"Distrito Federal, Ceará e São Paulo são os estados mais arriscados para se contrair #COVID19 . A Bahia segue na 16a posição graças ao enorme esforço da nossa sociedade e governo com o apoio sem precedentes da imprensa baiana", escreveu Fábio...

BN

Serviço de mototáxi suspenso a partir desta terça (23), em Petrolina

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, anunciou novas medidas preventivas contra o cornavírus e dentre as medidas anunciou a suspensão dos serviços de mototáxi no município.

A medida, já adotada em nível estadual pelo governo de Pernambuco, foi ratificada pelo prefeito Miguel Coelho em live realizada ontem: “A partir de amanhã está proibida a circulação de qualquer mototáxi em Pernambuco, sei que muitos mototaxistas tem sua fonte de renda através dos serviços, mas precisamos do apoio de todos”, justificou...

redeGN

Tradicional festa em Senhor do Bonfim, o Forró do Sfrega, decide, por ora, manter evento para junho, confira:

A produção do Forró do Sfrega, através de nota oficial, se posicionou na noite desta segunda-feira, 24, diante dos últimos acontecimentos envolvendo o coronavírus e resolveu, por enquanto, manter o evento que acontecerá no dia 20 de junho na Fazenda Sfrega, em Senhor do Bomfim.

Ainda na nota, a produção avisou que caso as recomendações dos órgãos públicos sejam de suspender eventos de grande porte, o evento será transferido para uma nova data...

Portal Zap

Coronavírus: Decreto municipal limita quantidade de pessoas em velórios em Petrolina

O prefeito de Petrolina Miguel Coelho, anunciou nesta segunda-feira (23), numa live nas redes sociais, mais uma série de medidas restritivas para contenção do coronavírus no município, incluindo a suspensaõ de aglomerações com mais de 10 pessoas, incluindo os velórios.

De acordo com o prefeito os empresários de funerárias e planos do setor estão sendo contatados no sentido de regular esse tipo de serviço, permitindo apenas 10 pessoas, no máximo, nas salas de velórios, já a partir desta terça-feira (24). "Sei que é pedir muito, é um momento de dor, mas estamos pedindo a compreensão das pessoas, pois é para a segurança delas”, declarou...

redeGN

Paulo Bomfim visita dependências do Hospital Regional de Juazeiro e garante UTI e leitos para atendimentos a pacientes com Covid 19

Preocupado com o avanço do coronavírus no Estado da Bahia, principalmente na região, o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim, acompanhado da secretaria da Saúde Fabíola Ribeiro, visitou as dependências do Hospital Regional(HRJ) e Unidade de Oncologia (Unacon) para preparar os espaços diante da necessidade de instalar pacientes de Covid 19.

Na oportunidade, o prefeito agradeceu a atenção de Hucilene Simões, diretora do HRJ, pela disponibilidade em ajudar, se porventura os casos aumentem e sejam graves...

Raphael Leal/Ascom