RedeGN - Política

Outros Destaques

Política

Política

Prefeitura e Codevasf somam esforços em prol do Velho Chico

O prefeito Julio Lossio se reuniu com o superintendente da 3ª SR Codevasf, Luciano Albuquerque, na tarde desta quarta (20). O objetivo principal da reunião foi discutir a revitalização das margens do Rio São Francisco. 

Outros assuntos também estiveram em pauta, como os projetos de adutoras para áreas irrigadas e regularização fundiária. Ambas as ações serão desenvolvidas em uma ação conjunta entre o governo municipal e o governo federal. “Estaremos desenvolvendo ações em conjunto porque entendemos a importância de se somar forças para dar celeridade a processos que são urgentes para nossa cidade”, declarou Julio Lossio...

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

Obras de duplicação da BR 407 acontecem mesmo em período chuvoso

Mesmo com as chuvas que vem caindo sob Juazeiro as obras de duplicação da BR 407 estão em andamento. Quem passou nos últimos dias, no trecho próximo ao Atacadão e o Juá Garden Shopping, pode perceber que o trafego foi desviado para uma via marginal, construída recentemente. 

A iniciativa tem como objetivo a demolição da ponte que está sobre o Riacho J Freitas para que uma nova e já duplicada seja construída, “este é o primeiro passo para as obras da duplicação da BR 407, que integram o conjunto de obras da Travessia Urbana em Juazeiro”, ressalta João Claudio Cruz, engenheiro da SVC Construções, empresa que compõe o consórcio responsável pela obra juntamente com a Pavservice Serviços de Pavimentação Ltda. ..

Gardennia Garibalde/SEDUH

Prefeito Isaac endossa pré-candidatura de Lindomar de Abreu em Uauá

O prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho, acompanhado do presidente do PCdoB de Juazeiro Gilson Araújo, esteve na última terça-feira (19) no município de Uauá reunido com membros do diretório da legenda.

No encontro Isaac deu as boas-vindas e foi unificada a decisão de apoiar a pré-candidatura de Lindomar de Abreu à prefeitura de Uauá nas eleições deste ano...

Presidente Damião Medrado parabeniza Comandante da PM

Presente à solenidade de entrega de nove novas viaturas às Companhias da Polícia Militar da Bahia, sediadas em Juazeiro e Sobradinho, o Presidente da Câmara de Juazeiro, Vereador Damião Medrado (PSD), parabenizou o Comandante da PM Anselmo Brandão por sua atuação à frente da corporação e pelo tratamento diferenciado que tem dado a Juazeiro.

Para Damião “ter como comandante um juazeirense, que demonstra atenção e amor à Juazeiro, com ações efetivas na melhoria da segurança pública”, “faz toda a diferença”, citando como exemplo a criação da RONDESP, o fortalecimento das Companhias Independentes e o aumento do efetivo: “O Comandante Anselmo Brandão, no pouco tempo que está à frente da corporação já demonstrou seu apreço a Juazeiro e deu mostras à Bahia de competência e dedicação. Para nós foi a melhor escolha do Governador Rui Costa. ”..

Ascom Vereador Damião Medrado

Julio Lóssio articula viagem para apresentar Nova Semente nos EUA

O programa Nova Semente, instituído em Petrolina na gestão do prefeito Julio Lossio, vai ganhar o mundo. Isto porque o gestor municipal viaja para os Estado Unidos, em março, para apresentar o programa em um congresso internacional de Educação Infantil, realizado naquele país. "O Nova Semente atende mais de 7 mil crianças de 06 meses a 5 anos de idade, oferecendo educação e alimentação em tempo integral. É sem dúvida um case de sucesso, na área da educação infantil, que precisa ser apresentado para outras culturas", destaca o chefe do executivo.

Para discutir mais profundamente a viagem e debater outros temas, Lossio se reuniu com o cônsul dos EUA no Brasil, Richar Riter, nesta terça-feira (19), na sede do consulado americano,  em Recife.  Ainda durante o encontro, o prefeito recebeu de Riter o convite para visitar a região da Califórnia, que é comumente comparada a Petrolina pelo seu potencial em áreas irrigadas e desenvolvimento de projetos destinados a energia renováveis, como a solar e éolica...

Ascom/Petrolina

Prefeito Isaac participa de ordem de serviço de nova sede do Ministério Público do Trabalho em Juazeiro

Na tarde desta terça-feira, 19, o prefeito Isaac Carvalho esteve na sede do Ministério Público do Trabalho em Juazeiro (MPT), localizada no bairro Santo Antônio, a convite do Procurador chefe do MPT na Bahia, Alberto Bastos Balazeiro, para assinatura da ordem de serviço da construção da nova sede da instituição na área da estação férrea no João XXIII. Os Procuradores do Trabalho na cidade, Vanessa Griz Moreira Gil Rodrigues (coordenadora) e Maurício Ferreira Brito, o procurador geral do município, Eduardo Fernandes, o deputado estadual, Zó, e o secretário de Governo, Paulo Bomfim, participaram da reunião.

O investimento da obra é de cerca de R$ 3 milhões e tem previsão de entrega em fevereiro de 2017. O procurador agradeceu ao prefeito pela atenção e se colocou á disposição para eventuais parcerias. “foi uma reunião excelente. Temos a certeza da parceria com a prefeitura, com o prefeito Isaac, no sentido de viabilizar a construção da nova sede do MPT aqui em Juazeiro. Além da locação da pista, vamos também viabilizar um Centro Público federal, que vai embelezar a região e também reavivar a memória da ferrovia na cidade”, esclareceu Alberto Bastos Balazeiro...

Raphael Leal/ASCOM PMJ

Programas Terra Pronta e de Distribuição de Sementes são lançados no Sertão do São Francisco

Com a precipitação de chuvas e esperanças renovadas, os agricultores sertanejos comemoraram também a chegada das sementes para aração da terra. Nesta terça-feira (19), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, fizeram o lançamento, em Petrolina, dos programas Terra Pronta e de Distribuição de Sementes.

O evento foi realizado no Centro de Produção e Comercialização de sementes do IPA, no Distrito Industrial Paulo Coelho, reunindo produtores, gestores municipais, autoridades locais, lideranças comunitárias e representantes de conselhos e sindicatos, bem como agricultores familiares e seus representantes das associações. Ao final, houve a entrega simbólica de sementes a agricultores presentes na cerimônia. ..

Asscom

Deputado Federal Adalberto Cavalcanti despacha em Brasília com o Ministro da Casa Civil Ricardo Berzoini

O Deputado Federal Adalberto Cavalcanti antecipou as suas férias parlamentares e esteve em Brasília nessa terça-feira(19), despachando com o Ministro-Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República Ricardo Berzoini.

O encontro foi na Presidência da República e Adalberto foi acompanhado do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Armando Monteiro e da ex-deputada Petrolinense Isabel Cristina...

Asscom

JOSEPH BANDEIRA VAI RECORRER DA DECISÃO DA JUSTIÇA FEDERAL QUE O CONDENOU A TRÊS MESES DE PRISÃO

Leonardo Bandeira, advogado, ex-vereador e filho do ex-prefeito Joseph Bandeira (PDT) em nota enviada ao Blog na manhã desta quarta-feira (20) disse que a Assessoria Jurídica, integrada por vários advogados gratuitos de Juazeiro, Petrolina e até de Salvador, irá recorrer da decisão da Justiça Federal que por meio da juíza federal da Subseção de Juazeiro Andréa Marcia Almeida, o condenou em duas ações penais propostas pelo Ministério Público Federal (MPF). Em cada processo, o réu foi condenado a três meses de detenção, perda de cargo público ou inabilitação por cinco anos para o exercício de cargo ou função pública.

A decisão é da juíza federal da Subseção de Juazeiro Andréa Marcia Almeida. O ex-prefeito firmou com a União Federal, por intermédio Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome dois convênios para implantar em Juazeiro o "Projeto Sentinela" do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente contra a Prostituição Infantil...

Agricultores de Lagoa Grande receberão 17 toneladas de sementes: Milho, feijão e sorgo para reforçar a plantação

Aconteceu dia passado,19, o lançamento dos programas 'Terra Pronta' e 'Distribuição de Sementes' no centro de produção e comercialização do IPA na parceria do governo do Estado com seis prefeituras do Sertão Pernambucano (Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista), o Prefeito de Lagoa Grande, Dhoni Amorim, foi o único prefeito representante dos municípios presente ao evento, demonstrando alinhamento com o Governo Paulo Câmara.

A previsão é de que sejam beneficiadas cerca de 2000 famílias produtoras em Lagoa Grande com sementes e aração de terras. Dhoni Amorim, em conversa com Nilton Mota, secretário de Agricultura e Reforma Agrária, pediu também mais recursos para perfuração de poços, construção de barragens e para silagem. "Nossos produtores irão receber: 17 toneladas de sementes (10 toneladas de milho, 05 de feijão e 02 de sorgo). As 'horas máquina' do programa Terra Pronta, ainda iremos definir com o escritório do IPA e a previsão é de que a Prefeitura, busque já esta semana as sementes aqui no IPA e na próxima 2ª feira (25), já comecemos a distribuição. Reforcei com a secretário outras reivindicações pois, não dá para ficar esperando só por chuvas, precisando buscar outras alternativas para ajudar o homem do campo" declarou...

Ascom Lagoa Grande

Sem Iluminação, Praça do bairro Centenário gera insegurança para moradores, alerta Márcio Jandir

A Praça Américo Tanury, no bairro Centenário, em Juazeiro, é alvo de reclamações dos moradores da localidade e a falta de iluminação é o principal problema apontado por eles. O comerciário Igor Nascimento que passa pela Praça todos os dias a caminho da casa da namorada já foi vitima de tentativa de assalto. “Sem a iluminação necessária, fica muito perigoso andar aqui. Na última semana, por exemplo, quase fui assaltado, mas mudei a rota antes, porém, uma garota que estava logo atrás de mim, não teve a mesma sorte. Teve o celular roubado. Creio que se a Praça fosse bem iluminada inibiria esses atos”, comenta.

Além da questão de segurança, a falta de iluminação coíbe que o espaço seja utilizado pelos moradores da região como ambiente de lazer. “Como podemos ficar em um lugar sem iluminação? É perigoso, por isso, ninguém vem mais aqui”, reclama Nascimento...

Assessoria de Comunicação e Imprensa Márcio Jandir

Dilma enfrentará protesto de canavieiros na inauguração da Via Mangue

A presidente Dilma Rousseff deve enfrentar um protesto de canavieiros do NE durante a inauguração da Via Mangue, em Recife/PE, nesta quinta-feira (21). A União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) promete levar cerca de 2 mil produtores de AL, PB, PE, RN, SE e BA para o evento, além de canavieiros do Rio de Janeiro. O segmento acusa Dilma de estelionato eleitoral, nas prévias das eleições presidenciais, em 2014, por publicar e não cumprir a lei de subvenção para socorrer os canavieiros vítimas da maior seca dos últimos 50 anos no NE e RJ. Até hoje, dois anos após a publicação, 30 mil agricultores não têm como receber o subsídio para amenizar os efeitos daquela seca, já que a lei não foi regulamentada por Dilma, apesar dela fazer promessas para o setor de que daria rápida resposta sobre o caso, a exemplo do episódio mais recente, como relata a Unida, quando se reuniu com a entidade de classe no Recife em 2015, durante visita à Federação da Indústria de Pernambuco (Fiepe).

"Até hoje, mesmo com o aceno de que nos responderia logo, a presidente não cumpriu a promessa feita na reunião da Fiepe em 2015", diz Alexandre Andrade Lima, presidente da Unida. O dirigente conta que na ocasião, Dilma designou a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, que também participou do encontro, para dar uma resposta em 20 dias. Até hoje não houve resposta alguma e os 30 mil agricultores, cujo 90% deles recebem por mês menos de R$ 800 bruto com o cultivo da cana, como revelam os dados do próprio Ministério da Agricultura, continuarão vítima da seca e das promessas da presidente Dilma...

Assessoria de Imprensa da Unida

FMI estima que economia do Brasil só voltará a crescer em 2018

O Fundo Monetário Internacional (FMI) não tem boas perspectivas para a economia brasileira. Segundo a atualização do relatório Panorama Econômico Mundial (WEO, na sigla em inglês), divulgado nesta terça-feira (19), o Brasil deve retomar o crescimento apenas a partir de 2018. O documento indica retração de 3,8% do país no ano passado e prevê queda de 3,5% para este ano. Em 2017, a expectativa do FMI é de crescimento zero, antecedendo a melhora da economia no ano seguinte.

Na previsão de outubro, a estimativa era que o Brasil tivesse recessão de 3% em 2015 e de 1% em 2016. O Fundo também destacou que a queda brasileira é uma das responsáveis pela redução da expectativa de crescimento global. De acordo com o FMI, a economia mundial avançou 3,1% em 2015 e deve crescer 3,4% e 3,6% em 2016 e 2017, respectivamente. “Sobre a composição dos países, as revisões podem ser atribuídas principalmente ao Brasil, cuja recessão (causada pela incerteza política em meio ao rescaldo da ininterruptas investigações da Petrobras) está se demonstrando ser mais profunda e prolongada que o esperado”, afirma o documento...

Juazeiro: Ex-prefeito é condenado a três meses de prisão por desvio de verba

O ex-prefeito de Juazeiro, Joseph Wallac Faria Bandeira foi condenado pela Justiça Federal em duas ações penais propostas pelo Ministério Público Federal (MPF). Em cada processo, o réu foi condenado a três meses de detenção, perda de cargo público ou inabilitação por cinco anos para o exercício de cargo ou função pública.

A decisão é da juíza federal da Subseção de Juazeiro Andréa Marcia Almeida. O ex-prefeito firmou com a União Federal, por intermédio Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome dois convênios para implantar em Juazeiro o "Projeto Sentinela" do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente contra a Prostituição Infantil...

Fonte: Bahia Notícias

Dhoni Amorim é o único Prefeito no lançamento do Programa Chapéu de Palha

Nesta segunda-feira (18), o Prefeito de Lagoa Grande-PE, Dhoni Amorim, participou da comitiva designada por Paulo Câmara para acompanhar o secretário de Estado de Planejamento e Gestão - SEPLAG, Danilo Cabral, em entrevistas as emissoras de rádios de Petrolina e no lançamento do Programa Chapéu de Palha 2016, no centro de convenções. Este ano o programa pretende contemplar até 10 mil trabalhadores nos municípios: Cabrobó, Belém do São Francisco, Lagoa Grande, Petrolina, Petrolândia e Santa Maria da Boa Vista.

Para o Prefeito Dhoni, Paulo Câmara tem feito o grande serviço em todo o Estado "Estamos acompanhando o secretário Danilo Cabral junto com o nosso deputado Lucas Ramos e também o deputado Miguel Coelho pois, somos testemunhas do que o governador Paulo Câmara tem feito pelo nosso interior. Não só através do Chapéu de Palha, mas também através do FEM, da recuperação de estradas vicinais, importante para escoamento da produção agrícola, distribuição de kits de irrigação na área de sequeiro, obras de calçamentos de ruas e muito mais. Parabenizamos o governador por seguir o exemplo de Eduardo Campos e pegar no serviço com muita determinação e ter um olhar diferenciado para o homem do campo" concluiu...

Ascom Lagoa Grande

Deputada solicita reabertura de agências do Banco do Brasil

A reabertura das agências do Banco do Brasil nas cidades de Tucano e Caldeirão Grande foi solicitada pela deputada estadual Fátima Nunes (PT) e atendida pela direção da instituição. O pedido foi feito à parlamentar pelos prefeitos Genário Rabelo de Alcântara Neto (Géo), de Canudos, e João Gama Neto (Netinho), de Caldeirão Grande.

Os prefeitos visitaram a deputada, acompanhados de vereadores e lideranças comunitárias. O fechamento da agência de Tucano trouxe muitos prejuízos para os municípios da região, entre eles, Canudos. Segundo Géo, comerciantes e aposentados, principalmente, sentiram a falta da agência do BB. "Conversei com a Superintendência Regional do banco que me garantiu reestudar a medida", disse a deputada...

Ascom Deputada Fátima Nunes

Codevasf fortalece agricultura familiar em comunidades de Sobradinho

Com investimento de R$ 1,15 milhão, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de sua 6ª Superintendência Regional, firmou convênio com a Prefeitura de Sobradinho (BA) para fortalecer a agricultura familiar no município da região Norte da Bahia.

Por meio do convênio serão adquiridos 170 kits de sistemas simplificados de irrigação, destinados a atender famílias de agricultores em situação de extrema pobreza de comunidades rurais. Os recursos são originários da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI) e vinculados ao Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal...

Ascom/Codevasf

Seminário jovem de cidadania em Lagoa Grande promete trazer reflexões sobre protagonismo e empoderamento para jovens do semiárido

O organização do evento é do NUCA - Núcleo de Cidadania dos Adolescentes da cidade e tem o apoio o Selo UNICEF, do Conselho municipal dos direitos da criança e dos adolescentes, de várias secretarias municipais. Os participantes estarão debatendo as temáticas que envolvem o mundo dos adolescentes e jovens de várias localidades da cidade e região, na próxima quarta-feira (20), no Centro de Ensino Técnico Profissionalizante - CETEP de Lagoa Grande – PE,

A Comissão Pró Selo UNICEF formada pelas secretarias de Assistência, Educação, Saúde, da sociedade civil acompanha toda a organização e participará levando as políticas públicas direcionadas aos jovens e ouvindo suas queixas e demandas. Fonte: Núcleo de Comunicações, Relações Institucionais e Ouvidoria da Prefeitura de Lagoa Grande...

Ascom Lagoa Grande

Julio Lossio acompanha obras do Minha casa Minha vida em Petrolina

O prefeito, Julio Lossio, acompanhou na última semana, junto dos secretários de Habitação, Edinaldo Lima e de das Cidades, Marcelo Cavalcanti, as obras de acesso ao Residencial Nova Petrolina, empreendimento do programa Minha Casa Minha Vida, localizado próximo a estrada da Tapera. As obras estão sendo feitas visando melhoria na mobilidade urbana na via de acesso as residências.

"Petrolina vem expandindo a cada dia sua política habitacional e com isso precisamos estar atentos para melhorar a mobilidade e as vias de acesso aos locais, que naturalmente aumentam seu fluxo de trânsito com a chegadas dos novos moradores." destacou Julio Lossio...

Ascom Prefeitura de Petrolina

Edital do VLT de Salvador será lançado nos próximos meses

 
Com 33 milhões de passageiros mensais, o sistema de transporte urbano de Salvador e região metropolitana terá um novo modal. Com edital a ser lançado nos próximos meses, o projeto do veículo leve sobre trilhos (VLT) foi apresentado pelo Governo do Estado, sexta-feira (15), a um grupo de 40 empresários, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), na capital. Na primeira etapa de implantação, o VLT substituirá o trem do subúrbio, e o trajeto ainda será ampliado, compreendendo 21 paradas, entre a Avenida São Luís, em Paripe, e o Comércio. A segunda etapa depende de estudos entre duas possibilidades: ligar Paripe à estação do metrô no Retiro, passando pelo Largo do Tanque, ou ir do Comércio até a Lapa. 
 
“Este é mais um passo para a concretização deste projeto. Estamos apresentando para a sociedade a primeira modelagem do VLT do Comércio até São Luís de Paripe, através de uma estrutura de Parceria Público-Privado (PPP), e que, em uma segunda etapa, poderá fazer uma articulação direta com o metrô, seja no Retiro, com uma ligação Santa Luzia-Retiro, seja na Lapa, com uma ligação Comércio-Lapa”, informou o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster. Dauster disse ainda que o projeto entra em uma fase de diálogos constantes com todos os interessados, para que eles conheçam o projeto e o governo saiba quais são as intenções e demandas dos investidores. Segundo ele, participaram da apresentação fornecedores de equipamentos, projetistas, consultores e empresas de construção civil, convocados por meio de anúncio público feito em jornais de grande circulação em Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, para garantir a maior participação possível. 
 
Sucesso do metrô
 
O diretor de Desenvolvimento de Negócios da Alston, Cristiano Lopes, conta que acompanha o processo desde quando era previsto o Regime Diferenciado de Contratação para a construção. “Agora, como PPP, é uma possibilidade de se replicar o sucesso do metrô de Salvador. Os projetos de VLT em geral têm uma capacidade de reurbanização associada muito grande, e uma PPP faz com que seja possível uma captura de valores entre os entes privados e públicos. É uma formatação muito interessante para a implantação de um equipamento moderno e com a confiabilidade e a capacidade que Salvador necessita”. Representante da BF Capital, Felipe Guidi disse que “o projeto apresentado é uma iniciativa proativa. O governo busca os investidores antes mesmo da licitação. Essa é uma inovação do Governo da Bahia e atrai os investidores que estão em um momento econômico delicado”. 
 
Programa de mobilidade
 
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, a apresentação é mais uma etapa do Programa de Mobilidade da Região Metropolitana. “O governador Rui Costa recomendou com ênfase a recuperação do transporte de massa no subúrbio. Estamos apresentando uma possibilidade concreta para o investimento privado em um modal que proporcionará maior conforto e segurança de transporte, além de uma demanda garantida que fará com que este modal seja um bom negócio para os empresários”. Martins informou ainda que estão sendo investidos R$ 8 bilhões na região metropolitana, por meio do programa de mobilidade, somando-se metrô, VLT e corredores estruturantes, além do futuro VLT metropolitano, perfazendo um grande complexo de integração metropolitana.
..

Secom Bahia

Deputado Odacy Amorim e ex-vereador Ruy Wanderlei conversam sobre Petrolina

Uma conversa sobre Petrolina e política. Foi assim o encontro ocorrido na última semana entre o deputado estadual e pré-candidato a prefeito, Odacy Amorim, PT, e o ex-vereador e presidente municipal do PEN, professor Ruy Wanderlei. Segundo o ex-vereador, ele e Odacy conversaram sobre a cidade, projetos, sem esquecer a política municipal que este ano terá a disputa eleitoral para prefeito e vereadores.

"Sou muito amigo de Odacy e portanto, temos em comum a busca pelo melhor para Petrolina. Foi esse o tom da nossa conversa", frisou. E apoios futuros à pre-candidatura do deputado¿ Segundo Ruy, o assunto será aprofundado mais adiante. Ruy é conhecido no meio político petrolinense por sempre formar chapas competitivas e vitoriosas para o poder legislativo petrolinense. Um reforço importante para qualquer candidatura majoritária...

Ascom Dep. Odacy Amorim

Julio Lossio reúne imprensa petrolinense em coletiva

O terceiro sábado de 2016 (16/1)  foi o dia escolhido pelo prefeito, Julio Lossio, para reunir a imprensa de Petrolina em uma coletiva. O evento, realizado em um restaurante da cidade, foi o momento do gestor cumprimentar e prestigiar os profissionais que participam ativamente da administração municipal, comunicando sobre temas que envolvem a Prefeitura e  de interesse para a população.  Lossio também respondeu questionamentos feitos pelos comunicadores.

Ao lado do assessor de relações institucionais, Cleber Araujo, e dos secretários de Planejamento, Orçamento e Gestão, Geraldo Junior e das Cidades, Marcelo Cavalcanti, o prefeito respondeu questões sobre infraestrutura, saneamento, regularização fundiária, esporte, cultura e eleições 2016. O chefe do executivo fez também uma avalição do seu governo, que chega ao final este ano...

Thirza Santos Ascom Prefeitura de Petrolina Fotos: Gilson Pereira