RedeGN - Política

Outros Destaques

Política

Política

Ex-prefeito de Caruaru tem direitos políticos suspensos

O ex-prefeito de Caruaru Manoel Teixeira (foto), conhecido com Neguinho Teixeira, teve os direitos políticos suspensos por três anos. Depois de um pedido Ministério Público de Pernambuco, o juiz eleitoral José Fernando Santos, julgou procedente o pedido.

O Ministério Público ofereceu denúncia contra Neguinho Teixeira por suspeita de fraudes em licitações envolvendo uma empresa de ônibus – um contrato teria sido renovado por 15 anos, sem concorrência. Os donos da empresa também são réus no processo, assim como o ex-prefeito de Caruaru Tony Gel, que não compareceu à audiência, realizada em 13 de abril.
 
Manoel Teixeira responde a 11 processos na justiça criminal, entre eles, o de coação de testemunhas. Ele continua preso no Presídio Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, Agreste de Pernambuco. ..

pe360graus Foto: Thomás Alves / TV Asa Branca

Prefeitura de Petrolina promove São João dos idosos

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), promove o São João do Hexa na Mió Idade. O evento será realizado na próxima quinta-feira (17) no Clube do Palmeiras, a partir das 15h. A festa terá a participação dos idosos locados nos Centros de Convivência Mimi Cruz e Vó Pulú, além dos 14 grupos da terceira idade do município, que contemplam mais de 500 idosos de Petrolina. 

Os Centros e Grupos 

Os Centros de Convivência de Petrolina funcionam de segunda a sexta, das 7h às 17h30, onde são desenvolvidas atividades físicas, pedagógicas, cursos, oficinas, além de serem oferecidas refeições e momentos de lazer para os idosos. Os grupos de idosos também funcionam de segunda a sexta, das 14h às 18h e oferecem as mesmas atividades. Vale destacar que a prefeitura ainda mantém professores que realizam atividades educativas, físicas e trabalhos manuais...

Carol Souza Ascom PMP Foto Ilustrativa Humberto Coelho

SERRA RESSALTOU QUESTÕES ÉTICAS E PROVOCOU DILMA

Durante a sua fala, José Serra voltou a condenar a relação do presidente Lula com líderes como Mahmoud Ahmadinejad, do Irã, Evo Morales, da Bolívia, e Hugo Chávez, da Venezuela. Ao se dizer favorável aos direitos humanos, o tucano declarou que “não fica bem elogiar ditadores de todo o canto do planeta”. O candidato a presidente também lembrou o escândalo do mensalão, quando falou do papel da Câmara dos Deputados e do Senado, e censurou o que chamou de “loteamento político”. “O Congresso não pode ser uma arena da compra de votos”, condenou. Para o candidato a presidente, o governo peca também em “atacar sistematicamente os órgãos fiscalizadores, como os tribunais de contas e ministérios públicos”. Por fim, ele conclamou a população a ajudá-lo em sua campanha e provocou a sua principal adversária, Dilma Rousseff (PT). “Não tenho esquemas e patotas corporativistas do meu lado, nem esquadrões de militantes pagos com dinheiro público. Não há nenhum mal entendido com o meu passado. Em toda a minha carreira pública já recebi 80 milhões de votos. Não há democracia sem eleição, como não deve ter governantes sem votos. Eu não comecei ontem”, ressaltou, ao lembrar que já foi prefeito, governador, ministro, deputado, entre outros cargos. ..

BN

Em convenção, Serra compara Lula a Luis XIV, aquele do “Estado sou eu”

Serra compara Lula a Luis XIV, aquele do “Estado sou eu”

 

A citação indireta ao presidente tinha o objetivo de diminuir a importância da grande popularidade de Lula e uma eventual transferência de votos a Dilma. Segundo Serra, a pré-candidata não tem votos próprios e caiu de “paraquedas” nas eleições. “Fui quase tudo: secretário de estado, deputado constituinte, deputado federal, senador, ministro duas vezes, prefeito, governador. Tenho a honra e o orgulho de ter recebido, em minha vida, mais de 80 milhões de votos”, disse.

Serra não poupou críticas ao presidente Lula e à política internacional brasileira. “Não fica bem contiuamente elogiar ditadores de todos os cantos do planeta. Só porque esses ditadores são aliados do partido do governo”, afirmou. Lembrando o mensalão, o pré-candidato disse não acreditar que o poder corrompe os homens, mas sim que os homens corrompem o poder. “Acredito no Congresso Nacional como a principal arena do debate e do entendimento político, da negociação responsável sobre as novas leis, e não como arena de mensalões, compra de votos e de silêncios”...

Politica Livre

Servidores do Poder Judiciário antecipam assembléia

O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud), através da sua presidente Maria José dos Santos Silva resolveu antecipar a assembléia da categoria para a próxima segunda-feira (14). Anteriormente a associação havia anunciado que o próximo encontro para decidir os rumos da greve seria no dia  17/06. Certamente, a aprovação do projeto de Lei 18.460/2009 – que aumentou a jornada de trabalho da categoria e estabeleceu a gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET), bem como, a decretação de que a greve é ilegal, contrariou os serventuários e levou os líderes do movimento a reavaliar as medidas a serem tomadas daqui para frente. Portanto, na próxima segunda às 9h., o Ginásio de Esportes do Sindicato dos Rodoviários onde acontecerá o encontro dos servidores será palco de debates acirrados que decidirão pela continuidade ou não da greve.
  ..

Além da Notícia

COPA DO MUNDO: INGLATERRA E ESTADOS UNIDOS EMPATAM EM 1 A 1

Com gols de Gerrard  para Inglaterra e Clint Dempsey para os Estados Unidos, as duas seleções estrearam com um empate na abertura do grupo C da Copa do Mundo. A nota bisonha do jogo foi o gol norte-americano num frangaço do goleiro Green da Inglaterra. ..

Foto: Globo.com

Aluno de Escola de Petrolina vence 1ª Etapa de concurso do Projeto Terra Vida das escolas Yazigi

Os alunos da Escola Municipal Domingos Sávio participaram do projeto Terra Viva das escolas Yazigi que tem como tema este ano “Biomas do Brasil e a carta da terra”. A participação das crianças se deu através do concurso de desenho/pintura direcionado para alunos de até 10 anos de idade. 

 De acordo com a diretora acadêmica da escola, Cristina Barbosa, a instituição participante terá seu nome divulgado em nível nacional e o desenho do aluno classificado concorrerá com os de outras escolas do país. A criança que vencer o concurso será contemplado com um videogame X-box e uma poupança no valor de 1.500 reais. “O aluno da Escola Domingos Sávio, João Vitor, foi um dos ganhadores da 1ª etapa.Vamos votar e torcer para que ele traga o prêmio para Petrolina”, afirmou. 

Cristina Barbosa salienta que a caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e estará sendo representado no país inteiro através do desenho do aluno vencedor da etapa local e terá desde já divulgação no site nacional da escola, colocando em evidencia não só a escola vencedora como também toda a região do Vale do São Francisco. A campanha vai até novembro de 2010 com a segunda etapa voltada para o público adolescentes e adultos, onde abordará a mesma temática...

Mirela Costa Ascom PMP

Seagri Itinerante Mais Alimentos–Bahia despacha em Paulo Afonso

“Um momento marcante e único para os produtores que desejam apresentar suas solicitações e encontrar possíveis soluções com representantes do Governo do Estado”, afirmou o secretário Estadual da agricultura Eduardo Salles, durante atendimento a mais de 100 representantes das lideranças dos segmentos da caprinovinocultura, pecuária de leite, biodiesel, irrigação, fruticultura e piscicultura, no Centro de Formação de Profissionais de Paulo Afonso na Chesf, durante a Seagri Itinerante Mais Alimentos-Bahia ontem.

Os líderes das cadeias produtivas reuniram-se em grupos para sinalizar os principais problemas da região com os técnicos da Seagri e órgãos vinculados, como Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA),Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Bahia Pesca e as superintendências da Agricultura Familiar, Política do Agronegócio, da Irrigação e Desenvolvimento Agropecuário...

Fonte: Seagri Foto: Heckel Junior

HERALDO ROCHA: TRÁFICO E FALTA DE OPORTUNIDADES AMEAÇAM JOVENS BAIANOS

No governo de Jaques Wagner, o tráfico de drogas é a ocupação mais próxima dos jovens que moram nas áreas carentes da cidade. Essa história de atribuir tudo a uma suposta herança maldita já virou piada. Transformou-se na melhor desculpa do governo para não admitir erros e fugir da responsabilidade que lhe cabe”, disse o deputado estadual Heraldo Rocha sobre o aumento de 930%, nos últimos três anos, no número de jovens envolvidos com a venda de substâncias ilícitas. Os dados, apresentados em matéria do jornal A Tarde de ontem (11/06), são da Delegacia do Adolescente e Infrator (DAI).

Para Heraldo Rocha, a ineficácia do programa de combate ao tráfico de drogas e a falta de esforço do governo atual no sentido de trazer empresas para a Bahia, gerando empregos para os jovens, vêm alargando as chances dos adolescentes serem tragados pelo crime organizado.

“A oportunidade que esse governo dá aos jovens é o ingresso no tráfico de drogas. Faltam políticas públicas voltadas para essa parcela da população”, disparou. De acordo com os dados da DAI, os números de apreensões de adolescentes usuários também cresceram entre 2006 e 2009. O salto foi de 661%...

Chapéu, Teatro e Cinema – Arte para toda parte

O Programa Chapéu de Palha Educação Levará ao Teatro e ao Cinema em torno de 5.000 trabalhadores rurais da Fruticultura Irrigada. O Objetivo do Projeto “Chapéu de Palha no Teatro e no Cinema” é proporcionar o acesso à cultura através de obras importantes do escritor Ariano Suassuna “O Santo e a Porca” no Teatro e “O Auto da Compadecida” no “Escurinho do Cinema”.

Parcela significativa de brasileiros nunca foi ao teatro e ao cinema. Tal realidade motivou o Governo do Estado de Pernambuco a incluir os trabalhadores rurais no contexto da arte-cultura. Com a apropriação dessas obras, os alunos levarão para suas salas de aula, os Círculos de Educação e Cultura, elementos para debater a cidadania, uma vez que os temas das obras de Ariano Suassuna suscitam a formulação de conceitos inerentes à cidadania. “A Cultura é um direito”, destaca a Professora Anete Ferraz, gestora da GRE, que acredita que o Chapéu de Palha Educação vem transformando nossa região numa potência social e humana.

“O santo e a Porca” será encenada no Teatro do SECS, nos dias 13, 18, 19 e 20/06, pelo TPA (Teatro Popular de Arte), cujo trabalho já é reconhecido em todo o país. “O Escurinho do Cinema” acontecerá em Lagoa Grande e nas comunidades rurais, com exibições em telões, nos dias 14, 16, 18 e 20/06. ..

Com informações de Socorro Lacerda Coordenadora do CHAPÉU EDUCAÇÃO Foto Ilustrativa

COPA DO MUNDO: ARGENTINA VENCE A NIGÉRIA POR 1 A 0

Argentina venceu o primeiro jogo da Copa contra a Nigéria por 1 a 0, gol de cabeça do zagueiro Heinze, pelo grupo B.

Logo mais, às 15 e 30, tem Inglaterra e Estados Unidos pelo Grupo C...

Foto: Globo.com

ROYALTIES: SAIBA QUANTO CADA CIDADE RECEBERÁ

Itapicuru, um das cidades mais pobres da Bahia, poderá receber R$ 1,5 milhões em 2011

Com a aprovação da Emenda Pedro Simon, que prevê a distribuição igualitária dos royalties, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) elaborou novas tabelas que mostram quanto cada município da Bahia deverá receber caso a proposta seja sancionada. O projeto, aprovada pelo Senado na quinta-feira (11), diz que os recursos serão distribuídos de acordo com os critérios dos fundos de Participação do Estado (FPE) e dos Municípios (FPM), e garante o ressarcimento, por meio da União, de diferenças na redução dos valores repassados atualmente. Confira (aqui) quanto cada cidade baiana receberá...

BN Foto: Google

Vistoria das barracas que comercializam fogos de artifício

A Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (SEIHASP) juntamente com o Corpo de Bombeiros vão realizar na manhã desta segunda-feira (14), a partir das 9h, uma vistoria nas barracas que comercializam fogos de artifício no Loteamento Trade Center, BR 407, bairro João XXIII. Durante a inspeção, os fiscais de postura e bombeiros irão verificar se os locais atendem as determinações de segurança necessária para a comercialização de fogos de artifício.
 
  ..

TSE isenta Lula e Dilma por discurso no Dia do Trabalhador

Em julgamento realizado no início da noite de ontem, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Joelson Dias, mandou arquivar a representação do DEM que acusa Lula, Dilma e o Paulinho da Força de terem realizado campanha eleitoral antecipada em evento do Dia do Trabalhador. Na representação, o partido também pede aplicação de multa contra a Força Sindical e a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), o que também foi negado por Dias. Na acusação apresentada ao TSE, o DEM alega que Lula tentou persuadir o público presente a votar em Dilma nas próximas eleições. ..

Política Livre

MORRE EM SALVADOR, O PROFESSOR INÁCIO RODRIGUES

Faleceu às duas e meia da madrugada deste sábado (12) em Salvador, o professor de Educação Física Inácio Rodrigues. O corpo chega a Juazeiro por volta das 13 horas e será velado no espaço do SAF.

O sepultamento ocorrerá amanhã pela manhã...

COPA DO MUNDO: CORÉIA VENCE A GRÉCIA POR 2 A 0 PELO GRUPO B

Com gols de Jung Soo e Torosidis, um em cada tempo de jogo, a Coréia do Sul venceu a Grécia por 2 a 0, na abertura do grupo B da Copa do Mundo.

Daqui a pouco pelo mesmo grupo, a Argentina estréia contra a Nigéria...

Foto: Globo.com

ESPAÇO DO LEITOR: MAURÍCIO DIAS SAI EM DEFESA DA ZONA RURAL DE JUAZEIRO

Fui informado por algumas pessoas do interior do nosso município e também pelo meu irmão Lula Cordeiro que, Juazeiro está fora da operação carro-pipa do governo federal, através do Batalhão do Exército 72 BI, sediado em Petrolina. No entanto, 23 municípios de Pernambuco serão atendidos com esta referida operação que visa amenizar os efeitos da seca no semi-árido.

Todos os políticos de Juazeiro devem reagir imediatamente a esta inexplicável, inaceitável, injusta e absurda exclusão do nosso município, principalmente os deputados federais e o suplente de deputado federal Joseph Bandeira ligado diretamente a Codevasf e ao governo federal. O prefeito, vereadores e deputados estaduais e também o povo em geral, todos nós precisamos nos manifestar para cobrar explicações e impedir que o interior de juazeiro sofra ainda mais com os terríveis efeitos da seca.

Espero não ser ignorado com o meu gesto, que objetiva exclusivamente exercer um pouco o papel de cidadão brasileiro e de Juazeiro...

Seihasp inicia monitoramento para melhoria da coleta de lixo domiciliar

A coleta de lixo domiciliar é gerenciada pela Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços (Seihasp) e acontece nas localidades do interior e nos bairros da sede de Juazeiro. Em 2009 o serviço passou a ser executado no interior, pela primeira vez, com o auxílio de um caminhão compactador. No perímetro urbano, a coleta acontece de segunda a domingo, mas em alguns bairros o serviço é executado em dias alternados como informou o diretor de Serviços Públicos da Seihasp, Péricles João. 

“A coleta de lixo domiciliar é realizada por duas empresas que atendem todos os bairros da cidade, alguns deles em dias alternados. O serviço está normalizado tanto na cidade quanto no interior e, juntamente com outras ações da secretaria como varrição e capina, mantém a limpeza da cidade”, disse Péricles. 

Para verificar as demandas de cada bairro e avaliar possíveis mudanças no sistema de coleta domiciliar, a Seihasp e as empresas Locar e Sanepav vão iniciar a partir da próxima semana um monitoramento do serviço realizado em toda a cidade. “A partir do monitoramente será possível verificar as necessidades de cada local, como o serviço está sendo realizado e as mudanças para a melhoria dos trabalhos. Após a análise será definido um sistema de coleta domiciliar mais específico para atender cada bairro”, informou o diretor de Serviços Públicos...

DEM oficializa candidatura de Souto

O Partido Democratas (DEM) oficializa a candidatura de Paulo Souto, ao governo da Bahia, que terá como vice o ex-prefeito de Guanambi, Nilo Coelho (PSDB), na manhã deste sábado (12/06). A convenção do DEM baiano acontece em dois momentos. O primeiro é um ato formal, agora às 8 horas, na sede do partido (Av. Professor Magalhães Neto, 1856 - Ed. TK Tower – 17º andar –Pituba), onde a lista para votação dos delegados será aberta, e o segundo acontece conjuntamente com a convenção nacional do PSDB, no Clube Espanhol. Após homologar a candidatura, o ex-governador segue para Ondina, onde se encontra com lideranças de todo o estado. “A festa será conjunta, entre democratas e tucanos. Será uma grande mobilização dos dois partidos aliados”, comenta Souto. O DEM transmitirá ao vivo a participação do ex-governador na convenção nacional que homologará a candidatura à Presidência da República de José Serra. A expectativa é que mais de seis mil pessoas, entre democratas, tucanos e simpatizantes de todo o País participem da convenção nacional do PSDB. ..

REPÓRTER DE PETROLINA É AGRACIADO COM A MEDALHA PERNAMBUCANA DO MÉRITO POLICIAL MILITAR

O repórter policial Evanilson Souza Barbosa, popular Cancãozinho, da Petrolina FM, será agraciado no próximo dia 14, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Estado de Pernambuco com a MEDALHA PERNAMBUCANA DO MÉRITO POLICIAL MILITAR, em reconhecimento aos serviços prestados ao povo de Pernambuco e à Polícia Militar de Pernambuco.

A honraria foi uma indicação do comando geral da Polícia Militar de Pernambuco, acolhida pelo governador Eduardo Henrique Accioly Campos.

Parabéns ao colega radialista e votos de muito sucesso.  ..

Professores da Uneb entram em greve por tempo indeterminado

Os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) entraram em greve por tempo indeterminado nesta sexta-feira, 11. As outras universidades estaduais (Uesf, Uesc e Uesb) encontram-se em estado de greve e farão assembleia para decidir se aderem ao movimento iniciado pela Uneb, de acordo com Abraão Félix, integrante do Comando de Greve da unidade. Os docentes querem que o governo abra a mesa de negociação e alegam que já tiveram encontros com representantes da Secretaria de Educação do Estado, mas que a conversação não foi iniciada de fato. "O que queremos é negociar. A pauta foi protocolada no ano passado e o governo propõe que a gente só comece isso (negociar) em 10 de novembro. Para a pauta que já foi entregue (à mesa de negociação), já deveria ter acontecido", diz Abraão Félix. ..

A Tarde

AMIGOS HOMENAGEIAM JOSEPH BANDEIRA

O suplente de deputado federal Joseph Bandeira (PT), será homenageado pelos amigos e amigas de Juazeiro com um jantar ao som de música, voz e violão neste sábado, às 20 horas, na chácara Boungaville.

Além de homenageado, Bandeira que é advogado, professor, cantor, músico e poeta, dividirá o palco com amigos e convidados...