RedeGN - Política

Outros Destaques

Política

Política

JORGE KHOURY PARTICIPA DOS FESTEJOS JUNINOS DE UAUÁ E JAGUARARI

O deputado federal Jorge Khoury (DEM/BA) participou ontem(22), das festividades do novenário de São João Batista, no município de Uauá. Khoury foi recebido pelo vice-prefeito do município, Péricles Cardoso (Pepé) e lideranças políticas locais. O deputado participou da missa em homenagem aos vaqueiros e do desfile, que percorreu as principais ruas da cidade até o parque de vaquejadas. Para JK “a profissão do vaqueiro deve ser reconhecida pela árdua luta diária que o torna um exemplo mais digno do povo sertanejo”, disse.

Khoury segue agenda de visitas a diversos municípios baianos durante os festejos juninos. O deputado esteve presente em Nova Ibiá, Gandu, Tancredo Neves, Wenceslau Guimarães e Monte Santo e à noite esteve no município de Jaguarari, participando ao lado de amigos e correligionários políticos da abertura oficial do São João da cidade. ..

Prefeitura inicia obras da Santa Casa para implantação do Centro de Especialidades Médicas

A equipe do Núcleo de Manutenção e Patrimônio da Secretaria de Saúde de Juazeiro começou as obras de recuperação da Santa Casa de Misericórdia. O prédio será totalmente reformado para implantação do Centro de Especialidades Médicas, que funcionará em breve com ampliação dos serviços da Policlínica, em espaços maiores e com mais cinco serviços, além das 24 especialidades já existentes. O Centro de Especialidades quando inaugurado vai disponibilizar atendimentos da Clínica da Dor, tratamentos para idosos e portadores de doenças crônicas, salas cirúrgicas e cuidados direcionados à saúde do homem. 

A Santa Casa será reaberta com a instalação da Clínica da Dor, objetivando tratar os pacientes com dores crônicas causadas por artroses, reumatismo, problemas de coluna, dentre outros. O serviço vai disponibilizar de médicos, fisioterapeutas, acunputuristas e enfermeiros. Ainda no Centro de Especialidades Médicas, um ambulatório para prevenção e tratamento do pé diabético (procedimento utilizado em pacientes portadores de diabetes) vai prestar atendimento à população.  ..

Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU

Parceria entre Blog e Juazeiro Gás Butano vai premiar seguidores com 01 ano de gás grátis

Uma parceria entre a Juazeiro gás Butano e o Blog do Geraldo José vai premiar seguidores do Blog com 01 ano de gás grátis. A Juazeiro gás, distribuidora do Gás Butano em Juazeiro e Petrolina e em outras cidades da região, realiza uma intensa campanha de valorização da sua clientela e resolveu incluir na promoção os seguidores do Blog do Geraldo José.

Para participar da promoção basta clicar no banner da Juazeiro Gás, na coluna de anunciantes, á direita, e se cadastrar no site. Os sorteios serão realizados a partir de Julho,mês de aniversário da cidade de Juazeiro. Os ganhadores vão receber gás durante 01 ano, na própria residência, devidamente instalado e sem nenhum custo.  Consulte o regulamento e cadastre-se no seguinte endereço:www.juazeirogasbutano.com ..

Sedes assina novos convênios para construção de cisternas no semiárido

Mais 94 mil pessoas de 110 municípios localizados no semiárido baiano terão acesso à água a partir de dez novos convênios do Projeto Água e Cidadania - Programa Água Para Todos, que serão assinados na próxima segunda-feira (28), às 9h, no Hotel Fiesta (Itaigara).

Para esta ação, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), vai disponibilizar recursos da ordem de R$ 42,4 milhões para a construção de 18.720 cisternas destinadas ao consumo humano e 1.230 cisternas destinadas à produção agrícola.

Além da assinatura dos novos convênios, a solenidade vai servir também para comemorar mais de 12 mil cisternas construídas no convênio 285/07, firmado entre a Sedes e o MDS e executado pela sociedade civil, por intermédio da Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA...

Foto Ilustrativa Google

Trade Turístico do Vale lança novo folder publicitário

A Rota do Vinho - Vale do São Francisco acaba de ganhar um forte aliado para a divulgação dos seus atrativos e potenciais turísticos naturais. Foi lançado recentemente, com o apoio da Unidade de Negócios do Sebrae Sertão do São Francisco, um folder publicitário, apresentando os roteiros Histórico-Cultural, Gastronômico, das Águas, do Vinho, das Ilhas e da Caatinga. Recheado de bonitas fotos e expressivos textos, a mais nova ferramenta publicitária do turismo no Vale é um verdadeiro mergulho nas águas calmas do rio São Francisco, tendo como pano de fundo o pôr do sol, um bom vinho e as delícias gastronômicas deste destino, que já é uma opção consolidada no mapa turístico nacional.

Segundo o coordenador da Unidade de Negócios do Sebrae Sertão do São Francisco, Sebastião Amorim, o folder da Rota do Vinho - Vale do São Francisco reúne todas as informações numa só peça e vai potencializar a divulgação dos roteiros turísticos oferecidos na região, auxiliando também com informações úteis de hotéis, instituições, empresas de turismo e restaurantes. “A CLAS Comunicação & Marketing, compreendeu muito bem a nossa proposta, que é a de atrair o maior número de visitantes para o Vale, produzindo um folder completo, com fotos e textos de excelente qualidade, que realmente seduzem a quem lê. Motivando-os a uma visita à nossa região”.

Foram confeccionados 10 mil exemplares, que vão ser divulgados em diversos eventos no Brasil e no exterior. Nivaldo Carvalho, presidente da Associação Integrada de Turismo na Ride – ASSITUR acredita que o crescimento de visitantes após a divulgação deste material irá aumentar consideravelmente. “Todo turista quer estar bem informado sobre a cidade que vai conhecer e a intenção da criação do folder foi exatamente essa, informar e principalmente, mostrar tudo o que temos de melhor, seduzindo os nossos visitantes. E conseguimos. Temos um material de excelente qualidade para trabalharmos Brasil e mundo afora”...

Dom Luiz Cappio participa de encontro com Paulo Souto em Barra

A falta de um projeto de governo para o desenvolvimento da região do Semi-árido, na faixa entre a Chapada Diamantina e o Vale do São Francisco, foi destacada pelo bispo Dom Luiz Cappio, durante o encontro do candidato democrata ao governo estadual, Paulo Souto, com lideranças regionais e a comunidade de Barra, no Oeste baiano. Realizado na última segunda-feira (21/06), no Centro Diocesano de Formação, em Barra, o evento organizado pelo ex-prefeito de Buritirama, Adival Viana, contou também com a presença do candidato democrata ao Senado, José Ronaldo, e do presidente estadual do PSDB, Antonio Imbassahy, além do prefeito de São Desidério, Zito Barbosa, do vice de Ibotirama, Roberval Alves, do ex-prefeito de Santa Rita de Cássia, Zé de Aragão, e do vereador de Barra, Moacir Cavalcante. 

Para Dom Cappio, a região compreendida entre a Chapada Diamantina e o Vale do São Francisco, no Semi-árido, nunca foi contemplada com um projeto governamental de desenvolvimento que explorasse as potencialidades locais. “Alguns políticos só se preocuparam com aspectos pontuais. Nada que realmente promovesse o desenvolvimento sustentável da região”, disse. ..

SESC PETROLINA FUNCIONA COMO POSTO DE ARRECADAÇÃO PARA VÍTIMAS DAS CHUVAS EM PERNAMBUCO

Informações do Gerente Hednilson Bezerra a Unidade Executiva do SESC Petrolina, de acordo com solicitação do Presidente do Sistema Fecomércio SENAC SESC, Josias Albuquerque, está funcionando como Posto de Arrecadação de donativos (roupas, calçados, alimentos não perecíveis, água mineral e cobertores) para as vítimas das enchentes que atingiram o Estado de Pernambuco. As doações podem ser entregues na Central de Atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h.

Solidários com a situação de calamidade que aflige os cidadãos da Zona da Mata e Agreste pernambucanos, Hednilson reforça o apoio e engajamento da população san-franciscan nesta campanha.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3866 7455, 9938 9449 ou e.mail hsilva@sescpe.com.br...

Presidente da Câmara sai em defesa de dirigente sindical

O vereador e presidente do Legislativo Municipal Crisóstomo Lima (PCdoB) usou a tribuna na sessão ordinária desta terça-feira (22) para sair em defesa do funcionário da Coelba e diretor do Sinergia Gabriel Arcanjo de Souza, que recebeu suspensão de cinco dias por defender a população consumidora quando das reclamações pelo aumento abusivo nas contas de energia.

“O sindicato dá todas as garantias a Gabriel, mas não é interessante que depois de trinta anos de empresa ele venha a ter essa punição em seu currículo, exatamente por defender a população. Peço a todos os sindicatos que saiam em defesa deste grande operário, porque amanhã pode acontecer com qualquer um de vocês”, alertou o vereador do Partido Comunista do Brasil.

Zó ainda informou que documento em favor de Gabriel Arcanjo já está circulando na cidade e cópias deverão ser encaminhadas à direção da empresa, do Sinergia e outras entidades de Juazeiro e da Bahia...

Câmara de Juazeiro aprova Plano Municipal de Educação

Durante a sessão ordinária de terça-feira, 22 de junho, a Câmara de Juazeiro aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 2.697/2010, de autoria do Executivo, que cria o Plano Municipal de Educação e que norteará o setor pelos próximos 10 anos.

Na mesma sessão foi aprovado o Projeto de Lei nº 2.696/2010, de autoria do Executivo, que amplia de 10 para 28 o número de membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, o que eleva a representatividade do órgão.

Também foi aprovado o Projeto de Lei Complementar nº004/2010, de autoria do Executivo, que regulamenta o tratamento diferenciado a micros e pequenas empresas, conforme legislação federal. De autoria do vereador José Carlos Medeiros (PV) foi aprovado o Projeto de Lei nº 2.705/2010, que institui no âmbito do município de Juazeiro, a política de inclusão da pessoa com deficiência no quadro funcional, com vistas, sobretudo, a assegurar vagas para deficientes no serviço público municipal, conforme determina a Constituição Federal...

Ascom CMJ

Reminiscência...

Foto do Grande Hotel de Juazeiro que no mês de abril de 1978, sediou a Vigésima Primeira Convenção Internacional do Rotary. ..

WAGNER COMEMORA RECORDE DE EMPREGOS EM MAIO

A geração recorde de 16.301 novos postos de trabalho com carteira assinada no mês de maio é o destaque do programa Conversa com o Governador desta semana. No acumulado do ano, a Bahia tem um saldo de 57.629 novos empregos, melhor resultado da Região Nordeste. Wagner fala também da visita, na segunda-feira (21), à cidade de Serrinha, para o início do funcionamento da escola de educação científica do Semi-Árido, concebida nos moldes do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS) para ensinar os alunos por meio de conceitos e práticas básicas da ciência moderna. O Centro de Educação Científica tem capacidade para atender 400 alunos, num investimento de R$ 5 milhões. A maior festa regional do Nordeste também mereceu destaque do governador ao lembrar que o São João foi levado aos palcos de outros estados, com o objetivo de atrair para a Bahia, turistas no período de junho, considerado a baixa estação. ..

BN

Câmara de Juazeiro aprova projetos com emendas que beneficiam os servidores municipais

A Câmara de Vereadores de Juazeiro aprovou por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira, 22 de junho, três projetos oriundos do Executivo, que receberam emendas acordadas pelas bancadas de situação e oposição, beneficiando os servidores municipais com gratificações: - Projeto de Lei 2.698/2010, estrutura a gratificação de produtividade para fiscais de obras, posturas, transportes e vigilância sanitária.

Com as emendas dos vereadores ficou definido, entre outros pontos, que haverá negociação anual das gratificações, aplicação de reajuste sempre em 1º de maio e ações precedidas de ordens de serviço. - Projeto de Lei nº 2.699/2010, estrutura a Gratificação de Regime Especial de Trabalho (GRET), para agentes de trânsito, e com as emendas também fica garantida a negociação anual e o fornecimento gratuito de uniformes pela municipalidade, sem logomarca da administração. - Projeto de Lei nº 2.700/2010, concede gratificação de risco de vida para guardas municipais, e com a emenda aditiva dos vereadores, prevê 15% de ganho salarial, para aqueles habilitados ao porte legal de armas de fogo...

Ascom CMJ

Mototaxistas são vistoriados em Juazeiro

A Secretaria de Defesa Social através da Gerência de Transportes deu inicio nesta segunda-feira (21) ao processo de vistoria dos mototaxistas da cidade. Ao todo, 540 profissionais são cadastrados em Juazeiro e precisam passar pela verificação que deve durar 15 dias.

Durante a vistoria serão conferidos itens de segurança da motocicleta e documentação do condutor. “Esse trabalho de fiscalização tem o objetivo de trazer cada vez mais benefícios para a comunidade e nossa intenção é também incentivar a população a utilizar apenas os prestadores de serviço aprovados e com selo de inspeção”, ressaltou o gerente de Transportes, Jorge Queiroz.

Os mototaxistas que forem aprovados na vistoria realizada pela SDS receberão um selo provisório e serão encaminhados para um treinamento a ser realizado pelo município e após essa capacitação receberão o selo definitivo para atuarem na cidade. Para a fiscalização, os profissionais devem comparecer a sede da SDS a Rua Oscar Ribeiro, das 8h às 17h. ..

Câmara do DF cassa deputada da bolsa por participação no mensalão do DEM

A deputada distrital Eurides Brito (PMDB), filmada colocando dinheiro na bolsa, foi cassada nesta terça-feira pela Câmara Legislativa do Distrito Federal por quebra de decoro parlamentar. Por 16 votos a 3, os deputados distritais entenderam que o vídeo em que aparece recebendo pacotes de dinheiro do delator do mensalão do DEM, Durval Barbosa, comprova a participação da deputada no esquema. Outros quatro deputados se abstiveram e um não participou da sessão ..

Folha de São Paulo

SINDICATOS CONVOCAM PARALISAÇÃO DIAS 29 E 30, EM JUAZEIRO

O SINTRAB/SAÚDE-Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Município de Juazeiro, SINSERP- Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, SINTASE- Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias e a Associação dos Guardas Municipais, em assembléia geral extraordinária realizada no último dia 15, decidiram deflagrar paralisação das suas atividades nos dias 29 e 30 de Junho, com concentração na Praça Antonílio da França Cardoso, em frente ao Banco do Brasil, área central da cidade.

Os sindicatos informam que 30% dos servidores permanecerão trabalhando garantindo os serviços essenciais, como determina a lei. ..

SOTEROPOLITANO É O QUE MAIS ‘ENCHE A CARA’

Os brasileiros têm fumado menos, bebido mais e ficado mais gordos. As três conclusões estão em uma pesquisa do Ministério da Saúde, realizada em todas as capitais do país por telefone. Ao todo, foram 54 mil conversas registradas. O estudo constatou que a proporção de brasileiros que abusam da bebida cresceu de 16,2%, em 2006, para 18,9% em 2009. A capital em que mais gente consome álcool em excesso é Salvador (25,6%). Em relação a obesidade, em 2009 a proporção de adultos com excesso de peso alcançou quase a metade da população: 46,6%. Em 2006, esse percentual era de 42,7%. No caso dos fumantes, a pesquisa revelou que, de 2006 a 2009, o percentual de pessoas com o problema caiu de 16,2% para 15,5%, o que consolida uma tendência que vem desde a década de 1990. Informações da Folha. ..

BN

Entrega de certificados do Brasil Alfabetizado é marcada pela emoção

Com muita emoção e entusiasmo, dezenas de jovens, adultos e idosos, receberam na manhã desta terça-feira (22), os certificados de conclusão do programa Brasil Alfabetizado. A solenidade aconteceu no auditório do Colégio Municipal Paulo VI, e contou com a representatividade de 30 núcleos do município. Ao todo 400 alfabetizadores, e 4 mil pessoas compõem o programa etapa 2009 / 2010, que tem como objetivo abrir uma porta de acesso à cidadania  e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade, através da alfabetização. O Brasil Alfabetizado  é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios, que recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Em Juazeiro é coordenado pela Secretaria de Educação (SEDUC).

A senhora Adélia da Silva, garantiu que sua vida mudou depois da experiência. Antes a aposentada que tinha suas atribuições limitadas aos afazeres domésticos e ao lazer da conversa com os vizinhos, hoje pensa até em aprender outras línguas e viajar para fora do país. “É muito importante poder pegar uma caneta e assinar o próprio nome. Poder ler um anúncio, um documento de identidade, jornal ou revista. Começamos pelo português e quero aprender inglês e francês para poder conhecer outros lugares. Vou continuar estudando e quem sabe até fazer faculdade. Tenho fé que ainda vou vivenciar muitos outros momentos como esse”, relatou...

Estudantes de Jornalismo em Juazeiro realizam a cobertura das festas juninas de cidades do norte da Bahia para TVE

Nesta terça-feira (22/06), estudantes do curso de Comunicação Social habilitação Jornalismo em Multimeios, da Universidade do Estado da Bahia, estarão no município de Jaguarari-Ba para realizar uma série de telereportagens sobre o São João. A cobertura faz parte de um projeto do Sistema Baiano de Televisão Pública (SBTV) em parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativada Bahia (IRDEB)/TVE, UNEB e outras instituições do estado. As telereportagens serão transmitidas na TV Educativa e abordarão as manifestações culturais, tradições e a religiosidade presente no período de São João nas cidades de Uauá, Senhor do Bonfim e manifestações culturais do período junino em Juazeiro-BA.

Segundo a professora e coordenadora do projeto de extensão Programa Experimentais de Televisão, Fabíola Moura, a veiculação das telereportagens dos estudantes de Jornalismo numa emissora pública é uma iniciativa inédita e servirá para a conquista de outras parcerias. “Estamos realizando uma produção pioneira, a Universidade do Estado da Bahia e o curso de Jornalismo nunca participaram de nenhuma cobertura institucional e agora faremos, durante duas semanas, as matérias do São João de quatro municípios para transmissão na TVE. Será um excelente aprendizado”, explica Fabíola Moura.

Para a estudante de jornalismo e produtora da série Klébia Muricy, o projeto com o IDERB é uma grande oportunidade para os estudantes exercitarem as técnicas audiovisuais, desenvolver mais projetos e almejar novas parcerias. “Esta cobertura da festa junina será o primeiro passo para outros trabalhos que vão surgir. Uma forma de atrair estudantes para os projetos e colocar em prática o que se aprende em sala de aula”, afirma Klébia.

Na equipe do projeto de extensão, participam o monitor do projeto João Barbosa, Klébia Muricy e as colaboradoras Adzamara Amaral e Celane Rosa, todos quatro estudantes do curso de Jornalismo em Multimeios, do Departamento de Ciências Humanas, Campus III...

Por Juliane Peixinho, da Agência MultiCiência

Senhor do Bonfim elege rainha e abre o São João oficialmente nesta terça-feira (22)

Domingo (20), aconteceu a última rodada do São João nos bairros na Gamboa, fechando esse importante circuito dos festejos juninos em Senhor do Bonfim. A atração cultural e o concurso da Rainha obtiveram atenção da praça. Depois da coleta e soma dos pontos do corpo de Jurados (Alzeneide e Simone entre eles), a bela Luciana Macedo (Nana) representando a Olaria conseguiu somar 113,5 pontos, ficando com a vitória e a coroa de Rainha do São João 2010.

A partir desta terça-feira, a programação ocorrerá no arraiá da Tapera com as seguintes atrações:..

Fonte: PM Senhor do Bonfim Foto: Wilson Bahia (Cinco Mil)

COM IMPOSTOS, ENERGIA PARA INDÚSTRIA SOBE 189%

Considerada uma das mais altas do mundo, a tarifa de energia elétrica no Brasil oferece impacto direto sobre o setor industrial. De 2001 a 2009, o preço do megawatt/hora (MW/h) para as indústrias cresceu 189%, passando de R$ 82 para R$ 237. Encargos e tributos não entram nessa conta, mas significam o peso maior na tarifa. ..

BN

DOIS EX-GESTORES DE SENTO-SÉ INTEGRAM LISTA DOS INELEGÍVEIS DO TCU

Na lista dos inelegíveis do Tribunal de Contas da União (TCU) divulgada ontem (21/06) com os nomes dos agentes públicos que tiveram as contas julgadas irregulares pelo mesmo, o Município de Sento-Sé tem dois dos seus ex-gestores. O Ex-Prefeito JUVENILSON PASSOS DOS SANTOS, que governou em dois mandatos (2001-2004 e 2005 a 2008) e o Ex-Prefeito JOAQUIM DOMINGOS DA SILVA (Quinzinho), pai do ex-vereador e Presidente da Câmara Municipal de Sento-Sé Rosalvo de Almeida Silva, que governou o Município nos anos de 1984 a 1988.

JUVENILSON PASSOS DOS SANTOS 621.374.685-49

Deliberação: Acórdão 4181/2008-2ª CÂMARA registrado na Ata 37/2008, em sessão de 14/10/2008..

PETROLINA E JUAZEIRO ENTRE AS 50 CIDADES QUE MAIS GERARAM EMPREGO NO PAÍS

A criação de vagas de emprego formais no país bateu recorde no mês de maio, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados na segunda-feira (21) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Foram 298 mil postos de trabalho com carteira assinada, o maior para um mês de maio desde o início da série histórica, em 1992.

Petrolina e Juazeiro estão na lista das 50 cidades que mais geraram emprego em maio. Entre os municípios, 18 são capitais. Nas dez primeiras colocações, a única cidade que não é capital é Campos dos Goytacazes (RJ)...

G1 Colaboração Carlos Maurício Dias Cordeiro (Mauriçola) Foto Google