RedeGN - Política

Outros Destaques

Política

Política

Postos de saúde e outras unidades da Rede têm serviços interrompidos no feriado de São João

Devido ao feriado de São João, a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) informa que as Unidades de Saúde da Família (USF) e demais unidades que fazem parte da Rede Municipal de Saúde, como as Farmácias Populares e da Família, a Vigilância Sanitária e Epidemiológica, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Informações de DST, HIV e AIDS de Juazeiro (CIDHA), Policlínica, Laboratório Central (LACEN) terão o serviço interrompido nesta quinta-feira (24). Os postos de saúde, apenas da zona urbana, e as outras unidades funcionarão somente das 7h às 10h30, nesta sexta-feira (25). Os casos de urgência estarão sendo atendidos pela Rede Hospitalar da cidade e pelo SAMU/192, com serviço 24 horas. A Rede Municipal volta à atividade normalmente nesta segunda-feira (28/06). ..

Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU

Jovens poderão ser deputados por uma semana

A Câmara dos Deputados abre inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro, que será realizado entre 8 e 12 de novembro. Em sua sétima edição, o evento apresenta como tema "O Jovem e o Mercado de Trabalho". O programa permitirá que 78 estudantes de escolas públicas e particulares de todo o País conheçam e vivenciem a rotina dos trabalhos legislativos na Câmara, despertando uma reflexão sobre a representação política. Para participar, é necessário ter entre 16 e 22 anos e estar matriculado e frequentando regularmente o terceiro ano do ensino médio. 

O interessado deverá preencher uma ficha de inscrição, criar um projeto de lei e entregá-los na escola onde estuda. As propostas, que deverão ser encaminhadas às Secretarias Estatuais de Educação até 20 de agosto, devem tratar de temas nas áreas de agricultura e meio ambiente; saúde e segurança Pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação, cultura, esporte e turismo. A lista com os selecionados será divulgada em 4 de outubro, na página do Parlamento Jovem.
 
Primeiro emprego

Representante do Espírito Santo no Parlamento Jovem 2009, Leandro Ferreira, de 17 anos, conta que a participação no projeto o ajudou a conseguir seu primeiro emprego e foi primordial na escolha da profissão que pretende seguir: Direito. teve aprovado seu projeto que propõe a substituição de copo descartável por canecas personalizadas em todas as repartições públicas do País. O programa ainda lhe proporcionou conhecer a Capital. "Brasília é uma cidade planejada, diferente de todas as outras", lembra.
..

Assinatura de termo de desapropriação beneficia a comunidade do cacheado em Petrolina

Dia passado (23), o prefeito Júlio Lóssio (PMDB) assinou o termo de desapropriação consensual dos terrenos da comunidade do Cacheado II. Além de secretários municipais, vereadores e líderes comunitários, a solenidade contou com a presença de moradores da localidade. A ação dá início a escrituração de casas e a urbanização do bairro. Para a presidente do centro comunitário do bairro Cacheado II, Marileide Araújo, o dia de hoje foi importante por representar uma vitória para a comunidade. De acordo com o secretário de planejamento, Geraldo Júnior, a ação foi o resultado de um processo que durou um ano. “Ao longo desses meses conseguimos avançar para este formato para contemplar a comunidade”, disse. O secretário disse ainda estar criando condições para urbanizar efetivamente o bairro. “Hoje nós demos o primeiro passo, pois antes não existia passo nenhum”, enfatiza. O prefeito Júlio Lóssio explicou que no ano passado solicitou recursos para a comunidade do Cacheado junto ao Ministério das Cidades, e o entrave para o destino destes recursos foram as escrituras dos terrenos. A verba havia sido destinada ao bairro Pedra Linda. Por fim, o prefeito afirmou que a construção das novas moradias irá ocupar uma área de três hectares, que inicialmente possibilita a edificação de 150 unidades. ..

Raoni Santos Ascom PMP Foto: Joselito Tavares

Pesquisa CNI/Ibope mostra Dilma à frente de Serra pela 1ª vez na disputa eleitoral

Pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), divulgada nesta quarta-feira (23), coloca a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, à frente do adversário do PSDB, José Serra, com 40% das intenções de voto, contra 35% do tucano. Já a candidata do PV, Marina Silva, continua isolada na terceira colocação, com 9% da preferência do eleitorado. 

Essa foi a primeira vez que a ex-ministra da Casa Civil apareceu na liderança da pesquisa, sem que o índice se configurasse como um empate técnico com o ex-governador de São Paulo - a margem de erro é de dois pontos. O cenário considera apenas os três principais candidatos na disputa. Em relação ao levantamento anterior da CNI/Ibope, divulgado em março deste ano, Serra caiu três pontos, Dilma subiu sete pontos, e Marina cresceu um ponto...

R7

Reminiscência...

Foto do cantor Márcio Greyck no palco do antigo Cine São Francisco na década de 70. ..

ESPAÇO DO LEITOR (A): FÃ EXTERNA SEU AMOR PELO SÃO JOÃO

Geraldo,

Sou um garoto de cinco anos e fã do São João. As fogueiras, os fogos, as quadrilhas, tudo isso me deixa alegre. Quero desejar um feliz São João para todos os juazeirenses. Também para minha mãe Laura, Toinha, Nalvinha, Jussara, Lulinha, Jorginho e para o meu pai, Baixinho...

Forró da Espora e Missa do Vaqueiro movimentam a Região

Forró da Espora e Missa do Vaqueiro movimentam a cidade neste final de semana. Os vaqueiros e apaixonados pela vaqueirama já se preparam para participar da tradicional Missa do Vaqueiro a ser realizada no próximo domingo (27), no Portal do Rio, orla de Petrolina. O calendário, segundo Carlos Augusto, coordenador da festa dos vaqueiros traz no sábado o famoso Forró da Espora, com os sanfoneiros Raimundinho do Acordeon e Manoel da Paixão. A festa acontece noEstádio Municipal Paulo de Souza Coelho e promete muito arrasta pé. 

Também de acordo com o coordenador da festa, no domingo, a partir das 9h, acontecerá um dos momentos mais esperado é o desfile dos vaqueiros, pelas ruas de Petrolina. “Vamos encerrar o desfile na orla fluvial onde a missa será celebrada pelo padre José Guimarães, com a participação do Coral de Aboio de Serrita”, expôs. As expectativas dos organizadores do evento é superar o número de participantes do ano passado...

Lidiane Souza Ascom PMP Foto: Joselito Tavares

CIPE-CAATINGA EFETUA PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS, POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO E APREENSSÃO DE VEÍCULOS

Ontem, dia 22, por volta das 17 horas,policiais militaresDA COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLICIAMENTO ESPECIALIZADO-CAATINGA, realizando patrulhamento no Povoado de Cacimba Grande, município de Abaré-BA, em uma estrada carroçal que dá acesso a Icozeira e Agrovila 17, avistaram três indivíduos em duas motocicletas. Os elementos tentaram evadir-se ao avistar a viatura e logo em seguida foram localizados nas proximidades.

Foram presos AELSON SOARES AQUINO, 28 anos, natural de Jeremoabo-BA, ANTÔNIO ALVES DO NASCIMENTO, residente à rua Santa Rosa, Chorrochó-BA e JERLAN TENÓRIO DOS SANTOS, residente na Av. Antônio Marcos, Sítio do Quinto-BA. Com os mesmos foram encontrados: uma motocicleta Marca Honda CG 125, cor preta placa AZ669 de Aracajú-SE, Chassi ilegível, nº do motor 3108286; uma CG 150 KS, cor preta, IAH 9147, Poço Redondo-SE, chassi 9C2KC08108R294443, aproximadamente 20,3 (vinte quilos e trezentos gramas), de maconha pronta para o consumo; 01(uma) espingarda marca ROSSI, cal 28, nº S579358, com 14(quatorze) cartuchos do mesmo calibre, 01(um) celular marca nokia, modelo 1661, 1(uma) balança de mola, 01(um) capacete e R$ 56,95 (cinqüenta e seis reais e noventa e cinco centavos).

Os elementos, os veículos, a droga, a arma e todo o material foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Abaré ao Agente Flávio Luiz, pertencente à 18ª COORPIN – Paulo Afonso/Ba...

Fonte: Major Soares Com. CIPE CAATINGA Foto Ilustrativa

Deputado propõe lei para proteger os heterossexuais

O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) apresentou há cerca de um mês um projeto de lei que prevê pena de até três anos de prisão para quem discriminar os heterossexuais. De acordo com o deputado, o projeto 7382/2010 foi criado para servir de contraponto à chamada Lei da Homofobia (projeto de lei complementar 122/2006, que torna crime a discriminação) na pauta do Congresso. Nas palavras de Cunha, o objetivo da proposta da heterofobia é “restabelecer o direito das pessoas de serem normais”. E manda prender quem impedir ou proibir a entrada ou a permanência de heterossexuais em qualquer ambiente, público ou privado, e quem preterir, sobretaxar ou impedir a hospedagem dos heterossexuais em hotéis, motéis ou pensões. Também serão punidos aqueles que impedirem ou restringirem a expressão da afetividade em locais públicos ou privados abertos ao público. ..

Política Livre Foto: AE

Deputado participa do encerramento do Chapéu de Palha em Petrolina

O deputado Fernando Filho participou ontem (22) do encerramento do Programa Chapéu de Palha, na Arena do Iate, em Petrolina.

Apresentações culturais e muito forró animaram o encontro. Nesta etapa o programa contemplou 7.585 mulheres que participaram do curso de políticas públicas e 1.100 crianças...

João Carlos Bernardes é reeleito presidente da Câmara de Bonfim

Com oito votos, o vereador João Carlos Bernardes Pereira Júnior (BIRO-BIRO), foi reeleito na última sexta-feira dia 18, presidente da Câmara de Senhor do Bonfim. Dos dez edis os únicos faltosos foram Ivan Babosa do PT e Gustavo Miranda do PC do B que justificaram a ausência por motivo de viagem. A nova composição da mesa ficou assim: Presidente João Carlos Bernardes Pereira Júnior (Biro-Biro); Vice-Presidente Helson de Carvalho; Primeiro secretário Gerivaldo Sampaio; Segundo Secretário Otávio Xisto de Souza Júnior.

A posse da nova mesa diretora será dia 01 de Janeiro de 2011 e a gestão se encerrará em 31 de dezembro de 2012. Logo após a vitoria de Biro-Biro, aconteceu uma confraternização dos edis e funcionários da casa legislativa, no clube ADELBA.

Na foto da esquerda para direita Gerivaldo Sampaio 1º secretário, Helson de Carvalho vice-presidente, João Carlos Bernardes-Presidente e Otávio Xisto 2º secretário...

Blog do Cleber Vieira

HDM realiza treinamento para agentes de portarias e recepcionistas

A coordenação de Serviço Social do Hospital Dom Malan, Gestão IMIP Hospitalar, realizou durante dois dias um treinamento com os agentes de portarias e recepcionistas. O objetivo da capacitação foi orientar, informar e qualificar o serviço sobre a importância do acolhimento aos usuários. Foram capacitados cerca de 30 profissionais que com palestras sobre relações interpessoais , normas e rotinas do hospital bem como uma dinâmica de grupo com apresentação de um filme. “No filme intitulado ‘O problema não é Meu’, apresentamos a importância do trabalho em equipe e de todos assumirem suas responsabilidades dentro da instituição. A capacitação deve acontecer de forma permanente para sempre orientar nossos profissionais no melhor acolhimento a nossos usuários”, destacou Carla Theophilo, da coordenação de Serviço Social do Hospital Dom Malan, Gestão IMIP Hospitalar. ..

Novo bloco na Câmara de Juazeiro

Os vereadores Mozaniel Porfírio (PTdoB)  e Bene Marques(PSDB)  anunciaram a formação do bloco “Trabalho e Coerência”. De acordo com  os  edis, a ideia surgiu da necessidade de um novo bloco de situação, para, inclusive, viabilizar maior atuação na Tribuna.

Como as Câmaras municipais se mobilizam nos bastidores para escolher sua nova mesa diretora, no final deste ano, pode-se até pensar que esse seja um mexer de pedras no xadrez. Apesar de falarem em fortalecer a situação, os edis foram cogitados como possíveis líderes do governo na Casa, mas ambos se esquivaram. Em abril, Mozaniel garantiu que não queria ser líder do governo. Bené Marques também anunciou que não deseja a função. Para finalizar a discussão sobre o assunto, o próprio prefeito Isaac Carvalho afirmou, durante o carnaval: “o líder sou eu” – deixando clara a intenção de não apontar um edil para defender o Executivo na Casa Aprígio Duarte. ..

Blog do Jornal Folha do São Francisco

Pescadores discutem profissionalização na Bahia

Uma reunião no auditório da 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro discutiu semana passada os detalhes e a aplicação da Instrução Normativa nº 6, que estabelece normas e procedimentos para a inscrição de pessoas físicas no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), nas categorias de Pescador Profissional e de Aprendiz de Pesca, regulamentados pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

Participaram do encontro mais de trinta representantes de associações de pescadores das cidades de Sobradinho, Casa Nova, Remanso, Curaçá, Juazeiro e Sento Sé, além de técnicos da Bahia Pesca, Sebrae, Universidade do Estado da Bahia, Codevasf e prefeituras de Sobradinho e Juazeiro. Na oportunidade foram discutidas também ações no sentido de fortalecer o Comitê Gestor Territorial da Pesca e Aquicultura, órgão representativo dos pescadores e aquicultores no Território do Sertão do São Francisco, que abrange a região norte da Bahia...

Zilton César Ascom Codevasf 6 SR

Perfil & Opinião desta quarta-feira entrevista Targino Gondim

O programa Perfil & Opinião desta quarta-feira (23), que vai ar pela TVE Bahia, em novo horário - às 19h30 -, traz uma entrevista com o cantor, compositor e sanfoneiro Targino Gondim. O músico fala com a jornalista Denny Fingergut sobre as comemorações dos dez anos de Esperando na Janela, composição dele que conquistou o Brasil na voz de Gilberto Gil e faturou um Grammy Latino como Melhor Canção Latino-Americana. Na entrevista, o pernambucano faz também um apanhado da carreira, relembrando a influência do pai sanfoneiro e do mestre Luiz Gonzaga, destacando o valor atemporal do autêntico forró. Targino Gondim conta tudo sobre o Festival Internacional da Sanfona, que promove em Juazeiro, na Bahia, e ainda dá uma canja no estúdio, guiado pela sua alma nordestina sertaneja.

O programa será reprisado no sábado (26), às 20h, e pode ser acompanhado, nos mesmos horários das transmissões na TVE Bahia, pelo portal do Irdeb...

Agecom Bahia

Coelba divulga horários de funcionamento durante os festejos juninos

Em virtude dos festejos de São João e do próximo jogo do Brasil na Copa, as agências de atendimento da Coelba não funcionarão nesta quinta e também na sexta-feira (dias 24 e 25). Agências que funcionam nos SACs (Serviços de Atendimento ao Cidadão), seguem o calendário do órgão e funcionarão normalmente até esta quarta-feira (dia 23). Já nos dias 24, 25 e 26 não haverá expediente.        

Os estabelecimentos credenciados à Rede Coelba Serviços abrirão normalmente nos dias 23, 25 e 26. Somente na quinta-feira (dia 24) não haverá expediente. Durante todo esse período, estarão funcionando normalmente o 0800 071 0800 (teleatendimento 24 horas) e o site www.coelba.com.br. Também não haverá alterações no atendimento às solicitações relacionadas ao fornecimento de energia. ..

Blog do Cleber Vieira

Quero dar as boas vindas ao mais novo blogueiro da região Norte da Bahia, Cleber Vieira. Radialista e grande narrador esportivo, radicado em Senhor do Bonfim, Cleber Vieira torna-se adepto da ampla rede de mídias sociais. Sucesso irmão. ..

Governistas da oposição podem ficar sem legenda: Pedro Alcântara descarta exclusão.

Foi publicado no site "Por Escrito" que comentários de bastidores na Assembleia Legislativa indicam que as convenções do PMDB e dos aliados PR e PSC poderão terminar com a retirada da chapa dos candidatos a deputado dos cinco parlamentares que não votam em Geddel Vieira Lima para governador. A informação inicial dava conta de três nomes do PR: Pedro Alcântara, Gilberto Brito e Sandro Régis, mas um deputado do DEM, ao confirmar a existência dos rumores, retirou o nome de Sandro e colocou os dos governistas Carlos Ubaldino e Ângela Sousa, ambos do PSC.

Em defesa de Sandro, disse que, mesmo sendo soutista, o deputado já havia feito um acordo com o presidente do PR, senador César Borges, inclusive na perspectiva de Borges aliar-se ao DEM, o que terminou não acontecendo. Outro deputado, também do DEM, disse que o entendimento com Borges foi conduzido pelo pai de Sandro, o empresário Hélio Régis, que recebeu a palavra do senador de que o deputado não seria incomodado por sua opção.

Mas um advogado que acompanhava a rodada de especulações intercedeu: "As relações entre o PMDB e o DEM não vão lá muto bem. Tanto que foi uma ação do DEM na Justiça Eleitoral que resultou na retirada das propagandas do PMDB da Avenida Paralela...

Para Dilma, dados de dossiê sobre tucanos são do Ministério Público

A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Roussseff, voltou a negar ontem (22) qualquer envolvimento de sua campanha com o dossiê com dados fiscais do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pereira. “Eu repudio e chamo de falsa esse tipo de acusação”, afirmou a ex-ministra, sobre a informação de que os dados foram levantados pelo “grupo de inteligência” da sua pré-campanha. Sem citar o nome de Eduardo Jorge, Dilma afirmou que os dados saíram do Ministério Público.

“A segunda questão diz respeitos a outros documentos que fazem parte de uma investigação do Ministério Público, que também nós não temos a menor responsabilidade”, afirmou a candidata, em entrevista a rádio Educadora Jovem Pan de Uberlândia (MG). Segundo ela, o candidato tucano José Serra é quem deve pedir desculpa ao dizer que a petista precisava admitir o erro e afastar os culpados. “Pedir desculpas é ele quem tem de nos pedir. Porque ele está levantando contra nós uma coisa que não foi produzida por nós”, disse. ..

Política Livre

ESPAÇO DO LEITOR (A): RETORNO DE SECRETÁRIO ALEGRA POPULAÇÃO DE LAGOA GRANDE

Nobre Geraldo José, 

Desde já quero parabenizar esse blog tão democrático e de fato respeitado em toda nossa região. Fiquei sabendo através de seu blog que o secretário de governo da prefeitura municipal de Lagoa Grande está definitivamente de volta ao cargo. Quero dizer que é uma enorme satisfação tê-lo de volta a prefeitura, pois sabemos que Doutor Jorge Garziera faz parte da historia de Lagoa Grande, por outro lado, toda população sabe que tudo começou com muita força, trabalho por parte do mesmo. Somos gratos e a nossa gratidão está no sorriso de cada pai, amigo, irmão enfim, de cada cidadão de Lagoa Grande. Seja bem vindo aqui é seu lugar, pois foi através de você Jorge, e da força do povo, que hoje somos a capital da uva e do vinho.

Fábio Cardoso...

Derba intensifica atuação nas estradas baianas para o São João

O São João, segundo maior feriado do calendário baiano – perde apenas para o carnaval –, deve levar, por dia, cerca de 250 mil baianos a várias cidades do interior, em busca dos festejos da época. Para facilitar a vida de quem viaja, o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) deflagrou a Operação Junina nas rodovias estaduais. Equipes atuam, em esquema de revezamento, na conservação das estradas. Os números impressionam: 95 frentes de trabalho, com aproximadamente 500 operários espalhados nos quase 20 mil quilômetros da malha rodoviária baiana.

De acordo com o diretor-geral do Derba, Berchris Requião, em 2010 a operação começou mais cedo para evitar problemas nos dias mais movimentados. “Desde o início de junho estamos trabalhando na recuperação e manutenção das chamadas rotas de São João, com serviços de tapa-buracos, limpeza de acostamento, pintura de pontes e reforço nas sinalizações, visando oferecer boas condições de viagem e, é claro, reduzir o número de acidentes relacionados às condições da rodovia”, observou. 

Segundo levantamento feito pelo Departamento, os destinos mais procurados nesta época são: Amargosa, Cruz das Almas, Jequié, Jeremoabo, Itaberaba, Cachoeira, São Félix, Miguel Calmon, Piritiba, Santo Antônio de Jesus, Santo Estêvão, Senhor do Bonfim, Campo Formoso e Uauá. As rodovias que levam a essas localidades receberam atenção especial. Quem pretende ir ao Recôncavo, por exemplo, percorrerá 113 quilômetros de estrada em perfeitas condições e bem sinalizada até Cachoeira e São Félix. Chegar a Cruz das Almas, Piritiba, Campo Formoso, Senhor do Bonfim está mais fácil com estradas recém-inauguradas e outras em bom estado de conservação. Ainda tem rodovia nova que leva o folião até Santo Estêvão...

5º BPM arrecada donativos para as vítimas das chuvas em Pernambuco

O 5º BPM – Batalhão Governador Nilo Coelho em Petrolina, participa da Campanha Estadual de Doações, e está recebendo donativos para as vítimas das enchentes que estão desabrigadas em razão das chuvas que há uma semana vêm atingindo vários municípios de Pernambuco, localizados na zona da mata e  na Região Metropolitana do Recife.

As pessoas que quiserem entregar donativos devem procurar a sede do batalhão, localizado na Av. Cardoso de Sá, S/Nº, bairro Vila Eduardo, Petrolina-PE. Podem ser doadas roupas, água mineral e gêneros alimentícios não perecíveis, com preferência para enlatados. ..