RedeGN - Política

Política

CURAÇÁ CORRE O RISCO DE PERDER OS SERVIÇOS DO SAMU

Em julho de 2010, o prefeito de Curaçá Salvador Lopes (PT) já admitia que a ausência dos serviços do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência causava enorme prejuízo à população.

Cópia de um parecer jurídico solicitado pela administração municipal consta a informação de que um eventual descumprimento de metas, inclusive, cronológicas acarretaria o rompimento do convênio estabelecido com o Estado e a União...

Senhor do Bonfim: Polícia investiga roubo de R$ 160 mil de agência bancária

Mais de R$ 160 mil foram roubados da Caixa Econômica Federal de Senhor do Bonfim, a 375 km de Salvador, no Centro Norte da Bahia. O gerente da agência prestou queixa na delegacia da cidade e disse que ao chegar ao estabelecimento, na manhã de quarta-feira, a sala onde são guardados os malotes estava com a porta arrombada. Foram levados os malotes com dinheiro depositado por duas empresas distribuidoras de bebida e uma outra empresa prestadora de serviços da Coelba. Segundo a TV Bahia, a sala fica no primeiro andar da agência e é uma área restrita aos funcionários. No local foi encontrada uma chave de fenda que a polícia acredita ter sido utilizada para arrombar o cadeado da porta. Até o momento ninguém foi preso. (Correio) ..

Política Livre

Cidades sustentáveis é tema de seminário em Juazeiro

Com o objetivo de proporcionar mudanças ambientais que possam contribuir para uma melhor qualidade de vida à população de Juazeiro e Petrolina, a Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEADRUMA) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) de Juazeiro, promoveram nesta quinta-feira (10), no prédio Country Clube (Biblioteca) da universidade, seminário sobre o projeto redes ambientais voltado para os dois municípios em questão.

O projeto de autoria de Matteo Nigro, estudante da faculdade de Arquitetura de Napoli – Itália, tem como proposta fazer a integração entre infraestrutura e elementos naturais, equilibrando a dimensão urbana e ambiental dos dois municípios. “Pretendemos aumentar a área verde através de uma requalificação da infraestrutura já existente. As cidades de Petrolina e Juazeiro possuem um problema histórico de destruição da vegetação nativa - a caatinga e mata ciliar. Quando as cidades se desenvolveram, os municípios foram se sobrepondo ao sistema natural, criando-se uma fomentação ambiental. As redes ambientais irão servir para resolver este problema, tanto da fauna como da flora”, informou Matteo...

Secom PMJ

PROJETO ENSAIO LIVRE MOVIMENTA O PALCO DO CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO NESTE SÁBADO (12)

 

O Centro de Cultura João Gilberto volta a ser palco do projeto Ensaio Livre este final de semana. Neste sábado, dia 12, ocorrerá a quarta edição do projeto que cativou a galera que curte o alternativo.

Como os organizadores pretendem fazer deste o melhor de todos os ensaios livres, desta vez haverá a presença de quatro bandas...

CASO WANK: LúCIO PEDE QUE MP E PF INVESTIGUEM

O deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB), se mostrou surpreso com a denúncia feita pelo deputado estadual Capitão Tadeu (PSB), que acusou “agentes do governo” e membros do PT de oferecerem vantagens ao candidato a deputado derrotado Wank Medrado (PSL), para que este desista do recurso em que pede à Justiça Federal a validação de seus votos. (Devido a esta ação, o Tribunal Superior Eleitoral expediu uma liminar que contabilizou os votos de Wank para a coligação, e garantiu a posse de Tadeu. Se o pedido for retirado, Tadeu deve perder o mandato). Para Lúcio, o Ministério Público (MP) e a Polícia Federal (PF) devem investigar as denúncias do parlamentar, dada a gravidade do que se alega. “O MP e a PF têm de entrar para investigar essa denúncia. Um verdadeiro crime contra a Justiça”, afirmou. Para o presidente regional do PMDB, caso Wank decida realmente retirar o processo, como prenuncia Tadeu, será um forte indício de que realmente houve negociação de cargos com o candidato derrotado. “A denúncia se torna mais grave porque é feita contra agente do governo. Se, eventualmente, se confirmar, e ele tirar o processo, seria um indício de veracidade. Torço para que ele não desista. Seria lastimável”, declarou.

(João Gabriel Galdea / Rafael Rodrigues)..

BN

IMIP divulga classificados no Processo Seletivo Externo Simplificado do Hospital Regional de Juazeiro

O IMIP - Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Filgueira divulgou a relaçãp dos classificados no Processo Seletivo Externo Simplificado do Hospital Regional de Juazeiro. Confira abaixo a lista dos classificados em cada segmento:

Nível Elementar

Nível Médio - Auxiliar de Laboratório

Nível Médio - Auxiliar de Nutrição

Nível Médio - Faturista

Nível Médio - Telefonista

Nível Técnico - Técnico de Laboratório

Nível Técnico - Técnico em Enfermagem

Nível Técnico - Técnico em Segurança do Trabalho

Nível Superior - Psicólogo

Nível Superior - Enfermeiro

Nível Superior - Assistente Social

Nível Superior - Bioquímico

Nível Superior - Fisioterapeuta

Nível Superior - Médico-Clínica

Nível Superior - Nutricionista ..

TRABALHADORES DA SAÚDE EM JUAZEIRO REALIZAM ASSEMBLÉIA PARA DEBATER CAMPANHA SALARIAL 2011

O SINTRAB/SAÚDE realiza Assembléia Geral  Extraordinária nesta sexta-feira, dia  11,  às  09 da manhã, na Praça  Antonilio da França Cardoso, em frente ao Banco do Brasil, para  tratar dos seguintes pontos de pauta:

Reajuste salarial dos servidores que será votado em março (Campanha Salarial 2011); CET (Condição Especial de Trabalho) para os Técnicos em Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Assistentes de Cuidados Dentários); Insalubridade dos agentes comunitários de saúde e de outros profissionais; Incentivo dos agentes de endemias; Plano de cargos, carreira e salários e condições de trabalho nas unidades de saúde...

WANK MEDRADO NEGA ASSÉDIO DE GOVERNISTAS E ADMITE QUE PODE ASSUMIR A SUPERINTENDÊNCIA DO SAC NA BAHIA

O advogado, professor universitário e candidato a deputado estadual derrotado Wank Medrado (PSL) esteve no blog na tarde desta quinta-feira (10) para repelir as informações publicadas nos sites da capital de que estaria sendo assediado por agentes do governo do Estado no sentido de desistir do recurso em que pede à Justiça Federal, a validação de seus votos, ação que redundaria na perda do mandato do Capitão Tadeu (PSB).

“Eu nunca tive qualquer contato, com qualquer representante do governo da Bahia, para qualquer negociação. O que é real, é que há uma conversa institucional do meu partido (PSL) e o governo do Estado no sentido de composição, o que é normal, para ocupação de cargos. Eu nunca fui sondado com intuito de que eu abrisse mão dos votos que me foram conferidos para deputado estadual. Se tiver oportunidade - indicado pelo meu partido - de fazer parte do Estado, avaliarei, e se for de acordo com o nosso projeto, aceitarei, sobretudo, para ajudar Juazeiro e a Bahia com ações de governo”, explicou Wank...

Secretário reuniu artistas para discutir a cultura do município

Cerca de 50 artistas juazeirenses atenderam ao convite do secretário Crisóstomo Lima (Zó) e na noite da última quarta-feira (9) estiveram no Círculo Operário para conhecer o plano de ação da participação de Juazeiro no concurso “Cidade Baiana da Cultura 2011”, promovido pelo Grupo 3, através das produtoras Expo 3 Exhibits e Expo Eventos. Na oportunidade, os artistas também expuseram suas idéias e propostas de valorização e fomento cultural, tanto para a sede quanto para os distritos. O diretor teatral, Lucien Paulo, mostrou-se esperançoso com este novo momento que se inicia com o secretário Zó. “Essa expectativa gerada pela vinda do atual gestor da pasta, e com o perfil esperado pela classe, é o oxigênio que estava faltando para voltarmos a ter esperança no resgate da nossa cultura”, ressaltou.

O diretor da Associação dos Trabalhadores da Música do Vale do São Francisco, Fred Pontes - que colaborou com a sistematização do plano de ação apresentado na reunião - também falou sobre a importância do concurso para Juazeiro. “Essa participação é de grande importância porque a partir desse plano de ação poderemos reunir todos os elementos culturais do nosso município”, avaliou Pontes. Após agradecer a presença de todos e explicar como será feito o trabalho de pesquisa e de campo para reunir os elementos necessários à inscrição do município, o secretário Zó disse que é preciso oferecer novas vias culturais para a população que fica mais exposta à massificação midiática. “Somente assim poderemos ter uma cidade fértil culturalmente, com todos pensando, produzindo e oferecendo arte de qualidade para o povo de nossa terra”. ´..

Com informações de Luiz Hélio/SEIASC

Projeto Aprovação seleciona professores para curso Pré-vestibular

O Instituto Nordeste para Relações Internacionais e Direitos Humanos – INORDH, entidade sem fins econômicos, formada por profissionais nas áreas de Ciências Sociais, Direito, Administração, História, Estatística, Comunicação, Relações Internacionais, dentre outras, está selecionando a partir de hoje, (09/02), profissionais licenciados ou versados, para compor o quadro de professores à trabalhar no Projeto Aprovação – Cursinho Pré-Vestibular. 

A iniciativa do INORDH com o curso é de criar mecanismos a apoiar políticas públicas que desenvolva o ser humano e o transforme em um verdadeiro cidadão, abrangendo assim, direitos universais de todos. O Projeto Aprovação, formulado através de parcerias, tem a proposta de conquistar uma maior aprovação dos estudantes juazeirenses nas universidades e faculdades da Região e do Brasil, garantindo assim, um maior desenvolvimento profissional e cultural dos alunos deste cursinho, que tem cunho social oferece preço popular. 

Com aulas previstas para o início de Março, o cursinho Aprovação, abrirá ainda essa semana inscrições para os alunos, candidatos às vagas disponíveis, através do site na instituição – www.institutoinordh.org. Os professores candidatos, afim de participarem da seleção, deverão solicitar  formulário enviando um e-mail para contato.professores@yahoo.com.br. O cadastramento não tem data de finalização, os professores serão chamados e entrevistados e também será criado um quadro reserva. ..

Prefeitura de Juazeiro inicia drenagem e recuperação de asfalto na Rua da Estação em Piranga

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) iniciou, nesta semana, o serviço de drenagem e recuperação da pavimentação na Rua da Estação, localizada no bairro Piranga. O projeto, desenvolvido pela equipe técnica do município, consiste na drenagem das águas que concorrem para o talvegue (ponto de menor cota) e desviá-las para o Riacho Malhada da Areia, informou o engenheiro civil da Prefeitura, Alberto Gaspar.  

“O ponto de acúmulo de água nesta área gerava a instabilidade do asfalto que não suportava e cedia. Simultaneamente ao serviço de drenagem, vai ser executada a substituição da pavimentação no trecho entre o Posto Vip e Amorim Metais. Para tanto, será construída uma nova base e, sobre ela, placas de concreto armado serão instaladas”, esclareceu Gaspar. ..

Secom PMP

FACAPE realiza vestibular especial neste domingo (13)

A FACAPE realiza neste domingo, dia 13, as provas do primeiro vestibular especial da Instituição, destinado ao Curso de Direito no turno vespertino. Estão sendo ofertadas 55 vagas para alunos bolsistas e convencionais. O processo seletivo foi autorizado após aprovação do Conselho Estadual de Educação do Estado de Pernambuco, que expandiu o número de vagas para a graduação.

As provas acontecerão no campus da FACAPE, com abertura dos portões às 8h e a aplicação da prova será a partir das 9h. A comissão do processo seletivo, presidida pelo Professor Pedro Norberto, ratifica que os candidatos, no dia da prova, não deverão portar celulares, calculadoras ou qualquer outro aparelho eletrônico.

A lista dos candidatos aprovados em primeira chamada será divulgada dia 20 de fevereiro, no site da FACAPE. As matrículas serão efetuadas na Instituição nos dias 21 e 22/02, das 14h às 20h. As aulas terão início no dia 28 de fevereiro. Mais informações através do número (87) 3866-3260...

Ascom Facape

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 52 mi no sábado


Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena sorteadas ontem em Balneário Arroio do Silva (SC). Com isso, o prêmio acumulou e a estimativa é de que chegue a R$ 52 milhões para o próximo sorteio, no sábado. A Quina teve 121 acertadores que vão receber R$ 26.009,88; a Quadra registrou 8.843 acertadores que vão ganhar R$ 508,42. Os números sorteados foram 26-33-35-38-43-53.

O próximo sorteio será realizado no sábado, dia 12, às 20 horas (horário de Brasília). A aposta mínima é de R$ 2 e pode ser feita até uma hora antes do sorteio em qualquer uma das 10,7 mil lotéricas de todo o País.
..

Agência Estado

Agentes de endemias recebem dicas para intensificar o trabalho de redução da dengue em Juazeiro

Na tarde desta quarta-feira (09), a Secretaria de Saúde de Juazeiro para dar continuidade ao trabalho de combate à dengue, recebeu no auditório do Centro de Saúde III a equipe da Moscamed, que em parceria com a prefeitura está colocando em prática, desde agosto de 2010, projeto para redução do Aedes aegypti no Vale do São Francisco. Durante o encontro os agentes de endemias foram orientados sobre o Programa de Controle Genético do Aedes aegypti, que estuda outra estratégia de combate ao mosquito.
 
Os experimentos em campo no bairro Itaberaba já foram iniciados e na próxima semana serão colocados em prática no interior: Carnaíba, Maniçoba e Mandacaru. Estas localidades foram escolhidas devido ao isolamento geográfico, uma das exigências neste primeiro momento da aplicação do projeto, mas posteriormente, depois da análise final dos resultados, o município em parceria com a Moscamed pretende expandir para outros locais.
 
O trabalho somado as ações educativas e de educação sanitária já realizados pela Secretaria de Saúde continuarão levando benefícios para a saúde da comunidade, conforme informou o diretor executivo da Moscamed, Jair Virginio. “O projeto vem sendo intensificado com a ajuda primordial dos agentes de endemias do município e com certeza será uma ferramenta a mais na redução da dengue. Quero agradecer o apoio da prefeitura, pois a nova estratégia vai garantir mais forças nesta luta e levará qualidade de vida e conforto aos juazeirenzes”, completou.
  
A dengue já foi um problema na região e o projeto vai contribuir com a redução dos índices de infestação do mosquito, principalmente no Itaberaba, hoje com parcial de 4,1%, segundo destacou o coordenador de Endemias, Edésio dos Santos. “O índice ideal para o Ministério da Saúde é até 1% e a liberação destes mosquitos transgênicos vai inibir a contaminação do aedes. Baixando a infestação no Itaberaba, o restante da cidade ganha também. Ainda estamos em situação controlável, já que o município está com índice de infestação de 1,1%. Mesmo assim, a Secretaria de Saúde continua se esforçando no combate à doença e na promoção à saúde”, frisou o coordenador. ..

Ascom PMJ

Salário mínimo será votado na 4ª à noite, diz Vaccarezza

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, anunciou que, com o acordo firmado hoje com a oposição, o projeto de lei do salário mínimo será votado na quarta-feira à noite, em sessão extraordinária. O acordo prevê amplo debate sobre o reajuste. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, participará de Comissão Geral no plenário da Câmara, na terça-feira à tarde, para discutir o valor do mínimo com os parlamentares e o secretário-executivo do Ministério, Nelson Barbosa, participará de reuniões com as bancadas na terça-feira e na quarta-feira, pela manhã. Ele já começou as conversas hoje, quando se reuniu com a bancada do PV. A reunião com o PMDB está marcada para quarta-feira, também pela manhã.

O projeto do salário mínimo, já enviado ao Congresso Nacional, fixa em R$ 545 o valor e prorroga a atual política de reajuste até 2014. A regra em vigor atualiza o mínimo conforme a inflação do ano anterior, mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. A oposição apresentará emendas. O PSDB defenderá o valor de R$ 600, enquanto o DEM quer R$ 565 e o PDT, R$ 560.
..

Agência Estado

Associação de Casa Nova ganha trator

A Associação dos Agricultores do Vale do Angical, do município de Casa Nova, tem mais um motivo para comemorar. É que o deputado Roberto Carlos (PDT), nesta sexta-feira (11), às 10h,  entregará um trator equipado com forrageira, carroceria e arados para beneficiar a agricultura da região.

O novo trator é o resultado do esforço do parlamentar frente ao Governo do Estado. “Solicitei a entrega de um trator para a Associação de Casa Nova, ao amigo Jaques Wagner, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, por entender que os casanovenses precisam de políticas que diminuam os problemas ocasionados pela falta de recursos”, ressaltou Roberto...

Lisandra Lopes Ascom do Deputado

Oficina de bisquit será oferecida no Hospital Dom Malan

Mães ou acompanhantes de crianças internadas na pediatria do Hospital Dom Malan/Gestão IMIP Hospitalar, em Petrolina, irão participar de uma oficina de artes em bisquit nos dias 14 e 15 deste mês. A ação faz parte do projeto “oficinas para cuidadores” elaborado pela Terapia Ocupacional do HDM em parceria com o voluntariado. As oficinas começam a partir das 8h30 e duram por toda a manhã. Na oportunidade, as mães ou acompanhantes aprenderão dentre outras coisas, a fazer porta-retratos e cestas de frutas feitas em bisquit, orientadas por duas voluntárias do hospital que já trabalham com esse tipo de arte. O material a ser utilizado na oficina foi conseguido através de doação. ..

Ascom HDM Foto Ilustrativa Google

Vistoria de transporte escolar começa no próximo sábado em Juazeiro

A Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) de Juazeiro através de sua Gerência de Transportes informa que estará realizando revisão de vistorias no transportes escolar da cidade referente ao primeiro semestre de 2011 a partir do próximo sábado (12).

Os veículos habilitados para fazerem transporte escolar devem apresentar documentação atualizada, placa vermelha de Juazeiro e capacidade máxima para 15 passageiros, além de artigos de segurança como lanternas nas extremidades superiores, extintor, cintos em conformidade com o número de passageiros e possuir faixa horizontal na cor amarela com a identificação “ESCOLAR”, conforme decreto municipal. Os condutores dos transportes também devem apresentar CNH de categoria mínima D, comprovantes de residência do motorista e do proprietário, certidão negativa de débito com o município e antecedentes criminais.

A vistoria terá início em Itamotinga a partir da 8h nos veículos que atuam na localidade, em São José, Baraúna, Periquito, NH3 e Serra da Madeira.

Abaixo segue calendário completo:

13/02/2011
Local: Maniçoba
Veículos que atuam no povoado de Maniçoba, Campos, Lagoa da Pedra e Boqueirão.

19/02/2011
Local: Abóbora
Veículos que atuam em Abóbora, Pinhões, Angico, Angical, Poções e Umburana.

20/02/2011
Local: Carnaíba do Sertão
Veículos que atuam em Carnaíba do Sertão, Juremal e Massaroca.

26/02/2011
Local: Garagem da Prefeitura (João Paulo II)
Veículos que atuam na sede, povoados do Salitre, Junco e Rodeadouro ..

Ascom PMJ

PSL SAI EM DEFESA DE WANK MEDRADO

Em relação a nota postada Governo é acusado de manobrar e usar Wank Medrado para tirar Capitão Tadeu , a Executiva Estadual do PSL, em contato com o blog, através do seu presidente, Antônio Olímpio (Toninho), informou que as tratativas no âmbito do governo estadual sempre foram conduzidas pelo partido, através do seu presidente e com  respaldo incondicional dos demais integrantes do PSL, e que em nenhum momento, negociações foram realizadas de forma individualizada porque o governo procura respeitar os partidos políticos como forma de fortalecer de maneira democrática as instituições. “O Wank é um dos quadros qualificados do nosso partido, e todas as suas atitudes tem sido pautadas pela ética.”, afirmou o presidente. O PSL participa e apóia o governo Wagner deste o primeiro mandato.

Wank Medrado esteve no blog agora a pouco e concedeu entrevista sobre o assunto que diz repudiar veementemente. ..

ADELMÁRIO RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO DE SALVADOR

Depois da homenagem do título de cidadão juazeirense, agora é a vez do forrozeiro Adelmário Coelho receber o título de cidadão soteropolitano. A solenidade de outorga do baiano nascido em Barro Vermelho, distrito de Curaçá-BA, será na noite desta quinta-feira, dia 10 de fevereiro, na Câmara de Vereadores de Salvador. Estarão presentes na cerimônia familiares, amigos, parceiros do artista e o vereador Paulo Câmara – que é autor do projeto.

Adelmário Coelho é considerado um dos sucessores de nomes como Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos. O forrozeiro mistura nas canções o tradicional com o moderno, sem perder a essência. Nos 16 anos de carreira já gravou 17 CDs e um DVD, fez mais de 1.000 shows nacionais e internacionais e já vendeu mais de um milhão de CDs. As informações são do Correio da Bahia..

Foto de arquivo do blog