RedeGN - Política

Política

Hospital Regional de Juazeiro realiza Programa de Integração e Humanização

Novos profissionais do Hospital Regional de Juazeiro, gerenciado pelo IMIP, participaram ontem (01) do Programa de Integração Funcional e Humanização no Atendimento. A iniciativa tem o objetivo de promover a interação entre os funcionários do hospital e aperfeiçoar o atendimento aos usuários.

Desde que assumiu a gestão do HRJ, que integra a rede estadual de saúde, o IMIP realiza o treinamento para orientar os funcionários que chegam para trabalhar na unidade hospitalar e os que ainda não tiveram a oportunidade de participar do programa. Os 25 profissionais contratados recentemente participaram de palestras, receberam orientações sobre prevenção de acidentes e qualidade na oferta de serviços. De acordo com a responsável pela formação, a psicóloga do IMIP Gilza Rodrigues de Lima, o encontro serve para conhecer melhor a instituição gestora da unidade e orienta para um atendimento cada vez mais humanizado, além de reforçar a relação dos funcionários entre eles e com os usuários. “Cada um deve cuidar do paciente como gostaria de ser cuidado. O paciente deve ser tratado como um todo, um ser único e não por partes”, destaca...

Ascom HRJ

SAAE realiza intervenção na captação de água em Itamotinga

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro realizou dia passado (1), a mudança da localização da bomba elétrica que capta água do Rio São Francisco para abastecimento da comunidade do distrito de Itamotinga. Segundo o SAAE, a bomba se encontrava ao lado de um córrego – local que em períodos de chuva, despejava muitos dejetos no Rio -, prejudicando a qualidade da água, mesmo passando por todo sistema de tratamento. “Há mais de 30 anos essa bomba estava no local. Nesse momento, a administração esta buscando soluções para resolver definitivamente essa situação, e a primeira delas foi a mudança de local do motor bomba. Vamos também desviar o córrego que desemboca no rio para uma distância de 70 metros da captação de água”, explicou o chefe de divisão do interior, Elianderson Oliveira.   

A comerciante Maria Diomar Oliveira Rodrigues, há 27 anos morando no distrito, fala otimista sobre o trabalho do SAAE. “Acreditamos que a medida irá resolver esse problema, porque a bomba onde se encontra hoje está pegando água suja, e mesmo tratada à água não vem em boas condições”, disse Maria.  “Com esse serviço resolveremos diversos problemas, principalmente questões de saúde, como terçol e diarréia, que os médicos dizem ser provenientes da água, principalmente neste período chuvoso. Nós moradores ficaremos muito agradecidos”, falou o comerciante, Sebastião Leandro Nunes.  ..

Por Luzete Nobre/SAAE

Movimento tranqüilo no primeiro dia sem carroças no Mercado do Produtor de Juazeiro

Cumprindo uma das determinações apresentadas pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado entre a Prefeitura de Juazeiro e o Ministério Público da Bahia, a circulação de veículos com tração animal (carroças), a partir deste 1º de março não mais será permitida no Mercado do Produtor de Juazeiro. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que ontem, o movimento durante todo o dia foi considerado tranqüilo, e os trabalhos foram realizados sem nenhum contratempo.

“Estamos firmes nessa posição, a partir de hoje não permitimos mais a entrada de animais no mercado. Acredito que todos que possui um posicionamento contrário a esta decisão, logo irão se conscientizar da necessidade dessa mudança” observou Agnaldo Meira, secretário de Agricultura de Juazeiro...

Secom PMJ

Assembléia de Pernambuco Instala comissão para acompanhar Transnordestina e Transposição do São Francisco

Com o início da nova legislatura, volta a funcionar na Assembleia a Comissão Especial que vai acompanhar a Transposição do Rio São Francisco e a construção da Ferrovia Transnordestina. O colegiado já esteve em funcionamento na Casa entre 2008 e 2010, e agora foi recriado por iniciativa do deputado Raimundo Pimentel, do PSB.

Na reunião, foram definidos os membros da Comissão. Raimundo Pimentel será presidente do grupo. Segundo o parlamentar, é necessário acompanhar as obras de perto, já que esses investimentos vão causar grande impacto econômico e social. O deputado acrescentou que também vai ser discutida a sustentabilidade do Semiárido, as potencialidades da região e as consequências para os municípios envolvidos quando as obras terminarem. //

O grupo decidiu que fará duas audiências públicas, uma com a presença do coordenador da Transnordestina, e a segunda com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Posteriormente, a Comissão também vai realizar visitas técnicas aos canteiros de obras.
Além de Pimentel, fazem parte do colegiado os deputados Ângelo Ferreira, Odacy Amorim e Claudiano Martins Filho, do PSB, e Sebastião Oliveira, do PR. Também participaram da reunião desta terça Rodrigo Novaes, do PTC, Isabel Cristina e Manoel Santos, do PT, e Júlio Cavalcanti, do PTB. ..

Fonte: AL-PE

FISCAL DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA PARABENIZA AÇÃO NO MERCADO DO PRODUTOR

Caro Geraldo,
 
Segue aí em fotos um dos motivos pelos quais os antigos carroceiros do Mercado do Produtor não podem mais trabalhar com tração animal naquele Centro de Abastecimento. Em poucas horas durante o protesto em frente aos Correios, era visível (e perceptível ao olfato) o tipo de transtorno que esse animais podem causar: fezes e urina por onde passam.
 
Desde 2004, ao que consta em meus arquivos, a Vigilância Sanitária vem tentando sensibilizar os sucessivos administradores do Mercado do Produtor quanto ao absurdo de Juazeiro manter o título de único CEASA do Brasil a tolerar a presença de animais em seu interior.
 
O mérito de toda essa ação, louvável, cabe ao Ministério Público que não se intimidou frente ao assédio político e à falta de coragem dos administradores do município em dar um basta a insalubre situação daquele Mercado. O dia de hoje para a saúde da população é histórica.
 
Claro que a simples retirada dos animais é só uma das medidas necessárias para adequar o Mercado do Produtor às normas de Vigilância Sanitária. Mas isso já é um providencial começo.
 
GILDIVAN COELHO

Fiscal Vigilância Sanitária..

ENTREVISTA ESPECIAL - RAIMUNDO FAGNER – PARTE I

A gente que é fã geralmente imagina que todo artista é inatingível, impossível de ser alcançado ou até mesmo de estar no mesmo patamar, mesmo que por alguns momentos.

Convidado pela produção do show de Raimundo Fagner, dia 02 de abril no Iate Clube em Petrolina, estivemos na última sexta-feira (25) na cidade cearense de Orós, onde o artista tem residência e familiares, para uma entrevista especial que será veiculada em quatro programas especiais na Transamérica...

XXII Fenagri é tema de reunião em Juazeiro

Com o objetivo de discutir a realização da XXII edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), que será realizada de 27 a 30 de julho em Juazeiro, a Prefeitura Municipal reuniu-se no final da tarde desta segunda-feira (28), no auditório da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ), com representantes de órgãos e instituições parceiras. Durante o encontro ficou constatado a necessidade de elaborar um novo formato para a feira, destacando oportunidades internas em termos de novas culturas e o que pode ser ofertado. “Temos que focar além do mercado de exportação, toda cadeia do agronegócio, em especial o produtor rural. Nós temos um grande potencial no município que é o Mercado do Produtor, este por sua vez, possui um volume de negócio equiparado ao volume de exportação do país, algo que precisa ser refletido”, observou diretor técnico do Instituto Agrotecnologia, Voldi Silva Alves.
 
O tema ainda não definido pretende abordar as novas perspectivas do agronegócio, destacando o nível em que se encontra a cadeia produtiva e as novidades para o mercado interno e externo. “Estamos em um novo momento, as demandas são dinâmicas e se modificam, acredito que seria interessante ajustar um novo modelo a uma nova proposta para a realização da feira, de acordo com o recurso que nós disponibilizamos”, observou o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Agnaldo Meira.
 
Durante o encontro foram formadas três comissões para dar andamento aos trabalhos. A Comissão Técnico Cientifica formada pelo Sebrae, Uneb, CEFET, SENAI, Embrapa, IF Sertão e Codevasf; que ficará responsável por definir os temas, a estruturação do evento, além de servir de ligação entre os outros parceiros;  A Comissão Institucional, formada pela Prefeitura de Juazeiro, Valexport, RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento), Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Câmara da Fruticultura de Petrolina e Instituto da Fruta de Juazeiro, responsável pela organização interna da feira; e por fim o Comitê de Mercados composto pela Câmara Setorial da Fruticultura, Sebrae, IBRAF, Instituto da Fruta e Prefeitura de Juazeiro através do Mercado do Produtor. ..

Lene Radina – Asscom Seadruma

Paralisação no fornecimento de água no bairro Jardim Primavera e Carnaíba do Sertão

O SAAE enviou nota ao blog comunicando aos usuários que em virtude dos trabalhos de manutenção no canal principal a ser realizado pela Codevasf, faltará água das 21h30 desta terça-feira,1º de março, até ás 17hs do dia 06 (domingo), no bairro Jardim Primavera e no distrito de Carnaíba do Sertão, principalmente no Projeto Tourão.

Essa ação tem por objetivo, reduzir as perdas de água por infiltração, mantendo a infraestrutura do canal em boas condições de uso, como também a recuperação de placas, juntas e trincas dos canais do projeto. Para suprir as necessidades dos usuários, o SAAE irá disponibilizar carros pipa durante este período. Tão logo o serviço seja concluído o abastecimento voltará a sua normalidade...

Luzete Nobre Ascom SAAE

Casanovenses vão às ruas em caminhada contra as drogas

A prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou caminhada contra o crack e outras drogas, dia passado (01), no Centro da cidade. Com o tema: Seja Feliz, Viva as emoções, o evento, promovido pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) reuniu jovens, usuários do serviço, Conselho Tutelar, Escolas Municipais, Equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).  Mobilizada, a população casanovense vestiu camisetas e carregou faixas com frases que pediam o fim do consumo e do tráfico de drogas no município. Iniciando a concentração no CAPS, a caminhada seguiu em direção à Quadra Poliesportiva, onde o público presente participou de palestras, atividades culturais e recebeu panfletos informativos. 

No percurso, pelas ruas do Centro da cidade, os funcionários do CAPS passavam mensagens que alertavam para os riscos e malefícios causados pelo consumo do cigarro, álcool e de outras drogas. O secretário municipal de saúde, Solon Xavier, esteve presente, manifestando total apoio ao evento e à luta contra as drogas. “Esse evento serve para chamar toda a sociedade a se unir em torno da causa de combate ao uso de drogas no nosso Município. Em nome da Secretaria de Saúde, manifesto todo e qualquer apoio a quaisquer que sejam as manifestações pelo bem da juventude casanovense, em especial, na luta contra as drogas”, afirmou Solon Xavier...

Lidiane Cavalcante Asscom PMCN

Deputado Roberto Carlos comemora crescimento do PIB baiano

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (Seplan) anunciou o crescimento de  3,5%, no Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia, no último trimestre de 2010, com isso, o ano passado acumulou um crescimento de 7,5%, no PIB baiano.

O deputado Roberto Carlos (PDT) ressaltou o crescimento, nesse último trimestre, nos setores da agropecuária 2,2%, indústria 1,0% e serviços 5,1%. Este último, como consequência do crescimento no varejo. “Com essa expansão,  foi possível gerar mais emprego e renda para nossa população disse, entusiasmado, o parlamentar, e concluiu afirmando que continuará desenvolvendo políticas que incentivem a agricultura, industria e o comércio...

Lisandra Lopes Ascom do Parlamentar

Juazeiro volta a jogar no Estádio Adauto Moraes nesta quarta-feira (02)

A partida entre o Juazeiro x Feirense acontece nesta quarta-feira (02), às 20h30 no Estádio Adauto Moraes. O time volta a jogar em casa, na disputa pelo Campeonato Baiano de Futebol Profissional, após reforma e adequação do estádio às normas exigidas pela Federação Baiana de Futebol (FBF). No mesmo dia também acontece o jogo da 1ª Divisão Sub 20, às 18h30.
 
A FBF recebeu na última sexta-feira (25), os Laudos Técnicos de Capacidade, Segurança, Higiene e Estrutura do Estádio, expedidos pelos órgãos responsáveis, atestando as condições adequadas para transferência do mando de campo provisório do Juazeiro para o mando de campo oficial. Os Laudos Técnicos sem restrições foram devidamente protocolados pela FBF no mesmo dia do recebimento.
 
Após 12 anos sem grandes intervenções no estádio, a Prefeitura de Juazeiro através de parcerias, conseguiu a reforma total da praça esportiva, com a troca de 100% da iluminação; reparos nas arquibancadas e aumento da mureta de proteção; construção de mais 2 vestiários para jogadores; divisão dos vestiários para os árbitros (feminino e masculino); construção de mais três banheiros para o público; remoção e troca do gramado; colocação de telas de proteção para segurança dos jogadores e torcedores; pintura interna e externa e reforma dos vestiários antigos.
 
“Esse é o maior investimento feito até hoje nesse estádio. A reforma e adequação custaram R$ 1,2 milhão. Foram colocados 600 m² de tela de proteção; o número de refletores passou de 28 para 48; trocamos painel e todos os cabos; hoje temos 5 banheiros e 4 vestiários (antes 3 e 2), entre outras melhorias. Após o encerramento do Campeonato Baiano em maio e a participação do Juazeirense na 2ª Divisão do Campeonato será feita a remoção completa do gramado e a construção de novos lances de arquibancada”, explicou o gerente de Esportes, Gilberto Pacheco.
 
Segundo o gerente, o Plano de Contingência elaborado para o Estádio Adauto Moraes é um dos grandes destaques dessa intervenção.  “Nós dependíamos da emissão de quatro laudos pelos órgãos de segurança responsáveis e fizemos questão de seguir a risca todas as exigências. Hoje o estádio está mais confortável e seguro para os torcedores, pois existem estratégias para diversos tipos de eventualidades, ou seja, um planejamento de riscos. Agora é só vestir a camisa e torcer pelo Juazeiro”, garantiu Gilberto. ..

Ascom PMJ

Presidente Dilma anuncia reajuste do Bolsa Família

Dilma Rousseff esteve pela manhã na cidade de Irecê, onde anunciou o reajuste médio de 19,4% no programa de inclusão socioeconômica Bolsa Família. Para a faixa etária de zero a 15 anos, o reajuste é de 45%; já os jovens de 16 e 17 anos terão o benefício ampliado em 15,2%. O que significa um aumento de R$ 2,1 bilhões no programa. Em sua primeira visita oficial à Bahia, a presidente foi acompanhada pelo governador Jaques Wagner. Dilma também reforçou o fortalecimento de dois programas de cidadania e geração de renda voltados às trabalhadoras rurais da Bahia, empreendidos pelo Ministério da Agricultura. O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) e o Programa de Organização Produtiva das Mulheres Rurais (POPMR).

Durante o evento, alguns ministros assinaram contratos voltados à assistência agrágria para as mulheres rurais. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, assinou o contrato de concessão de uso da terra. A secretária de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, assinou documento do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf-Mulher), no valor de R$ 10.613,74, para compra de bovinos. Já a Cédula de Produção Rural no valor de R$ 140.214,36 foi assinada pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. Houve ainda a assinatura de contrato entre a Petrobras, a Petrobras Biocombustíveis e diversas cooperativas da região de Irecê para incremento da produção de oleoginosas. São quatro projetos beneficiando 9.100 famílias, no valor R$ 8,6 milhões...

NO MAIS VOCÊ, DILMA ADMITE POSSÍVEL RETORNO DA CPMF

Apesar de a Saúde ter aumentado sua receita em maior proporção após ter sido extinta a CPMF, a presidente Dilma Rousseff admitiu nesta terça-feira (1°) que o imposto pode voltar, caso falte dinheiro para o setor. Durante participação no programa "Mais Você", da TV Globo,  Dilma falou sobre o assunto enquanto cozinhava uma omelete. "Eu acho que essa conversa está feita da forma errada. Para a gente saber se precisa ou não precisa de CPMF, a gente precisa saber para quê", afirmou. "Estamos fazendo um diagnóstico de como é o atendimento básico no Brasil. Depois que tiver outros olhos com relação à saúde, se faltar dinheiro, vamos abrir a discussão com a sociedade", reiterou Dilma. ..

AGENCIA ESTADO

Prefeitura de Lagoa Grande vai iniciar o recadastramento do Bolsa Família

A Prefeitura de Lagoa Grande, através da Secretaria de Assistência Social (SAS), inicia este mês o recadastramento das famílias inscritas no programa Bolsa Família. A data ainda não foi definida pela gerência do programa no município devido à mudança do sistema de cadastro que possibilitará a agilização do envio e o recebimento de informações sobre os beneficiários ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que coordena o programa em todo o país em parceria com as prefeituras.

Segundo a gestora do programa Bolsa Família em Lagoa Grande, Augusta Borges de Lima, atualmente a cidade conta com 3.826 famílias beneficiadas, mas outras pessoas poderão receber os recursos do Bolsa Família após o início do recadastramento, pois serão feitos também novos cadastrados. “Além de fazer o recadastramento no setor que fica na sede da Secretaria de Assistência Social, no antigo prédio da prefeitura, vamos também fazer visitas domiciliares no interior, atendendo a todos os lagoagrandenses”, informa a gestora.

Segundo as condições do MDS, para ter direito ao Bolsa Família, a renda da casa não pode passar de R$ 140,00 por família ou R$ 70,00 por pessoa. O beneficiário deverá comparecer à SAS para fazer o recadastramento e as novas inscrições com os originais do CPF, R.G., título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento e declaração escolar dos filhos que é fornecida pela escola. O horário de atendimento do setor é das 8h às 16h. ..

SEDET - Ascom PMLG

CANDIDATO QUER REGULARIZAR ADVOGADOS PARA ELEIÇÃO DO QUINTO CONSTITUCIONAL DO TRT/PE

Como forma de colocar os advogados da região da Zona da Mata de Pernambuco, cidades arrasadas pelas fortes chuvas que atingiram o Estado ano passado, em condição de votar na eleição do advogado que irá entrar na vaga do Quinto Constitucional do TRT/PE da OAB, o candidato e também advogado com mais de 30 anos de experiência na área trabalhista, Aldo Queiroz enviou solicitação a Henrique Mariano, presidente da OAB em Pernambuco para anistiar os débitos existentes dos profissionais na região, alternância da resolução que dá direito a voto do Quinto Constitucional aos que tiverem em dia com a OAB. 

QUINTO CONSTITUCIONAL - O advogado Aldo Queiroz é candidato a vaga do Quinto Constitucional do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) para a cadeira destinada aos advogados. Trata-se da liberação de um quinto das vagas dos tribunais para advogados e membros do Ministério Público conseguirem o posto de juiz. Depois da eleição são escolhidos seis nomes que passam pelo julgamento interno dos atuais juízes e três nomes integram uma lista tríplice. Por se tratar de um órgão federal, a escolha do nome é feita pelo presidente da Republica. Se fosse na esfera estadual, a escolha caberia ao governador. Só tem direito a voto os advogados em dia com a contribuição junto a OAB/PE...

FESTA DO CARROCEIRO EM PETROLINA

A associação de Moradores do Bairro Jardim Petrópolis promoverá, no próximo dia 08 de Março, a 5ª FESTA DO CARROCEIRO. O evento é sem fins lucrativos. Segundo organizadores, é apenas um momento de prestigiar uma classe que contribui também para o desenvolvimento da cidade de Petrolina. São cerca de cento e cinquenta carroceiros que participarão de um ato festivo, com muito atrativos e que obedecerá a seguinte programação:

08.00 h - Palestra sobre a importância da carroça no transito da cidade(regras e procedimentos)– EPTTC..

Codevasf comemora Dia Internacional da Mulher

Maria da Penha

Como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher (08 de março), que este ano cai num feriado, a 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro vai promover no dia 3, quinta-feira, uma palestra sobre a Lei Maria da Penha...

Zilton César Ascom 6 SR Codevasf

Vereadores condenam promotores que querem reprimir manifestação

Mitonho Vargas (PT) e Alex Tanuri (PSDB) condenaram na sessão desta terça feira, na Câmara de Vereadores a recomendação feita, em ata, pelas promotoras de justiça Andréa Ariadna Santos Correia e Mayumi Menezes Kawabe, subscrita pelo Procurador Geral do Município, Carlos Luciano de Brito Santana; Agnaldo dos Santos Meira, Secretário de Agricultura de Juazeiro e pelos sub procuradores Jaime Badeca de Oliveira Filho e Carlos Henrique Rosa de Souza, de convocar a polícia federal, civil, militar e guarda municipal “para evitar a aglomeração” dos carroceiros.

Para Mitonho, que se diz “indignado”, os signatários da ata atentaram contra o artigo quinto da Constituição que garante a liberdade de reunião: “Não acredito no que estou lendo nesta ata” – disse Mitonho e completou dizendo que a solução para o impasse entre prefeitura e carroceiros “pode ser resolvida com diálogo”...

JORNALISTA RESPONDE NOTA DA PREFEITURA DE SOBRADINHO

Ao observar o conteúdo da nota oficial da Prefeitura de Sobradinho, acerca do episódio lamentável que marcou as comemorações do 22º aniversário de Sobradinho durante a visita do Deputado Adolfo Viana, sinto-me na obrigação de fazer alguns esclarecimentos:

Apesar de concordar com o tom ponderado colocado na nota pela colega jornalista Thalita Bezerra, e concordar mais ainda, com o pedido de desculpas do Prefeito ao Deputado, devo deixar bem claro que:..

Lucinete Antunes assume a gerência do futebol feminino em Sr. do Bonfim

 

Na foto: Lucinete à esquerda e o vice-presidente da associação, Pedro Neto, ao centro.

Membros da Associação Bonfinense Feminina de Futebol (ABFF) estiveram reunidos ontem (28) com o prefeito Paulo Machado definindo que a desportista Lucinete Antunes assume a gerência dessa categoria esportiva em Senhor do Bonfim...