RedeGN - Política

Política

VEREADOR CONTESTA INFORMAÇÃO DA PREFEITURA DE JUAZEIRO SOBRE OBRA EM ITAMOTINGA

O vereador Ronaldo Campina (PMDB) declarou da tribuna da Câmara nesta quarta-feira (02) que diferente do que noticiou a assessoria de imprensa da Prefeitura não houve a troca da bomba do setor de captação de água do distrito de Itamotinga, em Juazeiro. “O problema é que a prefeitura se apressa em anunciar o que não faz”, disse Roninho.

Através de aparte Leonardo Bandeira (PT) comentou “Não é só em Itamotinga não vereador. O governo mente em todos os cantos. Diga um anúncio da prefeitura que se concretizou”, desafiou o petista...

Inscrições para o PETI em Juazeiro são prorrogadas até sexta-feira

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (SEIASC), informa que as inscrições para sócio-educadores da jornada ampliada do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), foram prorrogadas até a próxima sexta-feira feira (4). Em decorrência disso a nova data da prova será divulgada nos próximos dias. O processo Seletivo Simplificado, numa resolução instituída conjuntamente com o Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), visa contratar 21 profissionais com experiência no atendimento sócio-pedagógico a crianças e adolescentes.

A professora Quele Cristina já efetuou a sua inscrição e demonstrou entusiasmo pela oportunidade de emprego na área em que atua. “Essa seleção veio num momento em que eu estou em busca de entrar novamente para o mercado de trabalho. Estudei e vou procurar fazer uma boa prova para quem sabe poder ser selecionada”, disse a professora. Os demais interessados devem se dirigir até sexta-feira (4) à SEIASC, situada na Praça da Catedral, no Centro da cidade, das 08h às 13h e das 14h às 17h, munidos dos documentos pessoais, além de comprovação de escolaridade, de títulos e de experiência, conforme consta no edital, disponível na secretaria e no blog www.petijuazeirobahia.blogspot.com ..

Por Luiz Hélio/SEIASC

SAMU Regional terá inicio nesta quinta-feira (3)

O prefeito Isaac Carvalho acompanhado dos secretários da Saúde, Ubiratan Pedrosa, de Juazeiro e Jorge Solla, da Bahia, participam nesta quinta-feira (03), às 8h, na Pró-Matre, da assinatura de contrato de prestação de serviços especializados em cardiologia entre a Secretaria Estadual da Bahia (SESAB) e Pró-Matre. Em seguida, acontece solenidade para inicio das atividades do SAMU Regional, às 9h, na sede do SAMU, localizada na Rodovia Lomanto Júnior, KM 4, s/n.
 
Também participam do ato para oficialização do SAMU Regional, prefeitos e secretários municipais de Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá (cidades da região Norte da Bahia beneficiadas com o processo de regionalização), que na ocasião assinarão Termo de Habilitação para recebimento do recurso para custeio dos serviços. ..

Asccom

Diretoria da Unimed VSF renova mandato por mais quatro anos

A diretoria da Unimed Vale do São Francisco – Francisco Otaviano de Amorim Viana (Diretor Presidente), Luiz Gustavo Mendes (Diretor Vice-Presidente), Carlos Tadeu (Diretor Financeiro) e Francisco Aires (Diretor Comercial), foi eleita por aclamação na noite da última terça-feira (01/03), para o terceiro mandato consecutivo, que se estende até o ano de 2015. A eleição aconteceu no auditório Dr. Alírio Brandão – sede da cooperativa, durante a Assembléia Geral Ordinária, que reuniu boa parte dos 284  médicos cooperados da maior operadora de planos de saúde da região. Logo na abertura dos trabalhos, o Diretor Presidente Francisco Otaviano falou da identidade organizacional da Unimed VSF e destacou algumas ações realizadas ao longo da suas gestões (2004/2011). 

“Construímos a sede administrativa da cooperativa, consolidamos a marca e solidificamos a liderança de mercado no Vale do São Francisco. Dobramos a carteira de beneficiários de 20 para 40 mil. O registro definitivo na ANS foi outra conquista, que somada a aquisição, reforma e ampliação do Hospital Unimed em Juazeiro, inaugurado em 2010, valorizam o nosso trabalho. Adquirimos um terreno em Petrolina nas proximidades do campus universitário da Facape/UPE, onde muito breve estaremos construindo um novo sonho: o Complexo Integrado de Assistência à Saúde com um Centro Médico, Hospital Geral e um Centro Diagnóstico”, garantiu Francisco Otaviano. ..

Clas Comunicação

Secretários de Saúde e de Agricultura da Bahia visitarão Moscamed em Juazeiro nesta quinta-feira (03/03)

Para conhecer todas as etapas do Projeto Aedes Transgênico o Secretário da Saúde, Jorge Solla, e o Secretário da Agricultura, Eduardo Salles, visitarão o laboratório de insetos transgênicos da biofábrica em Juazeiro. Para entender como será realizado o projeto que visa controlar geneticamente o mosquito transmissor do vírus dengue, Danilo Carvalho, gerente de projeto, apresentará a criação massal dos insetos produzidos em laboratório, e todas as atividades realizadas em campo.

Nesta quinta-feira (03/03), às 10h, os secretários da saúde e da agricultura do estado da Bahia, Jorge Solla e Eduardo Salles, visitarão as dependências da Moscamed, especialmente o laboratório de insetos transgênicos onde conhecerão a produção massal de mosquitos Aedes aegypti geneticamente modificados. A proposta dessa visita é apresentar aos secretários a mais nova tecnologia usada para produzir mosquitos transgênicos, pioneira no Brasil, e que tem como objetivo suprimir populações naturais do mosquito transmissor do vírus dengue, doença que mata milhares de pessoas em todo o mundo. Na oportunidade será lançado o mascote (representante visual) do Projeto Aedes Transgênico (PAT).

O gerente do projeto, Danilo Carvalho, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), apresentará aos secretários os aspectos científicos, técnicos e socioambientais do uso do mosquito transgênico. E a diretoria da Moscamed discutirá com eles as estratégias para atuação no estado da Bahia. Além das ações que serão realizadas parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Prefeitura Municipal de Juazeiro, através das secretarias de saúde e de educação. ..

Brena Duarte Asscom Moscamed

Decisão da retirada dos carroceiros do Mercado do Produtor é aprovada pela Comunidade

Geraldo,

A Comunidade de Juazeiro sente-se agradecida pelo cumprimento das normas do Ministério da Saúde onde defende a saúde de todos, inclusive dos próprios proprietários das carroças, onde estavam também consumindo alimentos sujeitos à contaminação pelos dejetos dos animais que ali circulam no Mercado do Produtor. Além da contaminação das frutas e verduras que são comercializadas, há também o risco de contaminação indireta para os restaurantes, lanchonetes e ambulantes de alimentos que ali vendem os seus serviços.
 
Entendemos que os mesmos necessitam tirar os seus sustentos, porém de forma correta, higiênica sem contudo por em risco a saúde da população.
 
Não entendemos porque os senhores vereadores defendem aquilo que põe em risco a saúde do povo. A legislação é clara, objetiva e eles como autoridades constituídas não deveriam se dar o direito de não conhecê-la. A Lei nº 1.764 de 05/12/03 (Código de Saúde) e a Lei nº 921 de 16/11/82 (Código de Postura), elaboradas e aprovadas pelos senhores vereadores estabelecem normas para estabelecimentos que comercializam produtos de interesse à saúde.
 
Ao nosso ver, a decisão da administração desse entreposto em acatar as determinações do Ministério Público é acertada, por se tratar de Saúde Pública.
 
Luciana Costa..

Carranca Dourada desfila no carnaval de Petrolina pelo 12º ano consecutivo

Domingo de carnaval, como já é tradição há 12 anos consecutivos, a troça de frevo Carranca Dourada desfila pelas ruas da Petrolina antiga. Fundada por foliões apaixonados pela cultura pernambucana, a troça trouxe de volta o carnaval à Petrolina, já que foi a primeira a sair pelas ruas naqueles tempos sombrios em que a cidade não realizava a folia de momo. Depois do bloco Carranca Dourada, outras manifestações surgiram e a festa voltou a ser realizada na cidade pelo povo, de forma espontânea e criativa, com ou sem apoio dos poderes instituídos.

Este ano, o Carranca Dourada desfila com a orquestra Cúpula Pernambucana, outro fruto do movimento anáquico-cultural do bloco. Inspirados no Carranca, os músicos da região resolveram se reunir e investir na música pernambucana, não somente durante o carnaval, mas durante o ano todo, através de um processo de educação da cultura do estado. Então, foliões de todas as idades, sintam-se convidados a participar mais uma vez da folia. Não tem corda nem farda, você não paga nada para participar. Basta vestir sua fantasia e levar sua alegria para essa festa que é de todo mundo.

A concentração é a partir das 18 horas, na praça 21 de Setembro, a pracinha do Coreto. ..

Por Fabíola Moura Foto de arquivo

Adriano rescinde contrato e pode estar perto do Flamengo

O ciclo de Adriano na Velha Bota está cada vez mais perto do fim. Segundo vários jornais e sites italianos, a diretoria do Roma deve acertar a rescisão de contrato com o Imperador já nesta quarta-feira. No entanto, ao contrário do que era especulado, a ideia é romper o compromisso, que vai até junho de 2013, de forma amigável e consensual.

Uma reunião entre Gian Paolo Montali, diretor de futebol do Roma, e Roberto Calenda, agente italiano que representa Adriano na Europa, acertaria as bases desse acordo que seria sacramentado posteriormente com o próprio jogador e o seu empresário, o tetracampeão Gilmar Rinaldi. Procurado pelo Globoesporte.com, o ex-goleiro não atendeu às ligações...

Aleluia avisa a Dilma que o povo não quer só Bolsa Família

“A gente não quer só Bolsa Família. A gente quer saúde, educação, segurança e desenvolvimento social e econômico”. Parafraseando a música dos Titãs, “Comida”, o vice-presidente nacional do Democratas, José Carlos Aleluia, manda um recado para a presidente Dilma Roussef, que, nessa terça-feira (01/03) , esteve na Bahia, onde anunciou o reajuste do programa social.

Para Aleluia, a exemplo do que foi na era Lula, a demagogia continua sendo o combustível que move o governo do PT. “A presidente Dilma anuncia que não haverá emprego neste ano, muito menos reajuste para o funcionalismo público. No entanto, concede aumento de até 45,5% para o Bolsa Família”, observa.
Para Aleluia, o corte de R$ 50 bilhões propagado pelo governo Dilma não passa de uma ficção e um atentado à inteligência do povo brasileiro. “Se, efetivamente, a presidente pretendesse dar um fim à farra iniciada por Lula, com gastos espetaculares e ações predatórias, começaria pondo um fim às imensas despesas com a contratação da companheirada, sem levar em consideração o mérito”.

Outra medida eficaz para qualificar os gastos públicos, na opinião de Aleluia, seria suspender a realização de obras inviáveis, como a faraônica transposição do Rio São Francisco e o megalômano trem-bala. “Os trabalhos da transposição estão paralisados ou caminhando em marcha lenta a um custo impróprio para o bolso do povo”, diz. O ex-deputado nota que as ações de Dilma até o momento não sugerem a moralização das contas públicas, mas a continuação da gastança e dos desmandos iniciados e acelerados na gestão Lula. “Essa é a verdadeira razão de o país voltar a viver o terror da inflação”, afirma.

 “O programa Bolsa Família, por exemplo, acabou sendo desvirtuado pelo governo do PT”, diz Aleluia. Segundo ele, ao contrário do que se esperava, por desinteresse do governo, essa necessária ação social não tem aberto perspectivas claras para que as famílias beneficiadas encontrem meios de levar uma vida digna às custas de seu trabalho. “Lula e Dilma construíram uma dependência permanente das famílias mais humildes, que não percebem no horizonte a possibilidade de bancar o seu sustento e nem sequer caminhos para os seus filhos”, critica Aleluia. ..

Asscom

VEREADORA DO PV DENUNCIA QUE PRÉDIOS DA SANTA DE MISERICÓRDIA FORAM LEILOADOS

 

Da tribuna da Câmara na sessão ordinária desta quarta-feira (02), a vereadora Valdeci Alves (PV) denunciou que os prédios da lavanderia e da creche da Santa Casa de Misericórdia foram leiloados recentemente e não foi dada nenhuma satisfação aos ex-funcionários que tem ações trabalhistas pendentes, irmandade e demais segmentos da sociedade civil organizada.

Segundo Valdeci, o prédio da lavanderia arrematado já foi alugado à própria prefeitura, onde estão os antigos equipamentos pertencentes à Santa Casa...

Correios reajustam tarifas

Os Correios alteraram, a partir desta terça-feira, 1º de março, as tarifas de seus serviços postais e telegráficos, nacionais e internacionais, conforme Portaria do Ministério das Comunicações, nº 58, de 24/02/2011, publicada no DOU de 28/02/2011.

O Índice de Serviço Postal – ISP médio de reajuste foi de 6,38%. O primeiro porte da Carta Não Comercial, para pessoa física, teve seu valor corrigido de R$ 0,70 para R$ 0,75 e o da Carta Comercial, para pessoa jurídica, de R$ 1,05 para R$ 1,10. O preço da Carta Social fica mantido em R$ 0,01...

FACAPE tem projeto de lei para ampliação do quadro de funcionários aprovado pela Câmara‏

Em sessão realizada na Câmara Municipal de Petrolina segunda-feira, dia 28, os Vereadores da Casa Plínio Amorim aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº089/10 que autoriza à AEVSF/FACAPE-  Autarquia Educacional do Vale do São Francisco, a ampliação de vagas e consolidação do quadro de pessoal da Instituição. O projeto tem como objetivo a reestruturação da Gestão da FACAPE, visando melhoria na oferta de ensino. A Autarquia passa a ter autorização para ampliação do quadro técnico administrativo e do quadro de docentes tendo a priorização do estudante como premissa da gestão educacional.

As vagas aprovadas pelo Poder Legislativo servirão para suprir as futuras necessidades e demandas da FACAPE conforme o crescimento estrutural da IES, porém, não há previsão para que o concurso público seja realizado pela Instituição. No momento serão convocados alguns professores aprovados em processo seletivo já realizado. Durante a sessão ordinária, a atual gestão da FACAPE foi muito elogiada por todos os Vereadores presentes que deram ênfase a importância da Instituição no cenário educacional da região. Os Vereadores também citaram o desempenho dos estudantes de Direito da FACAPE recentemente aprovados na 1ª fase da OAB, além da ampliação do curso de Direito para o turno vespertino...

Ascom Facape

Projeto Jogue Limpo com Juazeiro leva serviços de limpeza para bairros

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) segue executando ações do projeto Jogue Limpo com Juazeiro. As máquinas estão nas ruas da cidade realizando a retirada de entulhos, lixo, desmatamento e limpeza, assim como as equipes da Prefeitura que atuam na capina, varrição e pintura das margens das calçadas. Nesta semana, o projeto está acontecendo nos bairros Cajueiro, João Paulo II, Piranga I, Country Clube e rotatórias.
 
No bairro João Paulo II, as máquinas retiram entulhos e as equipes estão realizando a varrição do bairro o que deixou o morador, Francisco Luiz de Lima, satisfeito. “O João Paulo II estava muito sujo, com bastante mato e lixo, mas agora está ficando melhor. É bom saber que a Prefeitura está fazendo a parte dela e nós temos que ajudar também, pois aqui no bairro muitas pessoas jogam lixo na rua”, disse o vendedor de tempero seco acrescentando que o bairro limpo beneficia as vendas. “Os clientes se sentem mais seguros para comprar se o ambiente estiver limpo, assim poderei vender mais temperos”, completou o morador.
 
A SESP dispõe de máquinas caçambas, retroescavadeiras, patrol, tratores de esteira e roçadeiras para colocar em ação os objetivos do Projeto Jogue Limpo com Juazeiro. Algumas dessas máquinas estão no Piranga I em um serviço de desmatamento e limpeza do bairro. Para o presidente da associação de moradores do Piranga I, Antônio da Silva, o serviço no bairro chegou em boa hora. “A situação estava complicada e a altura do matagal já estava sendo perigoso para os moradores. Fizemos muitas reclamações, mas agora estamos sendo atendidos com uma grande ação que vai cuidar das necessidades do bairro. Esperamos que as medidas de limpeza não parem e solicitamos que a comunidade colabore com a Prefeitura, mantendo as ruas limpas”, analisou o comunitário. 
 
O Projeto Jogue Limpo com Juazeiro tem o objetivo de manter a cidade ordenada através de ações globais que atendam a serviços gerais do município como trânsito, uso do solo público, limpeza, poluição sonora, manutenção da iluminação, entre outros aspectos. Além da limpeza, as equipes do setor de postura estão nas ruas fiscalizando o uso do solo público, assim como as blitz no trânsito vão ser intensificadas. Para reclamar sobre lixo e problemas na iluminação pública a população deve ligar para o nº: (74) 3612-3570. Para solicitar a intervenção do setor de postura e trânsito os telefones para contato são: 3612-3567 e 8834-2974.       ..

Asscom PMJ

PROMOTORAS VÃO ADOTAR MEDIDAS JUDICIAIS CONTRA VEREADORES DE JUAZEIRO

A respeito da matéria postada ontem (01)  "Vereadores condenam promotores que querem reprimir manifestação" o blog recebeu a seguinte nota de esclarecimento assinada pelas promotoras Andréa Ariadna Santos Correia e Mayumi Menezes Kawabe:

Nota de Esclarecimento

O Ministério Público Estadual, por suas representantes nas Promotorias de Justiça do Consumidor, Urbanismo e Meio Ambiente de Juazeiro em virtude das inúmeras irregularidades existentes no mercado do produtor, verificadas após inspeção realizada pelo MPBA, ADAB, Vigilância Sanitária e Ministério do Trabalho, instaurou Inquérito Civil, para apuração das irregularidades e coibir a continuidade destas...

OPOSIÇÃO PEDE AO TCM QUE MANTENHA PARECER REJEITANDO AS CONTAS DO PREFEITO ISAAC CARVALHO

Vereadores da oposição encaminharam documento ao TCM - Tribunal de Contas dos Municípios sugerindo que o órgão mantenha o parecer que rejeitou as contas do prefeito Isaac Carvalho, exercício financeiro de 2009 e não acate o pedido de reconsideração que será votado às 14 horas, desta quarta-feira. Confira:  

Apelo à consciência de nossa gente ..

Spoleto inaugura unidade sustentável em Petrolina

Após um imprevisto que impossibilitou a inauguração do Spoleto segunda-feira (28), a maior rede de culinária rápida italiana do país, abrirá sua unidade nesta quarta-feira (2) no River Shopping. O Spoleto inaugura seu primeiro restaurante na região e o primeiro em formato sustentável em Pernambuco, na cidade de Petrolina. O Spoleto 21, como é intitulado, funcionará do River Shopping e traz como principal diferencial oferecer ao cliente a oportunidade de ser *Chef *e criar seu próprio prato na hora, com a ajuda do cozinheiro, para as 16 massas, risottos, polpettones, carpaccios e saladas.

Conhecido por seu empreendedorismo e inovação, o Spoleto apresenta uma nova maneira de fazer negócio, trabalhando com as melhores práticas econômicas às de gestão ambiental.  O projeto é uma evolução “sustentável” do modelo de negócio da empresa (criado em 1999 e que virou um case de sucesso) e tem por objetivo reduzir custos e otimizar processos (tornando-os mais eficientes), diminuir o investimento e aumentar a rentabilidade dos franqueados.

Líder no segmento de culinária rápida italiana no Brasil, em 12 anos de operação o Spoleto é apontado como o modelo de culinária rápida mais inovador e consistente na sua construção de marca. Obtendo um crescimento muito acima da média do mercado de alimentação, além do desenvolvimento expressivo, o Spoleto vem ganhando sucesso com o atual plano de comunicação que enfoca principalmente o marketing de relacionamento e o trabalho de fidelização com os clientes.

Investimento - O projeto representou um investimento de R$ 370 mil e funcionará na praça de alimentação do River Shopping, ocupando uma área de 32m². Com uma equipe de oito funcionários, a nova unidade se somará aos 290 restaurantes Spoleto espalhados pelo Brasil, México e Espanha. ..

PRIMEIRO BAILE DE MÁSCARAS DO CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO FOI UM SUCESSO

Mesmo com a ameaça de chuva, os foliões, amantes dos antigos carnavais compareceram  no último sábado, dia 26, para prestigiar o Baile de Máscara promovido pelo Centro de Cultura Joao Gilberto.

A festa momesca foi animada pela Orquestra de sopro de Pedro Biloto e de Frevo Todo Tom, com Daniel e Estela. Na expectativa de angariar recursos para proceder reformas naquele espaço cultural, a direção e coordenadores avaliam que o evento foi um sucesso...

COMUNITÁRIO TEM NOVO PROJETO PARA O LIXÃO DE JUAZEIRO

Com o reinício das discussões sobre o projeto de remediação do lixão de Juazeiro o comunitário David Lima de Souza está reiterando sugestão ao governo municipal no sentido de apoiar iniciativa que pode mudar a realidade daquele espaço, além de criar consciência ambiental na comunidade.

“Em 92 apresentamos ao prefeito da época (Misael Aguilar) uma proposição no sentido de entregar às associações comunitárias o lixão para que fosse procedido um trabalho de reciclagem. Os próprios comunitários pagariam as mensalidades das suas entidades com o lixo reciclado”, declarou David...

Força Nacional é acionada pelo governador da Paraíba

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou nesta terça-feira o envio de tropas da Força Nacional de Segurança Pública para a Paraíba, após pedido feito pelo governador do estado, Ricardo Coutinho. Os policiais embarcam nesta quarta-feira (2) para João Pessoa. 

As tropas federais ficarão no estado até o término da greve dos cerca de 15 mil servidores da segurança pública paraibana. A paralisação atinge policiais civis, policiais militares, bombeiros militares e agentes penitenciários do estado. O efetivo da Força Nacional enviado ao estado não será divulgado por questões de segurança...

Odacy Amorim será palestrante na 10ª Semana da Água do Sertão de Pernambuco

O deputado estadual Odacy Amorim (PSB) será um dos palestrantes da programação da Décima Semana da Água do Sertão de Pernambuco, que será promovida nesta quinta-feira, dia 3, das 9h às 11h30, no Balneário Dias Clube, em Santa Filomena. O evento é uma realização da organização não-governamental Núcleo de Educadores Populares do Sertão de Pernambuco responsável pelo convite ao deputado. 

Odacy vai falar sobre AS POLÍTICAS PÚBLICAS DO GOVERNO DO ESTADO PARA A AGRICULTURA FAMILIAR. “Temos nos mantido presente junto aos movimentos sociais e vamos divulgar para os participantes do evento todas as ações do governo Eduardo Campos visando melhorar a vida do homem e da mulher do campo ligados à agricultura familiar. Uma dessas iniciativas do governador foi criar uma secretaria específica dentro da estrutura do governo para cuidar dessa parcela da população do nosso Estado”, disse o parlamentar. 

Os organizadores da Semana da Água em Santa Filomena aproveitarão a oportunidade e durante o encontro vão divulgar a programação da Terceira Feira de Caprinos e Ovinos e da Feira de Agricultura Familiar que acontecerão no município...

Cinara Marques Ascom