RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 2038 registros para a palavra: univasf

Univasf: Processo seletivo para professores será realizado no campus Petrolina Sede

As comissões gestoras dos Processos Seletivos Simplificados (PSS) para a contratação de professores temporários nos campi de Juazeiro (edital nº 34/2011) e Ciências Agrárias (edital nº32/2011), em Petrolina, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), informam que o sorteio do ponto e a realização da prova didática acontecerão no campus Petrolina Sede. As etapas iriam ser realizadas anteriormente nos respectivos campi.

De acordo com a portaria de número 001/2011, a mudança se deve para facilitar o transporte e o acesso dos candidatos ao processo seletivo. Para os inscritos na seleção de professores do campus Ciências Agrárias, o sorteio do ponto acontece às 8h no dia 21/06, no Núcleo Temático 03, localizado no bloco de aulas do campus Petrolina Sede, e a prova didática, à partir das 8h do dia 22 de junho. Já para os inscritos na seleção de professores para o campus Juazeiro, o sorteio do ponto será feito nesta terça-feira (21), às 9h, no mesmo local. As provas didáticas acontecem no dia 22 também às 9h.

As salas onde acontecerão as provas foram divulgadas hoje (20) na portaria de confirmação de inscrições, que está disponível na página de concursos da Univasf. Mais informações também pelo e-mail concursodocente@univasf.edu.br ou pelo número 2101-6747, da Pró-Reitoria de Ensino da Univasf (Proen).  ..

Apresentação de quadrilhas juninas marcará o encerramento de disciplina na Univasf

Música, dança e muita animação. Será em ritmo de quadrilha junina que um grupo de estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) vai encerrar as atividades da disciplina de Dança, ministrada pelo professor Marcelo Nascimento. A apresentação, que é resultado de um trabalho de composição elaborado pelos alunos no decorrer da disciplina, acontecerá nesta terça-feira, dia 21 de junho, a partir das 18h, em frente à biblioteca do campus Petrolina-Sede.

O evento acontece no período de comemoração das festas juninas e será aberto à comunidade. De acordo com o professor Marcelo, o objetivo é despertar o interesse das pessoas pela dança, e ao mesmo tempo proporcionar um momento de integração e lazer dentro da Universidade. ..

CHAPA “PRA EXISTIR” VENCE ELEIÇÃO 2011 DO DCE UNIVASF

A Comissão eleitoral do pleito para o Diretório Central dos Estudantes da Univasf – gestão 2011/2012, divulgou ontem o resultado da eleição 2011 para a diretoria do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco, onde concorriam as chapas: 1 – Pra Existir e 2 – Movimento Renova Univasf. A eleição para o Diretório Central dos Estudantes da Univasf aconteceu nos dias 16 e 17 de junho de 2011 nos cinco campi da Universidade (Petrolina - Centro, Ciências Agrárias, Juazeiro, São Raimundo Nonato e Senhor do Bonfim). 

Na tarde do último dia de votação (17), a chapa Movimento Renova Univasf entregou uma nota à Comissão Eleitoral comunicando o seu desligamento da eleição. No dia seguinte, 18, teve início a contagem de votos que se finalizou por volta das 22:30hs. Finalizado o processo de apuração dos votos, verificaram-se os seguintes números: Total de 1.311 votos, sendo 1.056 votos para a chapa 1 – Pra Existir; 233 votos para a chapa 2 – Movimento Renova Univasf; 6 votos brancos; 10 votos nulos e 6 votos inválidos. 

Por apresentar maioria simples dos votos válidos (80,92%), a Comissão Eleitoral declarou vencedora a chapa 1 – Pra Existir, empossando-a para a gestão de um ano do Diretório Central dos Estudantes da Univasf...

Duas chapas disputam as eleições para o Diretório Central de Estudantes da Univasf

Pelo segundo ano, as eleições do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) serão disputadas por duas chapas. PRA EXISTIR (Chapa 1) e RENOVA UNIVASF (Chapa 2) pleiteiam os votos dos mais de 5 mil estudantes regularmente matriculados, que devem escolher nas próximas quinta (16) e sexta-feira (17), das 8 às 22h,  a nova diretoria da entidade máxima de representatividade das lutas estudantis. 

Ao todo, 12 urnas serão disponibilizadas pelos campi da Univasf em Petrolina (PE), São Raimundo Nonato (PI), Juazeiro (BA) e Senhor do Bonfim (BA). “As reuniões do Conselho de Entidades de Base (CEB) fortalecem e dão legalidade a esta eleição, que representa um momento de suma importância para nossa universidade. Estou tranquilo em relação ao processo e farei de tudo pra que o mesmo ocorra da maneira mais transparente e imparcial que for possível”, ressalta Alex Silva, membro da Comissão eleitoral. ..

Univasf lança editais para seleção de professores temporários

Começam a partir desta sexta-feira (10), as inscrições para a seleção de professores temporários que vão atuar em diversas áreas dos cursos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Serão 36 vagas, destinadas para graduações nos campi Petrolina-Centro e Ciências Agrárias, em Pernambuco, Juazeiro na Bahia e São Raimundo Nonato, no Piauí. Os professores selecionados irão lecionar em áreas como Ciências Sociais, Farmacêuticas e Biológicas, além de Educação Física, Química, Engenharia Agrícola e Artes Visuais.

Os interessados terão até o dia 14 de junho para se inscreverem, somente pela internet. A taxa de inscrição varia entre R$40,00 e R$55,00 conforme a vaga que o candidato deseja concorrer. O processo seletivo consistirá na aplicação de prova didática e avaliação de títulos, que acontecem nos dias 21 e 22 do mesmo mês. Mais informações sobre a seleção nos editais de números 31, 32, 33 e 34/2011, disponíveis no site: http://www.concurso.univasf.edu.br/. ..

Violação dos direitos humanos na construção de barragens é tema de debate na Univasf

Com as presenças de representantes do governo e movimentos sociais, será debatido a partir das 18h de terça-feira (7), no auditório da biblioteca da Univasf, Campus Petrolina, o relatório da Comissão Especial “Atingidos por Barragens”, aprovado pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH). O relatório possui mais de 600 páginas que comprovam a violação sistemática de pelo menos 16 direitos humanos em populações atingidas por barragens de todas as regiões do Brasil. “No relatório, são apresentados sete casos que exemplificam a situação vivida em nosso país. Para a divulgação na Univasf a gente vai contar com depoimentos de atingidos pelas barragens de Sobradinho (1978) e Itaparica (1988), além de ameaçados pelos projetos de Riacho Seco e Pedra Branca”, explica Marta Rodrigues, da Coordenação Regional do Movimento de Atingidos/as por Barragens (MAB). 
 
A Comissão Especial “Atingidos por Barragens”, em quatro anos de atuação, recebeu denúncia de violação de direitos em processos de planejamento, licenciamento, implantação e operação de 74 barragens. Foi reconhecido um padrão de violação, “cujas consequências acabam por acentuar as já graves desigualdades sociais, traduzindo-se em situações de miséria e desestruturação social, familiar e individual”, como afirma o relatório. 
 
A construção da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, nos anos 70, é um dos casos mais exemplares de violação dos direitos humanos. Em seus 350 km de extensão estão submersas terras de sete municípios do Submédio São Francisco. 70 mil pessoas foram deslocadas, das quais 80% eram camponesas que viviam nas férteis planícies de aluvião. O Estado, sem consulta prévia às comunidades, interveio coercitivamente no espaço físico para a construção da barragem, reassentando as famílias em solos impróprios para o plantio. 
 
O relatório confirma as denúncias que o MAB vêm fazendo há 20 anos, motivadas pela ausência de uma política nacional que reconheça e garanta os direitos das populações atingidas e pela precariedade e insuficiência dos estudos ambientais realizados pelos governos federal e estaduais, além da caracterização restritiva e limitada do conceito de atingidos por barragens aceitados pelas empresas. A recomendação é que sejam adotadas mais de 100 medidas para garantir e preservar os direitos humanos dos atingidos por barragens, evitando novas violações. ..

Univasf adota o Enem 2011 para a seleção do PS-ICG 2012

A Univasf, por meio do Conselho Universitário, decidiu que adotará o Enem 2011 como pré-requisito para participação no Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação da Univasf – PS-ICG 2012 (chamado anteriormente de Vestibular).
 
A forma como se dará a seleção ainda não foi alvo de discussões, por isso será divulgada posteriormente, por meio de editais complementares. Sendo assim, os interessados fiquem atentos às informações divulgadas na página do PS-ICG 2012

As informações sobre o Enem 2011, que é de responsabilidade do Inep, estão disponíveis na página (http://portal.inep.gov.br/web/enem/enem). Além disso, a Univasf dispõe de um perfil no Twitter (http://twitter.com/_univasf) e outro no Facebook (http://www.facebook.com/univasf.srca), pelos quais a SRCA divulga informações...

Univasf: Inscrições para o Papmem já começaram

Seguem até o dia quatro de julho as inscrições para o quinto módulo do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio – Papmem da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Serão ofertadas 100 vagas para esta etapa, que tem carga horária de 40h. O programa é oferecido pela Pró-Reitoria de Integração (Proin), através de uma parceria do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com o Colegiado de Engenharia Mecânica da Univasf. O objetivo do Papmem é proporcionar formação continuada para professores de matemática do ensino médio, do sistema público ou privado, e alunos de licenciatura na área. O projeto conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Neste quinto módulo serão abordados temas relacionados às três séries do ensino médio e alguns tópicos do ensino fundamental. As inscrições, que são gratuitas, devem ser realizadas somente pela internet. O interessado pode preencher a ficha de inscrição (link abaixo) disponível no site da Proin e enviar para o e-mail papmem.cirino@gmail.com até 4 de julho.
As aulas acontecerão no campus Petrolina Sede, no período de 11 a 15 de julho, durante os turnos matutino e vespertino. Pela manhã, os alunos participam de uma videoconferência transmitida direto do Impa, no Rio de Janeiro. À tarde os estudantes terão lições práticas por meio da resolução de problemas, com o apoio da equipe da Univasf, formada pelos professores Severino Cirino Neto, Lino Marcos e Edson Leite.

Segundo o coordenador local do Papmem, Severino Cirino Neto, o programa irá conferir certificado aos alunos, que terão o material didático fornecido gratuitamente. O participante também receberá ajuda de custo de R$ 150 reais, paga em parcela única aos alunos com 100% de frequência. Os professores que farão parte do programa terão direito ainda a uma cópia do livro “Temas e Problemas Elementares”, uma publicação da Sociedade Brasileira de Matemática que aborda alguns dos principais tópicos ensinados na 7ª e 8ª séries do ensino fundamental.

Outras informações: Proin: http://www.proin.univasf.edu.br/ ou Impa: http://www.impa.br/opencms/pt/ ou ainda Colegiado de Engenharia Mecânica: (74) 2101-7633 ..

Univasf inaugura Residência Universitária neste sábado (28)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) inaugura neste sábado (28), a Residência Universitária (RU) do Campus Ciências Agrárias, em Petrolina. A solenidade acontece no local, às 9h, com descerramento da placa, atividades esportivas e café da manhã.

Das 40 vagas da RU, 23 já foram preenchidas, mediante seleção prévia, através do Edital 03/2011-Proin. Além de moradia, os estudantes selecionados receberão bolsa permanência no valor de R$ 120,00, destinada a custos com a alimentação. De acordo com a Pró-reitoria de Integração (Proin), a próxima seleção deverá ocorrer entre os meses de julho e agosto deste ano.

Foram construídas seis casas. As unidades maiores possuem uma estrutura padrão com sala, dois quartos, banheiro, cozinha, área de serviço e mobiliário, incluindo geladeira, fogão, beliches, eletrodomésticos e eletroeletrônicos como TV, aparelho de DVD, entre outros. O local também contará, na área comum, com espaço de convivência, minicampo de futebol e sistema de segurança com vigilantes noturnos. ..

Professor da Univasf lança revista em quadrinhos sobre empreendedorismo

O professor do colegiado de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Deranor Gomes de Oliveira, lançou o primeiro número da revista em quadrinhos “Jovens Empreendedores”. A ação faz parte do projeto de extensão “Educação Empreendedora: Desenvolvendo o protagonismo infanto-juvenil através do empreendedorismo social”, implantado nas séries do ensino fundamental da rede municipal de Juazeiro. O local escolhido para o lançamento oficial da revista, que aconteceu no dia 10 de maio, foi a Escola Municipal Mandacaru, no bairro Jardim Primavera.

Ao todo, cinco mil exemplares da revista foram distribuídos em 29 escolas da sede e do interior para estudantes do 6º ao 9º ano. No primeiro número, o autoconhecimento social dos alunos foi trabalhado através de histórias, atividades e desafios para fixar temas como cooperação, cidadania, geração de renda, desenvolvimento de habilidades empreendedoras sobre negociação, competitividade, identificação de oportunidades, entre outros.

O projeto foi implantado em 2008 e conta com a parceria da Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc). A iniciativa também envolve a capacitação de professores de empreendedorismo do município. De acordo com o coordenador do projeto, em torno de 180 professores já participaram de oficinas que auxiliam o profissional a despertar no aluno a formação de objetivos e metas, elevando sua alto-estima.

Até agosto, outros três números da revista devem ser lançados com temáticas sobre o empreendedorismo social, economia pessoal, o valor da educação e o empreendedorismo de negócio. Segundo Deranor, “a idéia de lançar a primeira revista em quadrinhos da região voltada para o ensino do empreendedorismo é desenvolver ações em que os alunos aprendam fazendo. Estamos formando cidadãos com capacidade de projetar futuros e organizar estratégias para realizar sonhos”. ..

Curso de Engenharia de Computação da Univasf é avaliado positivamente pelo Mec e Inep

O curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) recebeu a nota 4 (numa escala que vai de 1 a 5) na avaliação feita pela comissão externa designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (Mec). O resultado foi divulgado durante o Segundo Simpósio Interinstitucional de Computação do Vale do São Francisco – Sicomp, realizado entre os dias 18 e 20 deste mês.

A análise é realizada com o intuito de verificar as condições gerais de funcionamento do curso, dentre elas a organização didático-pedagógica, qualidade do corpo docente e as instalações físicas da instituição. O processo foi feito in loco durante a visita da comissão avaliadora ao campus Juazeiro da Univasf, que aconteceu nos dias 12 e 13 de Maio.

De acordo com o coordenador do Colegiado de Engenharia da Computação, Ricardo Ramos, a avaliação acontece quando a graduação já tem 70% do período letivo transcorrido, antes que a instituição possa emitir diploma. O resultado da análise deixa o curso em condições para obter em breve o seu reconhecimento pelo Mec. “Vários aspectos positivos foram destacados pelos avaliadores, pois o curso apresenta um grande comprometimento em relação ao ensino, pesquisa e extensão. Além disso, eles constataram que a graduação está contribuindo de forma expressiva para o crescimento social e econômico da região”, conclui. ..

Univasf capacita servidores na área de Licitações e Contratos

Servidores de três instituições públicas participam no campus Petrolina Sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), do Curso Prático sobre Licitações e Contratos. O curso com carga horária de 40 horas integra o Plano de Capacitação 2011 da Univasf, e conta com o apoio da Procuradoria Federal Seccional Petrolina.

Nesta ação estão sendo capacitados 39 servidores da Univasf, do Hospital de Traumas (HUT) e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). As aulas ministradas pelo procurador federal, Marcos Gustavo de Sá e Drumond abrangem as Leis 8.666/93, 10.520/2002 e 123/2006, que disciplinam as licitações e contratos administrativos.

De acordo com a programação, os conteúdos abordados envolvem a aplicação prática de orientações e procedimentos administrativos e jurídicos legais preconizados pelas normas gerais. “É a oportunidade dos participantes exporem algumas dificuldades enfrentadas no dia a dia de trabalho, no exercício de suas funções e tirar as dúvidas”, avalia o procurador Marcos Drumond. A capacitação é voltada a servidores que atuam na área de Licitações e Contratos.

Ainda segundo Marcos Drumond, a iniciativa também favorece a compreensão dos preceitos legais com base nos entendimentos do Tribunal de Contas da União, Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça e, sobretudo, da Advocacia Geral da União. ..

SERROTE DO URUBU ABRIGA SÉTIMA JORNADA FOTOGRÁFICA DOS ESTUDANTES DA UNIVASF

Sábado, 21 de maio, estudantes da Univasf vão participar da Sétima Jornada Fotográfica. Desta vez, o local escolhido pela organização foi o Serrote do Urubu, localizado na zona rural de Petrolina, distante apenas alguns quilômetros do centro da cidade, no caminho para o Balneário de Pedrinhas.

O Serrote do Urubu é um local onde as rochas, a vegetação e o acesso ao rio São Francisco proporcionam paisagens de grande beleza, tanto no nível do solo quanto nas posições mais estratégicas, localizadas no topo das maiores elevações. “Sem dúvida, é um local de grande interesse turístico e fonte belas imagens para os amantes da natureza”, diz Marcus Ramos um dos organizadores do evento...

Docente da Univasf lançará livro sobre Paradiplomacia em Salvador

A docente do curso de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e Doutoranda em Administração junto ao programa da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (NPGA/UFBA), Maria Clotilde Ribeiro, lançará no dia 07 de Junho, em Salvador-BA, o livro “Globalização e Novos Atores: A paradiplomacia das cidades brasileiras”. O evento de lançamento acontecerá no Palácio da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A obra, que será distribuída pela editora da UFBA (EDUFBA), é dirigida para os cursos de graduação e pós-graduação em relações internacionais, ciências políticas, gestão internacional e áreas afins, bem como para os gestores públicos, em especial do âmbito subnacional.

De acordo com a autora, o livro é decorrente de um estudo feito para o mestrado em administração da UFBA com gestores das prefeituras de todas as regiões e estados do país. “É a primeira obra brasileira que se debruça sobre a questão. Não há, então, nenhum livro sobre a atividade da paradiplomacia nos municípios brasileiros. A obra reflete a pesquisa realizada em cidades de todo o Brasil”, informou a professora. Clotilde explica que a paradiplomacia é uma atividade de diplomacia realizada pelos municípios ou estados, que envolve, por exemplo, cooperação técnica no setor náutico, o que já acontece na capital baiana, e também na área de economia solidária.

A docente disse ainda que a obra terá uma continuação com a abordagem das atividades de cooperação internacional na região do Submédio São Francisco, que terá como base a sua pesquisa de doutorado, identificando atividades que impulsionaram o desenvolvimento regional dos anos 1950 até os dias atuais. ..

Releitura erótica de 'A Última Ceia' provoca polêmica na Univasf

A obra “A Ceia”, do aluno do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UNIVASF e artista plástico Gregório Braque, vem causando grande polêmica desde sua instalação na última quinta (05/05). A peça remete ao afresco de Leonardo da Vinci, “A Última Ceia”, porém para representar os apóstolos, o discente usou 12 objetos fálicos (11 brancos e 1 marrom) dispostos em base de argila sobre pratos de porcelana.

Desde então, servidores, professores e outros alunos iniciaram uma série de protestos contra o que acreditam ser uma “afronta aos bons costumes”. A obra já foi coberta com um lençol e várias pessoas já colocaram cartas na vidraça ao lado, repudiando o objeto.

Uma das servidoras, que não quis se identificar, contou ao programa Nossa Voz, da Grande Rio FM Petrolina, que devido a reação negativa dos alunos de engenharia, os estudantes de artes visuais fizeram ainda um painel com várias imagens de órgãos sexuais e pessoas nuas e o expuseram próximo à obra. “Várias imagens indecentes, estão constrangendo tanto servidores, quanto alunos”, relatou. (Com informações do site da Grande Rio FM) ..

Univasf prepara 2º Simpósio Interinstitucional de Computação do Vale do São Francisco

A Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IF Sertão-PE e a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE promovem o 2º Simpósio Interinstitucional de Computação do Vale do São Francisco-SICOMP 2011, com o principal objetivo de contribuir para o desenvolvimento científico do nordeste e do sub-médio do Vale do São Francisco, incentivando e promovendo atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão para a difusão de conhecimento e formação de capital humano.

 O SICOMP 2011 será realizado no período de 18 a 20 de maio de 2011, no  Complexo Multieventos da Univasf em Juazeiro, tendo como tema  transversal “Ciência, Tecnologia e Inovação no Sertão". Este evento, que  conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e  Tecnológico -CNPq e da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do  Estado de Pernambuco - FACEPE, espera ampliar a participação da  comunidade e conta com mais uma novidade: a apresentação de trabalhos  científicos (artigos completos e pôsters), em sessões técnicas  especiais...

Curso de mestrado da Univasf terá aulas com técnicos da EBDA

A nova turma de alunos do curso de mestrado em Engenharia Agrícola da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) será contemplada com mais aulas práticas a partir do segundo semestre deste ano. Isso se deve à parceria firmada entre a Secretaria da Agricultura (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), e a instituição de ensino. O convênio estabelece que técnicos da empresa orientem os futuros mestres nas linhas de pesquisa como Engenharias de Água e Solo, Agrometeorologia e Ambiência, e também dará ênfase às atividades in loco de assistência técnica e extensão rural (Ater).

De acordo com o professor da Univasf, Bráurilo Leal, o corpo técnico da EBDA possui mestres e doutores que atuam diretamente no campo e buscam o fomento da agricultura na região. “Essa parceria é vital para o Vale do São Francisco e essa experiência de campo será repassada para os alunos conforme a realidade da região, e o mais importante, apresentando resultados exitosos. Isso só é possível graças ao alcance de ações que a empresa tem nas comunidades agrícolas”, comentou o professor...

PROJETO DE EXTENSÃO DA UNIVASF LANÇA PRIMEIRA REVISTA EM QUADRINHOS VOLTADA PARA O EMPREENDEDORISMO

O Projeto de extensão “Educação Empreendedora: Desenvolvendo o protagonismo infanto-juvenil através do empreendedorismo social”,coordenado pelo professor e Pró-reitor de Integração da UNIVASF Deranor Gomes de Oliveira, cujo objetivo é criar a possibilidade de desenvolver e aprimorar habilidades empreendedoras em crianças e adolescentes da rede municipal de ensino da cidade de Juazeiro- (BA), lançará hoje, dia 04/05 às 14:00h na Escola Municipal Mandacaru no Bairro Jardim Primavera, a primeira revista em quadrinhos da região voltada para o ensino do empreendedorismo.

O Projeto foi implantado desde 2008 e procura desenvolver valores positivos e formação de uma consciência mais responsável quanto à importância e ao envolvimento dos estudantes com temáticas sociais. Para isso foi criada a revista em quadrinhos: “Jovens Empreendedores” a qual produzirá estórias, atividades e desafios para fixação de temas, e medrará oportunidades e soluções para questões do cotidiano, como a cooperação, cidadania, geração de renda e desenvolvimento de habilidades empreendedoras sobre negociação, a busca de diferenciais, competitividade, validação de ideias, identificação de oportunidades, etc...

Ex-aluno da Univasf é o único brasileiro selecionado em mestrado internacional

O ex-aluno do curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), campus São Raimundo Nonato-PI, Thalison dos Santos (foto), foi selecionado em 2º lugar no Mestrado em Quaternário e Pré-História da Comissão Européia no Programa de bolsa de estudos Erasmus Mundus. Ele foi o único brasileiro aprovado numa lista de 55 candidatos de várias partes do mundo e ficou com 85 pontos. O primeiro lugar foi de uma indiana que teve 90 pontos.

Foram concedidas seis bolsas pela comissão européia para alunos estrangeiros. Thalison vai realizar os estudos na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Utad) e no Instituto Politécnico de Tomar (IPT), em Portugal. Ele vai morar na cidade de Mação, mas tem mobilidade pra ter aulas em instituições parceiras na França, Itália e Espanha.

A bolsa Erasmus Mundus foi criada para promover o ensino de alto nível em Arqueologia e em outras áreas. A cátedra Erasmus Mundus é mantida pela França, Itália, Espanha e Portugal e é formada pelas instituições de ensino Muséum d'histoire naturelle de Paris-França, Universitat Rovira i Virgili e Università di Ferrara, ambas na Itália, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Instituto Politécnico de Tomar, em Portugal e University of the Philippines Diliman, nas Filipinas.

Thalison dos Santos tem 22 anos, se formou na Univasf no final do ano passado e atualmente trabalha como arqueólogo na Ferrovia Integração Oeste-Leste (Fiol) que liga Ilhéus, na Bahia, à Figueirópolis, no Tocantins. O arqueólogo só inicia os estudos de mestrado no segundo semestre desse ano. ..

Alunos de 10 cursos da Univasf vão participar do Enade 2011

Estudantes dos cursos de Engenharia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), além dos alunos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física e Artes Visuais, vão participar este ano do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). As provas serão aplicadas em todo o país no dia 6 de novembro. A inscrição dos estudantes da Univasf vai ser realizada pela Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) de 18 de julho a 19 de agosto. A lista dos candidatos aptos a realizar a prova vai ser divulgada posteriormente pela SRCA.

Entre as novidades do Enade 2011, está a dispensa dos ingressantes da prova. A partir de agora, esses alunos serão avaliados com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Apesar de dispensados da prova do Enade, os ingressantes devem ser inscritos normalmente pela universidade, para efeito de cadastro (confira a portaria do Enade 2011 no link abaixo). O Ministério da Educação estima que 1,2 milhão de estudantes sejam inscritos este ano no exame e que cerca de 400 mil façam as provas. ..