RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 413 registros para a palavra: turismo

VEREADOR SUGERE A CRIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE TURISMO

Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Juazeiro desta quarta-feira (4), o vereador José Carlos Medeiros (PV) comentou a visita do governador Wagner a região para inaugurar a “Rota do Vinho”. Segundo o parlamentar, a visita do governador deve trazer ‘certa preocupação para a cidade de Juazeiro, pois os recursos oriundos com esse investimento podem seguir para as cidades de Sobradinho e Casa Nova’.

Medeiros sugeriu a criação de um ciclo de debates com o objetivo de criar um plano municipal de turismo visando o desenvolvimento econômico da cidade. “Temos que convocar toda sociedade de Juazeiro para esse debate. Vamos juntos construir esse novo marco do nosso turismo”...

Vapor do Vinho impulsiona Enoturismo integrando Bahia e Pernambuco

O charme e o clima de aventura dos Vapores do Rio São Francisco, que marcaram o auge da navegação no Rio da Integração Nacional nas décadas de 30 a 50, voltaram às águas do Velho Chico no último sábado (30), na forma de um roteiro, inédito em toda América do Sul, que promete integrar o turismo nos Estados de Bahia e Pernambuco.  O lançamento do Roteiro Enoturístico Vapor do Vinho começou no início da manhã com a chegada do governador da Bahia, Jaques Wagner ao Porto Chico Periquito, no município baiano de Sobradinho. O governador ficou impressionado com as belezas e sabores do passeio e garantiu o aporte de investimentos do Estado para algumas melhorias no projeto inicial. “Já temos o mais importante, um lago belíssimo e vinhos de excelente qualidade, além da cozinha e da hospitalidade regionais. O Governo da Bahia está à disposição dos empreendedores locais para melhorarmos essa idéia que já nasce boa”.

O passeio com duração de aproximadamente duas horas vai acontecer duas vezes por semana a um custo de R$ 90,00 por pessoa. A partir dos municípios de Juazeiro e Casa Nova, na Bahia e Petrolina-PE, o roteiro começa logo no embarque, quando os turistas são recebidos com muita música e animação na barca Rio dos Currais, que tem capacidade para 80 pessoas. Do porto até a barragem de Sobradino, uma das mais importantes obras do sistema de geração de energia elétrica do País, o primeiro alumbramento: o Vapor do Vinho passa pela eclusa, uma espécie de elevador de águas que conduz a embarcação até  o nível do lago de Sobradinho, o maior da América Latina, em plena caatinga nordestina...

APLADE DESENVOLVE PLANO PARA ALAVANCAR O TURISMO EM JUAZEIRO

Assim que assumiu a pasta de turismo em janeiro deste ano, a APLADE – Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Juazeiro montou equipe técnica constituída por Jomar Benvindo (Turismólogo), Paulo Angelim (Administrador de Empresas), Gliediane Borges (Guia de Turismo), Carmiária Ramos (Administradora de Empresas) e que nesse curto espaço de tempo foi responsável pela elaboração do projeto de “Apoio ao Desenvolvimento Turístico do Município de Juazeiro”.

Segundo o titular da pasta Carlos Neiva, a municipalidade desenvolveu o plano de ação em parceria com a Câmara de Turismo e o Sebrae, e agora conta com apoio dos governos estadual e federal, através da Secretaria de Turismo, Bahiatursa e do Ministério do Turismo. “Hoje temos um potencial turístico muito acima da média se comparado a outras cidades. Nós temos potencial de turismo náutico, de aventura, eco-turismo com o bioma caatinga, o turismo rural e envolvendo todos esses segmentos nós vamos lapidar esse diamante bruto que é o potencial turístico do nosso município”, destacou Neiva...

Revitalização da Orla I em Petrolina será financiada pelo Ministério do Turismo

Preocupado em oferecer mais uma opção de lazer para a população de Petrolina e proporcionar comodidade aos usuários das barquinhas, o prefeito Julio Lossio conseguiu aprovar, através da Usina de Projetos, o projeto de revitalização da Orla I do município. A obra – que será financiada pelo Ministério do Turismo, a partir de emendas dos deputados federais Carlos Eduardo Cadoca (PSC-PE) e Sérgio Guerra (PSDB-PE) – está orçada em R$ 800 mil, recurso que já foi contratado com a Caixa Econômica Federal.  ..

Jovens vão combinar fé e turismo em ilha do Velho Chico

Com o sugestivo nome Louvor das Ilhas, um grupo de jovens católicos pretende unir fé e turismo no domingo que antecede o Carnaval. O evento para evangelização da juventude será realizado no dia 06 de março com passeio de barca até a Ilha do Maroto. Em terra firme, está programada uma série de atividades recreativas, esportivas e culturais. No entanto, a conotação cristã é o foco do evento, a começar pelo lema do passeio aquático ‘Com Jesus, andaremos sobre as águas’.

O 1º Louvor das Ilhas é uma iniciativa da Comunidade Mãe Imaculada, uma associação pública de fiéis originária da Renovação Carismática Católica. De acordo com o fundador, Marcos Cardoso, o desafio do Louvor das Ilhas 2011 é levar a mensagem de Jesus para um mundo cada vez mais secularizado e resistente aos ensinamentos bíblicos. “É possível o jovem ter uma vida pura sendo fiel às palavras de Jesus”, destaca Cardoso que exerce a função de orientador espiritual dos jovens da Comunidade...

Operadoras de turismo e representantes da Empetur reconhecem Petrolina e região como destino turístico

Representantes das empresas de turismo Brasil Rural e Mais Brasil Turismo localizadas em Recife (PE), visitaram o Vale do São Francisco na última semana e enfatizaram o potencial da região como destino turístico. A visita aconteceu entre os dias 14 e 16 deste mês, com o objetivo de realizar um Famtour (Turismo de familiarização), promovido pela Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos (Sedectur).

O executivo de marketing da Gerência Nacional da Empetur, Severino Rodrigues, comentou as características da região e decidiu ampliar a visibilidade da rota do vinho nas ações promocionais da Empresa de Turismo nos próximos anos. “No próximo ano, a partir de março de 2011, traremos mais 20 empresas de turismo (operadoras/agências) com um itinerário testado e aprovado”, reforçou. Alguns pontos serão melhorados para que o roteiro seja consolidado como destino turístico e atenda todos os perfis de turistas, como afirmou o interlocutor da região do Sertão do São Francisco pela Empetur, Marcelo Borba. “Solicitaremos projetos e ações corretivas através do Trade, assim viabilizar iniciativas na região com a captação de recursos e elaboração de projetos”.

Os atrativos mais destacados pelos visitantes foram o passeio pelo Rio São Francisco na Barca Rio dos Currais e a ida à Vinícola Ouro Verde (Casa Nova-BA). Os representantes virão novamente no início do próximo ano conhecer os demais atrativos que não puderam ser visitados neste momento, já que as opções de pontos turísticos são extensas. Segundo informações do secretário da Sedectur, Luis Cláudio Dias, o resultado do Famtour foi positivo revelando o potencial inclusive, para o turismo internacional. “Devemos melhorar a capacitação do trade turístico em atendimento ao turista, informações turísticas, além de intervenções estruturadoras como melhoria das condições de estradas e rodovias, sinalização, equipamentos portuários, etc.”, afirmou.

A diretora de Cultura e professora de turismo, Roberta Duarte, enfatizou o turismo de lazer ligado à vitivinicultura, o cultural e o rural como atrativos. “O turismo local poderá ser fortalecido também com o turismo sertanejo, que pode ser explorado pela caatinga e a cultura do homem do sertão”, salientou. Atrativos visitados: Catedral, Matriz, Petrolina Antiga, Orla de Petrolina, Museu do Sertão, Oficina do Artesão Mestre Quincas, Embrapa, Vinícolas Garziera, ViniBrasi e Ouro Verde, Barragem de Sobradinho, e um pouco de Juazeiro, além de alguns hotéis e restaurantes de Petrolina. ..

Representantes da Empetur e operadoras de turismo visitam Petrolina

Esta semana, até amanhã dia 16, dois representantes dos setores de roteirização e marketing da Empetur (Instituto de Turismo de Pernambuco), além de integrantes das operadoras Gbrasil Rural (São Paulo) e Mais Brasil Turismo (João Pessoa), estarão em Petrolina para realizar um Famtour ou ‘turismo de familiarização’ na região, acompanhados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos. 

Os representantes conhecerão a Rota do Vinho do Vale do São Francisco, alguns atrativos turísticos e empresas do ramo a exemplo do Bodódromo, Oficina do Artesão Mestre Quincas, vinícolas, Embrapa, Igreja Catedral, Orla, Igreja Matriz, Ilha do Rodeador, incluindo passeio fluvial, além de visitar hotéis e restaurantes. Segundo o Secretário de Turismo, Luis Claudio Dias, “o Famtour contribuirá para o aumento do fluxo turístico em Petrolina, principalmente do turismo de lazer e enoturismo.” O evento ainda conta com a parceria do Trade Turístico do Vale do São Francisco e o Sebrae Petrolina. O Famtour é um roteiro para que empresas do ramo possam se familiarizar com o receptivo e atrativos turísticos para formatação de pacotes de comercialização do destino turístico. ..

PE: Secretaria de Turismo incentiva a participação de grupos culturais no carnaval 2011

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Eventos (Sedectur) informa aos interessados em se inscreverem na convocatória para o Carnaval de Pernambuco 2011, que está oferecendo auxilio para o preenchimento da ficha de inscrição, Currículo e histórico a fim de facilitar a inscrição dos artistas e grupos culturais do município.

A Convocatória é uma iniciativa da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Podem participar pessoa física (maior de 18 anos) e pessoa jurídica de direito privado com ou sem fins lucrativos. Serão aceitas propostas na área de Música e Cultura Popular nas modalidades Cortejo e palco.

As inscrições vão até o dia 10 de dezembro e os interessados podem se dirigir a partir de hoje (26) das 8h às 12h, à sede da Sedectur, que fica no Centro de Convenções. Mais informações pelo telefone: (87) 3862-9261 ou no site www.fundarpe.pe.gov.br.
  ..

I Encontro de Turismo Rural acontecerá em Itamotinga

Dando continuidade às discussões sobre o projeto "Turismo Rural no Vale do São Francisco", será realizado o segundo encontro no distrito de Itamotinga, no próximo dia 28 (domingo) às 08h da manhã na 1ª Igreja Batista. O primeiro encontro aconteceu em julho no distrito de Maniçoba.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, mediante ação conjunta da SECETLA e da SEADRUMA, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O objetivo é desenvolver junto às comunidades a elaboração de um plano de trabalho com algumas ações imediatas a realizar, a partir das demandas identificadas: psicultura; apicultura; projeto de recomposição da mata ciliar; evento social/festa dos colonos e artesanato. Estas cadeias produtivas serão estruturadas para posteriormente chegarem ao mercado, através de estratégia construída com a participação da comunidade.

Para Jomar Benvindo, assessor técnico da SECETLA, este projeto contribuirá para o desenvolvimento do turismo rural do município. "Já temos o reconhecimento da Associação Baiana de Turismo Rural/ABATURR e agora começaremos a estratégia de marketing e divulgação do projeto no sentido de lançarmos o roteiro rural do Vale do S.Francisco", explicou. ..

Empresários de turismo visitam Petrolina

Um grupo de doze empresários do ramo de turismo realizou, no último final de semana um “Famtour”, em Petrolina. O objetivo da visita foi conhecer e avaliar possíveis investimentos da área de turismo no município. O evento teve o apoio da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Eventos (Sedectur), sendo realizado por diversas empresas como GS Travel, TAM, Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), Associação Integrada de Turismo da Ride – Rede Integrada de Desenvolvimento (ASSITUR) e SEBRAE.

A programação foi realizada para que os participantes pudessem conhecer os principais pontos turísticos da cidade, como a Catedral, Orla, Oficina do Artesão, Ilha do Rodeadouro, Vinícola Miolo, Museu do Sertão e Bodódromo, dentre outros. Segundo Marco Holanda, agente de viagens, a visita à cidade foi um desejo antigo que foi realizado. “Petrolina é o Caribe do sertão”, afirmou.

Segundo Augusto Lopez, executivo da TAM, a visita serviu também para divulgar o novo destino da empresa aérea. A cidade terá vôos diretos para Recife e Brasília. A primeira partindo por volta das 23h35 e retornando às 04h55. Já a segunda cidade terá vôo de ida às 01h15 e retorno às 0h30. “A cidade tem potencial empresarial”, acredita.

  ..

Alunos de Turismo realizam pesquisa avaliativa de Festival Gastronômico

Dez alunos do 3º e 4º período do curso de Turismo da FACAPE estão realizando uma pesquisa quantitativa e qualitativa envolvendo 4 (quatro)  questionários elaborados pelos próprios alunos para avaliar o Festival Gastronômico ‘Sabores do Vale’, promovido pela ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes  em parceria com o SEBRAE. O Festival tem o objetivo de apresentar pratos típicos comercializados em Bares e Restaurantes do Vale do São Francisco.

A pesquisa faz parte das atividades propostas nas disciplinas de ‘Alimentos e Bebidas I e II’ do Curso de Turismo, orientadas pela Profa. Roberta Duarte. A análise visa orientar os alunos a realizar pesquisas de campo no sentido de desenvolver estudos na área. “É o primeiro ano que a pesquisa avaliativa do Festival está sendo realizada em parceria com a FACAPE”, destacou a Professora.

Segundo a Profa Roberta Duarte, os questionários estão sendo aplicados por etapa, “A primeira é direcionada ao público em geral; A segunda aos clientes dos bares e restaurantes; A terceira etapa será realizada com empreendedores e donos de restaurantes, este momento será subdividido em mais duas etapas, uma após o Festival, e o outra após as capacitações que serão extensivas também aos alunos. As capacitações serão serviços em Vinho e boas práticas de alimentação, elaboração de molhos quentes e frios”, informou.

Roberta explica que a pesquisa pretende contribuir para ampliar o Festival e aumentar a adesão de Bares e Restaurantes da região. “A pesquisa também vai estimular o aluno promovendo o contato com a ‘pesquisa de campo’, teoria e prática no Trade Turístico, além de incentivá-lo no curso especificamente nessa área de alimentos e bebidas através do contato com a realidade do mercado”, disse. A Profa ainda completa, “A contribuição não será apenas acadêmica, mas também para esta área no turismo beneficiando a sociedade como um todo”, concluiu.

O Festival teve inicio no dia 10 de outubro e encerra neste sábado, dia 30/10. Dezenove restaurantes de Juazeiro/BA, Petrolina/PE e Lagoa Grande/PE participam do evento.  Desde a última quarta-feira, dia 27 está sendo realizada a primeira etapa da pesquisa. Ao todo serão 498 entrevistados. ..

PRIMEIRO BLOCO: SEGURANÇA PÚBLICA, INFRA-ESTRUTURA, SAÚDE, EDUCAÇÃO, EMPREGO, RENDA E TURISMO

O candidato a deputado federal Cabo Tanuri (PT) na sua primeira participação no debate comentou sobre segurança pública. Reconheceu que houve uma série de avanços no setor, porém, entende que algumas questões ainda precisam ser levadas em consideração e prometeu apresentar sugestões ao longo da sua participação nesta segunda-feira...

Piauí deixa o estado da Bahia a ver navios no turismo náutico, diz César

A morosidade e a falta de gestão estão impedindo que o turismo náutico seja deslanchado na Bahia. Segundo o senador César Borges (PR), o Governo Federal já autorizou a liberação de R$ 287,5 milhões, através do PAC, para urbanização de praias, estudos de impacto ambiental, melhoria de atracadouros, implantação de píers flutuantes e reestruturação da orla de Salvador com rampas de acesso.

César diz que o Ministério do Turismo tem se empenhado em estruturar o segmento no Brasil, abrindo novas oportunidades para os municípios com vocação para a atividade. “No entanto, devido à falta de gestão, estamos perdendo essa oportunidade para o estado do Piauí, que já melhorou a infraestrutura de seus municípios, tirou os projetos do papel e vem realizando regatas internacionais”, diz César.

De acordo com o senador, o estado do Piauí já recebeu R$ 70 milhões do Ministério do Turismo para atender às demandas de pavimentação de estradas, sinalização turística e construção de atracadouros naquele estado. Movimentando mais de US$ 70 bilhões por ano, o setor náutico é uma das indústrias que mais geram empregos por dólar investido. Além disso, pesquisas indicam que o turista que viaja de barco gasta até cinco vezes mais do que o viajante convencional...