Foram encontrados 8 registros para a palavra: sertão de curaçá

Fazenda Melancia: Árvores Caraibeiras fazem primeira floração e encantam paisagem no sertão de Curaçá

Um gesto que deve ser seguido por todos que acreditam e trabalham por um mundo mais sustentável. Pelas redes sociais o professor e educador José Carlos Santana mostra foto do resultado do plantio de árvores Craibeira. O plantio foi realizado em 2020 e agora as cores encantam a paisagem da Fazenda Melancia localizada em Curaçá Bahia.

"Em 2020 plantamos as primeiras árvores Craibeiras, no Solar das Craibeiras Fazenda Melancia, hoje Deus nos presenteou com a primeira florada. Coisa mais linda. É emocionante". Em conversa com a REDEGN, José Carlos revelou que foram plantadas 30 árvores com objetivo de arborizar o local. ..

Ararinhas azuis: 1 ano do retorno ao sertão de Curaçá, Bahia e informações esbarram na burocracia do Ministério do Meio Ambiente

Quais são as ações para a reintrodução das Ararinhas Azuis Cyanopsitta spixii) na Caatinga de Curaçá, Bahia, e o que ainda precisa ser feito para concretizar sua volta à natureza? Algum projeto junto a comunidade foi realizado no período pós chegada das Ararinhas?

Este e outros questionamentos são e estão difíceis de obter devido a burocracia e a falta de diálogo do Ministério do Meio Ambiente. A redação da RedeGN apesar dos emails enviados para Brasília e as solicitações sobre o andamento do processo da reintrodução da Ararinha Azul ao sertão sempre esbarra na demora das respostas. ..

Ararinhas azuis vão completar 1 ano que retornaram ao sertão de Curaçá, Bahia

No próximo 03 de março, Dia Mundial da Vida Selvagem completa exatamente 1 ano do retorno de 52 ararinhas-azuis (49 oriundas da ACTP Alemanha e três do Zoológico Pairi Daiza na Bélgica), quando chegaram em Curaçá, Bahia e estão sendo preparadas para sua reintrodução para viverem novamente na natureza.

Se não fosse a pandemia certamento na cidade iria acontecer várias comemorações. A reintrodução da Ararinha-azul faz parte de um projeto na Caatinga, no qual duas Unidades de Conservação federais foram estabelecidas em 2018 para garantir a proteção e promover a biodiversidade e o uso sustentável...

Cinco meses após retorno ao sertão de Curaçá aumenta a expectativa das ararinhas azuis ganharem liberdade na caatinga

Nesta segunda-feira (3) completou cinco meses que as 52 Ararinhas Azuis retornaram à caatinga, sertão do Curaçá, Bahia. A cada dia aumenta a expectativa para se poder contemplar o voo das aves livres na caatinga. São mais de 20 anos que isto não ocorre.

A redação da redeGN mostrou no mês de março ao leitor fotos do Refúgio de Vida Silvestres da Ararinha Azul e a Área de Proteção Ambiental. Em contato com o Ministério do Meio Ambiente, através do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, a informação é que "algumas adaptações estão sendo realizadas", nos locais destinados à reintrodução Ambiental e conservação do bioma da caatinga, na Fazenda Caraíbas. ..

Reportagem Especial: Dia Nacional da Caatiga comemora o retorno de 52 exemplares de ararinha-azul para o sertão de Curaçá 

O Dia Nacional da Caatinga é celebrado anualmente em 28 de abril no Brasil. Esta data foi criada com o intuito de não apenas homenagear este bioma único, 100% brasileiro mas também conscientizar as pessoas sobre a importância da sua conservação para o equilíbrio ambiental. 

Os índios chamavam Caatinga de “Mata Branca ou Floresta Branca”. A caatinga engloba os seguintes estados brasileiros: Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas Gerais...

Meio Ambiente: As 52 ararinhas azuis estão bem de saúde e se adaptando ao calor da caatinga

São exatos 30 dias que as 52 Ararinhas Azuis retornaram à caatinga, sertão do Curaçá, Bahia. A esperança é renovada a cada dia, para se poder contemplar o voo das aves. São mais de 20 anos que isto não ocorre.

Com exclusividade a redação da redeGN, mostra ao leitor fotos do Refúgio de Vida Silvestres da Ararinha Azul e a Área de Proteção Ambiental. Estes são os locais destinados à reintrodução Ambiental e conservação do bioma da caatinga, localizado na Fazenda Caraíbas. ..

Reportagem especial: Jornal The Guardian questiona parcerias responsáveis pela reintrodução da Ararinha Azul no sertão de Curaçá, Bahia

Durante seis meses os jornalistas Lisa Cox, em Melbourne, na Austrália, e Philip Oltermann, em Berlim, na Alemanha, estiveram envolvidos em uma reportagem investigativa para o jornal britânico The Guardian, um dos mais respeitados do mundo.

A redação da redeGN teve acesso ao Jornal Inglês. O texto/reportagem é assinado e faz uma denúncia que envolve o Brasil: a Association for the Conservation of Threatened Parrots, uma das responsáveis pela repatriação de 50 ararinhas-azuis que serão trazidas ao Brasil e reintroduzidas em Curaçá Bahia, evento previsto para esta terça, 3. ..

Cantor Flávio Leandro participa da festa e homenagens do retorno da ararinha azul ao sertão de Curaçá

O meu desejo é te ver voando/O meu desejo é te ver voltar/Minha esperança é te ver voando/Da Serra da Borracha até a Serra do Juá... O semiárido está por ti em festa/O xique-xique sorri pro mandacaru/A sua volta é cada vez mais perto/seja bem-vinda ararinha-azul”.

Os versos da canção Esperança Azul, dos cantores e compositores Fernandindo, Demis Santana e Januário Ferreira, que embalam há anos o sonho dos moradores de Curaçá, no sertão da Bahia, de ver de volta a ararinha-azul, ave exclusiva da região e extinta na natureza, ecoaram mais uma vez em meio à Caatinga...