Devido a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, de 23 a 27 de agosto, o país está discutindo os direitos, as conquistas e os desafios enfrentados por estas pessoas, e em Juazeiro o assunto foi lembrado, através da Prefeitura de Juazeiro e suas Secretarias, na manhã desta quinta-feira (26), dia em que aconteceu na unidade do Centro de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (Cerpris), evento para sensibilização dos usuários, familiares e comunidade em geral. Os profissionais das Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento e Igualdade Social prepararam palestras educativas e de reflexão sobre o tema.
Iniciando o evento, a equipe multiprofissional do Cerpris e estudantes da UPE - estagiários da unidade - apresentaram orientações sobre os serviços, os cuidados com a higiene do corpo e da boca, dicas para uma alimentação saudável, além de destacarem a importância de se ter uma vida social melhor e da necessidade da presença do cuidador, que é o elo entre o paciente, a família e os profissionais.
A equipe da Educação comentou sobre o trabalho de inclusão nas escolas realizado no município e distribuiu mensagens de incentivo aos deficientes. Dando continuidade a programação, palestras sobre os cuidados com órteses e próteses foram promovidas e para encerrar a manhã, a neuropediatra, Adriana Tenório discutiu sobre as patologias.
A mobilização foi elogiada pelo presidente da Associação de Deficientes de Juazeiro, José Vitor dos Santos, que além de elogiar o evento, falou da atenção dada pela prefeitura ao deficiente neste último ano. “Muitos avanços já podem ser observados, principalmente no que diz respeito à acessibilidade...