Foram encontrados 11 registros para a palavra: saneamento rural

Experiências comunitárias de reúso de água estão na rota da primeira Caravana de Saneamento Rural

Experiências comunitárias de reúso de água estão na rota da primeira Caravana de Saneamento Rural realizada pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). A jornada de 400 quilômetros começou partindo de Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú pernambucano, seguindo até o município de Apodi, no oeste do Rio Grande do Norte.

Com técnicas e modelos variados, as estruturas de saneamento rural têm a função de coletar as chamadas “água cinzas”, provenientes de ralos e pias, e também as “águas fecais” oriundas de fossas para serem tratadas e utilizadas na irrigação...

Seminário Nacional discute avanços e desafios do saneamento rural na Bahia

Teve início, nesta terça-feira (06/08) e segue até quinta-feira (08/08), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), o XI Seminário Nacional de Saneamento Rural e o XIII Seminário de Gestão dos Sisars e Centrais. Um convite a gestores públicos e a sociedade civil a refletirem sobre a trajetória e os avanços significativos na vida das populações rurais, melhorando a saúde, alimentação e acesso à água potável com regularidade.


O evento é promovido pela Câmara Temática de Saneamento Rural da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), em parceria com as Centrais de Associações Comunitárias para Manutenção dos Sistemas de Saneamento da Bahia e os Sistemas Integrados de Saneamento Rural (Sisars) do Ceará, Piauí e Pernambuco...

Semiárido da Bahia tem experiência inovadora de saneamento rural

A comunidade Açude da Rancharia, localizado no município de Juazeiro (BA), no Território de Identidade Sertão do São Francisco é vitrine para o Semiárido brasileiro. Isso porque, lá há um sistema de saneamento rural que engloba o tratamento do esgoto doméstico, a coleta seletiva do lixo e o reuso das águas para produção de alimentação animal.

Com tecnologias simples, sustentáveis e de baixo custo cerca de 60 famílias têm sido beneficiadas pela ação, sendo 22 de forma mais direta devido à proximidade do Sistema de Tratamento e Reúso de Esgoto comunitário...

Escolas Famílias Agrícolas avaliam tecnologia de Saneamento Rural, celebram resultados e debatem próximas ações

Desde o ano de 2020, quando iniciou a implementação nas Escolas Famílias Agrícolas (EFA’s), as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) com reator UASB abriram novos horizontes.

As tecnologias possibilitaram avanços em diversos aspectos, principalmente no saneamento básico das escolas, no cuidado com o meio ambiente e na contextualização do ensino, com abordagens sobre o tema nas disciplinas e projetos pedagógicos. Também, com o reaproveitamento da água na irrigação, potencializou a produção de frutíferas, forrageiras e a criação animal...

Central de Associações Comunitárias de Jacobina leva práticas sustentáveis de saneamento rural às escolas

Em celebração à Semana do Meio Ambiente, que acontece no mês de junho, a Central de Associações Comunitárias de Jacobina, deu início ao Programa Central nas Escolas.

O programa tem como objetivo levar informações sobre saneamento e alternativas sustentáveis para o esgotamento sanitário no meio rural aos estudantes das redes estadual e municipal de ensino. ..

Organizações que integram a ASA avançam na construção do Programa de Saneamento Rural no Semiárido

Debater o impacto das tecnologias sociais de saneamento rural no trabalho produtivo e reprodutivo das mulheres, levantar sugestões para aprimorar os componentes das construções que serão indicadas e propor encaminhamentos para as ações de incidência política. Foi com a abordagem desses assuntos que a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) realizou o Encontro Nacional Técnico Metodológico de Saneamento Rural no Semiárido, em Juazeiro.

As atividades iniciaram na última quarta-feira (01) e terminaram sexta (3), com encaminhamentos importantes para a construção de um Programa de Saneamento Rural que deve ser proposto e defendido pelas organizações que integram a rede ASA...

CBHSF prorroga prazo de envio da manifestação de interesse para projetos de saneamento rural 

O prazo para envio da manifestação de interesse para projetos de saneamento rural foi prorrogado. Os municípios pertencentes à bacia fisiográfica do Rio São Francisco terão até o dia 05/10/2022 para manifestarem interesse.

De acordo com o novo cronograma, até o dia 05/10, os municípios poderão manifestar interesse em serem contemplados com projetos de esgotamento sanitário. No dia 15/10, será divulgada a lista dos municípios inscritos. A partir do dia 04/11, as inscrições serão avaliadas e a Agência Peixe Vivo irá elaborar Parecer Técnico. O resultado final está previsto para o dia 24/11...

Alunos e professores visitam Comunidade do Açude Rancharia para conhecer projeto pioneiro em saneamento rural

O que fazer com a água de esgoto no meio rural? Tem como reutilizá-la? Quais as tecnologias disponíveis? A população rural também tem direito ao saneamento, tal qual a população urbana? Estas e outras perguntas foram respondidas neste final de semana, na Comunidade do Açude da Rancharia, Distrio de Pinhões, Juazeiro Bahia.

A REDEGN obteve a informação que 48 alunos e 4 professores, são da Escola Manoel de Souza Bomfim  estiveram neste final de semana visitando o Projeto Piloto de Saneamento Basíco    ..

Centro Sabiá, Caatinga e a ASA promovem Seminário sobre Saneamento Rural

O Seminário Saneamento Rural no Semiárido Brasileiro (SAB) foi realizado pelas ongs Centro Sabiá e Caatinga junto às demais organizações da Articulação Semiárido Brasileiro – ASA, no Recife, com apoio da Cáritas Alemã. 

O destaque foi o reúso da água “servida” ou água cinza, que vem se ampliando. Relatos das experiências dão conta de maneiras criativas de tratamento e reutilização da água pelo Semiárido afora. O saneamento do Semiárido, seja com abastecimento hídrico por meio das tecnologias de captação de água de chuva, reutilização das águas ou tratamento total dos esgotos, é um tema presente, contido inclusive na carta da ASA, “Por um Semiárido Vivo!”..

Municípios pertencentes à bacia hidrográfica do Rio São Francisco têm até 25 de setembro para apresentar projetos de saneamento rural

Localidades de municípios pertencentes à bacia hidrográfica do Rio São Francisco têm até 25 de setembro para apresentar manifestação de interesse em serem contemplados com a implantação de sistemas individuais de esgotamento sanitário, ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), atendendo ao Eixo II – Qualidade da Água e Saneamento, Meta II.6, do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRH-SF 2016-2025).

Os sistemas individuais de esgotamento sanitário serão viabilizados, exclusivamente, por meio de contratações realizadas pela Agência Peixe Vivo, na qualidade de entidade delegatária do CBHSF e gestora dos recursos financeiros provenientes da cobrança pelo uso dos recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio São Francisco. Primeiramente serão contratados os estudos e projetos. Posteriormente, por meio de nova(s) licitação(ões), será contratada a execução dos sistemas individuais projetados...

Formação pauta o saneamento rural no Semiárido

O que fazer com a água de esgoto no meio rural? Tem como reutilizá-la? Quais as tecnologias disponíveis? A população rural também tem direito ao saneamento, tal qual a população urbana? Estas e outras perguntas foram respondidas entre os dias 10 e 12 de março, durante o Curso de Saneamento Rural, realizada no Centro de Formação Dom José Rodrigues - CFDJR, em Juazeiro.

Agricultoras/es, pesquisadoras/es, integrantes do poder público estadual e colaboradoras/es do Irpaa debateram as possibilidades de tecnologias para proporcionar a comunidades rurais o acesso ao tratamento adequado do esgoto...