RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 375 registros para a palavra: saneamento

SAAE realiza obra de saneamento no Complexo Policial até o Colégio Modelo

O Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Juazeiro – SAAE iniciou a obra de saneamento básico do Complexo Policial até o Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, beneficiando também o IML, Detran e Terminal Rodoviário. Serão colocados em média 350 metros de tubulação para implantação da rede coletora de esgoto, podendo esse número ser ampliado. A previsão para conclusão da obra é de um mês.

Segundo o chefe do setor de esgoto da autarquia, Evidal Freitas, a construção da rede coletora de esgoto nesta região trará muitos benefícios, principalmente ao IML e ao Terminal Rodoviário. “Porque na parte de trás do IML a situação era muito critica, pois as fossas só viviam entupidas e transbordava o esgoto, com isso causando um mau cheiro insuportável. E com a implantação da rede diminuirão os mosquitos, pernilongos e os esgotos a céu aberto, contribuindo positivamente para a saúde de todos os funcionários e as pessoas que andam nestes lugares", informou Freitas...

UAUÁ SEDIA CURSO PARA CONSTRUÇÃO DE PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO

Durante toda esta semana Uauá foi palco de mais um curso do Projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento - PEAMSS - a formação para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento - exigência da lei 11.445/07.

Destinado aos gestores públicos (prefeitos, secretários, técnicos, diretores), às câmaras municipais e a sociedade civil organizada dos municípios de Uauá e Teofilândia, o curso será concluído nesta sexta-feira (05). Esta é mais uma ação da EMBASA/ SEDUR/UNEB para que os responsáveis pelo plano municipal de saneamento se apropriem dos conhecimentos necessários para tal elaboração...

Moradores do Kidé comemoram chegada do saneamento básico

O serviço de ligações domiciliares e intradomiciliares que está sendo executado em Juazeiro pela Construtora Terta, já beneficiou mais de 100 famílias no bairro Kidé. A medida faz parte da obra de esgotamento sanitário e está ligando as casas à rede coletora construída na cidade. Além das Ruas do Cajueiro, das Flores, da Alegria e Arnaldo Vieira, o serviço foi iniciado, nesta semana, também nas Ruas José Roberto no Kidé e Zero no bairro Lomanto Júnior. Ao todo, serão realizadas 32 mil ligações nos bairros atendidos pela obra de saneamento básico, sendo 20 mil domiciliares e 12 mil intradomiciliares.

As ligações domiciliares são realizadas da parte externa das casas para a rede de esgoto implantada na cidade assim como as ligações intradomiciliares são executadas desde a parte interior das residências até a sua parte externa e então são ligadas à rede. Para tanto, os profissionais da Terta estão construindo ramais condominiais que farão a ligação entre as casas e os poços de visita (PVs) que estão distribuídos a cada 80 metros no percurso da rede e de lá os esgotos vão seguir para as 19 estações elevatórias que serão construídas. O sistema no Kidé já está em funcionamento, pois as casas estão sendo ligadas à rede do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Além dos serviços de ligações domiciliares e intradomiciliares, serão realizadas, em alguns bairros de Juazeiro, medidas de melhorias habitacionais que vão contemplar, entre outros serviços, a colocação de equipamentos de uso sanitário, pias, a construção de banheiros ou colocação de caixas d’agua, sem nenhum custo para a população.  A Prefeitura de Juazeiro iniciou em setembro a substituição de 523 casas de taipa por casas de alvenaria com 02 quartos, sala, cozinha e banheiro, também sem nenhum custo para os moradores, sendo 383 destas casas dentro da obra de saneamento básico e 140 através do Programa ‘Casa de Taipa Nunca Mais’ desenvolvido pelo município. ..

Saneamento Básico está em funcionamento no bairro Kidé

O serviço de ligações domiciliares e intradomiciliares que está sendo executado no bairro Kidé em Juazeiro já foi concluído em 27 casas da Rua do Cajueiro. Os imóveis foram ligados à rede coletora do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e o sistema de saneamento básico dessas casas já está em funcionamento. O SAAE iniciou nesta quarta-feira (06) o cadastramento das 27 casas que foram ligadas à rede do Kidé e, a partir de novembro, será cobrada uma taxa de esgoto no valor de 50% do valor da água. Essa taxa é cobrada pelo SAAE com base na lei n° 11.445 que regula o saneamento básico e, caso o usuário pague R$ 50,00 reais do valor da água, por exemplo, passará a pagar, com a taxa de esgoto, R$ 75,00 reais. 

De acordo com o chefe do setor de esgoto do SAAE, Evidal Freitas, é necessário que se cobre a referida taxa para a manutenção do esgoto da cidade. “Existem concessionárias de água no Brasil que chegam a cobrar 80 a 100% do valor da água que é consumida. O SAAE está cobrando um valor abaixo do que é cobrado em outras cidades do Nordeste. Se faz necessária essa cobrança para podermos manter a rede coletora de esgoto em boas condições e também para a manutenção que é realizada diariamente pelo o órgão”, pontuou Freitas. 

As ligações domiciliares e intradomiciliares estão sendo executadas pela Construtora Terta e o serviço vai ligar as casas à rede de esgotamento sanitário construída na cidade.  A obra está sendo realizada nas ruas do Cajueiro, das Flores, da Alegria e Arnaldo Vieira, no bairro Kidé, e serão realizados continuamente em todo o bairro. Ao todo serão executadas 32 mil ligações nos bairros atendidos pela obra de saneamento básico, sendo 20 mil domiciliares e 12 mil intradomiciliares...

Obras de saneamento básico atendem ruas do distrito de Pinhões

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro – SAAE está concluindo os serviços de instalação de uma rede coletora de esgoto no distrito de Pinhões, distante 72 km da sede. O trabalho iniciado neste mês atenderá, nesta primeira etapa, as principais avenidas da localidade: Oliveira Brito, João José e a Praça Onório Soares. Mais de 700 metros de tubulação estão sendo colocados pelo órgão.  

De acordo com o chefe de divisão do interior, Manoel Evangelista (Didi), a realidade vivida pelos moradores do distrito antes da obra era de água suja nas portas, mosquito e um mal cheiro muito grande. “A construção desta rede coletora de esgoto vem a contribuir positivamente para a saúde de todas as pessoas que moram nestas ruas. Mas o nosso trabalho não pára por aqui. A nossa meta é buscar as condições necessárias para atender todo o distrito”, explicou Didi...

PRIMEIRO BLOCO DO DEBATE: SANEAMENTO, SALITRE E SAÚDE.

Através de sorteio, Reinaldo da Gráfica (PTdoB) foi o primeiro a ser questionado pela produção do debate. Ele demonstrou preocupação com relação ao saneamento de Juazeiro que na sua concepção não foi concluído e nem contempla todos os bairros da cidade.

Caso seja eleito, Reinaldo promete investigar minuciosamente os contratos que foram firmados, bem como considera espúrio os entendimentos com empresas para viabilização da licitação que resultou na pior obra de Juazeiro nos últimos anos...

Brumado sofre com falta de saneamento na cidade e água na zona rural

 

Precariedade no abastecimento de água da zona rural e falta de saneamento básico na cidade são problemas de Brumado, que o candidato ao governo estadual pela coligação “A Bahia Merece Mais” (DEM/PSDB), Paulo Souto, pretende resolver caso seja eleito. Acompanhado pelo vice Nilo Coelho e os postulantes ao Senado Federal, Aleluia e José Ronaldo, além do deputado federal ACM Neto, Souto fez caminhada pela feira e comércio da cidade nesta sexta-feira (10/09). À tarde, o candidato democrata participou de carreata, percorrendo Ilhéus. Logo depois, o cortejo motorizado seguiu para Itajuípe, onde houve comício à noite.

O esforço de Paulo Souto, em seu último mandato, quando resolveu o problema de abastecimento de água na sede do município de Brumado, não teve continuidade no atual governo. “Eles não expandiram o sistema de abastecimento de água para a zona rural. Apenas inauguraram a barragem de Cristalândia, que foi iniciada por nós”, afirma. Para o candidato democrata, é necessário que se leve imediatamente água para a zona rural e se acabe com o suplício do carro pipa. Souto vai além com seus planos para a região de Brumado. Defende a ampliação da barragem para que a água fornecida por ela não se restrinja apenas ao consumo humano, mas que possa também ser aproveitada em projetos de irrigação...

Leitor cobra conclusão do saneamento básico no João Paulo II

Saudações, caro blogueiro!

Sou fiscal da área da saúde da Prefeitura Municipal e nessa semana, fui apurar uma reclamação a respeito de "esgoto sanitário escorrendo em via pública" no bairro João Paulo II (reclamação, aliás muito recorrente no local) e pude constatar que, apesar de os populares e os próprios indícios apontarem que a obra de saneamento foi realizada no bairro, a etapa conclusiva que é a ligação do esgoto das residências com a rede pública ainda não foi realizada.

Gostaria de saber se o senhor tem informações a esse respeito: a obra de saneamento foi executada? o que falta para que seja concluída?

Obviamente, como cidadão, deveria encaminhar o questionamento à Secretaria de Obras Estruturantes e tal, mas como funcionário público sei que a resposta que sai de gabinetes nem sempre são fundamentadas na verdade. Tendo em vista o prestígio que oblog tem com a comunidade do Vale e do poder persuassivo da Imprensa junto a Administração Pública, deixo aí a pauta para discussão.

Atenciosamente,

GILDIVAN COELHO

PS: O que a gente pode informar Gildivan é que os recursos do saneamento básico dos diversos bairros de Juazeiro também contemplavam as ligações domiciliares e a recuperação das ruas, após o serviço. Não foi o que aconteceu. A empresa que executou a obra e cujo contrato estabelecia a recuperação das artérias nos bairros onde trabalhou, nem escritório tem mais em Juazeiro. A cobrança deve mesmo ser direcionada ao Poder Público Municipal. ..

Misael critica a falta de saneamento no Novo Encontro

O ex-prefeito Misael Aguilar, candidato a deputado estadual, em caminhada ontem à noite no bairro Novo Encontro criticou duramente a “incompetência” do atual gestor de Juazeiro. “Como é possível a população deste bairro aceitar viver com esgotos a céu aberto. Ruas sujas e muriçocas, se deixei, não foram recursos não, foi dinheiro e uma empresa contratada para fazer o saneamento deste bairro?” – indagou ao fim da caminhada que se transformou em comício.

Segundo Misael  “o prefeito é tão incompetente que não consegue terminar o que estava começado, nem fazer nenhuma obra. É só assinatura de emenda, lançamento de pedra fundamental  e muita conversa. Nada foi feito em dois anos. O que ainda está pé é porque foi feito com qualidade, mas muita coisa, por falta de cuidado, está se acabando” – disse a uma plateia de moradores do bairro que se reuniram ao final da caminhada...

Obra de saneamento no Loteamento Jardim Alencar em fase de conclusão

Em julho último, o Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Juazeiro – SAAE iniciou as obras de saneamento básico da rua Mulungus e de mais cinco travessas do Loteamento Jardim Alencar. Já em fase de conclusão, a obra de implantação da rede de esgoto chega a 1100 metros, mais de duzentos metros  do projeto inicial que determinava a colocação de 832 . A rede foi estendida a pedido do prefeito Isaac Carvalho, durante visita a obra.

“A construção da rede trará muitos benefícios aos moradores, contribuindo positivamente para a saúde de todos”, observou o chefe do setor de esgoto do SAAE, Evidal Freitas. ..

De acordo com a prefeitura de Juazeiro, secretaria adquiriu tubulação para saneamento básico de Juazeiro

Em nota enviada ao blog, a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seihasp) recebeu nesta quarta-feira (11), cerca de 200 mil metros de tubulação para serem utilizados no saneamento básico da cidade de Juazeiro, especificamente na parte de esgotamento sanitário. A tubulação foi adquirida através de uma parceria da Prefeitura Municipal com a Caixa Econômica Federal, devendo ampliar todo o sistema da rede de esgoto da cidade e melhorando ainda mais o abastecimento de água tanto na sede como no interior. 

De acordo com o engenheiro civil da Seihasp, Alberto Gaspar, esta tubulação será utilizada nas ligações domiciliares e intradomiciliares do sistema de esgotamento sanitário, beneficiando em torno de 150 mil pessoas. “No primeiro momento a secretaria construiu a rede coletora principal e agora irá fazer as ligações domiciliares para tirar o esgoto das casas e jogar na rede principal. Em seguida, esse esgoto será enviado para as estações elevatórias que ainda estão em fase de licitação, podendo ser iniciada a construção ainda neste mês”, explicou Gaspar.

A obra será acompanhada pelo Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto – SAAE, o qual após a instalação da rede ficará encarregado de operar e conservar o sistema. ..

SAAE inicia obra de saneamento básico

O Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Juazeiro – SAAE enviou uma nota ao blog informando que já foi iniciada a obra de saneamento básico da rua Mulungu e de cinco travessas do Loteamento Jardim Alencar. Em média, 832 metros de tubulação serão colocados para implantação da rede coletora de esgoto. Esse número ainda poderá crescer. A obra está sendo executada através de uma empresa terceirizada e após conclusão, o SAAE irá operacionalizar o sistema de saneamento na localidade. 

Para o morador Ricardo da Cruz, a comunidade está participando e interagindo com todo o processo, pois assim o problema é solucionado mais rápido. “Com a construção dessa rede coletora de esgoto teremos mais tranquilidade. Agradecemos a todas as pessoas que colaboraram para que esse sonho fosse realizado aqui na localidade e principalmente ao governo e ao SAAE por atender nosso pedido”, falou Ricardo...

Ministério das Cidades coleta dados para Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento

A Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades está coletando, até o dia 20 de agosto, dados sobre abastecimento de água, esgotamento sanitário, e , pela primeira vez, inclui na mesma pesquisa  informações de resíduos sólidos. Dados relativos ao ano de 2009 vão compor o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), divulgado anualmente.

A partir deste exercício, todos os prestadores de serviços, governos de estado e prefeituras devem prestar informações, como requisito indipensável para o acesso a recursos do Ministério das Cidades. Até o ano passado a coleta para o SNIS ocorria por amostragem,  sendo que os dados eram fornecidos de forma voluntária.

As informações devem ser enviadas em dois aplicativos informatizados, via internet: uma para abastecimento de água e esgotamento sanitário, e outro para resíduos sólidos urbanos. Os aplicativos estão disponíveis para download no site www.snis.gov.br.
  ..

EX-DIRETOR DO SAAE SE MANIFESTA SOBRE OBRAS DE SANEAMENTO DO ITABERABA

Respeitado Jornalista Geraldo José:

Leitor assíduo de seu blog, que presta um excelente serviço à comunidade de Juazeiro, deparei com uma nota que me causou estranheza:

ITABERABA: SANEAMENTO SOB SUSPEITA..

ITABERABA: SANEAMENTO SOB SUSPEITA

Uma equipe constituída de técnicos da Codevasf, Prefeitura Municipal, Polícia Federal, Ministério Público Federal entre outros órgãos, esteve pela manhã reabrindo a rede de esgotamento sanitário (saneamento) do bairro Itaberaba, alvo de inúmeras denúncias por parte da oposição no governo do ex-prefeito Misael Aguilar (PMDB).

CONHEÇA O CASO..