RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 1037 registros para a palavra: professores

Professores do município participam de Seminário Científico Nacional

Professores de Ciências do município de Petrolina participarão do VI Seminário Nacional ABC na Educação Científica, que acontecerá nos próximos dias 26 e 27 no Complexo Multieventos da UNIVASF em Juazeiro (BA).

O Seminário tem por objetivo promover a reflexão teórica e prática do ensino de Ciências, permitindo que pesquisadores, professores e estudantes socializem as suas experiências e se mantenham atualizados através da participação em mesas-redondas e oficinas. No encontro, os participantes terão a oportunidade de mostrar as atividades desenvolvidas nas escolas através da exposição de pôsteres, oficinas interativas e o diálogo com pesquisadores dos centros e museus de ciência do Brasil.

Para a Secretária Célia Regina, a participação dos professores no Seminário é importante para a formação e integração dos educadores com o universo acadêmico. “Precisamos avançar no estudo da Ciência, e o professor é um dos responsáveis por  processo. Por isso a importância da formação continuada desses profissionais, sobretudo junto às universidades”, afirma.

Neste ano, o evento será organizado pelo Espaço Ciência e Cultura, que já se consolidou como um centro de apoio a formação continuada de professores da educação básica, fomentando a divulgação científica. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente através do site: http://www.univasf.edu.br/~ecc. Todos os participantes receberão certificado.


  ..

Estudantes e professores de Juazeiro participam de viagens de barco pelo São Francisco

 
Desde o mês de outubro estão sendo realizadas viagens de barco pelas águas do São Francisco, como forma de continuidade das atividades relativas aos 509 anos do Velho Chico. As viagens são resultado de ações de fiscalização ambiental realizadas pelo Ministério Público da Bahia (MP).

A atividade é uma parceria entre a Articulação Popular do São Francisco, a Prefeitura de Juazeiro e o MP, e tem como objetivo compartilhar conhecimentos sobre educação socioambiental entre representantes das comunidades ribeirinhas, quilombolas, indigenas e pescadores do rio São Francisco, além de estudantes e professores das escolas municipais, voltadas para a sensibilização ambiental, incentivando a preservação, conservação, recuperação e manutenção do meio-ambiente.

Abaixo, segue cronograma das próximas viagens:

11/11, 8h às 12h
 
03/12, 8h às 12h
..

Plataforma Freire abre pré-inscrições para Formação Inicial de professores

Já estão abertas, na Plataforma Freire, as pré-inscrições para os cursos de Formação Inicial do primeiro semestre de 2011. Serão ofertadas 2.970 vagas, na modalidade presencial, para a formação em primeira e segunda licenciatura e formação pedagógica dos professores da rede pública de ensino. Para a formação continuada serão disponibilizadas 110 vagas para o curso de 60h em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e Com-Vida, na modalidade EaD. A pré-inscrição deve ser efetuada até o dia 30 de novembro de 2010, no portal http://freire.mec.gov.br.

Essa é uma grande oportunidade para todos os professores da rede pública que não possuem licenciatura ou aqueles que possuem fora da área de atuação. Há oferta de cursos para Pedagogia, Educação Física, Ciências Naturais, Biologia, Física, Matemática, Química, Filosofia, História, Geografia, Sociologia, Letras, Língua Espanhola, Inglesa e Artes. 

O Novo Programa de Formação dos Professores é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT). A ação é desenvolvida em parceria com as instituições de ensino superior e atende aos professores da rede estadual e municipal de ensino, inclusive aqueles que estão perto de se aposentar e em regime Reda...

IRPAA realiza formação continuada de professores em Juazeiro

Através de desenhos, professores das escolas municipais das comunidades de Junco, Goiabeira, Manga e Marruá, zona rural de Juazeiro, representaram a imagem que até então tinham do Semiárido. Este exercício fez parte do primeiro encontro da etapa de formação do projeto Educação para Convivência com o Semiárido, promovido pela Secretaria de Educação de Juazeiro, em parceria com o IRPAA e a ADAC (Associação de Desenvolvimento e Ação Comunitária). 

O projeto, que começou em agosto deste ano com levantamento da realidade das comunidades, foi encerrado no final de outubro na escola Manoel Nunes Amorim, sede do distrito de Junco – Salitre, com formação sobre como trabalhar a realidade do Semiárido em sala de aula. As atividades, coordenadas por colaboradores do IRPAA, destacaram as possibilidades de convivência com o clima e fomentaram a visão crítica acerca dos estereótipos construídos e difundidos, inclusive pelos livros didáticos e meios de comunicação. 

A professora Renilde Vieira, que trabalha com educação infantil na comunidade de Goiabeira II, diz que o conhecimento proporcionado pela discussão irá contribuir com o trabalho de conscientização das crianças, ensinando-as, principalmente, a cuidar dos recursos naturais. A iniciativa é um projeto piloto no município e tem por base a discussão de educação contextualizada. Além da região do Salitre, escolas do Projeto Mandacaru e do distrito de Massaroca também estão sendo contempladas com o projeto que envolve um total de 50 professores...

DILMA RECEBE APOIO DE PROFESSORES DA UNEB

A candidata do PT à presidência da República Dilma Rouseff ganha em Juazeiro o apoio dos professores, alunos e funcionários do Campus III da Uneb - Universidade do Estado da Bahia.

O ato pró-Dilma acontece hoje (22), logo mais às 16 horas, em frente a guarita do DCH-III. ..

Projetos de senadores beneficiam professores

 

Projetos apresentados pelos senadores e em exame pelas comissões da Casa pretendem melhorar as condições salariais e de trabalho dos profissionais da educação. As proposições tratam de temas como bonificação por desempenho, isenção de imposto de renda e plano de carreira.

Gratificação Natalina..

Homenagem do prefeito de Petrolina Julio Lóssio a todos os professores

 

Professores,

Parabéns por este dia, compreendendo que no  dia-a-dia vocês multiplicam o saber;..

Faculdade seleciona professores

A Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ) está com inscrições abertas para a seleção de professores. Estão sendo oferecidas vagas para os interessados em ministrar as disciplinas de Produção Gráfica, Fotografia, Produção em RTVC e Administração em Publicidade e Propaganda no curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.

A seleção será realizada em duas etapas. A primeira etapa será a análise do currículo e a segunda composta por uma banca, onde o candidato terá que ministrar uma aula sobre um tema sorteado no dia anterior. As datas das bancas serão definidas ao final da primeira etapa de seleção...

AOS PROFESSORES QUE ME ENSINARAM

 

Se a vida é um eterno aprendizado, os professores estarão para sempre em minhas memórias. Com essa  reflexão, eu relembro os passos que percorri. Não é difícil trazer à memória os mestres que fizeram parte de minha vida. Eles  me ensinaram que a sabedoria é a constância da superação pessoal.

Diante de mim sempre vem imagens que me fazem  relembrar aqueles que passavam a lição, mas que também acreditavam em mim como pessoa, profissional e amigo.  Fui chamado atenção muitas vezes e isso foi muito bom, pois sei que a cada dia posso ser melhor e ir mais adiante do que eu posso imaginar. ..

Estudantes e professores de Juazeiro participam de viagens de barco pelo São Francisco

Entre os meses de outubro e dezembro serão realizadas viagens de barco pelas águas do São Francisco, como forma de continuidade das atividades relativas aos 509 anos do Velho Chico. As viagens são resultado de ações de fiscalização ambiental realizadas pelo Ministério Público da Bahia (MP). 

A atividade é uma parceria entre a Articulação Popular do São Francisco, a Prefeitura de Juazeiro e o MP, e tem como objetivo compartilhar conhecimentos sobre educação socioambiental entre representantes das comunidades ribeirinhas, quilombolas, indigenas e pescadores do rio São Francisco, além de estudantes e professores das escolas municipais, voltadas para a sensibilização ambiental, incentivando a preservação, conservação, recuperação e manutenção do meio-ambiente. ..

Professores de Petrolina são premiados no 3º Intercambio interdisciplinar dialogando com a prática

A Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Educação, realizou sexta-feira (08) o “3º Intercambio interdisciplinar dialogando com a prática”, que tem por objetivo premiar os projetos pedagógicos realizados pelos professores do município. O evento foi realizado na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e contou com a presença do prefeito Julio Lóssio, o professor da Universidade Federal de Pernambuco, Nilo Sergio Monteiro, o diretor presidente da AEVSF/Facape, Rinaldo Remigio, a secretária de Educação Célia Regina, além dos professores do município. 

De acordo com a coordenadora do programa, Maria Aparecida Freire, o projeto foi realizado em duas etapas, na primeira os professores inscreveram seus trabalhos, ao todo 29, e na segunda houve a avaliação de uma banca composta por docentes de outras universidades. “Os educadores elaboraram projetos pedagógicos das mais diversas áreas, desde meio ambiente à sexualidade. Os dez melhores foram escolhidos e premiados com um bônus de mil reais cada”, informou. ..

Aleluia: “Greve nacional de bancários e paralisação de professores do Estado são provas do desespero de Dilma e Wagner”

“Mais uma vez, às vésperas das eleições, o PT e seus aliados promovem greves políticas contra os interesses da população. Tanto a greve nacional dos bancários quanto a paralisação dos professores do Estado são provas do desespero de Dilma e Wagner, que querem ganhar as eleições a qualquer custo”, disparou o candidato a senador pela coligação “A Bahia Merece Mais” (DEM/PSDB), Aleluia.
 
Comandados nacionalmente pelo PT e o PCdoB, os bancários seguem em greve nacional desde ontem (29/09), impedindo que milhares de cidadãos resolvam seus compromissos financeiros. Na Bahia, a APLB, entidade dos professores da rede estadual, também é controlada pelos dois partidos e promove a paralisação das aulas nos 417 municípios baianos, deixando mais de 1 milhão de alunos fora das escolas.
 
Na opinião do candidato democrata, “as greves só prejudicam a população. No dia 03 de outubro, precisamos garantir o 2o turno na Bahia e no Brasil para mostrar que não aceitamos mais as chantagens dessas pessoas que querem transformar o País em uma ditadura sindical”, defendeu. ..

Jorge Khoury recebe apoio de Professores da Univasf

 

Num jantar descontraído, no Restaurante Armazém Caffé, um representativo grupo de professores, técnicos e alunos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) declararam apoio à candidatura à reeleição do deputado federal Jorge Khoury...

Colégio mobiliza alunos e professores e realiza atividade ambiental no dia da Árvore

O Colégio Dínamo mobilizou professores e alunos para realização de uma campanha de conscientização neste dia 21 de setembro, marcando a passagem do dia da Árvore. O colégio distribuiu centenas de mudas de árvores nativas para serem plantadas pelos pais, alunos e professores.

Ainda esta semana o colégio Dínamo realizará a plantação de espécies nativas na Lagoa de Calú, seguindo o projeto de arborização da Prefeitura de Juazeiro. Todas as mudas utilizadas foram doadas pela Agrovale. A ação tem como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância da natureza e através deles, trazer para as famílias a consciência ambiental. ..

Facape oferece vagas para contratação de Professores Substitutos.

A Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE torna público o Edital do processo Seletivo Simplificado para contratação de professores substitutos, para atuação nas áreas de Matemática Básica, I e II, Filosofia e Ética, Cálculo I e II  e Metodologia Científica. Estão sendo oferecidas cinco vagas para candidatos com graduação em Matemática e Ciências Humanas.

Os candidatos devem se inscrever até 15 de Setembro na Secretaria de  Apoio  Acadêmico  da  FACAPE e no ato das inscrições deverão apresentar ficha de  inscrição paga, no valor de R$100, curriculum vitae, com os documentos  comprobatórios  anexos,  devidamente  autenticados  em  cartório  ou na  instituição FACAPE, cópia xerográfica  legível de documento de  identidade e uma foto 3x4 recente.

O certame constará de prova  de  conhecimento  e  desempenho  didático,  na  presença  de  banca examinadora e prova de títulos. No dia 16 de Setembro será sorteado o tema para a prova de conhecimento e desempenho didático, que será realizada no dia 17 de Setembro de 2010 às 8:30h.  As remunerações variam entre R$ 509,28 para Professores com graduação ou especialização e R$732,92 para Professores Doutores...

Workshop de Empreendedorismo mobiliza estudantes e professores da FACAPE

Buscando apoiar idéias, estruturar projetos de forma a torná-los um empreendimento de sucesso, este é o principal objetivo de uma Incubadora de Empresas. O ITEP – Instituto Tecnológico de Pernambuco, órgão ligado a Sectma – Secretaria de Tecnologia e Meio Ambiente está implantando na FACAPE, junto com 12 parceiros a 1ª Incubadora de Empresas do Vale do São Francisco – IncubaVale, que terá sua unidade implantada na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.

Ontem, dia 20, está sendo realizada uma reunião no Centro de Convenções de Petrolina, escritório do ITEP, entre os representantes de cada entidade parceira para ultimar os preparativos para o I Workshop em Empreendedorismo, Inovação e Incubação de Empresas do vale do São Francisco que será realizado nos dias 26, 27 e 28 de agosto no auditório do Senai, uma das entidades parceiras...

"Governo Wagner é obrigado a contratar professores" afirmou Rocha

O governo Jaques Wagner encontra-se obrigado pela Justiça a contratar os professores aprovados em concurso público e não convocados dentro do número de vagas do edital. A decisão foi proferida hoje em resposta ao pedido de cumprimento da decisão que determinou a contratação no último dia 10 de maio, descumprida pelo governo Wagner. A decisão foi comemorada pelo líder da Oposição, deputado Heraldo Rocha (DEM). "Essa decisão é fruto da ação da bancada da Oposição na Justiça. Agora, o governo está obrigado a contratar os professores aprovados. Essa decisão é uma medida de execução do acórdão anteriormente exarado pelo tribunal que confirmava a necessidade da convocação dos professores aprovados em concurso público e não contratados", esclareceu Rocha. Segundo o advogado Sandro Moreno, assessor jurídico da bancada da Oposição, é informar aos concursados e aguardar o Estado receber o ofício intimatório da convocação dos professores.
  ..

Ministério do Trabalho media crise na educação de Casa Nova e professores voltam à sala de aula segunda (16)

Representantes da APLB Sindicato de Casa Nova participaram ontem na delegacia do Ministério do Trabalho e Emprego de audiência com a Gerente da Delegacia do Trabalho, Dr.ª Edésia de Almeida Barros e a administração municipal de Casa Nova.

O grupo da APLB foi representado pela Diretora da Delegacia Sindical das Esmeraldas, Maria do Carmo da Rocha Braga, a Secretária de Imprensa Sílvia Castro Silva, o Diretor Regional da Executiva Estadual Ailton Ribeiro Rodrigues e o Assessor Jurídico da entidade sindical, Rafael Ribeiro de Amorim. O encontro teve o objetivo de levar a pauta de reivindicações, estabelecida em Assembléia e que consiste no motivo da paralisação iniciada no último dia 02.

Já pela Prefeitura estiveram presentes: O Prefeito Orlando Nunes Xavier, a Secretária de Educação, Alda Nunes Xavier, O Secretário de Finanças, Nilton César Meira, a assessora da Secretária de Educação, Gorete dos Anjos e o Chefe de Setor Pessoal, Clébio Ronei Passos...

PROFESSORES DE CASA NOVA CONTINUAM EM GREVE

A paralisação da Rede de Ensino de Casa Nova continua e a cada dia mais fortalecida, informa Maria Rocha diretora da APLB Sindicato. “Estamos visitando as escolas com o objetivo de sensibilizar os pais, os alunos e os trabalhadores em educação que ainda não aderiram ao movimento. A cada dia que passa aumenta o número de adesões. Estamos conseguindo fazer com os alunos não venham para a escola e isso faz com que os professores sintam a necessidade de participar”, explicou a dirigente sindical.

“Um dos motivos da nossa paralisação é o bloqueio da verba da merenda escolar por conta do vencimento do conselho. Até o momento a prefeitura não encaminhou ofício às entidades para indicar os nomes para o novo Conselho de Alimentação Escolar”, prosseguiu Maria Rocha.

“Em Casa Nova também, está vencido o Conselho do FUNDEB o que pode acarretar no bloqueio das verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Temos escolas em péssimas condições de funcionamento, professores excedentes, funcionários de apoio que estão com férias vencidas. Lutamos também por reajuste salarial e material didático”, acrescentou a diretora da APLB Sindicato que já comunicou a situação à Delegacia do Trabalho e aguarda uma participação na negociação. Ela também encaminhou ofício ao Prefeito Municipal Orlando Xavier solicitando audiência, no sentido de reabrir as negociações...

Dois professores da FACAPE são admitidos no Doutorado em Universidade Portuguesa

Semana passada saiu o resultado da seleção para o Programa de Doutoramento Conjunto em Contabilidade da Universidade do Minho (UM) e Universidade de Aveiro (UA) em Portugal. Os professores Ricardo Ferreira da Costa e João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento foram admitidos no programa após atenderem todas as condições para o acesso. O programa visa proporcionar o desenvolvimento da investigação no domínio da Contabilidade. Este programa tem em vista a preparação de quadros altamente qualificados para o desenvolvimento de trabalho de investigação autônomo no domínio da Contabilidade e do Controlo de Gestão, respondendo assim às necessidades de recrutamento do meio acadêmico, das instituições públicas e do sector empresarial privado.

O Prof. João Carlos, Bacharel em Ciências Contábeis pela FACAPE e Mestrando em Ciências Contábeis pela FUCAPE explicou que o programa pretende contribuir para a formação de mão de obra qualificada na área da Contabilidade. "A UA e UM estão juntas com outras Universidades Européias na investigação dessa área", informou. Segundo ele, o programa pretende proporcionar o desenvolvimento de competências para conceber e realizar investigação cientifica de elevada qualidade...