RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 1046 registros para a palavra: professores

Boa notícia para os professores de Juazeiro

A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro informa aos professores efetivos e contratados que realiza hoje (22) o pagamento do abono natalino, que estava previsto para a liberação no dia 10 de janeiro de 2012, mas foi antecipado. Também informa que o abono férias, geralmente pago em janeiro, será depositado ainda hoje. ..

Casa Nova: Professores cruzam os braços mais uma vez nesta quinta (‏08)

 
Professores e trabalhadores em educação da Rede Municipal de Ensino de Casa Nova voltam a paralisar as atividades nos dias 08 e 09 de dezembro de 2011. A quebra de braço entre a administração municipal e a APLB Sindicato Casa Nova parece abrir um novo capítulo em sua longa história, é que a categoria reunida em Assembléia Geral Extraordinária, realizada neste sábado (03), decidiu por mais uma paralisação, desta vez por 48 horas, nesta quinta (08) e sexta (09), segundo representante da APLB Sindicato no município, professora Maria do Carmo da Rocha Braga, "não há outra saída".

De acordo com a sindicalista a o movimento se deve ao fato de que a administração descumpriu acordos firmados na Delegacia do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, em prol da melhoria de ensino em Casa Nova. Ainda de acordo com a dirigente, o prefeito vem se esquivando de receber a representação sindical para discutir os pontos da extensa pauta apresentada pela Categoria, sem apresentar motivos nem propostas. É puro descaso com a categoria e a educação, declarou. Maria do Carmo informou ainda que está previsto para a sexta (09) uma manifestação pública na Praça Principal que contará com professores e demais trabalhadores em educação, pais, alunos, sociedade civil organizada. ..

FACAPE lança Edital de Concurso para Professores e Técnicos Administrativos

Sexta-feira, 02, a Autarquia Educacional do Vale do São Francisco (AEVSF) lançou Edital de concurso público para seleção de professores titulares com doutorado e professores auxiliares com especialização, do quadro efetivo da AEVSF/FACAPE. O concurso consistirá na seleção de provas e títulos, buscando o provimento de dez (10) vagas para o cargo de professor titular, exigindo-se nível de escolaridade superior com doutorado, e duas (02) vagas para o cargo de professor auxiliar, exigindo-se nível de escolaridade superior com especialização lato sensu – mínimo de 360 h presenciais, para o quadro efetivo de pessoal e formação de cadastro de reserva, como determinado no edital número 001/2011. Para mais informações sobre o concurso, confira o Edital de seleção no site da FACAPE: www.facape.br. As inscrições iniciaram nesta segunda-feira, 05, através da aba Concursos. ..

PROFESSORES DA UNIVASF E FACAPE DEFENDEM ARTIGOS ACADÊMICOS EM PORTUGAL

Os professores Deranor Oliveira, da UNIVASF, e o Prof. Pedro Pereira, da FACAPE, tiveram seus artigos aprovados no XIII Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial. O Evento aconteceu na cidade de Évora em Portugal nos dias 24 e 25 de Novembro. O Prof. Deranor Oliveira apresentou o artigo “Influências de fatores aculturativos no comportamento dos indivíduos no seu nível de atividade empreendedora”. Os Professores Pedro Pereira, Lêda Pinheiro e Antônio Padilha Neto apresentaram o artigo “Leitura Ambiental e Decisões Estratégico-Estrutuais em Contextos Dinâmicos”. O professor Pedro Pereira ainda apresentou e discutiu o seu projeto de tese de doutoramento (já aprovado pelo Conselho Científico-Pedagógico do Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora - IIFA) em Workshop de Investigação. O evento foi prestigiado por pesquisadores, gestores e empresários de Portugal, Espanha, Brasil e México. ..

Prefeito de Juazeiro anuncia abono natalino para professores da rede municipal

 

..

Prefeito de Juazeiro e APLB anunciam novos benefícios aos professores municipais

O prefeito Isaac Carvalho enviou convite à imprensa regional para entrevista coletiva, que será realizada nesta quarta-feira (30), às 8h30 (horário antigo), onde acompanhado de representantes da APLB, anunciará projeto de lei com benefícios aos professores da rede municipal.

Há uma expectativa enorme da categoria, muito embora, alguns especulem que se trata de um abono salarial que tinha sido prometido pelo Chefe do Executivo ainda no primeiro semestre, durante encontro no auditório da Secretaria de Educação e Esportes...

Prefeito Julio Lossio anuncia concurso para Professores e Técnicos Administrativos na FACAPE

Nesta sexta-feira, 28, Dia do Servidor Público, o Prefeito Julio Lossio juntamente com o Presidente da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco (AEVSF), professor Rinaldo Remígio, convidou servidores da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE) além de servidores municipais para um café da manhã especial em comemoração a ocasião na Faculdade. O evento contou com a presença de todo o Corpo Diretivo da Instituição, do vice-prefeito Domingos Sávio e secretários municipais.

Não faltaram homenagens aos servidores que presenciaram momentos especiais e conferiram anúncios importantes. A homenagem também foi marcada pelo anúncio do concurso para professores e técnicos administrativos para a FACAPE. O prefeito assinou o Decreto que autoriza a FACAPE a realizar concurso para professor auxiliar e titular com especialização, técnicos administrativos de nível médio e superior nas funções de auxiliar administrativo, técnico em manutenção em informática, bibliotecário, administrador, contador, programador e secretário geral...

Secretaria de Educação de Casa Nova promove curso para formação de professores

A Secretaria Municipal de Educação de Casa Nova promove curso paraformação de educadores no mês de novembro. Para os professores das turmas da educação infantil, o tema da formação é “A importância do jogo no processo de alfabetização”. O curso acontece nos dias 7 e 8 de novembro, na Escola Alano Viana de Araújo, das 9h às 17h. De acordo com a secretária de Educação, Alda Nunes, a formação do professor é ação fundamental para transformação das práticas escolares e consequentemente o alcance de melhores resultados de aprendizagem. “A Educação Infantil merece atenção especial para o fortalecimento de alfabetização, desta forma convidamos os professores das turmas de 5 e 6 anos para participar do evento”, convoca. 

A secretária informa, ainda, que esta formação acontecerá em duas etapas, portanto as escolas que não forem contempladas neste primeiro momento, participarão na segunda etapa. “Ao final da formação as unidades escolares receberão kits de jogos para serem trabalhados com os alunos”, expõe. Buscando melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo, a Secretaria de Educação em parceria com o Programa do Governo Federal – Escola Ativa promove também nos dias 9, 10 e 11 de novembro, na Escola Municipal Alano Viana de Araújo, das 9h às 17h, o 1º Módulo da Escola Ativa. Nesta primeira etapa da Escola Ativa, participarão as unidades escolares das regiões do Riacho do Sobrado, Entroncamento e junco. ..

Gustavo quer discutir projeto com a Associação dos Professores e Secretaria de Educação de Senhor do Bonfim

Na sessão realizada no dia 20/10 na Câmara Municipal, o vereador Gustavo Miranda mostrou mais uma vez a sua grande preocupação em fazer melhorias da na rede municipal de ensino. O vereador anunciou a elaboração do projeto de Lei PMDDE (Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola), que tem por finalidade prestar assistência financeira às unidades de educação básica da rede municipal de ensino, e quer discutir o projeto com a Associação dos Professores e com a Secretaria de Educação do município de Senhor do Bonfim. Os recursos do PMDDE serão destinados a melhorias da infraestrutura física e pedagógica das escolas municipais, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica.

O mesmo é autor dos Projetos de Lei Nº. 1.117/2009 (Dispõe sobre instituir nas escolas municipais o jogo de xadrez); Lei Nº. 07/2011 (Dispõe sobre a obrigatoriedade de publicação periódica do Cardápio da merenda dos estudantes em todas as unidades escolares da rede municipal de ensino/Câmara de vereadores); Lei Nº. 016/2011 (Dispõe sobre o ensino e a prática da Capoeira nas escolas municipais e dá outras providências). O vereador ainda luta pela regulamentação da lei de criação da casa do estudante (mantida pelo Município), a Casa serve para residência dos alunos do município que precisam fazer o ensino superior...

PROFESSORES PARAM NESTA QUARTA-FEIRA (26) E REALIZAM ASSEMBLÉIA NO PAULO VI

Nesta quarta-feira, 26 de outubro, acontecerá a 5ª Marcha Nacional em defesa e promoção da educação pública, com o tema “10 mil pelos 10% do PIB para a Educação”, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Os 43 sindicatos filiados à CNTE de todo o Brasil marcarão presença na mobilização que promete reunir cerca de dez mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Em Juazeiro, os professores que paralisaram as atividades ontem (25) pelo Dia Estadual de Luta em Defesa dos Serviços Públicos permanecem de braços cruzados nesta quarta e realizam assembléia logo mais às 16 horas, no auditório do Colégio Municipal Paulo VI...

PROFESSORES BAIANOS REALIZAM PARALISAÇÕES HOJE (25) E AMANHÃ (26)

Atendendo orientação da direção da APLB-Sindicato todos os trabalhadores em educação participam de paralisação nesta terça feira dia 25/10, Dia Estadual de Luta em Defesa dos Serviços Públicos.

Na quarta-feira (26), os professores permanecerão de braços cruzados em razão da paralisação nacional. Em Brasília, acontecerá a 5ª Marcha Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que nesta edição a CNTE reitera a reivindicação dos 10% do PIB para a educação...

Direc 15 faz homenagem à professores

..

Secretaria da Educação nomeia 1.559 professores aprovados em concurso deste ano

Os dois anos do SAC Educação foram comemorados nesta terça-feira (11) com o anúncio da nomeação de 1.559 professores aprovados no concurso público, realizado pela Secretaria da Educação do Estado em janeiro deste ano. No total, 3.200 docentes foram selecionados e a previsão é que até o início do ano letivo de 2012 todos estejam ensinando em uma das 1.470 unidades da rede pública estadual de ensino. Também foi anunciada a implantação de serviço de sonorização nas salas de aulas, a partir de 2012. Com isso, os professores da rede estadual contarão com microfone e amplificador a fim de reduzir o desgaste vocal dos docentes.

Os novos professores se somam aos quase 40 mil docentes da rede estadual de ensino. De acordo com o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, a convocação dos docentes será publicada na próxima sexta-feira (14) no Diário Oficial do Estado. Os profissionais serão nomeados de imediato e assumindo as salas de aulas. “Nosso objetivo é estabilizar e qualificar o quadro de professores da rede estadual de ensino. A contratação por meio de concurso representa um aporte importante para a melhoria do ensino”.

Quem está ansiosa para começar a ensinar é a professora de Educação Física, Clarice Silva Ribeiro, 25 anos, que ministrará aulas no Subúrbio Ferroviário. Graduada em licenciatura há dois anos, esta será a sua primeira experiência em sala de aula. Filha de professores, ela afirma que a carreira de docente sempre esteve em seus planos como profissional. Além da estabilidade oferecida pelo serviço público, o que contou também para a jovem foi sua ligação com a rede pública estadual, onde estudou. “Quero que o meu trabalho tenha um significado para os meus alunos. Além disso, tenho uma história com a escola pública, e retornar, agora na condição de professora, é também uma maneira de agradecer por tudo que os meus professores fizeram por mim. Desta forma estou devolvendo à sociedade tudo que me foi ofertado”, enfatizou Clarice. ..

AMMA e Fundação Alphaville iniciam formação prática de professores em educação ambiental

A Agência Municipal de Meio Ambiente de Petrolina – AMMA e a Fundação Alphaville iniciarão, na próxima segunda-feira (10), a etapa prática de formação dos professores em educação ambiental. O treinamento acontecerá na Escola Municipal Governador Miguel Arraes, localizada no bairro Henrique Leite, no intuito de preparar os professores para realizar atividades ambientais com os estudantes e comunitários, tendo como ferramenta o viveiro municipal de produção de mudas, instalado na unidade escolar.

Ministrada pelo diretor de sustentabilidade ambiental da AMMA, Vitório Rodrigues, e pela educadora ambiental Kellem Andrezza de Araújo Freitas, a capacitação contará com cerca de 35 participantes, entre professores, coordenadores e convidados das comunidades próximas às Escolas Municipais Governador Miguel Arraes, Professor Anésio Leão, Mãe Vitória e Professor Nicolau Boscardin. Na programação de 16 horas, estão previstas atividades relacionadas ao processo de produção das mudas, desde a coleta das sementes até a distribuição das plantas...

Professores de Lagoa Grande prestigiam a VIII Bienal do Livro de PE

Quarenta e seis professores de Lagoa Grande viajam nesta quinta-feira, às 19h, para participarem da VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco que acontece no pavilhão de feiras do Centro de Convenções do estado, em Olinda, que termina domingo, dia 2 de outubro. A comitiva lagoagrandense será acompanhada pela secretária de Educação, Maria Aparecida Diniz. A secretária lembra que a presença dos docentes do município é uma iniciativa inédita da Prefeitura Municipal em mais uma demonstração de valorização do profissional de ensino da cidade.

“Os professores solicitaram o transporte para a ida de 20 docentes, mas a prefeita Rose Garziera foi além e autorizou a ida de 46 professores, transporte e alimentação do grupo, além de um crédito de R$ 100,00 para que cada professor possa comprar livros durante a Bienal”, assinalou a secretária...

Professores de Juazeiro recebem abono salarial

Como anunciado no “Pacotão da Educação” no mês passado, os professores efetivos da Rede Municipal de Educação de Juazeiro receberam em conta, nesta terça-feira (27), o abono salarial no valor de R$ 1.187,00. A iniciativa, estimulada pelo sindicato da categoria e abraçada pela Secretaria de Educação e Esportes, tem como objetivo fomentar a compra de equipamento tecnológico, que venha a contribuir com o exercício da função do educador.  

As outras ações, como aumento e incentivo financeiro para participação das formações realizadas aos sábados serão incorporados aos rendimentos, a partir do pagamento de setembro. Já a primeira edição dos prêmios “Inovar Mestre” e “Inovar Gestão” – instituídos com o objetivo de valorizar e divulgar experiências educacionais exitosas, que contribuam para o aprimoramento do ensino público municipal – deverá acontecer no primeiro semestre de 2012. ..

“PACOTÃO” DA EDUCAÇÃO GERA DISCUSSÃO ENTRE PROFESSORES E DIREÇÃO DA APLB SINDICATO

A votação do “pacotão” da Educação ontem (13) foi unanimidade apenas entre os vereadores da situação e da oposição na Casa Aprígio Duarte Filho. Após a sessão alguns professores destilaram ao blog o seu descontentamento.

O professor Sérgio Rego foi o primeiro a se manifestar contra o que os vereadores alardearam como “o milagre” na educação municipal. “Primeiro que votam rapidamente sem ler os projetos para que a gente entenda o que está sendo votado. Até entendo que algo está sendo feito, mas não digam que já está bom, porque não está. Se a educação já estivesse boa os filhos do prefeito e dos vereadores estariam na escola pública. Pelo contrário, eles estudam em escola particular”, protestou...

Campus Ouricuri do IF Sertão-PE lança seis cursos de Formação Inicial e Continuada para professores da Educação Básica

O Campus Ouricuri abriu inscrições para seis cursos de Formação Inicial e Continuada, com carga horária de 160 horas, cada um. Ao todo são 176 vagas destinadas aos professores da Educação Básica da Rede Pública de Ensino, pertencentes à Região de Desenvolvimento do Sertão do Araripe, área de atuação do Campus Ouricuri. São cursos nas áreas de Ciências Humanas (para professores de Química, Física e/ou Biologia); Ciências Naturais(para professores graduados em  História, Pedagogia, Sociologia e/ou Filosofia); Educação Física (para professores da área);Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais, e Educação Contextualizada (estes últimos para professores de quaisquer disciplinas)

 A organização da atividade contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Ouricuri. De acordo com o diretor Geral do Campus, Adalberto Pinheiro “esta ação visa tanto à melhoria da prática docente do professores da região como também promover a interação entre o IF Sertão-PE Campus Ouricuri, a rede municipal e a rede estadual de ensino, estreitando laços e ampliando parcerias”. As inscrições acontecem no período de 05 a 16 de setembro, na Secretaria de Controle Acadêmico do IF Sertão-PE Campus Ouricuri, e são gratuitas. Os editais com todos os detalhes se encontram no seguinte endereço:..

Cristina Costa levanta debate sobre falta de professores na UPE

Estudantes da UPE continuam mobilizados em uma paralização reivindicando a realização urgente de concurso público para o campus de Petrolina. A vereadora Cristina Costa levou este tema para a Câmara de Vereadores sugerindo que a instituição envie um requerimento para o governador solicitando a abertura imediata de concurso. Atualmente em todos os cursos de licenciatura faltam professores e para funcionar em boas condições precisa contratar 30 docentes.

Cristina Costa fez questão de enfatizar a história da instituição e a contribuição da UPE para Petrolina e todos os municípios vizinhos. “A FESPE, Fundação de Ensino de Pernambuco, posteriormente a FFPP, Faculdade de Formação de Professores de Petrolina, e, agora UPE foi a primeira instituição de ensino superior de Petrolina, uma instituição que cumpre seu papel quando interioriza o ensino superior dando oportunidade para pessoas que não podem se deslocar para os grandes centros para estudar” afirmou...

Univasf divulga edital de seleção para professores substitutos

A Universidade Federal do Vale do São Francisco está com inscrições abertas, até o dia 5 de setembro, para a seleção simplificada de professores substitutos. São 8 vagas distribuídas nos Campi Juazeiro-BA, São Raimundo Nonato-PI, Ciências Agrárias-PE e no Campus Petrolina Sede-PE. Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever pela internet, na página de concursos da Univasf (http://www.concurso.univasf.edu.br/). A taxa de inscrição é R$ 40,00 para candidatos a classe auxiliar e R$ 55,00 para classe assistente. A seleção constará de duas fases: prova didática, e exame de títulos. Estas etapas serão realizadas entre os dias 15 e 16 de setembro. Para mais informações, consulte o edital no site da Univasf. ..