RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 126 registros para a palavra: pmba

Concurso para oficiais da PMBA acontece amanhã

Quem sonha ser policial militar terá mais uma chance de ingressar nas fileiras da corporação baiana neste domingo (20). As provas de conhecimentos gerais e específicos serão aplicadas para 15.338 candidatos que se inscreveram para o certame. 60 vagas são oferecidas para a PMBA, outras 30 vagas também estarão sendo disputadas, mas para aqueles candidatos que no momento da inscrição optaram pela carreira de bombeiro militar.

A concorrência calculada em razão da quantidade de inscritos e do número de vagas disponíveis aponta 215/1, para os cargos na PMBA, e 80/1 para as vagas no CBMBA. O Comandante Geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, acompanhará a realização dessa primeira fase do concurso em algumas escolas da capital baiana onde os candidatos estarão pondo à prova os conteúdos estudados para este tão esperado momento...

Concurso da PMBA não será anulado por confusão com candidato, garante comandante

“O concurso da Polícia Militar da Bahia não será anulado”. Foi o que disse o comandante geral da PM, Coronel Anselmo Brandão. Na manhã desta terça-feira (8), ele foi questionado sobre o caso do homem que pegou folhas de respostas e tranquilizou os candidatos.

“Teve o episódio dos gabaritos, mas o envolvido na situação foi preso. Nosso concurso foi o mais concorrido na história da Bahia. 70 candidatos para uma vaga. Para PFEM foram 312 vagas. É o desejo de servir a sociedade. Precisamos de policiais proativos e que coloquem em risco a vida pela sociedade”, declarou. ..

PMBA disponibiliza informações atualizadas das manifestações na Bahia

A Polícia Militar da Bahia, por meio dos Comandos Regionais da capital, Região Metropolitana e do interior do estado, atualiza o andamento das manifestações desta sexta-feira (28) no estado.

Salvador e RMS..

Comandante da PMBA, o Coronel Juazeirense Anselmo Brandão, irá representar comandantes gerais do Nordeste

A escolha do comandante geral da Bahia ocorreu em encontro da cúpula da segurança brasileira no Rio de Janeiro

O comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão, foi eleito na noite de ontem (4) como representante dos comandantes gerais da região Nordeste em eleição realizada no encontro do Conselho Nacional de Comandantes Gerais de Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, que acontece até a próxima sexta-feira (7), no Rio de Janeiro (RJ).  No mesmo encontro, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Francisco Telles, foi eleito vice-presidente da entidade...

Aniversário de 192 anos da PMBA em Juazeiro

A comemoração dos 192 anos de existência da Polícia Militar do Estado da Bahia em Juazeiro ocorreu na sede do 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, nesta sexta (17). O evento contou com a presença de autoridades militares e civis do Vale são-franciscano. O 3º BEIC, comandado pelo Tenente Coronel PM Jorge Sampaio Silva promoveu a celebração da data histórica confirmando um dos maiores valores institucionais da corporação, a tradição.

A solenidade realizada com tropa formada e guarda de honra ressaltou o simbolismo do militarismo, parte indissociável da instituição, abrilhantando a ocasião cívica em honra a instituição quase bi centenária. Na oportunidade foi lida a mensagem do Excelentíssimo Senhor Comandante Geral, o Coronel PM Anselmo Alves Brandão e a entrega de elogios a policiais militares da ativa e de homenagens aos da inativa que fazem parte do álbum memorial do “Corpo de Polícia” mais antigo do Brasil...

3º BEIC PROMOVERÁ EM JUAZEIRO A SOLENIDADE DE COMEMORAÇÃO DOS 192 ANOS DA PMBA

O 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, (3º BEIC) /Juazeiro promoverá no dia 17/02/2017, na próxima sexta-feira, às 09h00, a solenidade cívica militar de comemoração dos 192 anos de aniversário da Polícia Militar do Estado da Bahia.  A PMBA foi criada oficialmente por Decreto do Imperador D. Pedro I, datado de 17 de fevereiro de 1825, é órgão da Administração Direta do Estado, cuja destinação se encontra definida pela Constituição Federal, Artigo 144, parágrafo 5º, reforçada pela Constituição Estadual, Artigo 148, incisos de I a V, a saber: o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública do estado da Bahia. A PMBA é força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social da Bahia. ..

PMBA inicia atuação no Carnaval de Juazeiro 2017

A Polícia Militar da Bahia deflagrou a Operação Carnaval de Juazeiro 2017 na noite desta sexta-feira (10) com o objetivo de proporcionar ao público presente no evento um ambiente tranquilo e seguro para que a folia ocorresse sem maiores problemas. O Comandante Geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, esteve presente e fez a inspeção em todo o circuito da folia juazeirense e verificou os detalhes para o melhor desempenho de toda a tropa empregada.

..

Comandante Geral da PMBA Anselmo Brandão estará em Juazeiro na abertura do carnaval

O Comandante Geral da PMBA, Coronel Anselmo Brandão, estará presente na abertura do carnaval de Juazeiro nesta sexta-feira (10). Através das redes sociais, o Coronel Anselmo Brandão informou que na sexta-feira a noite vai se reunir com a tropa de policiais que fará a segurança da festa.

O Coronel ainda cumprirá agenda nas cidades de Ponto Novo, Filadelfia e Jaguarari na sexta-feira durante o dia...

COMANDANTE GERAL DA PMBA PRESIDE SOLENIDADE DE FORMATURA DO 3º ANO 2016 DO CPM JUAZEIRO

Aconteceram na quinta-feira, dia 22, na Orla Nova de Juazeiro, a celebração solene de conclusão do Ensino Médio para 56 alunos do 3º ano do Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna, bem como, várias homenagens a policiais, professores e funcionários civis que no decorrer desses dez anos de criação do Colégio colaboraram valorosamente para o sucesso da unidade de ensino, consolidando o CPM/Juazeiro como referencial do ensino público de qualidade na Região Norte e no Estado. Estiveram presentes autoridades civis, militares, professores, pais, amigos, alunos e ex-alunos para prestigiar a 10ª turma de Formandos.

A Solenidade foi presidida pelo Exmo Sr. Cel PM Anselmo Alves Brandão, Comandante Geral da PMBA que também foi homenageado por ser um grande incentivador e parceiro na melhoria da qualidade educacional inserida nos contextos dos CPMs, bem como, por ser filho desta cidade e ter alcançado o título de maior significância desta corporação...

COMANDANTE GERAL DA PMBA FARÁ INAUGURAÇÕES EM JUAZEIRO

O Comandante Geral da PMBA, o Excelentissimo Senhor Cel PM Anselmo Alves Brandão, promoverá no dia 23/12/2016, na próxima sexta-feira, às 9 horas, a Inauguração da Unidade Básica de Saúde da PM e do Novo Pavilhão da CIPE/Caatinga.  

Fruto do convênio entre a PMBA e a SENASP, a UBS de Juazeiro é uma das sete destinadas ao interior do estado da Bahia, com a finalidade básica promover ações individuais ou coletivas, que envolvem a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o diagnósticos, o tratamento e reabilitação. O novo pavilhão da CIPE/Caatinga veio para incrementar a infraestrutura da respectiva Companhia em consonância com a sua atividade especializada...

Grupamento Aéreo da PMBA completa 10 de anos de atuação no estado. E a Base de Juazeiro?

Considerado “as asas da segurança pública” no estado, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) completa 10 anos de atuação. Composto por 97 policiais militares, 3 aviões e 4 helicópteros, neste período, o grupamento já atendeu a mais de quatrocentas ocorrências. De acordo com o tenente coronel PM Renato Lima, a atividade é aplicada numa série variada de ações. “São multimissões que pode ser uma ocorrência policial, um atendimento pré-hospitalar, atendimento aquático, terrestre, em altura, combate a incêndios, o que demandar suporte aéreo, lá estaremos”, afirma.

As aeronaves são equipadas com itens de salvamento em altura, aquáticos, para atendimentos pré-hospitalares, além de armamento e munição. Embora o que caracterize o Graer sejam as atividades aéreas, o trabalho em solo é igualmente importante. É na Central de Operações que as ocorrências são monitoradas e, sempre que necessário, recebem o suporte aéreo da PMBA. 

Nestes 10 anos de atuação do Grupamento Aéreo, alguns salvamentos foram emblemáticos, como um incêndio em um prédio na Baixa dos Sapateiros, em Salvador, onde graças ao suporte aéreo, não houve vítima fatal, além do transporte de uma grávida em trabalho de parto, que estava presa no engarrafamento e foi levada para a maternidade a tempo de dar à luz em condições adequadas. “Uma terceira situação que também muito marcante foi um atropelamento na Ilha de Itaparica. Crianças estavam recebendo presentes e um caminhão, que estava estacionado, ligado, saiu desgovernado, sem o condutor, e atingiu as crianças que estavam embaixo de um toldo. Conseguimos transportar todas as pessoas em estado mais grave para o hospital”.

O comandante de operações aéreas do Graer, capitão PM Arthur Miranda explicou que todas as missões realizadas pelo Graer são alta complexidade. “Temos sempre um policial monitorando o sistema, com uma linha telefônica, que é uma hotline e equipamentos de rádio de todo tipo. O engajamento do Graer em uma ocorrência não permite nenhum tipo de intervenção ou filtro. São ocorrências onde o socorro tem que chegar voando literalmente”. A comemoração dos 10 anos de atuação do Graer foi realizada na noite desta quarta-feira (7), na sede do grupamento, localizada no setor de hangares do Aeroporto de Salvador.

Resta saber quando o governador Rui Costa e o Comandante da Polícia Militar da Bahia Coronel Anselmi Brandão vão anunciar a base do Graer em Juazeiro...

Material explosivo é retirado do corpo de vítima pela PMBA

Na tarde desta quarta-feira, 13 de julho, uma equipe de explosivistas  da Companhia Antibombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foi acionada para atendimento de uma ocorrência envolvendo um artefato explosivo (cinto bomba)  instalado ao corpo do coordenador de atendimento de uma Instituição financeira na cidade de Barreiras.

Chegando ao local, com o apoio da aeronave do Grupamento Aéreo (Graer), e após coleta de informações sobre o ocorrido, a equipe fez algumas aproximações com a utilização de equipamentos adequados, como o raio-x de tempo real e traje antifragmentação, sendo realizada uma análise das imagens produzidas pelos técnicos explosivistas, e como tratava-se de uma ocorrência envolvendo risco de morte direta da vítima, foi decidido a realização  de uma  intervenção manual do explosivista.
O artefato foi retirado do corpo da vítima, sendo esta liberada para atendimento médico, tendo em seguida sido realizada a coleta de dados para a realização do relatório técnico e a devida destruição do material explosivo...

ARTIGO - UMA TRISTE IMAGEM DE SENHOR DO BONFIM

Abandono, desprezo, irresponsabilidade e exclusão social. Eis aí os ingredientes famigerados que estão legando à cidade de Senhor do Bonfim uma legião de adolescentes delinquentes, entregues à própria sorte. Estão mergulhados na ignorância e sem perspectiva de inserção social, seja pela via da educação ou do emprego. É um quadro dolorido cujas raízes estão ligadas, principalmente, ao desajuste familiar e à falta de políticas efetivas de amparo ao menor e de combate ao tráfico de drogas. A catástrofe social é iminente. Anuncia-se uma alta demanda por saúde pública, e sobretudo, de maneira equivocada, por segurança pública. O 6º BPM já sente os efeitos iniciais dessa realidade que se vislumbra num horizonte dantesco.

A imagem acima pode não parecer impactante. Todavia, quando observamos as pontas dos dedos, indicador e polegar; percebemos que estão queimados. Este é o traço mais característico de um usuário de maconha, ou de fumo “pacaiá”. No caso da imagem, era um “jovenzinho”, flagrado consumindo entorpecente. Na ocasião nos afirmou ser viciado, e para sustentar o vício, segundo ele, pratica pequenos furtos e roubos, dirigindo-se, posteriormente, à “boca” para trocar por drogas. No dia desse episódio, em uma abordagem rotineira e rápida, flagramos cerca de 30 garotos na mesma faixa etária e em situações assemelhadas no mesmo bairro. Situações análogas, flagradas em diversos pontos da cidade, nos levam a afirmar que a periferia da cidade de Senhor do Bonfim está infestada desses garotos em total estado de vulnerabilidade social.  ..

CPRN inaugura nova sede da 76ª Companhia Independente da PMBA e recebe mais dezessete novas viaturas

Nesta segunda-feira, dia 11 de julho, no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), localizado no bairro Malhada da Areia, às 10h00, estará sendo inaugurada a nova sede da 76ª CIPM e a entrega de 17 (dezessete) novas viaturas às cidades de Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho e Curaçá. O ato será materializado pelo Governador da Bahia Rui Costa e pelo Cel PM Anselmo Brandão – Comandante Geral da PMBA, acompanhados do Cel PM Alfredo Nascimento – Comandante do CPRN. As viaturas são de grande porte dos modelos Hilux e Spin, onde 10 (dez) delas serão utilizadas no policiamento da cidade de Juazeiro dividido dentre as companhias independentes, duas em Sobradinho, uma em Curaçá e três em Casa Nova. ..

Paulo Bomfim parabeniza novos Sargentos da PMBA

O pré-candidato a prefeito de Juazeiro pelo PCdoB, Paulo Bomfim, aos receber convite, prestigiou o baile de formatura da nova Turma de Sargentos da Polícia Militar da Bahia. O evento aconteceu no Clube dos Cabos e Soldados. Os vereadores Sargento Bastos e Anastácio, além dos pré-candidatos o legislativo municipal Gleidson Medrado e Renato Borges, acompanharam Paulo Bomfim.

Para o pré-candidato, é uma satisfação receber o convite para prestigiar um evento da instituição Polícia Militar. "Quero parabenizar a todos estes cidadãos que buscaram esta nova graduação nessa instituição centenária, que tem como o principal objetivo proteger e servir. O município de Juazeiro hoje conta com várias parcerias com a PM, a exemplos a Ronda Escolar e a Ronda Maria. O prefeito Isaac promoveu essa aproximação e a nossa intenção é que isto se amplie para a sociedade juazeirense sentir-se mais amparada", declarou...

Comando de Policiamento Regional Norte inaugura nova sede da 76ª Companhia Independente da PMBA e recebe mais dezessete novas viaturas

Na próxima segunda-feira (11), no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), localizado no bairro Malhada da Areia, às 09h30, estará sendo inaugurada a nova sede da 76ª CIPM e a entrega de 17 (dezessete) novas viaturas às cidades de Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho e Curaçá. O ato será materializado pelo Exmo Sr Rui Costa - Governador da Bahia e pelo Exmo Sr Cel PM Anselmo Brandão – Comandante Geral da PMBA, acompanhados do Sr Cel PM Alfredo Nascimento – Comandante do CPRN.

As viaturas são de grande porte dos modelos Hilux e Spin, onde 10(dez) delas serão utilizadas no policiamento da cidade de Juazeiro dividido dentre as companhias independentes, duas em Sobradinho, uma em Curaçá e três em Casa Nova...

PMBA REFORÇA A SEGURANÇA DE 21 MIL PESSOAS NO FORRÓ DO SFREGA

Na noite de sábado (25), a Polícia Militar da Bahia, através do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), encerrou a participação no Forró do Sfrega, em Senhor do Bonfim, que teve um público de 7 mil pessoas.

Durante os três dias de São João, 120 policiais militares distribuídos por patrulhas trabalharam no evento. No total, 21 mil pessoas participaram dos três dias da festa...

57.600 pés de maconha e mais de 3,5 toneladas são incinerados pela PMBA em Xique-Xique

Durante a madrugada deste domingo (22), por volta das 4 h, a Companhia Independente de Policiamento Especializado – CIPE/Semiárido – deflagrou mais uma edição da Operação Terra Limpa, que vem sendo desencadeada objetivando combater o plantio e tráfico de maconha no Vale do São Francisco. Durante a ação foram erradicados e incinerados cerca de 57.600 pés de cannabis sativa e outras 3,5 toneladas, que já estavam prontas para distribuição, numa ação que durou mais de 14 horas e contou com um total de 17 policiais militares da referida unidade especializada.

Através de uma denúncia os policiais foram informados que no povoado de Riacho do Meio, que dista 120 Km da sede do município de Xique-Xique, estava ocorrendo o plantio da erva. Ao chegar no local, localizado em uma estrada vicinal, a equipe se deparou com uma enorme estrutura de plantio continuado com dois acampamentos, sistema de irrigação por gotejamento, motor para geração de energia, pulverizador, muitos gêneros alimentícios e também muitas ferramentas agrícolas. Ninguém foi preso, pois o grupo possuía informantes que visualizaram a aproximação das guarnições e isso possibilitou a fuga dos criminosos pela caatinga...

PMBA REALIZA OPERAÇÃO POLICIAL NA CIDADE DE CURAÇÁ

Neste sábado, dia 30.04, Policiais Militares pertencentes à 45ª CIPM, CIPE CAATINGA E RONDESP NORTE, desenvolveram operação no combate ao tráfico de drogas, apreensão de armas de fogo e roubo de animais na zona rural da cidade de Curaçá, além do cumprimento de três mandados de busca e apreensão nos povoados de Passagem e Roçado. 

Como resultado, na Fazendo Vista Alegre, povoado do Mocambo, foi encontrado um plantio de maconha contendo 62 covas e aproximadamente 180 pés da erva, segundo informações da PM, pertencentes a GILENO GONÇALVES DOS SANTOS e MARCOS REIS DOS SANTOS, com quem foram encontrados os seguintes objetos: 01 espingarda de dois canos, calibre .16, sem marca e sem numeração; 05 cartuchos carregados calibre .16; 01 balança digital de precisão; 06 celulares Samsung; 01 celular LG, 01 celular Multi laser; 01 celular Gradiente; 02 smartphones sem marca, totalizando 11 aparelhos. Os acusados foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Juazeiro para que sejam tomada as medidas cabíveis...

75ª CIPM REALIZA PARADA GERAL EM COMEMORAÇÃO AOS 191 ANOS DA CRIAÇÃO DA PMBA

Nesta quarta-feira, dia 20 de abril, às 8:00h da manhã, no Colégio Modelo, foi realizada uma parada geral da 75ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) de Juazeiro/Ba, a qual foi presidida pelo Comandante daquela unidade, Major PM Irlam Gouveia de Mattos. Participaram da parada todo o quadro de oficiais da unidade, bem como os praças que não estavam em efetivo serviço.

A Parada Geral foi em comemoração aos 191 anos da criação da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e em homenagem ao patrono da PMBA. Realizou-se a entrega das medalhas de bronze e prata para os policiais pelo tempo de serviço dedicados à PMBA e aos serviços prestados para à sociedade. Medalhas de bronze para os policiais que tinham 10 (dez) anos e medalhas de prata para os policiais que tinham 20 (vinte) anos...