RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 37 registros para a palavra: pipeiros

Prefeitura de Juazeiro reforça apoio a pipeiros para manter a continuidade dos serviços

A Prefeitura de Juazeiro segue reforçando a parceria com os pipeiros que atuam no município, seja através da Operação Pipa, do Ministério da Integração Nacional, ou os profissionais que trabalham para a gestão municipal levando água para as comunidades do interior. Nesta terça-feira (28), a prefeita Suzana Ramos e o coordenador da Defesa Civil do município, Ramiro Cordeiro, receberam uma comitiva de profissionais que atuam através da gestão municipal, oportunidade em que foi reforçado o compromisso da prefeitura com esse segmento tão importante para a continuidade dos serviços no município.

A Operação Carro-Pipa tem como objetivo realizar ações complementares de apoio às atividades de distribuição de água potável (ou seja, para consumo humano) às populações atingidas por estiagens e secas. Em Juazeiro, é importante destacar que o município segue com decreto de emergência pela estiagem...

Prefeitura de Juazeiro e Câmara de Vereadores estudam isenção de ISS para pipeiros

Em reunião, nesta terça-feira (21), o coordenador da Defesa Civil, Ramiro Cordeiro, o chefe de Gabinete da Prefeitura de Juazeiro, Allan Jones, e o vereador Dionísio Gomes, se reuniram com representantes de pipeiros responsáveis pela Operação Pipa no município. Como encaminhamento do encontro, os participantes decidiram sugerir à Prefeitura a isenção do Imposto sobre Serviço (ISS) para a categoria.

"A situação que os pipeiros estão vivendo é muito complicada e nós decidimos abraçar a causa. A Operação Pipa é um programa do Governo Federal, mas que beneficia a nossa população do interior, e, devido aos aumentos recorrentes no valor dos combustíveis e à falta de reajuste no repasse da União à categoria, quase metade deles já desistiu de atuar na região. A isenção do ISS, que já acontece em outros municípios, vai garantir a prestação do serviço e amenizar a perda financeira da categoria", explicou o coordenador da Defesa Civil, Ramiro Cordeiro...

Direção do SAAE Juazeiro recebe visita de pipeiros e fortalece parceria

A direção do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro recebeu na última semana representantes dos pipeiros da Operação Pipa, do Ministério da Integração Nacional, que prestam serviço no município. O Coordenador da Defesa Civil de Juazeiro, Ramiro Cordeiro, também participou da reunião.

Os pipeiros vieram buscar fortalecer a parceria com o município, através do SAAE, que abastece os carros-pipa. "Essa assistência da prefeitura é muito importante para nós. Queremos que esse apoio continue. Precisamos cada vez mais de boas condições de trabalho", disse o pipeiro Roberto Barbosa...

Em Casa Nova prefeito sanciona lei que garante isenção para pipeiros

O Prefeito Wilker Torres sancionou na manhã desta quinta-feira (09/06) e determinou publicação no Diário Oficial do município da Lei 429/2022, que isenta de tributos municipais os pipeiros que fornecem água para comunidades no interior do município, garantindo assim a continuidade do abastecimento emergencial. 

"Os altos custos dos combustíveis, impostos, regularidade fiscal e a remuneração defasada estavam tornando quase impraticável a contratação de carros pipa para fornecimento de água potável a localidades em que, apesar das chuvas, ainda se ressentem com a falta de água" – diz o prefeito Wilker Torres – "Essa nossa iniciativa reduz os custos, elimina a burocracia e possibilita garantir o abastecimento" ..

Moradores da zona rural de Juazeiro vivem situação dramática: em algumas localidades carros pipa não estão distribuindo água

De acordo com a Organização das Nacões Unidas (ONU), uma pessoa gasta por mês 3,3 mil litros de água, ou cerca de 100 litros por dia. Em Juazeiro, Bahia, estes dados estão muito longe da realidade que poderia garantir o mínimo de qualidade de uma vida digna.

A situação de alguns moradores da zona rural de Juazeiro é dramática. A REDEGN obteve a informação que existe uma "rota deserta", ou seja, a falta de carros pipa e a extrema necessidade da distribuição de abastecimento de água em algumas localidades rurais...

Isenção de impostos para pipeiros garante água para o interior de Casa Nova

O Prefeito Wilker Torres (PSB), adiantou-se e reconhecendo a grave crise econômica que o País atravessa, encaminhou nesta terça-feira (24/05), o Projeto de Lei 419/2022 criando "uma isenção temporária do Imposto Sobre Serviços (ISS) para os prestadores de serviços de transporte de natureza municipal, quando realizados através de carros pipa para abastecimento a comunidades rurais do Município de Casa Nova". 

A medida se torna necessária e urgente, pela  "importância para os prestadores destes serviços que estão com seus contratos com valores congelados e sofrem com os constantes aumentos dos combustíveis, o que pode colocar em risco a continuidade do abastecimento de água das populações rurais do nosso município". ..

Prefeito de Casa Nova isenta impostos de pipeiros e sorteia rotas para Operação Carro Pipa

Apesar das chuvas que caem, ainda há comunidades que se ressentem da falta de água potável e também há a exigência do fornecimento regular de água para as escolas com a proximidade do reinicio das aulas presenciais em unidades do interior do município.  

O Prefeito Wilker Torres, que tem dado atenção especial às inúmeras comunidades do imenso território de Casa Nova, expôs estas dificuldades e conseguiu a renovação para 17 rotas que estão descobertas e atendem mais de mil famílias. ..

Cadastramento de pipeiros é realizado para atender comunidades de Sento-Sé

Esta quinta-feira (15) foi movimentada para a equipe da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca da Prefeitura de Sento-Sé que recebeu a equipe da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Governo do Estado – SUDEC para realização do credenciamento de pessoas físicas e jurídicas para transporte e distribuição de água potável para consumo humano, por meio de caminhões-pipas.

O credenciamento tem como objetivo atender as localidades do município que hoje está em situação de emergência ou estado de calamidade pública, em virtude de estiagem/seca, que foi homologada pelo Governo Estadual e reconhecida pelo Governo Federal...

Prefeitura solicita apoio do 72º BIMtz para conscientizar pipeiros que trafegam em Izacolândia

A Prefeitura de Petrolina está buscando apoio do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BI Mtz) para minimizar os transtornos causados pelos pipeiros que circulam pela estrada vicinal de Izacolândia, a 52 km do município. Em março deste ano, a gestão realizou patrolamento da via, conhecida como “Estrada dos pipas”, que tem extensão de 8 km e estava obstruída, o que ocasionou um tráfego intenso nas ruas do distrito.

Na tarde desta segunda-feira (2) o secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando e o assessor do senador Fernando Bezerra, Pedro Brandão estiveram reunidos com o subcomandante do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BI Mtz), Tenente Coronel Otávio Cardoso e entregaram ofício onde solicitam apoio para ações de conscientização de pipeiros e demais motoristas...

Sobradinho: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente convoca pipeiros para cadastramento e vistoria

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a SUDEC – Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil, através da "Operação Água Potável", convoca todos os pipeiros de Sobradinho e região para realizarem o cadastramento e vistoria em seus veículos. Para efetuar o credenciamento, o pipeiro deverá acessar este link AQUI e realizar o preenchimento dos formulários.

No próximo dia 05 de outubro, sexta feira, a partir das 08h30 haverá a vistoria dos caminhões credenciados no pátio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. "Convidamos todos os pipeiros para realizar o credenciamento, que é necessário para regularizar e habilitar o veículo para prestar o serviço de oferta de água no nosso município. Qualquer dúvida estamos à disposição na secretaria para prestar esclarecimentos," disse o Secretário Leneíldo Monteiro...

Exército envia nota e esclarece denuncias de falta de pagamentos dos pipeiros em Curaçá, Bahia

Este Blog publicou denúncia dos pipeiros que prestam serviço em Curaçá, Bahia que o pagamento estava atrasado e por isto havia uma paralisação dos motoristas.

O Comando do Exército enviou esclarecimentos. Confiram:..

Pipeiros de Curaça paralisam fornecimento de água e acusam falta de pagamento

Pipeiros da cidade de Curaçá-Bahia paralisam suas atividades por falta de pagamentos. Segundo os motoristas o último pagamento foi realizado no dia 24 de maio e foi referente ao mês de abril. Um dos pipeiros disse que o pagamento é realizado através do 72 Batalhão Infantaria Motorizado. Até o momento o Ministério da Integração não se manifestou sobre os motivos do atraso do pagamento. ..

Pipeiros da 'Operação Carro-Pipa' do Exército fazem protesto e interditam avenida de Petrolina

Os pipeiros que trabalham para Operação Carro- Pipa do Exército Brasileiro realizaram na manhã desta quinta-feira (18) um protesto em frente 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Eles reivindicam o pagamento dos salários atrasados e o reajuste nos contratos, que não possui aumento desde 2009.

Os manifestantes interditaram o trânsito na Avenida Cardoso de Sá, em frente ao batalhão do Exército. Os trabalhadores cadastrados na Operação Carro-Pipa, do Governo Federal, vieram de vários municípios do Sertão de Pernambuco e da Bahia...

Pipeiros paralisam atividades em Belém do São Francisco e agrava crise de falta de água na zona rural

Pipeiros que trabalham na Operação Carro-Pipa, para o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Belém do São Francisco, no Sertão pernambucano, estão com as atividades paralisadas. A justificativa é o atraso de pagamento dos motoristas, Os caminhões estão parados e isto tem causado uma crise de abastecimento na zona rural.

O Estado vem enfrentando uma das piores secas por quase sete anos consecutivos. Pernambuco é o estado que mantém o maior número de pipeiros contratados com recursos próprios, demandando, de 2015 até agora, mais de R$ 60 milhões...

 Prefeitura de Andorinha e Governo do Estado fiscalizam entrega de água por pipeiros no município

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Andorinha (COMDEC), recebeu no dia 28 de novembro, a visita do técnico da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (SUDEC), José Jorge Lima Melo.

O objetivo da visita foi a fiscalização do Convênio Nº 53/2017, referente ao abastecimento emergencial de água por meio de carros-pipa.  A vistoria foi acompanhada pelo diretor técnico da COMDEC,  Fabricio Santos de Lima...

Pipeiros da região do semiárido realizam vistoria nos carros

A Operação Pipa, conduzida pelo Exército Brasileiro na região do semiárido nordestino, em coordenação com o Ministério da Integração, vem sendo realizada há mais de 16 anos e tem por objetivo amenizar os efeitos da seca junto às comunidades mais carentes da região.

Esta semana os pipeiros estão realizando uma vistoria nos carros. Motoristas que atuam em Petrolina e cidades vizinhas estão realizando a vistoria que inclue, o uso de gps...

Motoristas bloqueiam br 428 no Trevo do Ibó em protesto contra falta de pagamento da Operação carro Pipa

Motoristas de caminhão-pipa do Sertão de Pernambuco iniciaram uma paralisação na manhã desta sexta-feira (10), em protesto contra a precariedade do Sistema Gpipa e o salário defasado há cerca de 8 anos. Os pipeiros que trabalham para o Exército Brasileiro através da “Operação Pipa” se concentraram no Trevo do Ibó e bloquearam as BRs 428, 116 e 316, nos sentidos Cabrobó, Belém do São Francisco, Salgueiro e Estado da Bahia.

O sistema de monitoramento Gpipa é usado para controlar as entregas de água feitas por cada caminhão. Os veículos recebem um equipamento que registra data, hora e a rota usada. No entanto, segundo os pipeiros, o equipamento não está registrando as viagens de forma correta. Outro problema levantado é o salário defasado. Paralelo a isso os motoristas sofrem com os consecutivos aumentos no preço do combustível. ..

Pipeiros fazem protesto na PE-222 em Exu, no Sertão de Pernambuco

Pipeiros que prestam servidores ao Exército, na “Operação Pipa” , fizeram um protesto na manhã desta quarta-feira (18) no município de Exu, no Sertão de Pernambuco. O grupo interditou um trecho da PE 222, que dá acesso à cidade. Eles atearam fogo em pneus e impediram a passagem de outros veículos.

O protesto, de acordo com os manifestantes, é por conta dos descontos no pagamento feito pelo exército. O desconto veio maior do que o de costume. “Amanhã, se não tiver resposta, vamos voltar e ficar por tempo indeterminado”, afirma Edílson Amorim...

Odacy cobra liberação do pagamento em atraso dos pipeiros do estado

A situação dos pipeiros do estado, especialmente os da região de Petrolina, foi pauta da semana de trabalho do deputado estadual Odacy Amorim, PT-PE. O parlamentar falou sobre o tema numa reunião que teve esta semana com o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota. No encontro, Odacy cobrou o cumprimentos do pagamentos em atraso dos transportadores de água que passam por situação preocupante. "Eu falei com Nilton Mota e ele confirmou o pagamento dos pipeiros de Petrolina de um mês. Acompanhamos isso", disse. Odacy adiantou que o governo está aguardando o pagamento dos servidores e do decimo da categoria, para estabelecer uma nova rodada de pagamentos.

"O secretário me pediu esse prazo dos pagamentos dos servidores para liberar mais uma rodada de pagamentos dos pipeiros. Vamos aguardar os próximos dias", ressaltou Odacy Amorim. O deputado afirma que existe realmente um acumulado de dívida com o transporte de água no estado e isso é uma situação que preocupa. "Eu realmente estou preocupado com questão dos pipeiros que investiram e estão sofrendo muito para poder manter os seus carros", enfatizou...

Deputado Lucas Ramos emite nota sobre Pagamento dos pipeiros

Sobre a destinação de R$ 2,3 milhões para pagamento do serviço de abastecimento de água através de carros-pipa, informamos que a Secretaria da Fazenda do Estado encaminhou a ordem aos bancos entre a quinta (20) e sexta-feira (21), portanto o valor estará disponível para saque nesta segunda (24) e terça (25), a depender da instituição financeira. Mesmo diante das dificuldades econômicas que nosso estado atravessa, buscamos alternativas e apresentamos soluções ao governador Paulo Câmara que, reconhecendo o empenho dos pipeiros em manterem os serviços ativos, direcionou esforços para realizar o pagamento.

Permaneceremos reivindicando e cobrando a regularização do serviço para que o abastecimento nas cidades afetadas pela forte estiagem não seja interrompido...