RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 20114 registros para a palavra: petrolina

Juazeiro e Petrolina: Municípios dão primeiros passos em transparência

Informa a Associação de Transparência Municipal que em quatro municípios da Bahia e um de Pernambuco onde presta serviços já foram visualizadas até agora 36.390 páginas nos ambientes da internet que divulgam diariamente receitas e despesas de prefeituras e câmaras de vereadores. Lauro de Freitas na Região Metropolitana de Salvador, foi o primeiro município da Bahia e um dos primeiros do Brasil a cumprir a Lei Complementar 131, implantando no dia 25 de maio deste ano um portal destinado exclusivamente à divulgação completa de suas finanças.

Criado com assessoramento da ATM, o portal de Lauro de Freitas até agora teve 1.351 acessos, gerando 8.185 visualizações de página. O trabalho é feito pela organização também para as Câmaras de Teixeira de Freitas e Juazeiro e Prefeituras de Paulo Afonso e da pernambucana Petrolina. Ao avaliar o número de acessos, pouco expressivos até o momento, o gerente de Desenvolvimento de Inovação Tecnológica da ATM, Bruno Soares, chamou a atenção para o fato de que eles refletem "o grau de inclusão digital, que ainda é baixo em todo o país, não sendo a Bahia uma exceção"...

Petrolina: Segunda-feira começam as inscrições para o ‘Primeiro Emprego’

Nesta segunda-feira (30) começam as inscrições para o processo seletivo do Programa Primeiro Emprego. Serão contratados, por seis (06) meses, 150 alunos da rede pública em Petrolina, que devem ter entre 16 e 24 anos de idade. Os estudantes devem comprovar a frequência em instituições de nível fundamental e médio da rede pública de ensino de Petrolina/PE, ser residentes no município, e não ter nenhuma experiência profissional, exceto na condição de aprendiz. As vagas serão distribuídas nas áreas urbana e rural de município. 

As inscrições só poderão ser feitas presencialmente. Os estudantes da sede do município devem comparecer na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), a partir da próxima segunda-feira até o dia 10 de setembro, nos seguintes horários: das 8h às 12h e das 14h às 18h. Já os estudantes da zona rural poderão se inscrever no período de 13 a 24 de setembro. ..

Educação no Trânsito será trabalhada em Petrolina para evitar acidentes

 
A Secretaria de Saúde promoveu sexta-feira (27), o segundo encontro realizado para discutir estratégias de prevenção da violência e acidentes de trânsito em Petrolina. Durante a reunião com as instituições públicas e privadas, foi apresentado o projeto construído pelo Núcleo de Prevenção da Violência, Promoção de Saúde e Cultura de Paz da SMS. Propostas e ideias apresentadas pelos participantes também farão parte do plano de ação, que será colocado em prática para diminuir os acidentes de trânsito na região. O foco inicial será os motociclistas e pedestres. 

Na proposta apresentada pelo Núcleo de Prevenção, constam ações organizadas para incluir conteúdos de saúde no planejamento pedagógico participativo das escolas e comunidades, promover a capacitação para as categorias de motociclistas, com informações sobre comportamento seguro no trânsito, e cursos de capacitação em direção defensiva. As atividades educativas de sensibilização contarão com a integração de todos os setores envolvidos, que irão trabalhar com crianças, jovens, pedestres e condutores de todas as idades.  

A primeira ação trabalhada pela equipe será a educação para o trânsito, que contará com o apoio das Secretarias de Educação e Segurança Cidadã, da EPTTC, Samu, Hospital de Urgências e Traumas (HUT), Univasf e 5º BPM.  ..

Escolas e creches de Petrolina e Cabrobó passam por 2º curso de Formação de Escolas-Piloto

A ONG Save The Children, através do projeto “Criança com Todos os Seus Direitos”, e o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) enceeraram nesta sexta-feira (27) a 2ª fase do curso de Formação de Escolas-Piloto. A capacitação – que tem duração de 20h - aconteceu ao mesmo tempo no Centro Municipal de Educação Infantil Semeios, formado pela creche João Paulo I e a escola Padre Zequinha, localizadas no bairro João de Deus em Petrolina/PE; e na escola Capitão Dena, na Ilha de Assunção, em Cabrobó/PE. Participaram, junto a representantes das respectivas secretarias municipais de educação, educadores, gestores e funcionários dessas três instituições de ensino.  

O objetivo do curso, que segue com encontros mensais até novembro, é reorganizar o projeto político-pedagógico dessas instituições e, em pelo menos cinco anos, construir um espaço de referência em educação infantil para outras escolas da cidade. Nesta etapa, que segue até o final da semana, estão sendo trabalhadas através de leituras, dinâmicas em grupo e atividades, as melhores práticas educativas, qualidade no ensino e participação política. De acordo com os formadores do curso ligados à CCLF, Patrícia Freire e Rogério Barata, elementos como brincadeiras e leitura – a base do desenvolvimento infantil na escola – ainda são temas que precisam ser trabalhados...

EPTTC realiza fiscalização ostensiva em Petrolina

A Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) informa que estará realizando uma fiscalização ostensiva na cidade. O objetivo da ação é coibir a utilização dos canteiros de pistas como estacionamento, cumprindo as disposições dos artigos 182, VI e 193 do Código de Trânsito Brasileiro. 

Confira os artigos: 

Art. 182. Parar o veículo: VI - no passeio ou sobre faixa destinada a pedestres, nas ilhas, refúgios, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento e marcas de canalização: Infração - leve; Penalidade - multa;..

Petrolina realiza quinta edição do Raiz e Remix Festival

Nesta sexta (27), e sábado (28), o Parque Josepha Coelho, em Petrolina, abre alas para a 5ª edição do Raiz e Remix Festival, evento multicultural totalmente gratuito, que espera reunir um público de mais de 10 mil pessoas para vivenciar diversas atrações da música popular e eletrônica, artesanato, fotografia, e cinema. No palco principal, já está confirmada a partir das 19h desta sexta-feira, a presença das atrações musicais, Samba de Veio, Rukha, Isaar e Matingueiros. Já no palco da feira, quem comanda o som são os Crooneres Decadentes, Inmorais, Paulo Soares e a Terceira Cidade.

Na Tenda Eletrônica o pessoal vai curtir o DJ Ganeshx, DJ Mangue Boy, DJ Hipnotyc e DJ Jhow. Os cinéfilos têm lugar garantido na Tenda do Cinema para assistir o Festival Vale Curtas, Ponto de Cultura Cine Raiz, animações e documentários musicais. A programação do sábado reserva para o palco principal, o Samba System, Tio Zé Ba, China e Andranjos, enquanto que no palco da feira, a turma manda ver com VHyvid, Cúpula, e Mággica. Na Tenda Eletrônica, a pedida fica com DJ Panzarini, DJ Phat, DJ Bruno Sobreira, DJ Freakids e DJ Vibe...

Gonzaga Patriota visita o bairro Ouro Preto em Petrolina

A manhã desta quinta-feira (26) no bairro Ouro Preto, em Petrolina, ficou agitada com a visita do deputado federal e candidato à reeleição, Gonzaga Patriota. A caminhada por cerca de 200 estabelecimentos foi marcada pelo carinho e receptividade das pessoas nas ruas. Muita gente queria abraçar e cumprimentar Gonzaga pelos seus serviços prestados ao povo de Petrolina e até quem não podia estar ao lado dele, deu um jeito de demonstrar o seu carinho por Patriota dirigindo de forma mais lenta e até congestionando o trânsito. À tarde, Gonzaga realizou caminhada no bairro João de Deus, seguida de um bate-papo com os moradores locais. ..

Ordem Pública atua junto com a Justiça Eleitoral em Petrolina

A Secretaria de Ordem Pública de Petrolina, através do Núcleo de Operações Urbanas, está auxiliando a Justiça Eleitoral na remoção de propaganda eleitoral irregular em locais públicos. De acordo com o coordenador do setor, Jenivaldo Santos, a equipe faz registros fotográficos dos locais e os encaminha para a Justiça Eleitoral, que autoriza ou não a retirada do material. O órgão federal também recebe denúncias.

Jenivaldo explica que existem pontos como viadutos, contornos e ciclovias onde não podem ser colocados materiais de campanha, pois eles atrapalham a visão dos condutores e, no caso das ciclovias, atrapalham o trânsito dos pedestres e das bicicletas.

O coordenador do Núcleo de Operações Urbanas afirma que só na primeira ação, foram retirados 25 cavaletes. Já na segunda, 60. “Essas ações ajudaram a disciplinar os candidatos, tanto é que nas outras o número de apreensões foi reduzido”, explica. Até agora a equipe removeu 150 cavaletes e Jenivaldo dos Santos ressalta que a ação é contínua. O telefone da Justiça Eleitoral está, no horário das 8 ás 18h, aberto para denúncias, através do número 3862-9178. ..

Petrolina ganha Projeto Escola Legal

O Governo de Pernambuco, em parceria com o Poder Judiciário, com Ministério Público e com a Universidade Católica de Pernambuco está promovendo a implantação do Projeto Escola Legal que visa combater a violências nas instituições educacionais públicas, através da mediação de conflitos, dentre outras ações de proteção as crianças, adolescentes e a juventude estudantil de um modo geral

Este projeto tem ação preventiva, protecionista e punitiva, sempre priorizando o cuidado com esse importante segmento da sociedade. A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco está realizando um conjunto de ações buscando implementar uma política educacional que tem como eixo norteador a educação para cidadania. Nessa direção, destaca-se a criação e a implementação do PROJETO ESCOLA LEGAL – CONSTRUINDO CIDADANIAS, TECENDO SOLIDARIEDADES.

A GRE Petrolina promoveu hoje pela manhã, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, o Seminário Prevenção e Enfrentamento da Violência no Ambiente Escolar, cuja finalidade  era divulgar o projeto e capacitação de gestores, educadores de apoio, representantes de professores, representantes de pais e de alunos, proporcionando-lhes preparação para atuar no projeto, a fim de que possam melhor contribuir para a redução da violência no ambiente escolar e proteção de todos os que fazem a rede pública de educação do Estado...

Incubavale será inaugurada em Petrolina com a presença do Secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Nesta quinta-feira (26), o secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Anderson Gomes, e o presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Frederico Montenegro, inauguram em Petrolina a nova incubadora de base tecnológica do Estado. Trata-se da Incubavale – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Vale do São Francisco, que vai funcionar nas dependências da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (Facape).

A inauguração da Incubavale acontecerá às 20h, na sede da Facape, logo após as primeiras palestras do I Workshop de Capacitação em Empreendedorismo, Inovação e Incubação de Empresas do Vale do São Francisco, que acontecerá no auditório do Senai, de quinta (26) a sábado (28).

A abertura do workshop será às 18h. O evento terá como público-alvo empresários, estudantes e potenciais empreendedores daquela região. A nova incubadora será um ambiente de estímulo ao empreendedorismo da região, apoiando idéias inovadoras e empresas nascentes que visem a contribuir na solução dos gargalos tecnológicos e de ausências de empresas em determinadas áreas necessárias ao desenvolvimento da região, explica o presidente do Itep, Frederico Montenegro...

Dia do Feirante é comemorado em Petrolina

A Associação dos Feirantes, Ambulantes, Barraqueiros e Camelôs de Petrolina (AFEABACAP), em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Eventos (Sedectur), Infraestrutura, Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e Desenvolvimento Rural promoveram nesta quarta-feira (25) uma homenagem em comemoração ao Dia do Feirante. A ação foi realizada no Pátio da Feira Livre do Bairro Cohab Massangano.

Na programação estavam incluídos serviços, palestras e apresentações culturais. Foram oferecidos aos que passaram pela feira consultas médicas, emissão de documentos, cortes de cabelo, orientações sobre AIDS e oficinas de manipulação de alimentos. A animação musical foi feita pela fanfarra FAMIPE e o forró Pé-de-Serra de Ed Nunes. As ações foram realizados pelo Sebrae, 72º BIMtz, 5ºBPM, Guarda Municipal, EPTTC e SENAC, parceiros no evento.

Na oportunidade também foram apresentados os novos modelos de bancas para os feirantes. Os suportes para peixe, cereais e carne são feitos em inox e, de acordo com a supervisora das feiras e coordenadora do evento, Iraci Dias, possibilitam uma maior higienização para os profissionais. ..

Save The Children finaliza 4º módulo da oficina do projeto Mãe Coruja em Petrolina

Será finalizado nesta quarta-feira (25) o 4º módulo de capacitação do Programa Mãe Coruja Pernambucana em Petrolina/PE, localizada no Sertão do São Francisco. Fruto uma parceria entre governo do Estado e a ONG internacional Save The Children, através do Projeto Criança Com Todos os Seus Direitos, a oficina reuniu desde segunda-feira (23) no Hotel Reis Palace, centro da cidade, cerca de 30 facilitadores do programa vindos dos municípios da VIII Geres, que aprenderam mais sobre temáticas ligadas ao desenvolvimento psicossocial  e proteção de crianças com 0 a 5 anos. 

“A ideia é fazer com que esses profissionais ampliem seus conhecimentos sobre essas temáticas e multipliquem o conhecimento em suas cidades, melhorando assim os serviços públicos voltados para primeira infância, de forma a garantir os direitos das crianças nessas localidades. O encontro, que teve duração de 20h, é um momento em que eles aprendem e compartilham suas vivências”, explicou a oficial de programa da Save the Children em Recife, Nara Menezes. 

A capacitação teve palestras com profissionais do Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (CENDHEC), International Child Development Programmes (ICDP) e Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF). O 5º módulo já está marcado para os dias 15, 16 e 17 de setembro e terá como foco a implementação de políticas de ação integral e desenvolvimento infantil. Ao todo, o curso tem duração de dez meses...

Prefeitura de Petrolina realiza a limpeza de mais de mais de 9mil metros de canais

A Prefeitura Municipal de Petrolina, através da secretaria de infraestrutura, está intensificando a limpeza dos canais do município. A iniciativa tem o objetivo de manter os recursos hídricos livres de obstáculos que impedem o fluxo da água, prevenir doenças causadas pelo acúmulo de lixo nesses locais. De acordo com o responsável pela pasta, Germano Pordeus, nos últimos três meses, mais de nove mil metros de canais passaram pelas ações de limpeza.

Segundo o secretário, a limpeza é realizada de forma manual nos canais menores situados na parte urbana e de forma mecânica nos canais maiores. Até o momento foram limpos os canais que compreende os seguintes trechos: Bairro Manoel dos Arroz até o Antonio Cassimiro e do Jardim Amazonas até a BR407; Saída do bairro São Gonçalo a te a estrada da Tapera; Avenida da Integração até o condomínio Maria Maria e da Integração até a Avenida Cardoso de Sá; Bairro Loteamento Recife passando pelo batalhão da Policia Militar até a estrada das Pedrinhas (Trecho que está sendo concluído)...

FUGITIVO DA CIDADE DE PETROLINA É CAPTURADO COM MAIS DE 1,4 KG DE DROGAS

Equipe de policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Juazeiro – Bahia capturou JOTAIRES MARTINS DE ALMEIDA, 29 anos, fugitivo da Penitenciaria Dr. Edvaldo Gomes, Petrolina -PE.

Segundo Nélio Ferreira Neves, delegado titular da DRFR de Juazeiro, existia contra JOTAIRES um mandado de prisão expedido pela 2ª vara de Execuções Penais do Estado de Pernambuco, mandado este expedido pelo fato do mesmo não ter retornado ao Conjunto Penal, quando se encontrava em regime semi aberto...

Petrolina estuda elaboração de Plano Operativo para o HUT

 

O prefeito Julio Lóssio e a secretária de Saúde, Lúcia Giesta, receberam em Petrolina, a visita do médico e consultor do Ministério da Saúde (MS) Leonardo Lemos Dutra, que esteve na cidade para estudar a elaboração de um plano de trabalho para o Hospital de Urgências e Traumas (HUT), com o intuito de melhorar o atendimento e otimizar a utilização dos recursos destinados a unidade hospitalar.

Durante a reunião, o médico recomendado e designado pelo MS para auxiliar no delineamento de condutas a serem implantadas no HUT, pôde conhecer um pouco mais sobre o sistema de saúde de Petrolina. Já na reunião envolvendo a Fundação Estatal Municipal de Saúde (FEMSAUDE), Drº Leonardo foi informado sobre as interpelações que envolvem a Prefeitura de Petrolina, a Fundação, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ainda no Hospital de Traumas, a equipe, acompanhada do médico Paulo Saad, integrante da diretoria do HUT, realizou uma vista a todas as instalações, conhecendo desde a porta de entrada, onde chegam as emergências, até o Pronto Atendimento, Centro Cirúrgico, Ambulatórios, serviços de apoio ao diagnóstico, enfermarias e UTI...

Atleta de Petrolina se destaca no salto triplo

O atleta petrolinense João Cleidivan Silva Nascimento de 17 anos, foi um dos destaques das Olimpíadas Escolares brasileiras realizadas em Recife. Coordenado pelo professor Flávio Ângelo disputou as provas de salto triplo e salto em distância. João venceu as provas da competição na capital pernambucana, conquistando a medalha de ouro e se classificou para o Norte-nordeste menor que irá ser realizada em Maceió em setembro.

O atleta é campeão pernambucano juvenil, bi-campeão pernambucano em salto a distancia e troplo, bi-do norte-nordeste juvenil salto triplo e distância e tri-campeão menor salto triplo e distância. O atleta já tem participação assegurada nas Olimpíadas Escolares Brasileiras em Goiânia, sem data ainda definida.

De acordo com o professor de educação física e treinador Flávio Ângelo, o potencial apresentado por Cleidivan o credencia a participar de outras competições de renome, mas lamentou a falta de patrocínio...

ESPAÇO DO LEITOR: TORNEIO DE TÊNIS EM PETROLINA (RANKING NACIONAL)

 
Caríssimo Geraldo,

Pela Primeira vez utilizo este instrumento de informação para divulgar a I copa Petrolina de Tênis, torneio de âmbito nacional, que reunirá 50 atletas que estarão  competindo para o ranking nacional a ser realizado no Iate Clube, entre os dias 17 e 19 de Setembro. Devo dizer da importância deste torneio para a cidade de Petrolina, que desponta como pólo também do esporte brasileiro.

O tênis no Brasil que teve seu advento com o Gustavo Kuerten (Guga), alcança cada vez mais espaço entre nossos jovens. Partindo dessa premissa, o SESI Unidade Petrolina, através do seu gerente de Negócios Alexandre Pacheco, que chega com uma visão integracionista, dispõe a unidade para alojamento dos atletas e abrindo um importante canal para essa prática esportiva.

Aproveito o espaço para tornar público que está em fase de construção naquela unidade, a primeira quadra society com grama sintética do interior de Pernambuco, favorecendo e aumentando a possibilidade de novas práticas esportivas. Precisamos reconhecer as instituições e as pessoas que pensam no crescimento dessa cidade com ações que viabilizem o futuro dos nossos jovens. Parabéns SESI e Iate Clube pela parceria...

Prefeitura de Petrolina apóia Festival Raiz e Remix 2010

A partir desta sexta-feira (27) o Festival Raiz e Remix movimenta o Parque Josepha Coelho em Petrolina. Entre as atrações estão: China, Isaar, Samba System, Matingueiros, Andranjos, Rukha, Apocalypse Reggae e o Samba de Véio da Ilha do Massangano.

As atrações que se apresentarão no Palco da Feira e na Tenda Eletrônica reforçam o ecletismo do Raiz e Remix 2010. A edição deste ano também contará com uma mostra representativa de filmes nacionais e estrangeiros que serão exibidos na Tenda de Cinema. Além disso, artistas locais preparam um show de imagens ribeirinhas com o Cordel Fotográfico e uma vasta exposição de artigos artesanais e obras de arte que estão a venda na Feira Multicultural.

O Festival Raiz e Remix é uma realização da Associação Cultural, Artística e Social Raízes e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, cultura e Eventos. O evento acontecerá nos dias 27 e 28, a partir das 19h e tem entrada franca. ..

Petrolina promove Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

A partir desta quarta-feira (25) a ação conjunta das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Acessibilidade, Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), as Gerência Regional de Educação, o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, o Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência, a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) e as associações de Deficientes Visuais e de surdos de Petrolina promovem a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência estão promovendo a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência em Petrolina.

O objetivo do evento é provocar na sociedade um novo olhar em relação à pessoa com deficiência e destacar as suas potencialidades. A programação, que se estende até a próxima sexta-feira (27), conta com seminários, oficinas, palestras, além da Puxada Acessível que sairá da Praça do Galo em direção à Orla de Petrolina.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e dos Núcleos da Diversidade e de Educação Inclusiva. ..

Exposição "Território Expandido" em cartaz no Sesc Petrolina

Está em cartaz no Sesc Petrolina a exposição “Território Expandido”, do artista pernambucano Fernando Augusto, que integra a programação do Aldeia do Velho Chico – Festival de Artes do Vale do São Francisco. A mostra contém trabalhos elaborados desde 2004, com desenhos que apresentam vistas de plantas e habitações e estão impregnados de informações afetivas e pessoais sobre o território simbólico do artista, com o intuito de remeter à luta universal pela propriedade / território / terra e suas conseqüências para diversas populações mundiais. A exposição ficará em cartaz até o dia 25 de outubro, podendo ser visitada gratuitamente no horário das 9h às 21h. ..