RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 20081 registros para a palavra: petrolina

PATRIOTA E O SONHO COM A PREFEITURA DE PETROLINA

Com 118.999 votos em Pernambuco, 30.737 só em Petrolina, colocaram o deputado Gonzaga Patriota (PSB) como majoritário na vizinha cidade. Com esta votação expressiva, o socialista já pensa no pleito de 2012. Em entrevista concedida ao Gazzeta do São Francisco, Patriota não esconde o seu desejo de concorrer novamente a Prefeitura. O parlamentar não descarta uma possível aproximação com ex-prefeito Odacy Amorim (PSB), eleito deputado estadual, e alfineta o secretário de Desenvolvimento Econômico Fernando Bezerra Coelho, a quem atribui junto com o ex-deputado Osvaldo Coelho (DEM) a vitória de Julio Lóssio nas últimas eleições municipais. ..

Professores de Petrolina são premiados no 3º Intercambio interdisciplinar dialogando com a prática

A Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Educação, realizou sexta-feira (08) o “3º Intercambio interdisciplinar dialogando com a prática”, que tem por objetivo premiar os projetos pedagógicos realizados pelos professores do município. O evento foi realizado na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e contou com a presença do prefeito Julio Lóssio, o professor da Universidade Federal de Pernambuco, Nilo Sergio Monteiro, o diretor presidente da AEVSF/Facape, Rinaldo Remigio, a secretária de Educação Célia Regina, além dos professores do município. 

De acordo com a coordenadora do programa, Maria Aparecida Freire, o projeto foi realizado em duas etapas, na primeira os professores inscreveram seus trabalhos, ao todo 29, e na segunda houve a avaliação de uma banca composta por docentes de outras universidades. “Os educadores elaboraram projetos pedagógicos das mais diversas áreas, desde meio ambiente à sexualidade. Os dez melhores foram escolhidos e premiados com um bônus de mil reais cada”, informou. ..

A leitura das urnas em Petrolina

A leitura das urnas em Petrolina apresentou números interessantes. Para presidente Marina venceu Serra e para governador Eduardo Campos obteve quase 90% dos votos no município, massacrando o PMDB do prefeito Lóssio. Eduardo teve 102.257 votos contra apenas 9.611 de Jarbas.

Para deputado federal, Gonzaga cresceu e superou Fernando Filho. Para estadual Odacir e Adalberto puxaram os votos e saíram das urnas fortalecidos, com 29. 533 para Odacy e pouco mais de 22 mil para Adalberto. A família Coelho não tem motivos para comemorar. Fernando perdeu para Gonzaga e Geraldo, Cyro e Osvaldo foram derrotado nas urnas. Cristina mais uma vez fica de fora e agora numa suplência mais distante.  ..

Petrolina: Serviços básicos serão mantidos no feriado

A Prefeitura Municipal de Petrolina informa que durante o feriado da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida, na próxima terça-feira (12), somente os serviços essenciais ao município como saúde e coleta de lixo serão mantidos. Na segunda-feira (11), o expediente da prefeitura funcionará em seu horário normal. ..

Petrolina: Uso de anabolizantes será discutido em Feira de Ciências

A equipe do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (Nasf), da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, participará neste sábado (9), às 9h30 da Feira de Ciências da Escola Municipal Mãe Vitória, localizada no bairro Henrique Leite. Durante o evento, os profissionais do Nasf irão construir junto com os adolescentes uma oficina sobre o uso de anabolizantes. Essa ação faz parte da estratégia de educação permanente, desenvolvida com a ajuda do Núcleo, com a participação de uma equipe multiprofissional, capacitada para trabalhar o assunto com a população. Durante a Feira de Ciências estarão presentes farmacêutico, educador físico, psicólogo e agentes comunitários de saúde. 

A coordenadora do Nasf, Maria Thereza, explica que como o uso dos anabolizantes está sendo considerado um grande problema nas comunidades de Petrolina, além de trabalhar o assunto nestas localidades, a discussão também será levada para este evento. “Iremos trabalhar o tema de uma forma diferente, com a ajuda dos próprios adolescentes, de uma maneira que eles participem diretamente do processo. A ideia é de que os próprios adolescentes apresentem para os demais alunos os riscos e malefícios da utilização do produto, mostrando que não é uma prática saudável”, enfatiza Thereza. 

"A ação é realizada de forma contínua nos bairros de Petrolina, e a expectativa é que a partir de novembro o número de jovens que usam a substância sejam coletados e notificados, para que a Secretaria de Saúde possa desenvolver ações mais direcionadas e específicas", diz Dra. Lucia Giesta, secretária de saúde...

Petrolina: Prefeito visita primeira Unidade do Nova Semente

Nesta sexta-feira (08) o prefeito Julio Lóssio acompanhado da secretária de Educação Célia Regina, visitou a primeira unidade do programa Nova Semente localizada no bairro Henrique Leite, que está sendo inaugurada neste momento. Na ocasião o gestor do município foi apresentado a equipe que irá compor a unidade e aproveitou a ocasião para lembrar sobre a responsabilidade de cada um no projeto.

A gestora da primeira unidade Nova Semente, Débora Alves Barbosa, falou sobre a importância do projeto no bairro Henrique Leite. “Aderimos a este projeto com muita expectativa, até por que a demanda do bairro é muito grande, e nós ficamos felizes de junto com a prefeitura, estarmos proporcionando essa oportunidade à comunidade”, ressaltou...

Prefeitura realiza 1ª audiência pública sobre habitação em Petrolina

A metodologia para elaboração do plano de habitação de interesse social do município foi exposta ontem (08) à sociedade, na primeira audiência pública, sobre habitação em Petrolina. De acordo com o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Geraldo Júnior, esse é um plano para ser visualizado a longo prazo, pois ultrapassa a gestão e norteia a administração pública para os próximos 10 anos. “É também uma maneira de direcionar os investimentos nesse segmento”, expôs. 

O prefeito Julio Lóssio foi o primeiro a falar sobre as aquisições do município, no que compete a habitação, citando o número de casas, que serão construídas ao longo do governo e do sorteio das unidades habitacionais, que contemplou inicialmente 404 famílias. “Agora que atingimos nossa meta de investimento habitacional, que vai gerar aproximadamente seis mil casas construídas no município, estamos fazendo um trabalho paralelo de organização, onde vamos preparar Petrolina para receber as unidades”, afirma. ..

Petrolina sedia 15º edição da Feira da Família

A 15º edição da Feira da Família será realizada nos dias 22, 23 e 24 de outubro, no Centro de Convenções em Petrolina. O evento contará com a participação de aproximadamente 500 voluntários, que serão responsáveis pela organização e realização da feira.

Como acontece tradicionalmente, haverá barracas de comidas típicas, como das cozinhas baiana, português e italiana, além da culinária chinesa e japonesa, novidade deste ano. No palco, atrações culturais da região e sorteios de brindes animarão a festa.

A Feira da Família é uma realização da pastoral familiar da paróquia de Nossa Senhora Rainha dos Anjos e tem como objetivo, este ano, arrecadar fundos para a casa de passagem Bom Samaritano e para serviços pastorais...

JÚLIO LÓSSIO E OSVALDO COELHO LIDERAM CARREATA PRÓ-SERRA EM PETROLINA

As eleições para o segundo turno serão realizadas no final do mês, mas nas ruas de Petrolina já se vê o apoio de muitos cidadãos ao candidato a Presidência da República, José Serra. Nesta quinta-feira (07), foi realizada uma carreata com os apoiadores e eleitores do candidato em Petrolina. Entre os presentes estavam o prefeito Julio Lóssio  e o ex-deputado federal Osvaldo Coelho.

O evento foi a largada oficial da campanha de José Serra no sertão de Pernambuco, tendo como ponto de partida a Porta do Rio, na orla da cidade, e percorrendo as avenidas Monsenhor Ângelo Sampaio, Integração e São Francisco, no bairro Areia Branca, encerrando-se no Bodódromo. A carreata passou também pelo bairro José e Maria, um dos mais populosos da cidade, e a animação ficou por conta dos carros que tocavam os jingles da campanha de Serra, além da tradicional Frevuca, arrastando o evento pelas ruas da cidade...

Lançamento do 4º Festival Gastronômico Sabores do Vale amanhã em Petrolina

O Sebrae, A Abrasel e a Prefeitura de Petrolina promovem amanhã, dia 8, às 19 horas, no restaurante Maria do Peixe o lançamento do 4° Festival Gastronômico Sabores do Vale. A combinação entre os vinhos jovens, frutados e refrescantes do Vale e os alimentos típicos da região, como a carne e o queijo de caprinos, a manga, a uva e os peixes do São Francisco, levou a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes- Abrasel-PE e a Unidade de Negócios do Sebrae Sertão do São Francisco a promoverem o 4º Festival Gastronômico Sabores do Vale, já consolidado na região. ..

Petrolina realiza mais uma Feira das Mulheres Talentosas

Os festejos da Padroeira Nossa Senhora de Aparecida e o Novenário, que se iniciaram no último domingo (03) e prosseguem até o dia 12, abrangem também a 19ª edição da feira as mulheres talentosas. O evento tem sua programação entre os dias 05 a 11 de outubro, onde as artesãs do interior e da sede do município irão expor os seus trabalhos. 

O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria da Mulher. “São trinta mulheres que trabalham com artesanato. Este trabalho também contribui para o aumento da renda familiar das artesãs”, informa a secretária da pasta, Maria dos Anjos Fonseca. ..

Petrolina: Ordem Pública retoma operações

O Núcleo de Operações Urbanas da Secretaria de Ordem Pública, em cumprimento à determinação do responsável pela pasta, Marcelo Cavalcanti, reiniciou nesta terça-feira (05), os trabalhos de reordenação das vias públicas e remoção de propaganda irregular. De acordo com o coordenador do Núcleo de Operações Urbanas, Jenivaldo dos Santos, a equipe está monitorando as áreas onde ocorrem as irregularidades e identificando os infratores, para posteriormente solicitar o ajustamento ao código de postura do município. Dentre os itens que são alvo das fiscalizações da secretaria, Jenivaldo cita as placas publicitárias, ocupação de jardins, muretas e calçadas.

A Secretaria de Ordem Pública retomou ainda a operação de combate ao depósito de materiais de construção em vias e terrenos públicos, onde o coordenador Jenivaldo afirma que existem comerciantes que utilizam as áreas públicas para depositar entulhos da construção civil. A ação da secretaria será, no primeiro momento, de orientar os proprietários de casas que comercializam material de construção a adquirir um espaço particular com a finalidade de usá-lo como depósito. Posteriormente o órgão municipal vai emitir notificações e dará o prazo de 10 dias para que os proprietários cumpram a determinação.

A operação começou pelos pontos considerados críticos, e vai apreender o material dos infratores. Jenivaldo explica que essa medida pode afetar os interesses particulares, em detrimento do público, pois existem muitos locais onde a prática acontece e esta ação visa disciplinar a atitude desses comerciantes. ..

Petrolina: Intercâmbio Interdisciplinar premia projetos educacionais

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, estará realizando na próxima sexta-feira (08) o evento solene de apresentação e premiação dos projetos vencedores do “II Intercâmbio Interdisciplinar: dialogando com a prática”, desenvolvidos nas escolas da rede municipal de ensino, das 8h às 12h, na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE).

O evento visa a socialização dos projetos desenvolvidos no contexto escolar do município, para que possam ser divulgados e utilizados por outros professores. Para a coordenadora do II Intercâmbio Interdisciplinar, Maria Aparecida Freire, os projetos apresentados demonstraram o comprometimento dos professores com a formação dos alunos. “A proposta de se trabalhar com projetos é justamente a de proporcionar um ambiente favorável ao saber. E isso foi muito bem mostrado pelos professores à banca examinadora”, acrescenta.

Os projetos desenvolvidos nas escolas e apresentados ao Intercâmbio tiveram temas diversificados, como: meio ambiente, pluralidade cultural, orientação sexual, afetividade, saúde, cidadania, artes e esportes. Dez desses projetos foram selecionados e serão premiados com um bônus no valor de 1 mil reais...

Prefeitura apresenta Plano Local de Habitação de Interesse Social de Petrolina

No próximo dia 08 de outubro, a Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, promove uma audiência pública para referendar o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). O encontro será realizado no auditório do Sest/Senat, às 9h. Na ocasião será apresentada a proposta metodológica da elaboração do Plano de Habitação de Interesse Social do Município. Segundo o superintendente de Habitação do Município Ednaldo Lima, a PLHIS de Petrolina é um amplo programa e que vem sendo planejado e revisado, com a participação da comunidade, através de ações como o ‘Prefeitura Participativa’ que resultou no livro “Petrolina de Futuro - Planejando e preparando o município para os próximos 10 anos”.

De acordo com o secretário da pasta, Geraldo Júnior, tanto o Plano Diretor do Município quando o Plano de Habitação são resultados diretos do ‘Prefeitura Participativa’. “O PLHIS tem como meta nortear as ações do município no setor habitacional para os próximos 10 anos. E, assim como o Plano Diretor, é uma ação complementar que visa suprir as mais diversas demandas da cidade”, explica.

A reunião contará ainda com a participação de técnicos da empresa Engeconsult, responsável pela elaboração do PLHIS. Vale ressaltar que Petrolina está entre os municípios que fizeram adesão ao Sistema Nacional de Habitação e a gestão municipal têm um prazo de cinco meses para a elaboração do plano de habitação que passará pela apreciação do Ministério das Cidades. ..

Petrolina elege dois federais e dois estaduais

Com 99,76% dos votos Petrolina está garantindo as vagas de Odacir Amorim e Adalberto Cavalcanti para a Assembléia Legislativa de pernambuco. Com menos de 1% para finalizar a apuração Odacir ocupa a 20ª cadeira de 33 vagas com 42.897 votos. Adalberto Cavalcanti com 42.328 votos ocupou a 1ª vaga da sua coligação que elegeu 2 deputados.

Para a Câmara Federal foram eleitos Fernando Filho, com 162.978 votos e Gonzaga Patriota com 117.942 votos. O deputado Osvaldo Coelho não logrou exito na sua caminhada para a câmara Federal. A deputada estadual Isabel Cristina que concorria a reeleição também não obteve a vaga. ..

Prefeitura de Petrolina amplia frota de veículos

A Prefeitura Municipal de Petrolina recebeu esta semana mais uma remessa de veículos novos, dentro do processo de ampliação e renovação da frota iniciada em 2009. São mais três veículos modelo Fiat dobló, que serão utilizados nas áreas de saúde, educação e assistência social. A política de renovação contemplou todas as áreas, dentre elas a da área de saúde que passou a contar com cinco novas ambulâncias para as ações do SAMU, além de outros veículos para os demais serviços da administração municipal. Os veículos foram adquiridos com recursos próprios, e originários do leilão realizado em dezembro de 2009 e também originários de recursos de convênios com o governo federal.

De acordo com o Secretário de Administração da Prefeitura Municipal, Josaias Santana, a meta é aumentar ainda mais o número de carros para melhorar a eficiência dos serviços prestados à comunidade, especialmente nas áreas de educação, saúde, segurança pública e social. Ainda, através de parceria com o Ministério Público do Trabalho da União e a Polícia Federal foram cedidos veículos para assistência do Conselho Tutelar e ações de enfrentamento ao tráfico e uso de drogas nas escolas, respectivamente. Segundo o secretário, já foi feita uma licitação para a aquisição de 10 ônibus novos para o transporte escolar que devem ser entregues à prefeitura até o final deste ano. “A aquisição desses veículos vai proporcionar eficiência nos serviços, e economicidade no custo da gestão”, frisou. ..

DEPUTADO DE PETROLINA AGRADECE COBERTURA DO BLOG NA CAMPANHA 2010

Prezado Comunicador

GERALDO JOSÉ,..

Passageiros do TFD de Petrolina aprovam novo ônibus

Mais de 40 pessoas, entre pacientes e acompanhantes do Tratamento Fora do Domicílio de Petrolina (TFD), fizeram na última terça-feira (28) a segunda viagem pela empresa de ônibus que venceu o processo licitatório e que agora está prestando serviço para a Secretaria Municipal de Saúde. O prefeito, Dr. Julio Lóssio e a secretária de saúde, Dra. Lúcia Giesta, foram conhecer de perto as instalações do transporte.

O novo ônibus, que desde o dia 26 de setembro vem transportando os pacientes do TFD até a cidade do Recife, está equipado com 44 poltronas, ar condicionado, sistema para DVD/CD, banheiro higienizado, geladeira, bebedouro, água mineral durante o percurso, possui ainda interfone, microfone, dispõe de descanso de pernas, poltronas para pacientes cadeirantes, além do veículo ser monitorado via satélite.

A passageira Maria do Carmo, que há cinco anos viaja com o filho pelo TFD, aprovou a mudança. “Estávamos esperando há tanto tempo por isso e o ônibus é maravilhoso, principalmente porque tenho um filho deficiente físico e agora temos mais conforto.” A paciente Maria do Socorro também elogiou o serviço, mas disse que é preciso cuidar. “Esse ônibus é 100%, muito bom. Agora temos que valorizar e ter cuidado, porque nos estamos usando ele e temos que zelar”, ressaltou.

O prefeito Julio Lóssio também esteve na Secretaria de Saúde para verificar as instalações do novo veículo e desejar uma boa viagem. “Essas pessoas que estão aqui são pessoas que realmente precisam, são pacientes e eles devem viajar com conforto. Essa sempre foi uma preocupação nossa e estou vendo de perto que conseguimos atingir nosso objetivo, tanto pela qualidade do transporte, como pela satisfação das pessoas ao entrar neste ônibus.” ..

Comitê Gestor de Defesa Civil se reúne em Petrolina

O Centro de Convenções Senador Nilo Coelho foi novamente palco de mais uma reunião do Comitê Gestor de Defesa Civil de Petrolina. O encontro foi promovido pela Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Segurança Cidadã, na oportunidade foram discutidas alternativas para minimizar os efeitos decorrentes de possíveis catástrofes naturais.

Segundo o secretário, Cel. Daniel Ferreira, o objetivo do Comitê Gestor é elaborar um plano de contingência, que reúna as autoridades responsáveis pela segurança na cidade, para se precaver de possíveis catástrofes. “Quando o problema acontecer, é preciso agir em conjunto. As cidades mais preparadas do país possuem um plano elaborado para lidar com desastres da natureza”, afirmou.

Para o secretário executivo da Defesa Civil, Manoel Medrado, é fundamental a existência de um órgão preparado para atuar prontamente. “Petrolina precisa de um plano de contingência, porque, quando acontecer um problema de calamidade pública, desastre natural, ou algo provocado pelo homem. Precisamos ter condições de agir instantaneamente para amenizar a situação e voltar à normalidade o mais rápido possível”, enfatizou.

Participaram da reunião o Capitão Luciano, do Corpo de Bombeiros, a UNIVASF, o 5° BPM, as Secretarias de Desenvolvimento Rural, Esportes e de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), e o coordenador adjunto, Reginaldo Firmo Rocha, e Socorro Neto, ambos da Defesa Civil de Petrolina. ..

Final de semana começa mais cedo

O final de semana vai começar mais cedo na região. É que a banda Duas Medidas vai se apresentar no projeto Mamãe Não Me Acha, evento da Perna-Longa Entretenimento, que vai completar um ano de sucesso nesta quinta, dia 30 no Country Club.

A banda de Salvador, que tem a frente Lincoln Sena, Manolo, Igor Pinho, Marlon e Henrique, estão surgindo na capital baiana como a revelação do axé music, se apresentando nas melhores festas da cidade e do interior da Bahia, sem contar do enorme sucesso que fizeram na Copa Vela em Paulo Afonso, em Recife e claro, nas três vezes que se apresentaram na terra do Velho Chico. O grupo promete mostrar nesse show todo o carisma que sempre leva o público a loucura.

Para animar ainda mais, a festa vai contar com o pop/rock da banda A5.

 ..