RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 19909 registros para a palavra: petrolina

Trânsito interrompido na Ponte devido a acidente‏ em Petrolina

Um acidente ocorrido na Ponte Presidente Dutra do lado pernambucano acabou por provocar novo congestionamento no trânsito de Juazeiro, na tarde desta quinta-feira. A Secretaria de Defesa Social (SDS), através da Gerência de Trânsito enviou email ao blog informando que os fiscais de trânsito já estão no local que já está liberado no sentido Juazeiro/Petrolina e permanecerão lá até que o tráfego seja totalmente controlado...

PETROLINA: PROJETO IDENTIDADE ESTIMULA CIDADANIA NA ESCOLA.

As histórias de vida das crianças de Izacolândia e seus valores, contadas a partir de uma ação cidadã: É o Projeto Identidade, realizado pelos professores do Centro de Educação Infantil Cantinho da Criança que objetiva, orientar as crianças sobre a importância da identidade cultural das famílias e da comunidade onde vivem.

Uma conquista que começa no aprendizado sobre os hábitos, costumes e regras de comportamento do lugar e passa pelo registro de pessoas e acontecimentos. A aquisição do Registro de Identidade para crianças de três a cinco anos é um exemplo da preservação da memória. O trabalho é coordenado pela professora Eliete Luzia Cazé Coelho com o apoio do Expresso Cidadão.

De acordo com a professora o projeto vai além da aquisição do documento de RG, tem um significado de despertar os valores, a cultura e incentivar a cidadania nos pais, na comunidade e nas crianças de Izacolândia. “No Projeto Identidade, trabalhamos o eu do aluno no contexto social e identificamos as carências sociais, econômicas e intelectuais, mas também expectativas, habilidades e comportamentos”, disse.

As crianças serão recebidas no Expresso Cidadão em três dias consecutivos, 12 (quinta), 13 (sexta) e 14 (sábado). As turmas foram divididas para facilitar o atendimento. “O Expresso Cidadão facilitou a ação e irá disponibilizar o espaço e os funcionários para que possamos cumprir bem os objetivos”, afirmou. ..

1º Jogos da Integração de Petrolina começam neste sábado (14)

 

Começa neste sábado, (14), a primeira edição dos Jogos da Integração em Petrolina. Serão disputadas seis modalidades coletivas (futebol, futsal, handebol, voleibol, voleibol de areia e basquete) e cinco individuais (judô, atletismo, xadrez, tênis de mesa e natação). De acordo com o Secretário de Esportes Ailton Guimarães, participarão dos jogos, atletas maiores de 16 anos, que representarão as áreas urbana, sequeiro, ribeirinha e irrigada de Petrolina.

O evento tem o objetivo de desenvolver o intercâmbio social, esportivo e cultural e também contribui para o surgimento de novos atletas para o esporte municipal. A abertura dos jogos está prevista para as 15h, no estádio Paulo Coelho...

Sedectur programa desfile de aniversário em Petrolina

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Eventos (SEDECTUR), esteve reunida dia passado (10) com representantes de escolas estaduais e municipais para definir como será o desfile de aniversário dos 115 anos de Petrolina. Participaram da ocasião, representantes da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) e do Instituto Federal de Educação/Sertão Pernambucano (IF/Sertão), representante da Gerência Regional de Educação (GRE), Eliana Carvalho, além de outras secretarias municipais.

De acordo com a representante da Sedectur, Déa Rachel, o desfile terá como tema “Sociedade 21 de Setembro, 100 anos afinada com o futuro”. O evento fará uma homenagem a Sociedade e Philarmônica que completará um século este ano. Segundo Déa Rachel, a homenagem valoriza a história de um patrimônio-histórico vivo do município que conseguiu, apesar das dificuldades, manter-se preservada e transmitida por gerações. “Não se faz 100 anos todo dia”, afirmou.

O representante do IF/Sertão, Ricardo Brandão, salientou que a participação no desfile é essencial para a contribuição no desenvolvimento cultural da cidade. O assessor temático do desfile, Cássio Lucena, ressaltou a importância de se falar de um patrimônio vivo e ter o olhar voltado para a própria cidade. Já Eliana Carvalho, da Gerência Regional de Educação (GRE) considera importante o trabalho realizado com os alunos no desfile. ..

DEPUTADA ISABEL CRISTINA DÁ LARGADA EM BUSCA DA REELEIÇÃO EM PETROLINA

 

A deputada estadual Isabel Cristina do PT de Petrolina promove nesta sexta-feira (13), o lançamento da sua candidatura à reeleição.  O evento tem início às 15 horas com concentração em frente ao Hotel Grande Rio e logo depois, ocorrerá uma caminhada até a praça do Galo onde será inaugurado o comitê de campanha.

A Assessoria confirmou as presenças do deputado federal Maurício Rands, do presidente estadual do PT Jorge Perez, da vereadora Cristina Costa e outras lideranças do sertão de Pernambuco...

Ameaça de Bomba no Banco Real isola área na Av. Souza Filho, em Petrolina

Várias viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros isolaram a área do Banco Real, localizado na Av. Souza Filho, Centro de Petrolina, por volta do meio dia de hoje (11), devido a uma ameaça de bomba no local. De acordo com a Policia Militar, a administração  recebeu o aviso e imediatamente acionou as autoridades para averiguar a denúncia. Segundo informações da central do Corpo de Bombeiros, a gerência entrou em contato com a guarnição por volta das 11h40.

Após a chegada das equipes de segurança  foi verificado que tudo não passava de um trote. O fato da agência não possuir identificador de chamadas dificulta a localização do telefone utilizado.

Diante do grande deslocamento de efetivos, onde quatro guarnições da PM e duas equipes do Corpo de Bombeiros atenderam ao chamado, suspeita-se que por tras desse falso atentado esteja alguem ou um grupo interessado em causar tumulto no Centro da cidade.  Por isso a Polícia Militar reforçou as rondas nas instituições financeiras de Petrolina, a fim de coibir qualquer ação criminosa.

..

Deputado pressiona Ministério da Integração para liberação de recursos para Operação Pipa em Petrolina

Diante dos problemas ocasionados pela suspensão da Operação Pipa em diversas localidades de Petrolina, o deputado Fernando Filho fez um apelo, durante discurso na Câmara Federal, ao Ministério da Integração Nacional, para que libere os recursos para o  72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72 BIMtz), de forma que a Operação continue atendendo as comunidades carentes.

“Meu apelo é para que continue a distribuição regular do abastecimento de água a todas as localidades e áreas necessitadas, para minimizar o sofrimento e os efeitos danosos provocados pela ausência prolongada de chuvas na região”, afirmou.

Durante seu pronunciamento, o deputado ainda criticou a interrupção dos recursos: “Não se pode imaginar, que por falta de providências administrativas ou de gerência do Ministério que um programa de tamanha importância e tão vital para milhares de famílias seja interrompido e suspenso, causando prejuízos insanáveis à população”...

HOMICÍDIO EM PETROLINA

A polícia de Petrolina continua em busca de um popular conhecido apenas por Valdomiro, morador da rua 07, comunidade Terra Sul, que ontem por voltas das 19 horas desferiu vários golpes de arma branca no tórax e abdômem de Raimundo Manoel dos Santos, 60 anos, pedreiro, que residia à rua 08 n° 39 e que morreu no local.  O autor do homicídio evadiu-se tomandoi destino ignorado. As Viaturas GATI e 26115 fizeram incursões em vários bairros e nos projetos a fim de capturar o homicida, porém, sem sucesso. ..

TFD aéreo é implantado em Petrolina

A Secretaria de Saúde realizou uma ação até então inédita em Petrolina. Esta semana viajou o primeiro paciente de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) aéreo. O paciente J.E.N.C de 40 anos fez a viagem de avião para Recife, onde foi submetido a um tipo de procedimento que não estava disponível aqui na região. A SMS também disponibilizou um valor para ajuda de custo, para locomoção e alimentação.

O paciente, que foi encaminhado para a capital pernambucana, passou por uma Cintilografia cardíaca. A transferência teve que ser realizada porque o tipo de procedimento que o paciente deveria realizar não era oferecido em Petrolina. J.E.N.C só pôde realizar tal viagem porque não precisava de uma pessoa para acompanhá-lo e também porque a Cintilografia não exigia a permanência dele na cidade. Por isso, o seu retorno a Petrolina aconteceu após a realização do exame. Outro fator que foi levado em conta na hora de escolher este tipo de transporte foi à disponibilidade de tarifas reduzidas na companhia aérea, que coincidiram com a data do procedimento.

 O Tratamento Fora do Domicílio foi instituído pelo Ministério da Saúde em 1999, com o objetivo de garantir o deslocamento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para outro município, quando a cidade onde reside não dispõe do tratamento necessário ao restabelecimento de sua saúde. A Secretaria Municipal de Saúde é quem fica encarregada de encaminhar os pacientes para o município mais próximo que tenha o recurso disponível, dentro do Estado de Pernambuco. Atualmente, quase todos os pacientes encontram estes recursos em Recife. ..

Campanha contra a hepatite C é realizada em Petrolina

Centenas de pessoas participaram ontem (6) em Petrolina, da Campanha de Prevenção contra a Hepatite C. Durante todo o dia a equipe da Secretaria Municipal de Saúde esteve na Praça do Bambuzinho, realizando testes rápido e gratuito para detectar a doença. Atividades educativas, com distribuição de panfletos e esclarecimentos sobre formas de contágio e prevenção também foram realizadas. A ação contou ainda com a parceria do Hospital de Urgências e Traumas (HUT) e do Laboratório Roche.

Com o tema “Cuide-C, a hepatite C pode pegar você”, médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos de enfermagem realizaram atendimentos com o objetivo de fazer o diagnóstico precoce e de mostrar formas de prevenção. Segundo a coordenadora do programa DST/AIDS, Elisângela Araújo, os sintomas da doença são leves e às vezes chegam até a ser ausentes. “É comum uma pessoa ter hepatite C, mas não sabe, porque não apresenta nenhuma queixa, por isso essa campanha é importante. Quanto mais cedo o problema for diagnosticado maior será a chance de controle e tratamento, evitando complicações futuras, que podem ser desenvolvidas devido à doença.”

Os resultados dos exames que estavam sendo realizados ficavam prontos em 20 minutos, assim as pessoas já saiam do local sabendo se tinham ou não a doença. Nos casos reagentes, o exame será repetido para que o diagnóstico seja confirmado. “Serão feitos outros exames para confirmar o resultado. Esses testes podem ser realizados no Coas ou no Hospital de Urgência e Traumas. Novamente diagnosticado encaminhamos para um tratamento médico”, esclareceu Elisângela. ..

Festa da Padroeira de Petrolina Nossa Senhora Rainha dos Anjos começou nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (05), a comunidade católica de Petrolina iniciou a programação da festa da Padroeira Nossa Senhora Rainha dos Anjos. A celebração começou às 18h com novena seguida da oração do Rosário de Maria. Logo depois, os noiteiros sairam em procissão até a Catedral, na companhia do Bispo Dom Paulo Cardoso e da Filarmonica 21 de setembro.

De acordo com o coordenador-geral da festa, Jackson Rosendo, no período de 06 a 13 de agosto, será celebrada uma missa diária às 18h. Do dia 07 a 11, acontecerá quermesse com apresentações culturais. “A organização da Festa da Padroeira tem a participação das paróquias de Petrolina, das pastorais e de toda a comunidade leiga que trabalha sob a coordenação de Dom Paulo e do padre Augusto e as participações”, informou. ..

OAB inaugura Subsecional em Petrolina

Nesta sexta-feira, dia 6, às 19h, será inaugurada a nova sede da Subseccional da OAB-PE de Petrolina. A inauguração contará com a presença do ex-presidente da OAB e membro honorário vitalício do conselho federal da Ordem, César Britto que representará o presidente nacional, Ophir Cavalcante. O presidente da OAB-PE, Henrique Mariano também já confirmou presença. A Subseccional atende a cerca de 500 advogados e tem como sua área de atuação os municípios de Afrânio, Orocó e Santa Maria da Boa Vista. 

As obras para a nova Subseccional foram iniciadas no ano passado, durante a gestão do ex-presidente da OAB-PE e conselheiro federal licenciado, Jayme Asfora. O projeto foi realizado graças a uma parceria da Seccional com o Conselho Federal e permitiu a transferência das instalações de um prédio alugado para um imóvel próprio. Entre os benefícios que a nova sede trará estão as melhores condições de atendimento aos advogados e também a possibilidade de implantação de equipamentos mais modernos. 

Segundo o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, também já está prevista a realização de um curso de pós-graduação destinado aos advogados vinculados à Subseccional. Mariano ressalta que esses investimentos para aquela região fazem parte do projeto de ampliar o nível de interiorização das ações da OAB-PE. “Petrolina e região vivem um momento de intenso crescimento econômico. Nada mais correto de que a advocacia desses municípios tenha uma sede da OAB condizente com essa realidade”, ressaltou...

VI edição do Aldeia do Velho Chico começa sexta-feira em Petrolina

As batidas do Maracatu, os volteios das quadrilhas juninas e o ritmo efervescente do frevo pernambucano, abrem nesta sexta-feira (06), em Petrolina a VI edição do Festival de Artes do Vale do São Francisco – Aldeia do Velho Chico. Uma realização do Sesc Petrolina, que vai movimentar a região até o próximo dia 21 com uma verdadeira maratona de eventos culturais nas linguagens de música, teatro, dança, cinema, literatura e artes plásticas.

O Abre Alas pro Velho Chico, começa logo às 15h com três atrações no Teatro do Sesc: a exposição Instantâneo, É coisa de Criança e uma Mostra de Artes. Depois da tradicional concentração que mistura artistas e público visitante, a já tradicional caminhada cultural toma às ruas do centro de Petrolina na companhia das quadrilhas Balão Dourado, Matutos do Carimbó e Arraiá das Estrelas...

Petrolina: Justiça Eleitoral convoca Secretaria de Ordem Pública

A Justiça Eleitoral em Petrolina convocou a Secretaria de Ordem Pública a atuar no apoio à fiscalização da propaganda eleitoral nos logradouros públicos. Os técnicos da prefeitura atuam na logística e apenas cumprem as determinações da justiça em caso de irregularidade e o trabalho se resume a remover material de propaganda afixado em locais considerados irregulares. De acordo com Genivaldo Santos, coordenador do Núcleo de Operações Urbanas da Secretaria de Ordem Pública, qualquer operação é acompanhada por um técnico da Justiça Eleitoral. “Não tomamos nenhuma atitude sem a determinação da autoridade da justiça e nosso trabalho é de apoio, não temos poder de decisão”, afirmou.

Os técnicos removem cavaletes, placas, bandeiras presas á arvores postes que podem prejudicar a visibildade dos motoristas e pedestres em locais públicos. “Nosso trabalho é fazer o registro fotográfico, enviar as informações para a justiça eleitoral e remover o material com a determinação da justiça”.

As primeiras incursões na cidade estão acontecendo na Avenida Guararapes, Avenida Souza Filho, na Monsenhor Ângelo Sampaio e nos giradouros, considerados locais estratégicos para o tráfego e geralmente utilizados para a propaganda eleitoral. ..

Petrolina organiza Semana da Pessoa com Deficiência

Petrolina vai vivenciar a Semana da Pessoa com Deficiência, no período de 25 a 27 de agosto. Para tanto, o Conselho Municipal, através da presidente Sirlene Caxias, elaborou extensa programação com objetivo de oportunizar para a sociedade um novo olhar em relação à pessoa com deficiência, destacando as suas potencialidades no desenvolvimento de um projeto de vida.

Confira a programação..

GRANDE FESTA DA PADROEIRA DE PETROLINA

Começam, dia 5 deste mês, as festividades em comemoração a Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Padroeira de Petrolina.

Todas as noites, de 5 a 13 de agosto, acontecerão novenas na Igreja Catedral, sempre às 19h, com vários noiteiros e pregadores. Serão nomes como Dom João Costa, Bispo da Diocese de Iguatu, no Ceará, que falará sobre o tema: Com Maria, cantar as maravilhas do Senhor; Dom Paulo Cardoso, Bispo da nossa Diocese, que pregará sobre  o tema Maria, mãe do “Emanuel Deus conosco”; Dom José Geraldo, Bispo da Diocese de Juazeiro, BA, que falará sobre o tema Guardar no coração Aquele que se vai anunciar. Também falarão outros sacerdotes da nossa Diocese. As noites de novena serão animadas por diversos corais...

Petrolina: Obras na Avenida da Integração são intensificadas

Está em andamento, desde o dia 1º de julho, a construção de bueiros celulares na Avenida da Integração. A obra localiza-se no principal ponto de escoamento de águas pluviais do bairro da Vila Eduardo, próximo ao Supermercado Gigo. De acordo com o diretor de orçamento da Secretaria de Infraestrutura, Geraldo Dias, os recursos investidos na obra são da própria prefeitura. “Trata-se de uma iniciativa da independente da administração municipal, que já estava planejada no projeto Prefeitura Participativa”, ressaltou.

Segundo Geraldo Dias, a obra foi orçada em R$ 84 mil. Trinta por cento dos trabalhos estão em fase de execução. Nesta etapa, estão sendo realizadas as escavações de valas mais profundas – que passarão a ter, aproximadamente, 2m de profundidade. Os próximos serviços incluem a implantação de células em concreto armado, associadas a uma drenagem lateral, para facilitar a passagem da água e corrigir as infiltrações.

Para o secretário de infraestrutura, Germano Brandão, o objetivo é corrigir o sistema de escoamento com uma estrutura mais ampla e resistente: “Isto vai inibir o acúmulo de água tanto no subsolo, como na superfície, e evitar danos ao pavimento”, afirmou. ..

CPS II E 5º BPM promovem Seminário sobre Eleições 2010 em Petrolina

O Comando de Policiamento do Sertão II (CPS II) e o 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), estarão realizando na próxima terça-feira (03/08) um seminário sobre as Eleições 2010. O evento e acontecerá em parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil e Ordem dos Advogados (OAB). O Seminário acontecerá das 14h00 ás 18h00, no auditório do Fórum, localizado na Av. Fernando Goes, Centro, Petrolina.

No Seminário, serão debatidos os seguintes temas: Propaganda Eleitoral; Capacitação Ilícita de Sufrágio; Direito do Eleitor no Dia das Eleições; Papel da Polícia; Poder de Polícia do Juiz e Crimes Eleitorais. As palestras serão conduzidas por Juízes e Promotores. O evento tem como objetivos instruir os participantes sobre as normas da Justiça Eleitoral, divulgar as condutas permitidas e proibidas para que o pleito transcorra com ordem e segurança  e, com base na lei eleitoral, estabelecer os padrões de ação dos Agentes Públicos para o próximo pleito.

O Seminário é destinado aos Juízes, Promotores, Policiais, Advogados, Políticos, Líderes Comunitários, Professores, Estudantes, imprensa e a população em geral...

Solenidade marca entrega de novo fardamento da Coopermotoxaxi em Petrolina

Na manhã desta segunda-feira (2) de agosto,  no SEST-SENAT em Petrolina, acontecerá a solenidade para entrega de novos fardamentos da cooperativa de trabalho dos Mototaxistas e Motoboys de Petrolina (  Coopermototaxi).
 
A solenidade contará com a presença de autoridades e associações de mototaxistas do estado de Pernambuco.
 
Após a solenidade a coopermototaxi, promoverá uma "Motocada pelas principais ruas da cidade de Petrolina, em direção ao centro de Conveções  que contará com a presença do Prefeito Julio Lóssio que promoverá a entrega dos alvarás, da legalizaçao do serviço dos profissiionais filiados a Coopermototaxi.
..

Conselheiros de Saúde de Petrolina participam de Plenária Estadual

O Conselho de Saúde de Petrolina está em Pesqueira participando da XII Plenária Estadual dos Conselhos de Saúde de Pernambuco, que começou ontem e se encerra hoje (01/08). O evento conta com 400 participantes entre conselheiros municipais, estaduais, distritais e de unidades de saúde além de membros da sociedade civil.  O secretário estadual de Saúde e presidente do Conselho Estadual, Frederico Amâncio, fez a palestra de abertura.

O evento propõem medidas para melhorar os serviços na área, além de traçar estratégias para gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).   Com o tema “Justiça Social e participação da comunidade na organização dos instrumentos de gestão e fortalecimento do controle social”, a plenária discute propostas relacionadas a Justiça Social a Participação da Comunidade, Inclusão digital e combate ao crack e outras drogas.  ..